Recommended Posts

Publicado

Boas, eu sabia que isso andava por aqui mas não encontrei, quais as quantidades para garrafão 5 litros? Já perguntei num outro post sobre Co2 mas ninguem respondeu. Se para 1 litro usamos 1 colher de bic sodio e 1 fermento com 1 chavena acucar, para 5 litros é 5 colheres de cada e 5 chávenas?

:roll:

Pic_652_1.jpg
Publicado:

Olá.

Boas, eu sabia que isso andava por aqui mas não encontrei, quais as quantidades para garrafão 5 litros? Já perguntei num outro post sobre Co2 mas ninguem respondeu. Se para 1 litro usamos 1 colher de bic sodio e 1 fermento com 1 chavena acucar, para 5 litros é 5 colheres de cada e 5 chávenas?

Eu respondi no tópico do Governa... A não ser que ainda não tenhas visto, mas acho muito estranho.

Para um garrafão de 5 litros, basta multiplicares por 5 as quantidades para a garrafa de 1 litro. Resta agora saber se as quantidades que o pessoal usa são para uma garrafa de 1 litro ou de 1.5 litros. Eu uso 1 litro de água morna, 1 chávena de chá de açúcar, uma colher de café cheia de fermento e colher e meia de bicarbonato de sódio. Isto tudo numa garrafa de 1.5 litros (para evitar que entre alguma coisa para o tubo).

Fica bem.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

n recebi o aviso por mail...para não variar...enfim. Obrigado Ivan, então é da maneira como eu pensava :? ehehe abraço

:cry:

Pic_652_1.jpg
Publicado:

Pelo que sei, deve-se aumentar só o açucar e a água, o fermento e o bicabornato de sódio devem-se manter iguais, que é para a produção se manter estavel, só que mais duradoura!

Corrigam-me se estiver errado!

Publicado:

Olá.

Pelo que sei, deve-se aumentar só o açucar e a água, o fermento e o bicabornato de sódio devem-se manter iguais, que é para a produção se manter estavel, só que mais duradoura!

Corrigam-me se estiver errado!

O que disseste está correctíssimo Regal, mas temos que ter uma coisa em atenção. Admitindo que uma colher de café de fermento produz CO2 a um caudal constante para manter uma concentração em 50 litros boa, a mesma quantidade de fermento em 200 litros, baixaria a concentração de CO2 em quatro vezes.

Eu acho que o ZANITO quer fazer a receita em garrafão, para aplicar a uim aquário dessa litragem. Agora se for com o intuíto de durar mais tempo para um aquário de 50-60 litros, aí concordo plenamente contigo. Só na parte do Bicarbonato de Sódio é que se deve aumentar também. Pois quanta mais água na "sopa" do fermento, mais iões bicarbonato se conseguem dissolver. Logo, convém aumentar logo essa concentração para o CO2 se escapar melhor.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!