ZANITO Publicado Abril 17, 2005 Publicado Abril 17, 2005 Boas, eu sabia que isso andava por aqui mas não encontrei, quais as quantidades para garrafão 5 litros? Já perguntei num outro post sobre Co2 mas ninguem respondeu. Se para 1 litro usamos 1 colher de bic sodio e 1 fermento com 1 chavena acucar, para 5 litros é 5 colheres de cada e 5 chávenas? Citar
Luís Fortunato Publicado: Abril 17, 2005 Publicado: Abril 17, 2005 Olá. Boas, eu sabia que isso andava por aqui mas não encontrei, quais as quantidades para garrafão 5 litros? Já perguntei num outro post sobre Co2 mas ninguem respondeu. Se para 1 litro usamos 1 colher de bic sodio e 1 fermento com 1 chavena acucar, para 5 litros é 5 colheres de cada e 5 chávenas? Eu respondi no tópico do Governa... A não ser que ainda não tenhas visto, mas acho muito estranho. Para um garrafão de 5 litros, basta multiplicares por 5 as quantidades para a garrafa de 1 litro. Resta agora saber se as quantidades que o pessoal usa são para uma garrafa de 1 litro ou de 1.5 litros. Eu uso 1 litro de água morna, 1 chávena de chá de açúcar, uma colher de café cheia de fermento e colher e meia de bicarbonato de sódio. Isto tudo numa garrafa de 1.5 litros (para evitar que entre alguma coisa para o tubo). Fica bem. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
ZANITO Publicado: Abril 18, 2005 Autor Publicado: Abril 18, 2005 n recebi o aviso por mail...para não variar...enfim. Obrigado Ivan, então é da maneira como eu pensava ehehe abraço Citar
Regal Publicado: Abril 19, 2005 Publicado: Abril 19, 2005 Pelo que sei, deve-se aumentar só o açucar e a água, o fermento e o bicabornato de sódio devem-se manter iguais, que é para a produção se manter estavel, só que mais duradoura! Corrigam-me se estiver errado! Citar
Luís Fortunato Publicado: Abril 19, 2005 Publicado: Abril 19, 2005 Olá. Pelo que sei, deve-se aumentar só o açucar e a água, o fermento e o bicabornato de sódio devem-se manter iguais, que é para a produção se manter estavel, só que mais duradoura! Corrigam-me se estiver errado! O que disseste está correctíssimo Regal, mas temos que ter uma coisa em atenção. Admitindo que uma colher de café de fermento produz CO2 a um caudal constante para manter uma concentração em 50 litros boa, a mesma quantidade de fermento em 200 litros, baixaria a concentração de CO2 em quatro vezes. Eu acho que o ZANITO quer fazer a receita em garrafão, para aplicar a uim aquário dessa litragem. Agora se for com o intuíto de durar mais tempo para um aquário de 50-60 litros, aí concordo plenamente contigo. Só na parte do Bicarbonato de Sódio é que se deve aumentar também. Pois quanta mais água na "sopa" do fermento, mais iões bicarbonato se conseguem dissolver. Logo, convém aumentar logo essa concentração para o CO2 se escapar melhor. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts