Sabuguense Publicado: Outubro 16, 2013 Publicado: Outubro 16, 2013 O AqAdvisor menciona nos guppys fazer 1M / 2F. tem alguma razão em especial? Cumps sim tem uma razão especial, e até acho que devia de ser 1 / 3 quando tens mais de um macho, os machos só pensam em pinocar todo o dia, se só tiverem uma fêmea com um macho este vai solicita-la todo o dia acabando por mata-la de stress por isso convém ter várias fêmeas para cada macho, o stress é responsável por grande numero de mortes num áqua e pode ser causado por vários factores tais como: a captura, o transporte, uma má aclimatização, convivência com peixes incompatíveis, tpas mal feitas, parâmetros inadequados á espécie, má colocação do áqua como por exemplo num corredor em que os peixes se assustam frequentemente com a passagem das pessoas, condições de iluminação inadequadas e por ai fora Citar
Sabuguense Publicado: Outubro 16, 2013 Publicado: Outubro 16, 2013 - 4 corydoras panda - 1 betta (F) - 8 Guppys achas que a betta vai mesmo assim insistir nos guppys? sobre ter um casal de bettas, penso vir a comprar um outro aqua para o betta. assim poderia ter um casal, embora em aquas separados. Cumprimentos essa composição está um pouco desequilibrada tens peixes de fundo e de superfície faltam peixes de meio aquário, as femeas betta são bastante curiosas e exploram todo o áqua e interagem pacificamente com todos os peixes com exceção daqueles que ocupam permanentemente o seu patamar preferido a superfície, chegam a atacar peixes maiores que elas, posso dar exemplos dos que as minhas atacaram: peixe agulha ( dermogenys pusilus ) borboletas africanas ( pantodon bucholzi ) que são peixes bem maiores e que foram atacados só por estarem no spot favorito delas por isso é melhor desistires de guppys e arranjares ou uns peixes vistosos p ex: os cardinais ou então uns com um comportamento interessante p ex: rasboras harlequin ou as espei que o tunther falou, tinhas menos problemas e ficavas com o aqua mais composto Citar
strik Publicado: Outubro 16, 2013 Autor Publicado: Outubro 16, 2013 sim tem uma razão especial, e até acho que devia de ser 1 / 3 quando tens mais de um macho, os machos só pensam em pinocar todo o dia, se só tiverem uma fêmea com um macho este vai solicita-la todo o dia acabando por mata-la de stress por isso convém ter várias fêmeas para cada macho, o stress é responsável por grande numero de mortes num áqua e pode ser causado por vários factores tais como: a captura, o transporte, uma má aclimatização, convivência com peixes incompatíveis, tpas mal feitas, parâmetros inadequados á espécie, má colocação do áqua como por exemplo num corredor em que os peixes se assustam frequentemente com a passagem das pessoas, condições de iluminação inadequadas e por ai fora isso tudo o que disseste faz sentido, nos guppies estava só a pensar em machos, as femeas por não serem tão " vistosas " não fazem parte da escolha. Citar
strik Publicado: Outubro 16, 2013 Autor Publicado: Outubro 16, 2013 essa composição está um pouco desequilibrada tens peixes de fundo e de superfície faltam peixes de meio aquário, as femeas betta são bastante curiosas e exploram todo o áqua e interagem pacificamente com todos os peixes com exceção daqueles que ocupam permanentemente o seu patamar preferido a superfície, chegam a atacar peixes maiores que elas, posso dar exemplos dos que as minhas atacaram: peixe agulha ( dermogenys pusilus ) borboletas africanas ( pantodon bucholzi ) que são peixes bem maiores e que foram atacados só por estarem no spot favorito delas por isso é melhor desistires de guppys e arranjares ou uns peixes vistosos p ex: os cardinais ou então uns com um comportamento interessante p ex: rasboras harlequin ou as espei que o tunther falou, tinhas menos problemas e ficavas com o aqua mais composto terei de pensar melhor a escolha dos peixes, as rasboras não são muito vistosas, as espei idem, os cardinais ainda poderá ser uma hipotece, mas não são comparaveis aos guppies... nada identico a eles? cores garridas e sempre a andar de um lado para o outro? Cumps Citar
strik Publicado: Outubro 16, 2013 Autor Publicado: Outubro 16, 2013 Não sei, mas aí os guppies iriam stressar mais... pois, é então opção fora do baralho. Citar
Sabuguense Publicado: Outubro 16, 2013 Publicado: Outubro 16, 2013 terei de pensar melhor a escolha dos peixes, as rasboras não são muito vistosas, as espei idem, os cardinais ainda poderá ser uma hipotece, mas não são comparaveis aos guppies... nada identico a eles? cores garridas e sempre a andar de um lado para o outro? Cumps assim de repente que me recorde não, as rarboras são bastante activas e tem um comportamento bastante interessante com as suas disputas pela liderança do grupo e rituais de acasalamento, os cardinais são curtidos na medida que durante o dia com as luzes do aqua desligadas consegues ver a faixa néon a andar de um lado para o outro 1 Citar
strik Publicado: Outubro 16, 2013 Autor Publicado: Outubro 16, 2013 assim de repente que me recorde não, as rarboras são bastante activas e tem um comportamento bastante interessante com as suas disputas pela liderança do grupo e rituais de acasalamento, os cardinais são curtidos na medida que durante o dia com as luzes do aqua desligadas consegues ver a faixa néon a andar de um lado para o outro dai ficar meio complicado, os guppies são rápidos e com as cores bem vivas, o problema é ele e a betta, mantendo eles juntos qual poderia escolher para meio aquario? Citar
ThunderDrum Publicado: Outubro 16, 2013 Publicado: Outubro 16, 2013 as colisas papam ou apenas ferem camarões que lhes despertem a atenção ou lhes cruzem o caminho, mesmo que alguns maiores consigam esquivar-se e sobreviver raramente os vais ver logo se perde o propósito de os ter e reproduzi-los é para esquecer pois a miniaturas são todas papadas(...) O objectivo será ter as colisas, os camarões se vierem, é um extra, se reproduzirem, melhor, mas não pretendo fazer criação, para isso montava um somente de camarões. essa composição está um pouco desequilibrada tens peixes de fundo e de superfície faltam peixes de meio aquário(...) O meu betta percorre todo o aqua e até passa bastante tempo no fundo. (...)as rasboras não são muito vistosas, as espei idem(...) Não são vistosas? Alaranjadas? Num cardume jeitoso, acho muito engraçadas...mas são gostos! Tenta neons, cardinais, etc. Eu esquecia o betta num comunitário...aliás foi o que fiz! Citar [hr] Zeisses | Aqua 60l
Sabuguense Publicado: Outubro 16, 2013 Publicado: Outubro 16, 2013 O meu betta percorre todo o aqua e até passa bastante tempo no fundo. a que temperatura tens o aquario? Citar
ThunderDrum Publicado: Outubro 16, 2013 Publicado: Outubro 16, 2013 a que temperatura tens o aquario? 26ºC Citar [hr] Zeisses | Aqua 60l
Sabuguense Publicado: Outubro 16, 2013 Publicado: Outubro 16, 2013 (editado) 26ºC e quando dizes passa muito tempo no fundo é estático ou a explorar? com o que o alimentas? Editado Outubro 16, 2013 por Sabuguense Citar
ThunderDrum Publicado: Outubro 16, 2013 Publicado: Outubro 16, 2013 e quando dizes passa muito tempo no fundo é estático ou a explorar? Ele alterna, umas vezes anda lá por baixo a "fuçar", outras fica parado, escondido nas plantas. Porquê? Não será um comportamento normal? Citar [hr] Zeisses | Aqua 60l
