Recommended Posts

Publicado

boas pessoal, estou a montar iluminação no meu aqua,e precisava de saber quanto tempo devo ter as seguintes luzes ligadas :

o meu aquario é de 1,20, vai ter 2 hqi`s de 150watt`s, 2 actinicas de 24 watt`s e 5 leed´s de moon light de intensidade variável.

Assim quanto tempo as hqi`s ligadas, as actinicas a ligar quanto tempo antes e depois das hqi`s e as moonlight durante quanto tempo antes e depois das actinicas, e qual a intensidade.

Grande confusão não é, mas é assim é preferivel perguntar do que errar.

espero a vossa ajuda obrigadão oliveira

Publicado:

A minha sugestão é um fotoperíodo de 10 horas com a seguinte configuração

Hora 0 a 1 - Actinicas

Hora 2 a 10 - HQI + Actinicas

Hora 11 - Actinicas

Nas restantes horas podes utilizar a moonlight se quiseres.

Cumps

Duarte

Publicado:

Se vais arrancar agora só com rv, experimenta um fotoperíodo mais alargado nas actínicas e mais curto nas HQIs tendendo progressivamente para o equilíbrio proposto pelo Duarte. Vais ter mais alga coralina e menos filamentosa.

Um amigo meu chegou a deixar as actínicas acesas 24/24 durante duas semanas e o aqua dele agora é só manchas cor de rosa. :)

Em www.garf.org há um artigo que defende essa solução para promover a coralina na rocha morta.

Publicado:

pessoal antes de mais obrigado pela vossa ajuda,no entanto precisava de mais uma dica

A que altura da agua deve estar colocada a calha(2x 150 watts +2x24Pc)

obrigado oliveira

Publicado:

Esta é simples :lol: O mais próximo do aquário desde que não eleve as temperaturas para zonas proibidas (mais de 26ºC)

Uns 20-25 cm é a altura mais comum.

Cumps

Duarte

Publicado:

boas, Duarte, não querendo questionar todo o teu Knowhow sempre ouvi falar e alguns ou a maioria dos livros refere pelo menos 30 cm, dependerá isto da qualidade das lampadas e da qualidade do filtro dos vidros? Aproveito para fazer das dúvidas do poliveira as minhas dúvidas também, e aproveito para dar um exemplo, um lobophyton que tinha no aqua antigo e que já não estava a abrir á algum tempo (o outro aqua pareçia um pantano) depois de ter passado para o aqua novo pareçeu começar a responder e a melhorar, aconteçe que como sempre tive a calha a cerca de 30 cm do nível da água mas ouvindo algumas opiniões aqui do forum resolvi colocar a calha a cerca de 25 cm da agua. Aconteçe que passado dois ou tres dias começei a observar uma regressão no estado do coral e este começou a apresentar marcas de como se estivessem a surgir feridas na sua superficie (tipo ratado ou com pequenas covas de cor branca) sinal de que as zoontelas devem ter morrido nessas zonas. Apesar disso mantive o coral no mesmo sítio e a coisa pareçe que se manteve inalterada. Terá sido isso consequencia do abaixamento da luz? O que é que aconselham a aguardar mais uns dias ou a removê-lo imediatamente?

Publicado:

Olá Ricardo.

Este fórum serve precisamente para partilharmos experiências e trocarmos opiniões não almejo de forma alguma ser detentor da verdade, tudo o que escrevo são as minhas opiniões baseadas em experiência própria ou de outros que tenho a oportunidade de acompanhar ou ler.

E em relação à iluminação a minha convicção é mesmo a que quanto mais perto da água estiver melhor, desde que não seja responsável pelo aumento de temperatura.

De resto penso que seja uma questão de jogar com posicionamento dos corais no aquário. Quando penso em adquirir um coral há n factores que tenho o cuidado de investigar (sem nenhuma ordem em particular)

1 - Se tenho as condições de iluminação para o manter

2 - Se tenho os parâmetros da água estáveis e aproximados dos adequados para os manter

3 - Quais as zonas onde se posicionam na natureza

4 - Quais as suas necessidades de circulação e alimentação

5 - Quais os perigos que apresenta para os futuros vizinhos de aquário

Pelo que descreves no outro post, de facto não me parece que seja um problema relacionado com a iluminação.

Cumps

Duarte