Recommended Posts

Publicado (editado)

Viva!

Depois de 4 anos parado, estou de volta a este grande hobby!

SETUP:

Aquário: 100*40*50cm (Comp*Larg*Alt)

Substrato: Tropica Plant Substrate 5L; 32L Akadama

Iluminação: 6x39w T5

Filtragem: Eheim Ecco Pro 300 2036

Aquecimento: Jager 2x75w

CO2: pressurizado

Decoração: raízes; rochas (the spirit stone)

Flora: Alternanthera reineckii "mini"

Ammania sp. "Bonsai"

Elatine hydropiper

Pogostemon helferi

Pogostemon erectus

Eleocharis parvula

Vesicularia dubyana "Christmas"

Taxiphyllum Spiky

Alternanthera "rosanervig"

Hydrocotyle tripartita

Vesicularia ferriei "Weeping"

Fauna: Otocinclus Negros sp. Paraguai

Caridina Japonica
Ancistrus Dolichopterus
Anentome Helena

Crossochilus Siamensis

Paracheirodon simulans

Caridina cf. Cantonensis Crystal Black

Caridina cf. Cantonensis Crystal Red

Aqui se seguem as fotos

Em breve haverá novidades!
Editado por Gonçalo viegas
Publicado:

Boa noite Gonçalo!

O layout de uma forma geral está muito bem conseguido. A flora é que acho que ficavas melhor servido se dividisses a elatine em varias porções (talvez preguiça :tapfoot: ) e não sei se estás a pensar preencher a zona a frente dos troncos.

Publicado:

Gosto da tua escolha de material para o hardscape. Como está disposto parece-me bem, mas visto ser um aquário rectangular, está tudo disposto demasiado "certinho", se é que me faço entender.

Devias ter explorado disposições menos centradas e simétricas, para dar dinamismo à imagem que queres montar.

Perfeita selecção da flora. Mas em relação a elatine, também estou de acordo com o Kevin, mas vá, não diria tanto que seria preguiça. acho que, enquanto está novo e ainda não enraizaram, devias cortar as duas cada uma das porções em 6 ou 8 pedaços pequenos e dispores na área que queres cobrir. será mais rápido a atingires o resultado que desejas. imagina que elas vão crescer para fora e no fundo vão aumentar os dois pontos grandes que tens, no entanto se tiveres muitos pontos pequenos, elas também crescem, a percepção será que vai ser mais rápido, porque o meio dos teus dois pontos só vai ganhar densidade, não se vai espalhar para fora, e assim vários pontos pequenos irão fechar um tapete mais rapidamente, se esse for o teu objectivo. vê na net como plantar a cuba, penso que seja a mesma coisa.

Publicado: (editado)

Boa noite Gonçalo!

O layout de uma forma geral está muito bem conseguido. A flora é que acho que ficavas melhor servido se dividisses a elatine em varias porções (talvez preguiça :tapfoot: ) e não sei se estás a pensar preencher a zona a frente dos troncos.

Boas Kevin,desde já o meu obrigado.

Realmente houve um pouco de preguiça e falta de tempo pois a elatine vem com uma base de gel que tem de se remover logo para ser plantada custa muito mais se a dividisse em bocados seria ainda mais complicado,quanto à zona a que te referes ainda não sei bem o que vou fazer pois queria ter uma zona(limpa para alimentar os camarões)

Publicado:

Gosto da tua escolha de material para o hardscape. Como está disposto parece-me bem, mas visto ser um aquário rectangular, está tudo disposto demasiado "certinho", se é que me faço entender.

Devias ter explorado disposições menos centradas e simétricas, para dar dinamismo à imagem que queres montar.

Perfeita selecção da flora. Mas em relação a elatine, também estou de acordo com o Kevin, mas vá, não diria tanto que seria preguiça. acho que, enquanto está novo e ainda não enraizaram, devias cortar as duas cada uma das porções em 6 ou 8 pedaços pequenos e dispores na área que queres cobrir. será mais rápido a atingires o resultado que desejas. imagina que elas vão crescer para fora e no fundo vão aumentar os dois pontos grandes que tens, no entanto se tiveres muitos pontos pequenos, elas também crescem, a percepção será que vai ser mais rápido, porque o meio dos teus dois pontos só vai ganhar densidade, não se vai espalhar para fora, e assim vários pontos pequenos irão fechar um tapete mais rapidamente, se esse for o teu objectivo. vê na net como plantar a cuba, penso que seja a mesma coisa.

Obrigado pela observação e dica Daniel!

