Smaug Publicado Abril 18, 2005 Publicado Abril 18, 2005 boas, o meu aqua chegou ao primeiro ciclo de nitritos, tem alguns peixes à coisa de uma semana e os nitritos comessaram a subir na passada quinta feira, hoje estão a 0,2. Isto é alarmante? devo retirar os peixes e polos de novo no antigo aquario que ainda está montado? trata-se de um aqua de 240l com 4 corys uma zebra e um danio leopardo. já agora aproveito para perguntar, quando os nitritos voltarem a baixar devo introduzir os restantes habitantes do aqua aos poucos creio eu... estava a deixar intervalos de 3 a 4 dias entre cada nova introdução de peixes e ia medindo os nitritos pelo meio. tenho ainda um casal de gouramis, 2 botias e 6 barbos tigre para mudar de aqua... Citar "Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!" Sim é verdade, eu leio a mente via internet: http://odeiooze.blogspot.com
Luis Piu Publicado: Abril 18, 2005 Publicado: Abril 18, 2005 emquanto nao passar os 0,3 nao tens problema sodepois de passares isto e que deves ter mais cuidado faz trocas de agua que isso resolve-se Citar
Ana Azevedo Publicado: Abril 19, 2005 Publicado: Abril 19, 2005 Algumas perguntas que me parecem estar directamente relacionada com os nitritos. Que materiais filtrantes tens? Utilizaste algum biostarter? O aquário está montado há quanto tempo? De facto 0.2 não é nada grave, mas se continuar a subir pode ser por inúmeras causas, nomeadamente excesso de alimentação ou pelo facto de ainda não teres uma colónia de bactérias desnitrificantes (as mais comuns). O meu conselho, é que não deves adicionar mais peixe nenhum enquanto não tiveres o aquário estabilizado, esses peixinhos que já aí estão até são úteis para ciclar o aquário, mas numa próxima vez nunca metas logo a começar peixes de fundo, já que esta é a zona onde há uma maior concentração de nitritos Fica bem Citar Quase reformada!!
five pra one Publicado: Abril 19, 2005 Publicado: Abril 19, 2005 boas esses nitritos n sao nada alarmantes e ate sao bom sinal. quer dizer que no teu aquario se esta o começar a ser formada a colonia de bacterias. as primeiras bacterias a aparecer sao a bacteria fixadoras do azoto ou amonizantes, nessa altura a amonia vai começar a subir pois elas começam a metabolisar a materia organica que esta na agua transformando-a em amonia; de seguida aparecem a bacteria nitrificantes, que vao transformar a amonia em nitros e posteriormente em nitratos e fosfatos; estes nitratos e fosfatos seram por sua vez consumidos pelas plantas e eliminados do aquario. se os nitritos passarem dos a 0.3 das duas uma ou retiras os peixes todos e deixas que o cilo se complete e que os nitritus subam a vontade, eles vao atingir um ponto em que começam a ser metabolisados em nitratos e começam a descer. ou entao tens de fazer mudas de agua diarias de 1/3 e a respetiva aspiraçao do fundo de forma a baixar a consentraçao de materia organica na agua. n estou de todo de acordo com a Ana Azevedo pois os peixes de fundo sao excelentes detritivoros , ou seja sao uma grande ajuda na limpeza dos restos de comida tranformanto os em materia organica que e mais facilmente sintetizada ou seja em fezes. a consentraçao de nitritos no funfo n vai ser assim tao maior e com uam foa circulaçao de agua ate acaba por ser quase igual(penso eu) abraços Citar abraços
ZANITO Publicado: Abril 19, 2005 Publicado: Abril 19, 2005 e quando as plantas não consomem os nitratos e fosfatos existentes na água xegando-se a ter nitratos elevados? Citar
paulo duarte Publicado: Abril 19, 2005 Publicado: Abril 19, 2005 e quando as plantas não consomem os nitratos e fosfatos existentes na água xegando-se a ter nitratos elevados? As belas TPAs Quando não temos plantas, ou plantas insuficientes, não nos podemos baldar a este exercício rotineiro... Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
ZANITO Publicado: Abril 19, 2005 Publicado: Abril 19, 2005 e quando a própria água da torneira traz nitratos sendo as tpas regulares para baixar os valores ineficazes? Citar
paulo duarte Publicado: Abril 19, 2005 Publicado: Abril 19, 2005 Uma Osmose Inversa... Mas, excluindo as águas de poço, em que zonas é que a água da torneira tem níveis de nitratos assim tão preocupantes? Regra geral, os maiores problemas com a água del cano são a presença de fosfatos e silicatos Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
ZANITO Publicado: Abril 19, 2005 Publicado: Abril 19, 2005 se queres que te diga não sei, ou é agora que a água anda vir assim ou não sei o que se passa, porque nunca tive o boom de algas verdes nos vidros que tenho agora. De 3 em 3 dias tenho os vidros completamente verdes, sem luz exterior, somente com luz do aqua. Pensei ser do uso abusivo de comida congelada mas fiz os testes e fosfatos não tinha praticamente nenhuns, e nitratos tavam em 20. Depois duma TPA de 70 litros continuaram assim. Já fiz outra TPA de 50 litros e os vidros continuam aparecer verdes de 3 em 3 dias. O que é que se deduz ? Os nitratos vêm da água torneira. Os filtros têm sido limpos regularmente, não deixando acumular muita sujidade, por isso não é nada normal. Daí todas as minhas perguntas Citar
five pra one Publicado: Abril 19, 2005 Publicado: Abril 19, 2005 boas zanito isso realmente e mt estranho pois a minha agua da torneira sai limpa de nitratos e fosfatos, como moramos mt perto a tua tb deve sair. ja fizeste os teste a agua da torneira? os nitratos a 20 ja e uma consentraçao altita no entanto ainda e completamente inufensiva para os peixes. se queres baixar isso tens de comprar planta macrofitas, isto e, planta que sejam grandes consumidoras de mutrientes. por exemplos os echinodorus e tenho ca em casa uma planta estilo nenufar que tb devera ser macrofita, ambas estas plantas sao mt bonitas(no meu ver) e consomem mts nutrientes. tb dizem que os tomateiros sao excelentes consumidoras de nutrientes. outra solucao e dares as tuas plantas uma eluminaçao apropriada e forte associada a uma injeçao de CO2, isso vai fazer com que elas consumam mt mais nutrientes. abraços Citar abraços
ZANITO Publicado: Abril 19, 2005 Publicado: Abril 19, 2005 yah é estranho. Foi a única solução que encontrei. Não percebo o excesso de nitratos. Nunca me aconteceu isto, ou preciso dessas tais plantas ou nao sei mesmo... Co2 e nutrientes têm elas pa dar e vender, não percebo é porqué é que não os consomem!!! Só se vê a sessiflora e anubia a crescer, o resto.... Citar
Luís Fortunato Publicado: Abril 19, 2005 Publicado: Abril 19, 2005 Olá. e quando a própria água da torneira traz nitratos sendo as tpas regulares para baixar os valores ineficazes? Só para dizer que a água da EPAL de Lisboa costuma trazer uma concentração de Nitratos da ordem dos 3 ppm. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts