Recommended Posts

Publicado

Boas.

Tenho um kinguio com 10 anos que de há umas semanas para cá está muito inativo, sempre no fundo, fica parado se for preciso o dia inteiro no mesmo sítio, meio inclinado. Antes ainda subia para ir comer, mas virava-se ao contrário. De há 2 dias para cá parou de comer. Parece que tem uma enorme dificuldade em nadar e que está muito pesado.

Partilha o aquário com tanictis albonubes e os pequenitos estão bem.

Dou-lhes flocos e quando ele começou a ficar assim cortei na comida e passei a intercalar com ervilhas cozidas sem casca mas não adianta de nada, continua igual.

Será da idade?

Tenho um aquário de 60L, água à temperatura ambiente, filtro, luz, faço TPAs 1xsemana. Aparentemente nada mudou e os pequenos continuam arrebitados. Só o kinguio é que está assim.

Quem me conseguir ajudar... agradeço!

Publicado:

É o da foto, sim. Ele já está maior, mais gordo pelo menos, mas já não abre as barbatanas e o rabo assim. Está mais descaído.

Não sei os parâmetros da água, nunca medi :s Poderá ser amónia? Eu cortei na comida e tiro os cocós regularmente porque ele suja muito a água mesmo com pouca comida. Como os pequenitos estão bem não associei à qualidade da água.

Também é natural que seja da idade.

Alguma sugestão além da comida e das ervilhas? Fiz uma TPA ontem.

Publicado:

Experimenta colocar uma colher de sopa de sal e mudas de água diária de 1,5l, antes de meteres medicamentos.

Se vires melhorias ao fim de uns dias, é porque era da qualidade da água.

Podes fazer mudas todas as semanas, mas conforme o peixe vai crescendo, vai poluindo cada vez mais a água e a rapidez com que o aquário perde a qualidade da água, pode ter aumentado e uma muda semanal já não ser suficiente, para a filtragem que tens.

Se já o manténs à 10 anos, ele já merecia um aquário com dimensões decentes para o tamanho que tem...

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."