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas,

Isso tem potencial para evoluir e ficar uma montagem muito agradável de se apreciar, sem dúvida. Agora isso tem aí muito trabalho de combate ao alguedo pela frente mas com paciencia vai lá.

Se for preciso algo dispõe que tentaremos ajudar. ;)

Abraço e boa sorte

Publicado:

Boas,

Isso tem potencial para evoluir e ficar uma montagem muito agradável de se apreciar, sem dúvida. Agora isso tem aí muito trabalho de combate ao alguedo pela frente mas com paciencia vai lá.

Se for preciso algo dispõe que tentaremos ajudar. ;)

Abraço e boa sorte

Agradecido Miguel,vou tentar estabilizar o aquário,penso que em duas a trés semanas o consiga fazer caso perca o controle aviso.

Abraço!

Publicado:

Ui...isso vai te dar muito trabalhinho.

O Hardscape tem muito potencial, não desistas :pompomgirl:

Qual a equipe de limpeza que vais introduzir?

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

Gonçalo, digo já que vais ficar chateado comigo depois de leres este post :)

Quanto ao hardscape, é um bom começo, mas falta algo. Outro tronco desse estilo "emaranhado" nesse, ou simplesmente ao lado, conforme a forma que tenha, preenchia-te isso de uma forma diferente.

As pedras caíram aí mas nem se enterraram. Faltam-te algumas.

Estou curioso em saber a fertilização que estás a fazer e o CO2 que estás a colocar para 6x39w. É que em 15 dias tem um "algário", num mês vais ter algas com vestígios de um aquário senão fertilizares a sério e meteres muito CO2 :)

Quanto à elatine, isso assim não vai preencher nada decente tão depressa. Se não quiseres dividir à mão podes sempre cortar umas 8 a 12 poções com uma tesoura, se bem que com essa e a Cuba ficarias melhor servido se a dividisses.

Onte está a Ammania?

Pedro.

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Publicado:

Ui...isso vai te dar muito trabalhinho.

O Hardscape tem muito potencial, não desistas :pompomgirl:

Qual a equipe de limpeza que vais introduzir?

Acredito que sim,mas eu tenho paciência e com o tempo vai lá,a equipe é a seguinte:Otocinclus Negros sp. Paraguai,Caridina Japonica,Ancistrus Dolichopterus,Anentome Helena.Vamos ver se eles me dão uma mãozinha.

Abraço.

Publicado: (editado)

Gonçalo, digo já que vais ficar chateado comigo depois de leres este post :)

Quanto ao hardscape, é um bom começo, mas falta algo. Outro tronco desse estilo "emaranhado" nesse, ou simplesmente ao lado, conforme a forma que tenha, preenchia-te isso de uma forma diferente.

As pedras caíram aí mas nem se enterraram. Faltam-te algumas.

Estou curioso em saber a fertilização que estás a fazer e o CO2 que estás a colocar para 6x39w. É que em 15 dias tem um "algário", num mês vais ter algas com vestígios de um aquário senão fertilizares a sério e meteres muito CO2 :)

Quanto à elatine, isso assim não vai preencher nada decente tão depressa. Se não quiseres dividir à mão podes sempre cortar umas 8 a 12 poções com uma tesoura, se bem que com essa e a Cuba ficarias melhor servido se a dividisses.

Onte está a Ammania?

Boas,eu fico é agradecido pelas dicas que me vão dando e nunca chateado até porque não faz parte da minha pessoa ;)

Então vamos lá,em relação ao tronco acho que não tenho necessidade pois ao vivo está diferente,as pedras para além de lá terem caído,enterrei um pouco talvez não o suficiente mas isso ainda o posso fazer visto que me alertas-te para esse pormenor ;) quanto a colocar mais quantidade acho que depois fico sem um espaço aberto,pois queria ter ali algo descoberto,mas talvez mais uns apontamentos entre as maiores até que fique com mais pinta.Fertilização estou a dar 5 ml Tropica plant nutrition+ na segunda,quarta,sexta,domingo e Elos K40 3ml todos os dias.Co2 uma bolha por cada 2 segundos.Em relação as algas,tive um problema com as antigas calhas e fiquei 3 dias sem iluminação,até lá nada de algas no espaço de 3 dias bumm é o que se vê parece um pântano.A elatine já foi dividida em várias porções como se pode ver na ultima foto,pois os amigos Kevin e Daniel já me tinham alertado.A Ammania até me parece visível,está ao lado do tronco,do seu lado direito.Penso que tenha respondido a tudo com clareza,se houver mais dicas a dar só fico é agradecido!

