paulo7 Publicado Setembro 21, 2013 Publicado Setembro 21, 2013 (editado) Boas! Tenho um aquário 90*60*60 que é filtrado pela sump que contem 15cm de esponja grossa,cerca de 400gramas de lã filtrante, 3l de siporax mini e mais cerca de 1litro de siporax. Os dois juntos têm cerca de 360litros e utilizo uma bomba da resun de 2000l/h.Tenho como fauna 8 discus juvenis(mais tarde irei ficar apenas com 5/6), 10 corydoras e 1 sae. O problema é que tenho a agua sempre um pouco suja, principalmente a tona da agua,há sempre algumas particulas em suspensão mas são tao pequenas que nao as consigo tirar com a rede. Será que a filtragem de 2000l/h está a ser pouca?Tenho a oportunidade de comprar uma bomba eheim compact 3000+ por um bom preço,devo comprá-la ou depois vou ficar com caudal a mais por causa dos discus? Cumprimentos Edit: utilizo coluna seca para a água cair para a sump Editado Setembro 21, 2013 por paulo7
maxxedison Publicado: Setembro 21, 2013 Publicado: Setembro 21, 2013 (editado) Boas Paulo, Então vamos por partes e vou fazer uma comparação com o meu aquário. Tenho algo semelhante ao teu, com sump, mas aquario de 120x60x60 e tenho uma bomba de retorno eheim compact 3000+ Vamos por partes: A água suja pode ter a ver com varios factores, mas tenho 2 em mente que me parecem os mais "logicos", falta de circulação ou má orientação da "flauta" da entrada de água no aquário, ou a quantidade de alimentação dada aos peixes. Por experiência propria posso ja te dizes que para 5 ou 6 discus adultos esse aquario parece-me um pouco "curto", eu tive 5 adultos no meu com mais 30cm de comprimento que o teu e achei curto, mas isso é outra historia e estamos aqui a falar sobre outro assunto. Quantas vezes fazes TPA'S? Aconselho-te a bomba eheim compact 3000+, não só por ser mais silenciosa e eficiente e mais fiavel que a resun, tens a hipotese de regular o caudal, logo se vires que é muito caudal sempre podes reduzir. Eu tenho o meu no maximo, com uma flauta da eheim de 27mm (das cinzentas) e os discus não se sentiam perturbados com a corrente. Agora o meu conselho é verificares a orientação da tua entrada de água no aquário para que tenha a maior eficiência possivel no que respeita á corrente provocada e também á alimentação que dás. Diz qualquer coisa. Cumprimentos, Ricardo Editado Setembro 21, 2013 por maxxedison
paulo7 Publicado: Setembro 21, 2013 Autor Publicado: Setembro 21, 2013 Não utilizo flauta,vou por aqui umas fotos que acho que dá para ver como é está a coluna seca e a entrada de agua.Estas fotos foram tiradas ja a bastante tempo mas o sistema esta igual. Alimentação dou 3x ao dia.1x Granulado/flocos 2x papa caseira e 3x papa caseira/artemia. Poderá ser por causa da papa caseira, mas tanto o granulado como a papa caseira dou sempre em pequena quantidade. Tpa's custumava fazer 2x por semana cerca de 15% da agua mas agora estou com menos tempo e custumo fazer so 1x a volta de 30%, mas sempre que posso prefiro fazer 2x por semana 15%. Os discus estão todos saudáveis de momento, mas como a agua fica sempre um pouco suja tenho medo que apanhem alguma coisa. Acha que devo optar por uma flauta em vez deste sistema?
jacjac Publicado: Setembro 21, 2013 Publicado: Setembro 21, 2013 Boas, Eu acho que não há necessidade de uma bomba mais forte. Eu tenho uma tunze que faz 2400L/h, o aqua tem mais de 500L e a sump 100L. A água está "limpa". O mais importante é o volume de matérias filtrantes. Eu recentemente mudei o desenho da minha sump para um aquário 100*30*40, sem divisórias (duas esponjas fazem de divisórias), e o resto é materias filtrantes, muitos litros (>25L). Noto uma coisa, basta estar dois dias sem aspirar a sump, e fico com muita sujidade ocumulada lá. Mas essa sujidade não me traz problema nenhum que eu já tive quase 6 meses sem a limpar e a água continuava boa. Água suja é relativo. Pode ser suja aos nossos olhos mas os peixes estarem bem. Desde que tenhas os valores equilibrados está tudo bem. Aconselho aumentares as materias filtrantes. Afonso Cunha
jacjac Publicado: Setembro 21, 2013 Publicado: Setembro 21, 2013 Se o problema for estético experimenta purigen. As particulas acumuladas à superficie é estranho porque tens uma coluna seca.. e a água sai por cima. Experimenta mudar a lâ, ou então usar um saco (tipo filtro de café) na saída dos tubos na sump. Afonso Cunha
paulo7 Publicado: Setembro 21, 2013 Autor Publicado: Setembro 21, 2013 Purigen faz o que?estive a ver e é uma resina,certo? se for tenho uma coisa desse género em casa, mas a mim disseram-me que era pa baixar o gh.Eu não me importo muito de ver a água assim por até é algo que nao se nota a primeira vista, é só e apenas por causa dos peixes. Fiz testes e o no3 esta a 5mg/l o no2 0mg/l e a amonia 0.0 por isso em principio não há qualquer problema certo?