Sabuguense Publicado: Outubro 16, 2013 Publicado: Outubro 16, 2013 Ele alterna, umas vezes anda lá por baixo a "fuçar", outras fica parado, escondido nas plantas. Porquê? Não será um comportamento normal? os peixes também descansam, um betta bem saudável anda sempre a explorar o seu território e ocasionalmente descansa, o esconder-se ou assusta-se ou é ele apenas a brincar as emboscadas, não vejo nada de anormal, a saúde dos bettas vê-se também pelo aspecto , se tem as barbatanas completas se é rechonchudo sem ter a barriga inchada, com que o alimentas? Citar
ThunderDrum Publicado: Outubro 16, 2013 Publicado: Outubro 16, 2013 Com flocos próprios e artémia liofilizada. Por vezes dou miúdos de frango cozidos (ainda ontem mamou fígado) Vê no link da minha assinatura o aqua do Zeisses! Citar [hr] Zeisses | Aqua 60l
strik Publicado: Outubro 16, 2013 Autor Publicado: Outubro 16, 2013 (editado) Não são vistosas? Alaranjadas? Num cardume jeitoso, acho muito engraçadas...mas são gostos! Tenta neons, cardinais, etc. Eu esquecia o betta num comunitário...aliás foi o que fiz! Sim claro que são gostos, quando digo não o serem não é pelo peixe em si mas pelas reduzidas cores vivas. Vou ver o que irei escolher mas os cardinais parecem-me a melhor opção a seguir aos guppies. pode ser uma opção, mas custa-me ter um aqua para um peixe só, sendo o que mais gosto. Cumps Editado Outubro 16, 2013 por strik Citar
strik Publicado: Outubro 16, 2013 Autor Publicado: Outubro 16, 2013 26ºC essa temp é a indicada para os bettas? é com o termostato activo? ou reparas que a temperatura da casa é essa por agora? Cumps Citar
ThunderDrum Publicado: Outubro 16, 2013 Publicado: Outubro 16, 2013 (...)custa-me ter um aqua para um peixe só, sendo o que mais gosto(...) Arranja um aqua de 15/20l e pões o betta. O de 60l fica o comunitário! essa temp é a indicada para os bettas? é com o termostato activo? ou reparas que a temperatura da casa é essa por agora? Sim é a temp indicada. Termo activo? Queres dizer ligado? Sim. A temperatura da casa anda por volta desse valor, o meu quarto é a única divisão com termómetro e é a mais fria, marca 24/25ºC Citar [hr] Zeisses | Aqua 60l
strik Publicado: Outubro 16, 2013 Autor Publicado: Outubro 16, 2013 Arranja um aqua de 15/20l e pões o betta. O de 60l fica o comunitário! Sim é a temp indicada. Termo activo? Queres dizer ligado? Sim. A temperatura da casa anda por volta desse valor, o meu quarto é a única divisão com termómetro e é a mais fria, marca 24/25ºC Não queria pelo menos por agora, estar a adquirir outro aqua, + o que tudo isso envolve. sim queria dizer ligado, na minha sala tambem está sempre por essa temperatura. Cumps Citar
strik Publicado: Outubro 19, 2013 Autor Publicado: Outubro 19, 2013 (editado) Parece que a rotala retundifólia não gosta dos meu aqua, uma delas está a partir-se ao meio quase sem folhas, alguma razão em especial? Deixo a luz 8 horas ligado. tenho mais no aqua mas parecem-me estarem melhores de saude. Cumps Editado Outubro 19, 2013 por strik Citar
strik Publicado: Outubro 19, 2013 Autor Publicado: Outubro 19, 2013 Aqui ficam mais umas fotos do aqua. Cumps 1 Citar
ThunderDrum Publicado: Outubro 19, 2013 Publicado: Outubro 19, 2013 As plantas ainda estão a adaptar-se, dá-lhe mais tempo... Citar [hr] Zeisses | Aqua 60l
