Recommended Posts

Publicado

Olá a todos,

Tenho vindo a sofrer alguns problemas/flutuações com estes parâmetros nos meus sistemas, fica aqui o setup

4 sistemas com:

5 aquários de 150L/cada (4 aquários para espécies e 1 para sump) . 600L + 150Sump

4,5L Aquasoil Malaya e 4,5L Aquasoil Amazonia por aquário (36L Aquasoil por sistema/750L)

2 troncos por aquário - 5-10Kg de troncos Mopani e Mangrove por cada sistema/750L

Tinha o pH entre 6.3-6.8, GH 8 e KH 4 com recurso a pequenas adições de sal da Saltishrimp (0,5kH - 1GH) mas desde a adição dos troncos que tenho vindo a notar que o meu pH desce até 5,7-5,8, KH 0-1 e GH 2-4

Pretendo manter (e mantenho algumas) Neocaridinas com tigers num sistema, CRS com Neocaridinas noutro, CBS e Neocaridinas noutro e Goldens com Neocaridinas noutro.

Por onde me devo virar? Sei que Neocaridinas não são fãs de pH's baixos (>6.3-6.5) mas que os CRS/CBS não se importam muito. Sei também que Tigers gostam de pH's mais altos e que as Neocaridinas não se importam (6.7-7.2), o que me leva à minha questão: como aumentar o KH de modo a que o pH suba igualmente... Será que areia de coral resolve-me o problema de maneira simples e barata? Não me é viável de forma alguma andar a mandar sais lá para dentro que não me faz bem à carteira nem aos bichos (devido à variação de parâmetros).

Quais as vossas sugestões?

Forte abraço,

Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado:

Bom dia Fernando.

Falas dos parâmetros da água dos sistemas, mas Quais são os parâmetros da água que utilizas para as TPA?

Nunca vi troncos a baixar ph e GH KH. Mas. .....

Será que a água que adicionas não andará com parâmetros diferentes?

Para aumentar mais um pouco colocava umas mineral stone, ou uma ou outra pedra calcaria, areia de coral, também faz subir, mas atenção não colocares muita pois tens 4 de KH e pode subir o ph mais do que queres, isso era bom para o dos tiger, que de todos são os que mais estão a sofrer, os neo aguentam bem, só se tiveres grandes apuramentos

• Votar + 1
Publicado:

Olá Paulo,

Ora... hoje irei tirar os parâmetros da água de osmose, mas creio que andarão à volta de pH 5,9 e KH e GH 0.

Troncos libertam ácidos húmicos e taninos (em especial os Mangroves), sendo os 1ºs os principais culpados para esta baixa de pH e KH.

Sim, mas antes eram "menos" diferentes que corrigia com o sal da Saltishrimp mas agora não se torna viável dado a diferença de pH e KH.

Sim, a adição de areia de coral é a hipótese que mas me agrada, especialmente para levantar o KH pelo menos até 2ou3 e ter o pH à volta dos 6,2

Felizmente ainda não tenho tigers mas tenho noção que vão sofrer forte e feio com os parâmetros actuais do sistema!

Cmpts,

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado: (editado)

Pensava que colocavas água da torneira, eu coloco e faço TPA gota a gota, não só para não haver problemas caso os parâmetros estejam diferentes como para não haver diferenças de temperatura, mas com essa água as coisas piam fininho lol, se introduzisses uma água com ph mais alto, aí já o aquasoil te ajudava a manter nos 6 e tal, agora assim..., já tive redmoorwood e nunca alterou os parâmetros ,mas coloca pelo menos no dos tiger areia de Coral e vê a que nivel estabiliza, não coloques muita de início.

Editado por Paulo SS Conceição
Publicado: (editado)

Calma, estou a falar da estrutura montada e o que ainda por aí vem, em relação à fauna ainda quase nada, para a semana haverá novidades mas estou a adiantar-me :) O FF ainda me manda prender :P

1385321_662669357078805_527896004_n.jpg

Editado por António Nunes
Publicado:

Olá a todos!

Pensava que colocavas água da torneira, eu coloco e faço TPA gota a gota, não só para não haver problemas caso os parâmetros estejam diferentes como para não haver diferenças de temperatura, mas com essa água as coisas piam fininho lol, se introduzisses uma água com ph mais alto, aí já o aquasoil te ajudava a manter nos 6 e tal, agora assim..., já tive redmoorwood e nunca alterou os parâmetros ,mas coloca pelo menos no dos tiger areia de Coral e vê a que nivel estabiliza, não coloques muita de início.

