Recommended Posts

Publicado

Ora boas a todos!

Chamo-me Nelson e sou de Lisboa. Nunca tive um aquario, apesar de ser fascinado por eles desde pequeno, mas agora decidi-me mergulhar de cabeça.

Vou descrever aqui o que vou tentar fazer e apesar de já ter lido imensa coisa é sempre bom ter outras opiniões.

O aquário vai ser comunitário e plantado, as plantas serão das mais fáceis de manter e quanto a fauna só me decidirei depois de estabilizar o aquario consoante o ph ( gostava de obter 7.0 ou um pouco mais baixo).

Vou começar com:

-um aquário de 250L (100x50x50)

- Filtro Eheim professionel 350 - 2073

-Termostato Eheim Jäger de 250/300w ( não sei se vale a pena o de 300)

-Termometro analógico

- Relativamente à luz vou comprar e montar estava a pensar em iluminação de 0.62W/L T5: 2x BALASTRO 2X39W VOSSLOH-SCHWABE; 2x REFLECTOR DUPLO T5 39W MIRRORLUX; 2x T5 HO 39W 6500K RADIUM e agora vêm as dúvidas as outras duas lampadas vale a pena misturar 4500/10000Aquastar/8500 Grolux? 10000 acho que será mais efeito estetico pelo que seria 4500+8500 ou então 2x 4500 ou 2x 8500.

-Temporizador Luz

- Difusor de C02 homemade (só para dar um empurrãozinho)

- Substracto Inerte ( queria fazer 1/3 areia de silica e 2/3 com JBL Manado ou Sansibar ou semelhante ou até talvez gravilha fina)

- Substracto fértil ( talvez JBL AquaBasis plus ou Tropica Plant Growth)

- Pedras dragon skin

- Ardósia ou xisto

- Glimmer rock

- Gobi Rock

- Troncos /raízes ( ainda não sei, o ph será um factor para decidir)

Quanto a plantas estou totalmente aberto a opções e até agradeço :naughty: . Quero plantas que não exigam um tratamento muito intensivo.

Cumprimentos e fico à espera de opiniões.

• Votar + 1
Publicado: (editado)

Boa tarde Nelson e bem vindo.

Para iniciante estás muito à frente, Parabéns.

Em relação aos K se já tens duas de 6500, apostava em uma de cada dos outros espectros.

em relação às plantas, fazia o que já tens feito, e dava uma vista de olhos em aquas, e tirava as ideias daí, e caso queiras, a tropica tem um site onde tem uma base de dados das plantas que eles tem e explicam quais as mais fáceis, se precisam ou não de muita luz, co2,etc.

E explicam também se é planta de fundo de meio.. ..

Ou então espera por mais opiniões, ou melhor faz as duas coisas

Editado por Paulo SS Conceição
Publicado:

Vou descrever aqui o que vou tentar fazer e apesar de já ter lido imensa coisa é sempre bom ter outras opiniões.

O aquário vai ser comunitário e plantado, as plantas serão das mais fáceis de manter e quanto a fauna só me decidirei depois de estabilizar o aquario consoante o ph ( gostava de obter 7.0 ou um pouco mais baixo).

Bravo Nelson, é de atitudes destas que mais aprecio, pesquisaste, fizeste as tuas escolhas e tendo dúvidas perguntas antes de avançar.

- Relativamente à luz vou comprar e montar estava a pensar em iluminação de 0.62W/L T5: 2x BALASTRO 2X39W VOSSLOH-SCHWABE; 2x REFLECTOR DUPLO T5 39W MIRRORLUX; 2x T5 HO 39W 6500K RADIUM e agora vêm as dúvidas as outras duas lampadas vale a pena misturar 4500/10000Aquastar/8500 Grolux? 10000 acho que será mais efeito estetico pelo que seria 4500+8500 ou então 2x 4500 ou 2x 8500.

Se vais colocar 4x t5 porque não usar uma de cada?

(...)NOVA LÂMPADA T5 DE 39W ALTO RENDIMENTO COM 6500K. PRODUZIDA PELA FÁBRICA MAIS ANTIGA DE LÂMPADAS NO MUNDO, REVELA TODO O SEU POTENCIAL NO AQUÁRIO PLANTADO COM ELEVADO FLUXO LUMINOSO E ALTA DEFINIÇÃO DE CORES. DEVE SER MISTURADA COM LÂMPADAS SKYLUX, GROLUX E AQUASTAR. DIMENSÕES:84,9CM.

E atenção que 4 t5HO de 39W independentemente da altura que estejam é muita luz:

LightIntensity-1.jpg

- Difusor de C02 homemade (só para dar um empurrãozinho)

- Substracto Inerte ( queria fazer 1/3 areia de silica e 2/3 com JBL Manado ou Sansibar ou semelhante ou até talvez gravilha fina)

- Substracto fértil ( talvez JBL AquaBasis plus ou Tropica Plant Growth)

Com tanta luz vais ter que por co2 a bombar e fertilizar macros e micros, se pretendes pouco trabalho terás que utilizar apenas 2 das 4 lâmpadas.

Eu optava apenas por um bom substrato tipo aquasoil ou nutrasoil que acondicionam a agua para valores óptimos para plantados. Depois se quiseres fazer uma "praia" podes usar a areia de sílica mas com cuidado no planeamento para não haver misturas.

• Votar + 1
Publicado:

Obrigado pelas respostas!

Se vais colocar 4x t5 porque não usar uma de cada?

Estava mesmo mais inclinado para usar duas 6500K e uma das restantes à excepção da 10000K, isto porque li não sei onde que usar 10000 fazia mais diferença para quem via do que para qualquer coisa que estivesse no aqua.

E atenção que 4 t5HO de 39W independentemente da altura que estejam é muita luz:

LightIntensity-1.jpg

Onde estava esta tabela há uns dias atrás??? :blink: Realmente 4 parecem ser um pouco demais, a minha ideia era também separá-las 2 +2 e podendo liga-las de forma autonoma, e muito poucas vezes ligaria as 4 ao mesmo tempo.É uma coisa a rever.

Com tanta luz vais ter que por co2 a bombar e fertilizar macros e micros, se pretendes pouco trabalho terás que utilizar apenas 2 das 4 lâmpadas.

Eu optava apenas por um bom substrato tipo aquasoil ou nutrasoil que acondicionam a agua para valores óptimos para plantados. Depois se quiseres fazer uma "praia" podes usar a areia de sílica mas com cuidado no planeamento para não haver misturas.

Pelo menos numa 1ª fase vou usar co2, depois sou capaz de reduzir os tempos de exposição.

O New amazónia parece excelente...excepto no preço :shock4:

Eu estou a pensar dividir a zona de "praia" do resto com xisto ou outras pedras porque já li bastantes vezes que para ficar uma cagada não é preciso muito.

Areia de silica = areia de filtro de piscina certo?

Agora o meu drama centra-se na iluminação, tanto nas quantidades como na aplicação à tampa do aqua.
Caso não estejam numa caixa estaque e fiquem a cerca de 15cm do nível da agua há problema com a evaporação da agua?

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!