vale Publicado: Setembro 22, 2013 Publicado: Setembro 22, 2013 Boas, Tenho montado um aq. 400l com sump + 100l e tenho uma bomba da elite 2400l/h e a água está 5*. Tenho um saco que se utiliza nos salgados logo á entrada da sump e bastante lã, semanalmente limpo o saco e a lã. Quando a lã começa ficar demasiado suja troco. Mas tb noto que a papa suja um pouco a água, embora passado meia hora está limpa. Não vejo necessidade de trocares de bomba. A meu ver seria bom colocares uma flauta pois melhora a circulação da água. Se quiseres dar uma vista de olhos aqui na minha sump diz, que combina-se. cumpr. Sérgio Vale 1 Plantado VS Discus
paulo7 Publicado: Setembro 23, 2013 Autor Publicado: Setembro 23, 2013 Onde é que posso encontrar esses sacos?numa loja de aquariofilia? Eu tambem queria por aqui uma flauta mas nao estou bem a ver como. Alguem tem alguma sugestão de como meter a flauta sem mexer muito no aquario? Em que parte da fig. é que vives para ter uma ideia?pode ser que um dia passe ai.
João Abóbora Publicado: Setembro 24, 2013 Publicado: Setembro 24, 2013 O primeiro erro que vejo, é que quando se usa aquários com coluna seca em água doce, convém colocar a entrada de água no aquário do lado contrário da coluna e de forma a "varrer" a superficie da água. Isto para que o lixo em suspenção, vá mais facilmente para a sump. Mas mostra uma foto do aquário todo, com água suja, porque pode ser outra coisa qualquer a sujar a água. "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
paulo7 Publicado: Setembro 25, 2013 Autor Publicado: Setembro 25, 2013 Tenho visto que para criar uma boa corrente deve ser assim, mas pelos vistos isso deve aplicar-se mais nos salgados.Acho que consigo resolver esse problema facilmente mas esteticamente irei ficar com um problema.Na coluna seca ia ficar à mostra aquela parte onde está o tubo por onde entra a água.Daqui a pouco já posto umas fotos da sujidade.
João Abóbora Publicado: Setembro 25, 2013 Publicado: Setembro 25, 2013 Se te guiaste pelo metodo dos salgados, não podes usar só meio método e esperar os mesmos resultados Falta-te uma bomba de circulação do outro lado. Podes experimentar colocar uma, mas não precisa ser tão potente como as usadas nos salgados, porque o que vais ter dentro do aquário não aprecia tanta movimentação da coluna de água. Uma Tunze 6015 a pontar para a superficie e julgo que resolvias o problema e ainda ficavas com mais oxigenação na água sem stressares os peixes. "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
paulo7 Publicado: Setembro 25, 2013 Autor Publicado: Setembro 25, 2013 Se calhar vou apostar numa bomba de circulação então.Essa parece-me um bocado cara mesmo assim mas se resolver o problema vale a pena.
jacjac Publicado: Setembro 25, 2013 Publicado: Setembro 25, 2013 Eu continuo a achar que o problema não se resolve com bombas, apenas mais matérias filtrantes e melhor localização da saída de água (flauto por exemplo). Não é dificil fazeres uma flauta diy. Eu fiz uma com um tubo plástico prefurado e algumas peças em hidronil. Deve ter custado uns 5-6€... Sem contar com perdas de carga, vais ficar com uma circulação superior a 10x o volume do aqua por hora. Claramente demais para discus.. E isto com a tunze 6015, que é fraquinha.. Afonso Cunha
João Abóbora Publicado: Setembro 25, 2013 Publicado: Setembro 25, 2013 Mas o problema dele é a parte estética de ter o tubo a passar de um lado ao outro do aquário, para colocar o chuveiro do outro lado... E se passar uma mangueira por trás do aquário não dá? "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
paulo7 Publicado: Setembro 25, 2013 Autor Publicado: Setembro 25, 2013 O problema estetico que falo nao e desse de passar a mangueira. Penso que umas mangueiras da eheim e uma flauta tambem do mesmo genero que nao fica muito mal.o problema é que onde esta o tubo da entrada de agua de momento, estao partidos 2 'pinos' do passa muros para que o tubo encaixa-se lá bem.ao sair de la esse tubo para meter a entrada de agua do outro lado esses 2 pinos partidos vao ficar muito à mostra,isso nao sei se ficará muito bem. Mas é isso que vou fazer, nem que passe o tubo por tras do aquário ou arranje uma outra maneira.
