Recommended Posts

Publicado

Boa tarde,

Hoje de manhã fui surpreendido com uma postura dos meus ancistrus. Estes estão num aquário comunitário de 100L, com red cherrys e endlers.

A minha vontade era retirá-los do aquário para que depois possa vir a alimentá-los devidamente. Contudo, os ovos agora devem ser duros para serem removidos.

O que me recomendam fazer?

Obrigado!

Publicado:

Boa tarde,

Dependendo do sítio onde foi feita a postura os ovos podem sempre ser removidos. São adesivos e costumam estar amontoados e não dispersos pela superfície onde foi feita a desova, pelo que ao soltar os de baixo, mesmo que alguns sejam danificados, deixa sempre os de cima intactos e soltos do local da postura.

Publicado:

Boa tarde Diogo,

Se calhar se esperar mais uns dias, eles ficam mais fáceis de remover. Alias, eles quando eclodirem (e isto se for como os escalares), os ovos desprendem-se de onde estão colados, e depois é mais simples de retirá-los até com um tubo. Não sei se é assim...

Publicado:

Boa tarde Hélder

O macho não está a tomar conta dos ovos?

Deixa eclodir os ovos, é mais fácil retirares os filhotes. Devem demorar 4 a 5 dias a eclodir.

Publicado:

Olá Hélder

Então podes estar descansado que o macho toma conta deles. Não sai de lá nem forçado. :smile2:

Os filhotes nascem já granditos e ainda com o saco vitelino, por isso basta veres como se comportam os outros peixes, não acredito que vás ter problemas com os endlers. O macho vai tomar conta dos filhotes por mais alguns dias, até eles estarem mais independentes.

Qualquer dúvida, diz.

Publicado:

Obrigado Ana!

Mas não posso retirá-los assim que começarem a eclodir (daqui a 4/5 dias)? Pretendia colocá-los num aquário, para me garantir que todos se conseguem alimentar. No comunitário nem todos podem conseguir obter alimento, o que me preocupa.

Cumprimentos

Publicado:

De nada

Sim, podes, embora tenhas de ter muito cuidado por causa do saco vitelino, dado que se tornam extremamente frágeis.

Quanto à alimentação, se tiveres troncos com algumas algas e colocares pastilhas de fundo, eles descobrem a comida. Mas caso queiras rentabilizar ao máximo a postura, podes separá-los, tem muita atenção à ambientação ao novo aquário e à limpeza do mesmo, são muito sensíveis na primeira fase de vida.

Publicado:

Sim, pretendia rentabilizar ao máximo a postura, e simplificar trabalhos futuros. Como tenho um aquário densamente plantado, mais tarde se os tiver que apanhar, não vai ser fácil :D

Estou a pensar em colocar a prole num aquário de 20L, com água do aquário comunitário e a ser filtrado com um filtro de esponja. Creio que não haverá grandes problemas. Em termos de TPA's, o que aconselhas Ana?

Cumprimentos!

Publicado:

Olá Hélder

Em termos de tpa´s, nos meus estou a mudar cerca de 2% por dia, e aspiro o fundo. à medida que vão crescendo, podes espaçar as tpa´s.

O mais importante é mesmo limpar o fundo.

Abraço

• 3 meses depois...
Publicado:

Desculpem. Tal como o Helder, esta noite ao chegar a casa deparei-me com uma postura (a foto tem fraca qualidade):

DSC02709_zps0a3858d2.jpg

O aquário tem para além de 4 ancistrus, khulis, corydoras, guppies e cardinais.

Está bem plantado e possui troncos. Acham que os alevins de ancistrus poderão sobreviver no aqua em causa?

Obrigado!

Ab.

Sérgio

-----Sérgio Ferreira-----

Publicado:

Boas.

Antes do mais parabéns pela postura.

Quanto aos ovos não te preocupes que o macho toma conta de tudo:D

Quando tive postura no meu nem os ramirezi lá chegavam perto e o macho tomou conta deles durante umas 3 semanas.

Boa sorte com isso;)

Sent from my GT-S5830 using Tapatalk 2

Publicado:

Hoje cheguei a casa e os ovos já tinham eclodido.

Depois das luzes se terem desligado há algum tempo, consegui ver 2-3 alevins. Suspeito que o macho deve estar a tapar os restantes.

Como não estava à espera da postura, não forneci ao casal um esconderijo apropriado para os alevins que assim poderão estar bastante vulneráveis ao se afastarem do macho.

O que me aconselham agora a fazer: apanhar os alevins com um tubo e passá-los para uma maternidade, ou deixo-os com o macho?

Já agora, quantos dias levam a absorver o saco vitelino?

Obrigado!

Sérgio

-----Sérgio Ferreira-----