Sou um gaj omuito medricas com metais pesados... até ter as sumps cheias de plantas flutuantes (Jacintos) não me estou a ver meter água directa da torneira. Também andei a pensar em colocar só nos tigers, ou então meto muito menos nos outros sistemas (só para segurarem o KH acima de 2)

Abraço e obrigado,

Boas,

Eu gostava era de ver umas fotos das banheiras do Fernando e da fauna idem.

:drool3:

Abraço,

Já aí vem um tópico com todo o projeto ;)
Abraço,

Pois gostavas :bleh: eu vi e fiquei abismado :shock4: com o que ele montou, não sei se em Portugal haverá igual...

Não é a exclusividade que faz a aquariofilia andar. A ideia não é ser único mas sim, talvez, ajudar um pulo no desenvolvimento de sistemas :) Mas muito, muito obrigado pelo elogio :oops::oops:

Abraço e obrigado pela ajuda ;)

nem o Ricardo?? e mais ainda que o Fábio????

Excelentes aquariofilistas e criadores. Tenho muitos kilómetros a fazer até chegar o nível de conhecimento e qualidade do que estes dois têm feito pelos Invertebrados (e não só, há outros com igual/parecida qualidade!)

Abraço,

Publicado:

Boas

Uma solução e usares um bidão para fazer TPA no fundo metes areia de coral grossa e um filtro interno daqueles baratos para mexer a agua, atenção usas apenas uns copos dessa agua apenas para equilibrar os parâmetros.

Aumentos bruscos acaba por levar as colónias a tragédia, com problemas de muda e mortes súbitas, com o tempo estabeleces a relação dos copos de agua e PH.

Publicado:

Olá!

Boas

Uma solução e usares um bidão para fazer TPA no fundo metes areia de coral grossa e um filtro interno daqueles baratos para mexer a agua, atenção usas apenas uns copos dessa agua apenas para equilibrar os parâmetros.

Aumentos bruscos acaba por levar as colónias a tragédia, com problemas de muda e mortes súbitas, com o tempo estabeleces a relação dos copos de agua e PH.

Já tenho a Osmose a deitar a água para um depósito, mas gosto de poder fazer qualquer tipo de modificação na água, daí preparar a água de osmose com areia não me agrada... prefiro colocar a areia nas minhas sumps só para segurar o KH (e pH por arrasto). A tua ideia era boa se o meu sistema não fosse de 4x 750L... daí preferir manipular pouco em cada um, e a minha osmose vai de acordo com o meu gosto :)

Já agora o link para o meu sistema: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=221855

Um abraço e mais uma vez obrigado a todos

Publicado:

Boas,

sou de Paço de Arcos e desconfio que a água da torneira seja idêntica à minha.

Desde Agosto (não sei bem quando) que também notei uma alteração nos valores.

A água da torneira está a sair com Ph7.6 GH4º e KH1º.

Tenho um Ph de 6.7 permanente e de forma consistente sem adição de Co2. [Eu que não faço osmose]

E não era assim, antes o Co2 era accionado ao longo do dia para manter o PH em 6.7.

Será que com a chegada do inverno os valores vão voltar a alterar?

cumprimentos

Publicado:

Boas,

sou de Paço de Arcos e desconfio que a água da torneira seja idêntica à minha.

Desde Agosto (não sei bem quando) que também notei uma alteração nos valores.

A água da torneira está a sair com Ph7.6 GH4º e KH1º.

Tenho um Ph de 6.7 permanente e de forma consistente sem adição de Co2. [Eu que não faço osmose]

E não era assim, antes o Co2 era accionado ao longo do dia para manter o PH em 6.7.

Será que com a chegada do inverno os valores vão voltar a alterar?

cumprimentos

Olá olá, peço desculpa mas esqueci-me deste tópico :)

A minha água ronda isso, já consegui estabilizar o pH a 6,6, KH 2, GH 6 e TDS 300. Eram valores que pretendia, a melhorar seria só corrigir o TDS para 200 mas logo vejo.

A minha água da torneira também ronda isso, mas KH a 3 e TDS a 84... perfeitinho para alguém que precisava de aumentar o PH de 5,9, TDS 400, KH 0, GH11...

A adição de cerca 10Kg de troncos baixou-me em força o KH que me fazia flutuar o PH. Contrabalancei com um sal que aumentava tanto o GH como o GH. Infelizmente os troncos só brincam com o KH (porque será?). Fiz TPA's com água da rede diárias até estabilizar nos parâmetros acima ditos.

Foi uma aventura mas já vou no 4º dia estabilizado :)

Abraço