Recommended Posts

Publicado

boas, tenho um aquario de 96 litros (80c x 30l x40a) e tenho uma lampada sun-glo 20w t8, mas o aquario ganha mt algas castanhas. neste momento tenho das 17 as 24 a luz ligada e das 24 as 1 e das 5 as 6 leds ligados em moonlight. e mesmo assim elas nao desaparecem, sera problema da luz ser fraca?

obrigado

Publicado:

Quanto tempo tem a lampada de uso?

E já agora coloca o resto do setup do aquário e a fauna .

Geralmente as algas aparecem por causa de um desiquilibrio nos nutrientes, mas pode não ser o teu caso.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado: (editado)

Quanto tempo tem a lampada de uso?

E já agora coloca o resto do setup do aquário e a fauna .

Geralmente as algas aparecem por causa de um desiquilibrio nos nutrientes, mas pode não ser o teu caso.

setup:

filtro ecco pro eheim

96 litros (80c x 30l x40a

lampada: sun-glo 20w t8 (duracao da lampada nao sei, foi oferecida) e uma fita leds para moonlight

10 neons

2 corydoras

2 guppies

plantas: poucas e de pouco cuidado,

3 plantas k nao sei o nome.

um tronco de videira

Editado por joaquimfigueiredo888@hotmail.com
Publicado:

Boas! Tens pouco tempo de luz, das 17h às 24 são 7 horas, e o ideal penso que serão 10h. Depois para 96 litros 20w é pouco, mesmo para um aquário Low-Tech (com plantas de fácil manutenção, sem CO2 e com fertilizações semanais de Micros e Potássio.)

Para um aquário desse volume, com 55w já mantinhas um low-tech.

O filtro também deve ter um bom caudal para manter a circulação de água do aquário.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado: (editado)

As lampadas começam a perder qualidades ao fim de uns 6 ou 8 meses, mas dá para aguentar no maximo um ano e devem ser trocadas. Vão continuar a dar "luz", mas já não são a mesma coisa.

Antes de comprares uma lampada nova, coloca uns peixes comedores de algas da familia dos ancistrus, mas que não cresçam muito ou qualquer espécie de ottocinclus.

Não coloques nenhum plecostomus, nem o comedor de algas chinês. Se não conheces os peixes, faz uma pesquisa por fotos no google.

Já agora, só para tirar uma dúvida. As algas formam uma espécie de manto ou são tipo o "verdete"?

Editado por João Abóbora

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:

Boas! Tens pouco tempo de luz, das 17h às 24 são 7 horas, e o ideal penso que serão 10h. Depois para 96 litros 20w é pouco, mesmo para um aquário Low-Tech (com plantas de fácil manutenção, sem CO2 e com fertilizações semanais de Micros e Potássio.) Para um aquário desse volume, com 55w já mantinhas um low-tech. O filtro também deve ter um bom caudal para manter a circulação de água do aquário.

mas depois ainda tenho a moonlight. umas 4 horas. achas que continua a ser pouca luz?

Publicado:

As lampadas começam a perder qualidades ao fim de uns 6 ou 8 meses, mas dá para aguentar no maximo um ano e devem ser trocadas. Vão continuar a dar "luz", mas já não são a mesma coisa.

Antes de comprares uma lampada nova, coloca uns peixes comedores de algas da familia dos ancistrus, mas que não cresçam muito ou qualquer espécie de ottocinclus.

Não coloques nenhum plecostomus, nem o comedor de algas chinês. Se não conheces os peixes, faz uma pesquisa por fotos no google.

Já agora, só para tirar uma dúvida. As algas formam uma espécie de manto ou são tipo o "verdete"?

formam tipo uma mancha no vidro. deve ser o que dizes ser manto. nao percebi bem essa parte. quanto aos peixes o ancistrus sao bem parecidos com o que dizes plecostomus,agora puseste me na duvida do que tenho no outro aquario. penso que sao ancistrus, mas quanto a isso,axas que devo esperar que os ancistrus faxam criacao ou compre 2 ou 3? e que ja tive muita criacam de ancistrus mesmo mais de 40. mas como ainda era um noob ( ainda sou :) ) para fazer o ciclo do aquario pus numa bacia e depois morreram quase todos pk nao mudava a agua. :( e sobraram 3 sao os que tenho agora 2 femeas e um macho

Publicado:

A moonlight é mais uma graça que outra coisa, não conta para as plantas. E a luz da moolight deve ser ténue, de modo a que os peixes possam entrar no modo...soninho! :)

E sim, 10h de luz é o normal.