Abraço.

Publicado:

estou precisamente com o mesmo problema de algas que tu, e com as mesmas

que medidas vais tomar?

Boas Tiago,para já vou começar a fazer duas mudas de água por semana mais ou menos de 25%,pois as algas que tenho são relativamente fáceis de (aspirar).

Se não obtiver resultados em breve ai é que vão ser elas,alguém vai ter que me dar uns conselhos se possível.

Publicado:

Gonaçalinho quantas lâmpadas tens ligadas? diminui para 2 ou 3 lâmpadas e faz testes, pelo menos de NO3 e PO4 (Nitrato e Fosfato). Algo de estranho se anda a passar aí!!

Abraço

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado:

Gonaçalinho quantas lâmpadas tens ligadas? diminui para 2 ou 3 lâmpadas e faz testes, pelo menos de NO3 e PO4 (Nitrato e Fosfato). Algo de estranho se anda a passar aí!!

Abraço

Tenho as 6 amigo,os NO3 andam nos 15 os PO4 estão a zeros.Vou diminuir nas lampadas.

Obrigado e um grande abraço Nando.

Publicado:

Acredito que sim,mas eu tenho paciência e com o tempo vai lá,a equipe é a seguinte:Otocinclus Negros sp. Paraguai,Caridina Japonica,Ancistrus Dolichopterus,Anentome Helena.Vamos ver se eles me dão uma mãozinha.

Abraço.

Em que quantidade tens os Otos e as Japonicas?

Eu metia uns SAE e/ou umas Jordanella floridae mesmo que só provisórios

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

Goncalo,

As 6 lâmpadas estão a ser perfeitas para a criação de algas nesta altura. Mete 4.

A ausência de fostafos é tão ou mais importante. Fertiliza.

O CO2 está baixíssimo. Aumenta para *pelo menos* 2 bps, mas até podes aumentar mais.

De resto o José Silva tb te deu muito boas dicas.

Pedro.

• Votar + 1

Pedro.

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Publicado:

Goncalo,

As 6 lâmpadas estão a ser perfeitas para a criação de algas nesta altura. Mete 4.

A ausência de fostafos é tão ou mais importante. Fertiliza.

O CO2 está baixíssimo. Aumenta para *pelo menos* 2 bps, mas até podes aumentar mais.

De resto o José Silva tb te deu muito boas dicas.

Pedro.

Amanhã já só arranca com 4 lampadas e mais carga tanto a nível de Co2 como fertilização!

Obrigado pela ajuda!

Publicado:

Claramente excesso de luz!!!!!

Como o pmgsr e Fernando disseram ....corta na iluminação! Eu até era mais radical 2*39w 6h/dia + 3*39w 2h/dia.

Acredito que mesmo no futuro essas 6*39w são completamente desnecessárias!

Abraço

Publicado:

Claramente excesso de luz!!!!!

Como o pmgsr e Fernando disseram ....corta na iluminação! Eu até era mais radical 2*39w 6h/dia + 3*39w 2h/dia.

Acredito que mesmo no futuro essas 6*39w são completamente desnecessárias!

Abraço

Amanhã já trato disso!

Abraço

Publicado:

Gonçalo, para complementar a info do meu post anterior:

As algas aparecem muito mais por parâmetros zerados que por excesso. Sê generoso nas fertilizações e faz mudas de água (no mínimo 50%) duas vezes por semana. Ao fim de 2 semanas deves notar uma mudança brutal na quantidade de algas. Nunca te esqueças: Parâmetros a zero é algas concerteza ;)

Forte abraço!

• Votar + 1

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado:

Gonçalo, para complementar a info do meu post anterior:

As algas aparecem muito mais por parâmetros zerados que por excesso. Sê generoso nas fertilizações e faz mudas de água (no mínimo 50%) duas vezes por semana. Ao fim de 2 semanas deves notar uma mudança brutal na quantidade de algas. Nunca te esqueças: Parâmetros a zero é algas concerteza ;)

Forte abraço!

Obrigado mais uma vez Nando ;)

Publicado:

Mais um a favor da de que com essa luz toda só vais ter algas. Eu faria como o PTuga disse e mais tarde, talvez, aumentar para 4.

De resto, CO2 para cima. Para esse aqua eu partiria de uma base de 3bps. Nunca menos.

E claro, como já te disseram, tens que fertilizar e muitas TPAs até isso estabilizar.

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!