capagebe Publicado: Janeiro 4, 2014 Publicado: Janeiro 4, 2014 Boas, Deves estar orgulhoso do teu aquário. Está muito bonito e sendo a primeira vez, estás de parabéns. Tens uma atitude que também está a marcar pela positiva e se reflecte no teu aquário. Tens tido calma e segues com atenção os conselhos e dicas que te vão dando. Agora é só continuar... e ir aprendendo todos os dias mais um pouco. Mais uma dica, que se calhar nem será necessária. Para teres um melhor controlo sobre o crescimento das tuas plantas poderás optar por um temporizador de tomada, só para a iluminação. Assim poderás ter um melhor controlo do fotoperíodo. Muita felicidades e disfruta bem do teu aquário. Citar Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi "De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo." Confúcio
strik Publicado: Janeiro 4, 2014 Autor Publicado: Janeiro 4, 2014 Boas, Deves estar orgulhoso do teu aquário. Está muito bonito e sendo a primeira vez, estás de parabéns. Tens uma atitude que também está a marcar pela positiva e se reflecte no teu aquário. Tens tido calma e segues com atenção os conselhos e dicas que te vão dando. Agora é só continuar... e ir aprendendo todos os dias mais um pouco. Mais uma dica, que se calhar nem será necessária. Para teres um melhor controlo sobre o crescimento das tuas plantas poderás optar por um temporizador de tomada, só para a iluminação. Assim poderás ter um melhor controlo do fotoperíodo. Muita felicidades e disfruta bem do teu aquário. Obrigado pela informação. Apesar de já a usar desde o inicio é sempre valida, eu aceito qualquer dica, ajuda ou seja o que for O aqua já tem algumas alterações, principalmente em termos de peixes, já tem mais uns quantos fica a lista - 3 Neons ( quero adicionar mais ) 3 corydoras sterbai ( quero adicionais + 1 ) 1 Betta F 8 Guppies ( 2 M, 6 F ) 1 Limpa Vidros. O que acham? está com muitas especies? venham dai essas dicas. fiquei sem 2 guppies há relativamente pouco tempo, mão entendi muito bem porque, 1 M, começou a ficar sem cor e passado 2 /3 dias não resistiu, 1 F estava gravida, bem cheia, e os meus pais deram com ela morta. não vejo assim nada que tenha feito para tal acontecer. Venham dai ajudas ou tentativas de tentar perceber porque. Cumps Citar
capagebe Publicado: Janeiro 4, 2014 Publicado: Janeiro 4, 2014 (editado) Na minha modesta opinião, os guppy, ao contrário do que muitos poderão achar, são peixes bastante sensíveis e razoavelmente difíceis de manter. Pequenas variações na temperatura da água, poderão ser o suficiente para provocar mortes precoces. Originalmente, um guppy talvez atingisse os três anos de vida, começando a ser capaz de se reproduzir aos dois meses e atingindo a maturidade sexual por volta de um ano. Ao serem colocados em aquários comunitários e ao terem de se ir adaptando a águas menos duras do que os seus primos selvagens, foram, no meu ponto de vista, perdendo a robustez original. Quando eu comecei com esta "mania" dos peixinhos, os guppy não tinham metade das variadíssimas cores que nos dias de hoje têm. As fêmeas nem cores tinham para além do cinza prateado, "coitadinhas". A selecção intensiva a que têm vindo a ser sujeitos, a sua extrema facilidade de reprodução e os habituais cruzamentos consanguíneos, tem, a meu ver, vindo a debilitar consideravelmente esta espécie. Ao ser de tão fácil reprodução, as linhagens produzidas por criadores sérios também acabam por ser absorvidas por outras linhagens, de criadores iniciados e curiosos que, não o fazendo propositadamente, vão enfraquecendo a espécie. Ainda não existem LOP para guppy, que eu saiba... Mas o discurso já vai longo, desculpa, passemos ao concreto. Se tiveres um aquário hospital, ou se usares uma metade de um garrafão, poderás tentar uma solução salobra de uma colher de chá de sal de cozinha, para três litros de água, sensivelmente, sempre que começares a notar algum sintoma dos que viste.Evita, sempre que possível, fazer este tratamento no aquário principal. A água que os guppy preferem também é sensivelmente