c.lopes Publicado Setembro 16, 2013 Publicado Setembro 16, 2013 Boa noite a todos, O meu nome é César, tenho 31 anos a resido atualmente em Ílhavo. Como o titulo indica sou mais um iniciante no mundo da aquoriofilia. Após ler alguns tópicos disponíveis neste agradável fórum, decidi registar-me e se possível ser merecedor da vossa ajuda. Adquiri o seguinte equipamento: Um kit Aquapor Ocean 60, composto por: Filtro Eco 300, 8W, 300l/h Aquecedor Eco-term 150, 150W Termometro digital "de colar" Iluminação, 2 lâmpadas E14 de 15W cada Aquário de 54l kit de teste pH da Sera É possível com este equipamento "construir" algo deste género ? Fiquei um pouco desiludido com as lâmpadas, pensava que o kit era composto por lâmpadas florescentes. Posso trocar estas por lâmpadas economizadoras? Roadmap para as próximas semanas: Adquirir substrato fértil (qual a quantidade?) Adquirir areão (qual a quantidade?) "Encher" o aqua com água, estou a pensar utilizar água de compra Iniciar a plantação quando a água estiver ok Dicas, criticas e opiniões são muito bem vindas. Cumprimentos, César Citar
gow4hs Publicado: Setembro 16, 2013 Publicado: Setembro 16, 2013 Boa noite César, Tal como tu sou um iniciante e ainda tenho tantas dúvidas ou mais até que tu. O que te venho aqui perguntar é a razão pela qual estás a pensar utilizar água de compra? Cumprimentos Citar
Paulo SS Conceição Publicado: Setembro 16, 2013 Publicado: Setembro 16, 2013 Boas César e bem vindo. Sim podes fazer uma coisa dessas com esse material. 3L substrato fertil é mais que suficiente. 9L areão ou substrato inerte. e colocar um pouco de água e plantar e só depois encher o aqua com água. por economizadores ou transformares em T5 ou T8. Citar Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua
c.lopes Publicado: Setembro 16, 2013 Autor Publicado: Setembro 16, 2013 Boa noite César, Tal como tu sou um iniciante e ainda tenho tantas dúvidas ou mais até que tu. O que te venho aqui perguntar é a razão pela qual estás a pensar utilizar água de compra? Cumprimentos Viva, Pensei em água de compra por causa do cloro. Cumprimentos Citar
c.lopes Publicado: Setembro 16, 2013 Autor Publicado: Setembro 16, 2013 Boas César e bem vindo. Sim podes fazer uma coisa dessas com esse material. 3L substrato fertil é mais que suficiente. 9L areão ou substrato inerte. e colocar um pouco de água e plantar e só depois encher o aqua com água. por economizadores ou transformares em T5 ou T8. Obrigado pela resposta, se optar por economizadores, tendo em conta que assim não necessitaria de alterar a calha, qual a potencia que devo colocar? obrigado Citar
Paulo SS Conceição Publicado: Setembro 16, 2013 Publicado: Setembro 16, 2013 a potencia semelhante em watts, embora se queres qualquer planta que precise de substrato fértil , não sei se ela ficará contente com essas lampadas. Citar Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua
joptoaz Publicado: Setembro 16, 2013 Publicado: Setembro 16, 2013 Podes usar anti-cloro, ou arranjar um recipiente...balde 30litros...e tiras agua da companhia para lá. Em 3 a 5 dias o cloro evapora-se Citar
Paulo SS Conceição Publicado: Setembro 17, 2013 Publicado: Setembro 17, 2013 Bom dia, Que lâmpadas recomenda? obrigado recomendava as T5 Citar Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua
c.lopes Publicado: Setembro 17, 2013 Autor Publicado: Setembro 17, 2013 Obrigado pelas vossas respostas, Tendo em conta as plantas que pretendo utilizar podem dar-me algumas indicações sobre qual os subestratos a usar? A) Echinodorus bleheri (bleherae)B) Limnophila sessilifloraC) Vallisneria americana (natans)D) Cryptocoryne wendtii 'Tropica'E) Microsorum pteropus 'Windeløv'F) Cryptocoryne parva Cumprimentos Citar
c.lopes Publicado: Setembro 18, 2013 Autor Publicado: Setembro 18, 2013 Bom dia, Andei a pesquisar e encontrei este: JBL Aquabasis plus. Serve? Cumprimentos Citar