Há umas algas castanhas que parecem lodo que aparecem-me sempre no inicio de cada plantado, mas depois desaparecem tão rápido como aparecem.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

Publicado:

A moonlight é mais uma graça que outra coisa, não conta para as plantas. E a luz da moolight deve ser ténue, de modo a que os peixes possam entrar no modo...soninho! :)

E sim, 10h de luz é o normal.

Há umas algas castanhas que parecem lodo que aparecem-me sempre no inicio de cada plantado, mas depois desaparecem tão rápido como aparecem.

merci. vou entao aumentar a luz para ver. enquanto nao compro uma lampada mais forte .

Publicado:

formam tipo uma mancha no vidro. deve ser o que dizes ser manto. nao percebi bem essa parte. quanto aos peixes o ancistrus sao bem parecidos com o que dizes plecostomus,agora puseste me na duvida do que tenho no outro aquario. penso que sao ancistrus, mas quanto a isso,axas que devo esperar que os ancistrus faxam criacao ou compre 2 ou 3? e que ja tive muita criacam de ancistrus mesmo mais de 40. mas como ainda era um noob ( ainda sou :) ) para fazer o ciclo do aquario pus numa bacia e depois morreram quase todos pk nao mudava a agua. :( e sobraram 3 sao os que tenho agora 2 femeas e um macho

Quando digo manto, é uma camada uniforme num certo sitio. Vê uma foto de aquários com cianobactérias a ver se é igual.

Se tiveste criação no aquário, quase de certeza que são ancistrus :)

Se as algas não te tiverem a chatear muito, espera que façam criação e metes lá os pequenos a crescer.

Não sei se aumentar o tempo de luz vai resolver o problema, mas experimenta :P

Publicado:

Quando digo manto, é uma camada uniforme num certo sitio. Vê uma foto de aquários com cianobactérias a ver se é igual.

Se tiveste criação no aquário, quase de certeza que são ancistrus :)

Se as algas não te tiverem a chatear muito, espera que façam criação e metes lá os pequenos a crescer.

Não sei se aumentar o tempo de luz vai resolver o problema, mas experimenta :P

e igual, e mesmo com cianobaterias. como posso resolver?

Publicado:

Quando fizeres as mudas de água, aspira todas as zonas onde se formem e tenta melhorar a circulação da água dentro do aquário.

Reduz a quantidade de comida que dás aos peixes e mantém o resto da manutenção como tens feito e para já não introduzas mais peixes, a não ser um que como algas dos vidros ou algum caracol da familia das neritinas.

Deixa a iluminação com o tempo que tens.

É um questão de tempo até o aquário estabilizar e isso desaparecer ;)

Publicado:

João Abóbora, 7h não será pouco tempo de luz? Tendo em conta que ele tem uma média de 0,20W por cada litro, e que as cianobactérias estão adaptadas para viver com pouca iluminação e as plantas com tão pouca luz podem ressentir-se. Em aquários onde as plantas estão a crescer bem, as cinobactérias dificilmente aparecem.

Zog Li

Publicado:

É mais pela questão de não criar uma destabilização do aquário, para tentar resolver outra e segundo o Joaquim, tem poucas plantas e pouco exigentes.

O aquário está habituado a 7h de luz, se aumentarmos logo para as 10h, vão aparecer outros problemas de algas.

Para haver cianos, é porque algum dos parametros está destabilizado. Geralmente são os fosfatos e costumam aparecer por causa do excesso de comida e uma fraca aspiração dos restos do fundo do aquário.

Mas também pode ser por outra coisa qualquer... É a Magia deste hobby :P

Publicado:

Vou mais pela carência de um dos elementos, normalmente CO2 ou luz

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."