mais dura que a da que a maioria dos seus vizinhos. Podes ainda tentar uma dieta de ervilha cozida e espinafre triturados. As fêmeas também stressam muito, na altura do parto. Deveriam, sempre que possível, ser transferidas para um outro aquário, com bastantes abrigos para os alevinos poderem sobreviver ao ataque da progenitora. Também é aconselhável ter um número de fêmeas sempre bastante superior ao dos machos, por estes assediarem demasiadamente as fêmeas, provocando-lhes a exaustão e consequente morte. Muito esconderijos para as fêmeas conseguirem fugir dos machos. Resumindo, após esta conversa toda, não te stresses tu. Na minha opinião já se tornou vulgar os guppy morrerem precocemente, infelizmente. Editado Janeiro 4, 2014 por capagebe Citar Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi "De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo." Confúcio
strik Publicado: Janeiro 4, 2014 Autor Publicado: Janeiro 4, 2014 Na minha modesta opinião, os guppy, ao contrário do que muitos poderão achar, são peixes bastante sensíveis e razoavelmente difíceis de manter. Pequenas variações na temperatura da água, poderão ser o suficiente para provocar mortes precoces. Originalmente, um guppy talvez atingisse os três anos de vida, começando a ser capaz de se reproduzir aos dois meses e atingindo a maturidade sexual por volta de um ano. Ao serem colocados em aquários comunitários e ao terem de se ir adaptando a águas menos duras do que os seus primos selvagens, foram, no meu ponto de vista, perdendo a robustez original. Quando eu comecei com esta "mania" dos peixinhos, os guppy não tinham metade das variadíssimas cores que nos dias de hoje têm. As fêmeas nem cores tinham para além do cinza prateado, "coitadinhas". A selecção intensiva a que têm vindo a ser sujeitos, a sua extrema facilidade de reprodução e os habituais cruzamentos consanguíneos, tem, a meu ver, vindo a debilitar consideravelmente esta espécie. Ao ser de tão fácil reprodução, as linhagens produzidas por criadores sérios também acabam por ser absorvidas por outras linhagens, de criadores iniciados e curiosos que, não o fazendo propositadamente, vão enfraquecendo a espécie. Ainda não existem LOP para guppy, que eu saiba... Mas o discurso já vai longo, desculpa, passemos ao concreto. Se tiveres um aquário hospital, ou se usares uma metade de um garrafão, poderás tentar uma solução salobra de uma colher de chá de sal de cozinha, para três litros de água, sensivelmente, sempre que começares a notar algum sintoma dos que viste.Evita, sempre que possível, fazer este tratamento no aquário principal. A água que os guppy preferem também é sensivelmente mais dura que a da que a maioria dos seus vizinhos. Podes ainda tentar uma dieta de ervilha cozida e espinafre triturados. As fêmeas também stressam muito, na altura do parto. Deveriam, sempre que possível, ser transferidas para um outro aquário, com bastantes abrigos para os alevinos poderem sobreviver ao ataque da progenitora. Também é aconselhável ter um número de fêmeas sempre bastante superior ao dos machos, por estes assediarem demasiadamente as fêmeas, provocando-lhes a exaustão e consequente morte. Muito esconderijos para as fêmeas conseguirem fugir dos machos. Resumindo, após esta conversa toda, não te stresses tu. Na minha opinião já se tornou vulgar os guppy morrerem precocemente, infelizmente. Sim, concordo em tudo o que disseste, eu calculo que tenha sido no parto. nunca me tinha acontecido, o macho penso que seria de velhice, fiz umas pesquisas e foi a essa conclusão que cheguei. como se reproduz muito tambem morre muito infelizmente já são 2 as baixas Citar
Recommended Posts