Fabio Alexandre Publicado Setembro 29, 2013 Publicado Setembro 29, 2013 (editado) boa tarde tenho um grave problema com um dos meus escalares esta bastante abatido há cerca de 3 dias e tem uma mancha branca em cima de um dos olhos e esta sempre nos cantos do aquário , precisava de ajuda para saber qual a doença e o tratamento ideal a seguir. obrigado Editado Setembro 29, 2013 por Fabio Alexandre
Cain Callaway Publicado: Setembro 29, 2013 Publicado: Setembro 29, 2013 fotos ajudam. descreve a mancha branca
Fabio Alexandre Publicado: Setembro 29, 2013 Autor Publicado: Setembro 29, 2013 se conseguir explicar como colocar uma foto agradecia, a mancha ao mesmo tempo parece um buraquinho pequeno um pouco a cima do olho
Cain Callaway Publicado: Setembro 29, 2013 Publicado: Setembro 29, 2013 (editado) http://tinypic.com usa este site para fazer upload de imagens. depois aparece-te uma pequena janela para confirmares que és humano. depois de confirmares isto, o site trata de fazer o upload e depois aparecem-se varios links. escolhes aquele que te diz por cima "IMG code for forums & message boards", e copias o que lá está que deve ser algo como: [IMG]http://i42.tinypic.com/2i6m2v4.jpg[/IMG] Editado Setembro 29, 2013 por Cain Callaway
Cain Callaway Publicado: Setembro 29, 2013 Publicado: Setembro 29, 2013 se escreveres isto: [IMG]http://i42.tinypic.com/2i6m2v4.jpg[/IMG] directamente para a caixa de texto, aparece a imagem:
Fabio Alexandre Publicado: Setembro 29, 2013 Autor Publicado: Setembro 29, 2013 obrigado pela dica esta foto de onde esta a mancha sobre o olho e a próxima é do comportamento dele nos últimos dias
Cain Callaway Publicado: Setembro 30, 2013 Publicado: Setembro 30, 2013 so tem mesmo essa? estranho. nao sei o que seja. talvez parasita
Fabio Alexandre Publicado: Setembro 30, 2013 Autor Publicado: Setembro 30, 2013 nao tenho uma femea mas com ela esta tudo bem e tambem com o resto dos peixes do aquario
Cain Callaway Publicado: Setembro 30, 2013 Publicado: Setembro 30, 2013 como está agora? isso a mim parece-me um parasita. a ver se encontro alguma coisa
Cain Callaway Publicado: Setembro 30, 2013 Publicado: Setembro 30, 2013 ve se te parece isto:COCCIDEOSE OU EIMERIOSE. É causada por um parasita, um coccídeo, a Eimeria cyprini. Sintomas: olho fundo, fezes amarelas e o doente nada de cabeça inclinada para baixo. Tratamento: banho rápido em solução de sal, 20 g para 5 litros de água. mas penso que seja mais isto:GIRODACTILOSE. Causa: Gyrodactylus, verme cego de 0,5 a 0,8 mm de comprimento, que tem uma ventosa na boca e um gancho na cauda, pelo qual se fixa no peixe. Este vai ficando cada vez mais pálido, a pele produz mais mucosidade e com manchas ou pontos hemorrágicos também nas nadadeiras. Mesmo quando as guelras não são afetadas, há respiração acelerada. O peixe fica triste, cansado, com os movimentos cada vez mais lentos, permanece na superfície e morre. A confirmação da doença, pode ser feita em laboratório. Tratamento: banhos de 30 min em formalina, 2 ml de solução a 40% para 10 litros de água, morrendo o parasita em menos de 20 minutos. Boa aeração durante o banho; azul de metileno a 5 % , uma gota por litro de água; 10 a 15 g de sal em 1 litro de água, banhos de 20 min. As más condições do aquário concorrem para o aparecimento da doença.
Cain Callaway Publicado: Setembro 30, 2013 Publicado: Setembro 30, 2013 se calhar é mais simples este tratamento para a girodactilose Tratamento: Formalina . Utilizar uma dosagem de 10 a 20 ppm, de formalina a 37% (uma ou duas colheres de sopa para cada 40 litros). Optar pela dosagem mais baixa quando os peixes estiverem muito debilitados. Colocar os peixes em aquário hospital, para evitar que as bactérias dos filtros sejam afetadas pelo remédio. Fazer uma troca parcial da água, de 25%. Remover carvão ativado dos filtros do aquário hospital, se tiver. O aquário original deve permanecer sem peixes por um período de 4 dias, para assegurar que a infestação expire. O tratamento pode ser renovado a cada 24 horas, incluindo a troca de água, até que os sintomas desapareçam
anapinheiro Publicado: Setembro 30, 2013 Publicado: Setembro 30, 2013 Cuidado com os sites onde retiram a informação, está bastante desactualizado, principalmente a nível de tratamentos. Fábio, podes pf dizer-me as dimensões do aquário e parâmetros da água para te ajudar melhor e indicar o tratamento mais adequado?
Fabio Alexandre Publicado: Setembro 30, 2013 Autor Publicado: Setembro 30, 2013 o aquário tem os parâmetros dentro da normalidade, ele tem 80lts, ele quando nada do tipo " a fazer cavalinho " ele ficou com esse comportamento apos a fêmea ter feito uma postura e depois terem sido comidos
anapinheiro Publicado: Setembro 30, 2013 Publicado: Setembro 30, 2013 fabio Quando te pedi os pramanetros, eram mesmo os valores de pH e afins. Mas indo ao assunto, parece-me que o teu escalar tem parasitas do genero hexamita. Ele come? Como primeiro tratamento usava o sera flagellol.
Fabio Alexandre Publicado: Outubro 1, 2013 Autor Publicado: Outubro 1, 2013 ola ana, os parametros que costumo fazer sao so ao ph e ele esta nos 6.8, e sim ele come e procura comida sempre que me vê, esses parasitas tambems ealastram a todos ou outros peixes, devo fazer so ao escalar no hospital ou a todos?
Rui Cardoso Publicado: Outubro 1, 2013 Publicado: Outubro 1, 2013 boas concordo , possivelmente será hexamita. experimente apanhar o peixe , e com uma pinça retira o parasita. depois desinfecta com betadine. cumps Um Abraço Rui Cardoso
Cain Callaway Publicado: Outubro 1, 2013 Publicado: Outubro 1, 2013 boas concordo , possivelmente será hexamita. experimente apanhar o peixe , e com uma pinça retira o parasita. depois desinfecta com betadine. cumps nao se pode esquecer que tem de colocar o peixe sob um pano limpo (por usar) molhado. tenho uma duvida, dizem por vezes que deves colocar o bicho num banho de sal. o que dizem disso?
Rui Cardoso Publicado: Outubro 1, 2013 Publicado: Outubro 1, 2013 sim o sal funciona como desinfectante , pode ser que resulte. Um Abraço Rui Cardoso
Recommended Posts