João Abóbora Publicado: Setembro 26, 2013 Publicado: Setembro 26, 2013 Ahh ok Tinha percebido que o teu problem era ter o chuveiro a ver-se... Então basta virares o cotovelo da saída para o lado, cortares esse bico de pato e colares uma união e fazes tudo em pvc até ao outro lado ou meteres uma mangueira e passar por cima da travessa de trás. O pente, fazes um novo. Isso é um bocado de acrilico preto com cortes de serra, não é nada de outro mundo de se fazer. "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
paulo7 Publicado: Setembro 26, 2013 Autor Publicado: Setembro 26, 2013 É mesmo isso que vou fazer,mas o pente tem de ser colado com silicone certo?mais ou menos quanto tempo demora a secar?
João Abóbora Publicado: Setembro 27, 2013 Publicado: Setembro 27, 2013 Umas horas... Assim que estiver rijo ao toque, pode levar água. Não te esqueças que tem de ser próprio para aquário. "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
paulo7 Publicado: Setembro 27, 2013 Autor Publicado: Setembro 27, 2013 Estive a fazer uma pesquisa mas acabei por ficar com uma duvida, a minha ideia era passar uma mangueira pelo aquário até chegar ao outro lado e meter uma flauta.Por exemplo com esta flauta consigo liga-la facilmente a uma mangueira? Já agora, o saco que falam para meter na sump é algo deste genero?
José Cruz Silva Publicado: Setembro 27, 2013 Publicado: Setembro 27, 2013 Acho que se estão a esquecer de um pormenor. As Resun se não estou em erro têm pouco poder de elevação e com isso podes realmente ter um caudal reduzido apesar de até teres uma bomba que supostamente seria suficiente. Uma Eheim eleva a 3 metros, uma resun a 1.6 para aí (não sei bem) se ainda tiveres a caixa podes verificar isso num pequeno gráfico impresso nela. Ou podes calcular tú. Quando fizeres muda de água, cubicar o espaço vazio a encher e cronometrar até chegar ao nível para saberes qual o caudal que está a debitar Cotovelos apertados nas ligações e mangueiras largas também prejudicam. Abraços Zé Néo
paulo7 Publicado: Setembro 28, 2013 Autor Publicado: Setembro 28, 2013 Na caixa diz que eleva ate 2m, mas eu mesmo vou testar isso para saber +/- que caudal esta a fazer.
João Abóbora Publicado: Setembro 28, 2013 Publicado: Setembro 28, 2013 Não se vê as imagens que colocaste. Bem lembrado Zé Ela eleva no máximo a 2m, mas com um caudal quase nulo... Vê qual é a altura do móvel+aquário e depois vê no gráfico o caudal que ela faz e tira-lhe um bocado, porque não vais ter a bomba sempre, sempre limpinha. "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
paulo7 Publicado: Setembro 28, 2013 Autor Publicado: Setembro 28, 2013 O movel+aquario mede cerca de 1.38m. Se estou a entender bem o gráfico a bomba só esta a fazer um caudal de cerca de 1200-1300l/h. o que é pouco. Vou meter a flauta e adicionar mais materias filtrantes. Se o problema persistir se calhar tenho de investir numa bomba melhor. Estás a falar de que imagens?Não coloquei nenhumas.
José Cruz Silva Publicado: Setembro 28, 2013 Publicado: Setembro 28, 2013 Com o cotovelo que tens em cima perdes mais 100 ou 200 l/h se tiveres mais iguais em baixo perdes também. É bastante melhor teres dois de 45º em vez de um de 90º Tira uma foto da sump onde se apanhe as ligações Abraços Zé Néo
José Cruz Silva Publicado: Setembro 28, 2013 Publicado: Setembro 28, 2013 De qualquer das formas, num aquário de água doce a funcionar dessa maneira vais ter sempre algumas partículas em suspensão. Em vez de comprares uma bomba porque não pensas em comprar um filtro? Resolves melhor o problema de certeza. Abraços Zé Néo
Recommended Posts