nitritos a 0,2 é muito?


Recommended Posts

boas, o meu aqua chegou ao primeiro ciclo de nitritos, tem alguns peixes à coisa de uma semana e os nitritos comessaram a subir na passada quinta feira, hoje estão a 0,2.

 

Isto é alarmante? devo retirar os peixes e polos de novo no antigo aquario que ainda está montado?

 

trata-se de um aqua de 240l com 4 corys uma zebra e um danio leopardo.

 

já agora aproveito para perguntar, quando os nitritos voltarem a baixar devo introduzir os restantes habitantes do aqua aos poucos creio eu... estava a deixar intervalos de 3 a 4 dias entre cada nova introdução de peixes e ia medindo os nitritos pelo meio.

 

tenho ainda um casal de gouramis, 2 botias e 6 barbos tigre para mudar de aqua...

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algumas perguntas que me parecem estar directamente relacionada com os nitritos. Que materiais filtrantes tens?

Utilizaste algum biostarter? O aquário está montado há quanto tempo?

 

De facto 0.2 não é nada grave, mas se continuar a subir pode ser por inúmeras causas, nomeadamente excesso de alimentação ou pelo facto de ainda não teres uma colónia de bactérias desnitrificantes (as mais comuns).

 

O meu conselho, é que não deves adicionar mais peixe nenhum enquanto não tiveres o aquário estabilizado, esses peixinhos que já aí estão até são úteis para ciclar o aquário, mas numa próxima vez nunca metas logo a começar peixes de fundo, já que esta é a zona onde há uma maior concentração de nitritos :)

 

Fica bem

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

esses nitritos n sao nada alarmantes e ate sao bom sinal. quer dizer que no teu aquario se esta o começar a ser formada a colonia de bacterias. as primeiras bacterias a aparecer sao a bacteria fixadoras do azoto ou amonizantes, nessa altura a amonia vai começar a subir pois elas começam a metabolisar a materia organica que esta na agua transformando-a em amonia; de seguida aparecem a bacteria nitrificantes, que vao transformar a amonia em nitros e posteriormente em nitratos e fosfatos; estes nitratos e fosfatos seram por sua vez consumidos pelas plantas e eliminados do aquario.

 

se os nitritos passarem dos a 0.3 das duas uma ou retiras os peixes todos e deixas que o cilo se complete e que os nitritus subam a vontade, eles vao atingir um ponto em que começam a ser metabolisados em nitratos e começam a descer. ou entao tens de fazer mudas de agua diarias de 1/3 e a respetiva aspiraçao do fundo de forma a baixar a consentraçao de materia organica na agua.

 

n estou de todo de acordo com a Ana Azevedo pois os peixes de fundo sao excelentes detritivoros , ou seja sao uma grande ajuda na limpeza dos restos de comida tranformanto os em materia organica que e mais facilmente sintetizada ou seja em fezes. a consentraçao de nitritos no funfo n vai ser assim tao maior e com uam foa circulaçao de agua ate acaba por ser quase igual(penso eu)

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e quando as plantas não consomem os nitratos e fosfatos existentes na água xegando-se a ter nitratos elevados?  

 

As belas TPAs :)

Quando não temos plantas, ou plantas insuficientes, não nos podemos baldar a este exercício rotineiro...

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma Osmose Inversa...

 

Mas, excluindo as águas de poço, em que zonas é que a água da torneira tem níveis de nitratos assim tão preocupantes?

 

Regra geral, os maiores problemas com a água del cano são a presença de fosfatos e silicatos

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se queres que te diga não sei, ou é agora que a água anda vir assim ou não sei o que se passa, porque nunca tive o boom de algas verdes nos vidros que tenho agora. De 3 em 3 dias tenho os vidros completamente verdes, sem luz exterior, somente com luz do aqua. Pensei ser do uso abusivo de comida congelada mas fiz os testes e fosfatos não tinha praticamente nenhuns, e nitratos tavam em 20. Depois duma TPA de 70 litros continuaram assim. Já fiz outra TPA de 50 litros e os vidros continuam aparecer verdes de 3 em 3 dias. O que é que se deduz ? Os nitratos vêm da água torneira. Os filtros têm sido limpos regularmente, não deixando acumular muita sujidade, por isso não é nada normal. Daí todas as minhas perguntas

 

cheers

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

zanito isso realmente e mt estranho pois a minha agua da torneira sai limpa de nitratos e fosfatos, como moramos mt perto a tua tb deve sair. ja fizeste os teste a agua da torneira?

 

os nitratos a 20 ja e uma consentraçao altita no entanto ainda e completamente inufensiva para os peixes. se queres baixar isso tens de comprar planta macrofitas, isto e, planta que sejam grandes consumidoras de mutrientes. por exemplos os echinodorus e tenho ca em casa uma planta estilo nenufar que tb devera ser macrofita, ambas estas plantas sao mt bonitas(no meu ver) e consomem mts nutrientes. tb dizem que os tomateiros sao excelentes consumidoras de nutrientes.

 

outra solucao e dares as tuas plantas uma eluminaçao apropriada e forte associada a uma injeçao de CO2, isso vai fazer com que elas consumam mt mais nutrientes.

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

yah é estranho. Foi a única solução que encontrei. Não percebo o excesso de nitratos. Nunca me aconteceu isto, ou preciso dessas tais plantas ou nao sei mesmo...

 

Co2 e nutrientes têm elas pa dar e vender, não percebo é porqué é que não os consomem!!! Só se vê a sessiflora e anubia a crescer, o resto....

 

cheers

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

e quando a própria água da torneira traz nitratos sendo as tpas regulares para baixar os valores ineficazes?

Só para dizer que a água da EPAL de Lisboa costuma trazer uma concentração de Nitratos da ordem dos 3 ppm.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.