joptoaz Publicado: Setembro 18, 2013 Publicado: Setembro 18, 2013 Bom dia, Andei a pesquisar e encontrei este: JBL Aquabasis plus. Serve? Cumprimentos é um substrato fértil interessante. Já o usei com bons resultados. Não te esqueças que para além desse, necessitas de outro substrato (inerte) que será colocado no topo do fértil evitando assim contacto directo com a água. Tens como inerte o Jbl Manado como exemplo. Citar
c.lopes Publicado: Setembro 18, 2013 Autor Publicado: Setembro 18, 2013 é um substrato fértil interessante. Já o usei com bons resultados. Não te esqueças que para além desse, necessitas de outro substrato (inerte) que será colocado no topo do fértil evitando assim contacto directo com a água. Tens como inerte o Jbl Manado como exemplo. Viva, Também já li sobre esse, mas estava a pensar usar areia de rio/ribeira. Citar
joptoaz Publicado: Setembro 18, 2013 Publicado: Setembro 18, 2013 Viva, Também já li sobre esse, mas estava a pensar usar areia de rio/ribeira. também pode ser....o manado foi só um exemplo. Citar
c.lopes Publicado: Setembro 18, 2013 Autor Publicado: Setembro 18, 2013 também pode ser....o manado foi só um exemplo. viva, Sabes onde posso encontrar esses produtos em Aveiro? Hoje fui ás 2 lojas que conheço, Glicinias e Continente, e não vendem JBL. Cumprimentos, Citar
joptoaz Publicado: Setembro 18, 2013 Publicado: Setembro 18, 2013 viva, Sabes onde posso encontrar esses produtos em Aveiro? Hoje fui ás 2 lojas que conheço, Glicinias e Continente, e não vendem JBL. Cumprimentos, envio contactos por p.m Citar
c.lopes Publicado: Setembro 25, 2013 Autor Publicado: Setembro 25, 2013 (editado) Boa noite a todos, Finalmente enchi o meu áqua (dia 23 ) Estado atual: Subestrato fertil: 2.5l JBL aquabasis plus Substrato inerte: areia de ribeira (previamente fervida) Decoração: tronco (previamente fervido) Água da torneira 1 pastilha de bacterium E da aquili pH = 7.5 Espero na 2º feira receber as seguintes plantas: Limnophila sessiliflora Vallisneria americana (natans) Cryptocoryne wendtii 'Tropica' Microsorum pteropus 'Windeløv' Foto atual: Editado Setembro 25, 2013 por c.lopes Citar
Paulo SS Conceição Publicado: Setembro 25, 2013 Publicado: Setembro 25, 2013 devias ter logo plantado de inicio, para as plantas se enraizarem melhor, e ser mais facil plantar. Citar Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua
c.lopes Publicado: Setembro 25, 2013 Autor Publicado: Setembro 25, 2013 devias ter logo plantado de inicio, para as plantas se enraizarem melhor, e ser mais facil plantar. Olá Paulo, Obg pelo teu comentário, Infelizmente não tenho ainda as plantas, estou a pensar remover alguma da água para facilitar a plantação. Cumprimentos Citar
Paulo SS Conceição Publicado: Setembro 25, 2013 Publicado: Setembro 25, 2013 sim vais ter de tirar sim. Citar Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua
joptoaz Publicado: Setembro 26, 2013 Publicado: Setembro 26, 2013 Não é grave com essas plantas. Plantas isso relativamente fácil com alguma perícia. Já tive montagens feitas com 3 meses e decidi plantar cuba... Não é necessário dramatizar. O pior cenário é quanto já tens peixes... aí é que mexer muito pode provocar stress nos mesmos. De resto calma e boa plantação. Citar
Paulo SS Conceição Publicado: Setembro 26, 2013 Publicado: Setembro 26, 2013 O plantar de início não tem nada a ver com ser ou não ser capaz ,ser mais fácil ou mais difícil de plantar, tem a ver que as plantas tem mais tempo para enraizar além de serem um bom Ajudante no ciclo do azoto. Mas c.Lopes vou-me ficar por aqui Citar Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua
c.lopes Publicado: Setembro 26, 2013 Autor Publicado: Setembro 26, 2013 Não é grave com essas plantas. Plantas isso relativamente fácil com alguma perícia. Já tive montagens feitas com 3 meses e decidi plantar cuba... Não é necessário dramatizar. O pior cenário é quanto já tens peixes... aí é que mexer muito pode provocar stress nos mesmos. De resto calma e boa plantação. O plantar de início não tem nada a ver com ser ou não ser capaz ,ser mais fácil ou mais difícil de plantar, tem a ver que as plantas tem mais tempo para enraizar além de serem um bom Ajudante no ciclo do azoto. Mas c.Lopes vou-me ficar por aqui Bom dia a ambos e antes de mais agradeço as vossas respostas. Compreendo a questão do ciclo de azoto e também compreendo que a operação de plantação será bem mais difícil com muita agua dentro do aquário. O único motivo pelo qual não plantei ainda resume-se à falta de lojas na zona de Aveiro, ou são extremamente caras ou não têm grande oferta. Uma das lojas onde fui com a lista de plantas que pretendia adquirir disse-me que não vendia plantas por nomes, mas sim por tamanhos... ora para quem é iniciante como eu não é tarefa fácil realizar uma compra assim. Juntamente com um colega de trabalho, encontramos alguns "vendedores" no olx e custo justo aqui da zona e foi a eles que encomendei as plantas com entrega em mão. Irei tentar esvaziar o aquário ao máximo para efetuar a plantação, comprei um tubo fino para "ferrar" e extrair a água para uns garrafões por forma a poder reutilizá-la minimizando assim os impactos no ciclo de azoto. Mais uma vez reafirmo todas as dicas/criticas são bem vindas. Cumprimentos, Citar
joptoaz Publicado: Setembro 26, 2013 Publicado: Setembro 26, 2013 Estamos a falar de menos uma semana entre a montagem e a colocação das plantas. Nem toda a gente é rica? o ideal não era sermos todos? Era fantástico colocares as plantas desde o início? Resposta óbvia: sim. Não o fizeste? como disse tem calma, não está tudo perdido. Se fosse assim ninguém colocava plantas posteriormente as montagens..ou porque umas morreram..ou porque é necessário replantar, etc, etc Se leres atentamente vários tópicos neste fórum encontras muita gente a ajudar, confesso, mas também encontras muita gente que apenas utiliza "chavões" que cegamente faz disso a "VERDADE".... não é que sejam mentira, mas cegamente? então e o espírito crítico? Seria interessante ver quantos utilizadores do fórum prosseguem com o hobbie graças a dicas aqui dadas, mas também seria interessante ver quantos desistiram após levarem com "chavões" que os fizeram pensar que a aquariofilia em breve deixaria de ser um hobbie agradável e passaria a ser uma cruz nas suas vidas. Sim é necessário ter cuidados e respeito pela vida que colocas no teu aquário, mas acima de tudo goza e diverte-te com o teu aquário. Isto é apenas a modesta opinião de quem tem contacto directo com a aquariofilia a 24 anos e sendo filho de um proprietário de uma PetShop a 35. Citar
Miguel Reis Publicado: Setembro 27, 2013 Publicado: Setembro 27, 2013 Boas, c.lopes, às vezes a pressa e o desejo de montar é inimigo da perfeição. Acho fundamental que a plantação arranque desde o minuto seguinte ao aquário ser cheio e aqui não se trata nem de dinheiro para comprar tudo de uma só vez nem de facilidade na plantação. É fundamental pelo uso do substrato fértil, ou seja, este sendo novo, a sua qualidade e libertação de nutrientes para a coluna de água é máxima. As plantas entram aqui para consumir parte desses nutrientes enquanto se faz trocas parciais de água com mais frequência nos primeiros dias para ir tirando o excesso que as plantas não consumiram. Se não houver plantas, o excesso terá de ser todo removido através das tpa's. joptoaz, concordo plenamente em que um aquário deverá ser algo para relaxar e dar gozo na sua manutenção mas na minha modesta opinião, este tipo de ajuda e conselhos deverá ser feita logo aquando a compra dos materiais pela parte dos lojistas para evitar os tais "chavões", mas com certeza que isso saberás melhor eu, visto teres contacto directo com a aquariofilia a 24 anos e sendo filho de um proprietário de uma PetShop a 35. Cumprimentos Citar
c.lopes Publicado: Setembro 27, 2013 Autor Publicado: Setembro 27, 2013 Bom dia a todos, Antes de mais agradeço as vossas respostas. Não se "zanguem" por causa de um novato que tem muito para aprender. Não considerei o possível problema do excesso de nutrientes. Podem indicar-me, sff, quais serão esses problemas e como poderei, se possível, contorná-los? Obg, Citar
Recommended Posts