strik Publicado: Outubro 3, 2013 Autor Publicado: Outubro 3, 2013 Além do que o thunderdrum disse, deves mesmo colocar de início, pois elas ajudam no ciclo do azoto e assim também tem mais tempo para enraizar, antes da entrada dos peixes. é que uma vendedora disse-me para meter a agua e passado 2 dias inserir as plantas por causa do "pó" provocado pelo areão, fiquei confuso com o que ela me disse mas lá acreditei, mas queria confirmar isso. dai a pergunta Citar
ThunderDrum Publicado: Outubro 3, 2013 Publicado: Outubro 3, 2013 A única lógica que vejo nisso é para o pó não assentar nas plantas, pode ficar inestético, de resto não vejo mal. Para diminuir o "pó" quando encheres o aqua, despeja a água para cima de algo (um pires, uma tampa) pousado no areão, porque se o fizeres directo levanta muita sujidade. Citar [hr] Zeisses | Aqua 60l
strik Publicado: Outubro 4, 2013 Autor Publicado: Outubro 4, 2013 ThunderDrum - Obrigado pela dica, penso que este sabado irei tratar da montagem agora é juntar todo o material e vamos ver no que dá a minha habilidade :D Citar
strik Publicado: Outubro 8, 2013 Autor Publicado: Outubro 8, 2013 (editado) Já está montado o aqua, fica aqui imagens para vocês darem a vossa opinião. Podem dar-me umas dicas para melhorar o meu Aqua Cumps Editado Outubro 8, 2013 por strik 1 Citar
strik Publicado: Outubro 8, 2013 Autor Publicado: Outubro 8, 2013 Ele foi iniciado no domingo a tarde, a agua ainda está um pouco turva. Agora é aguardar que passe Cumps Citar
ThunderDrum Publicado: Outubro 8, 2013 Publicado: Outubro 8, 2013 Não está nada mal, mas essas plantas finas maiores deveriam estar mais atrás...digo eu! Podias fazer um update da descrição do aqua, para saber quais as plantas, etc... Citar [hr] Zeisses | Aqua 60l
strik Publicado: Outubro 8, 2013 Autor Publicado: Outubro 8, 2013 Não está nada mal, mas essas plantas finas maiores deveriam estar mais atrás...digo eu! Podias fazer um update da descrição do aqua, para saber quais as plantas, etc... penso que está razoável, apesar da minha falta de conhecimento, pois não sei muito bem onde colocar as plantas, penso que está um pouco em modo " salganhada " O nome das plantas não sei pois foram dadas, mas vou me informar e depois digo aqui. Cumps Citar
André Calvário Publicado: Outubro 8, 2013 Publicado: Outubro 8, 2013 Esta fixe, tens muito espaço para criar um bom ecossistema. Os peixinhos vão ficar contentes. As plantas estão um pouco misturadas, mas acho que isso é como tudo com o tempo vamos aprendendo. E digo Tb para mim que sou iniciante. Citar
Sabuguense Publicado: Outubro 9, 2013 Publicado: Outubro 9, 2013 Boas, vamos lá criticar costrutivamente, primeiro acaba de encher o aquario de forma a que a linha de água fique escondida na moldura, vais ver que fica melhor e tens mais precepção da profundidade do aqua, para além de ser benéfico teres mais uns litritos de água num ecosistema tão pequeno o filtro não precisa de fazer essa cascata, podes por os furos da flauta rentes á superficie ou ligeiramente abaixo desta, basta que se note uma leve ondulação na superficie para que se façam as trocas gasosas de facto as valisnérias ficavam melhor no fundo, disposta em linha para fazerem uma especie de cortina junto ao vidro, a rotala retundifólia ( a planta de estame de tons rosa laranja e verde) também é uma planta de fundo não fica muito bem á frente pois vai tapar tudo, de todas as que tens é a que cresce mais e mais rápido, não a deixes chegar á superficie vai dando umas podas quado estiverem a quase chegar e replanta as pontas que cortares para fazer uma moita densa, a cryptocoryne wendtii brown a que está em frente ao tronco é uma planta de meio se estiver muito proxima do vidro vai crescer espalmada contra ele e fica um pouco inestéctico, no meu gost ficava melhor no lado oposto ao tronco, ficava mais equelibrado o conjunto e tinhas mais espaço para nadar a anúbia nana petite fica bem em qualquer sitio, tem cuidado se começar a ganhar pontos verdes nas folhas é sinal de apanhar muita luz directa deves nesse caso resguarda-la mais num local com alguma sombra o feto windelove o das folhas com pontas esfarrapadas gosta de alguma luz vamos ver como se safa, em principio estando debaixo de luz directa deve safar-se . a cardamine lyrata a de folhas que parece coentros ou salsa, experimenta plantar jem frente ao tronco para ganhar raizes e comecar a crescer a ver o que dá a riccia fluitans deixa a boiar pois não tens luz nem co2 pra fazer tapete se decidires mudar alguma coisa muda agora antes que as plantas desenvolvam raizes, sobretudo as cryptos que estendem raizes por todo o fundo do aquario, tens é de ter muto cuidado a plantar pois com o aquario cheio é grande a tendência para as plantas flutuarem, ou então deixas crescer em modo salganhada porque até não está mal de todo, o importante é tu te identificares com o aquario e depois sempre podes mudar ou acescentar o que entenderes que fica melhor, assim que tiveres oportunidade aspira o substrato fértil que está em contacto com a coluna de água para não teres problemas de álguedo Citar
strik Publicado: Outubro 9, 2013 Autor Publicado: Outubro 9, 2013 Boas, vamos lá criticar costrutivamente, primeiro acaba de encher o aquario de forma a que a linha de água fique escondida na moldura, vais ver que fica melhor e tens mais precepção da profundidade do aqua, para além de ser benéfico teres mais uns litritos de água num ecosistema tão pequeno o filtro não precisa de fazer essa cascata, podes por os furos da flauta rentes á superficie ou ligeiramente abaixo desta, basta que se note uma leve ondulação na superficie para que se façam as trocas gasosas de facto as valisnérias ficavam melhor no fundo, disposta em linha para fazerem uma especie de cortina junto ao vidro, a rotala retundifólia ( a planta de estame de tons rosa laranja e verde) também é uma planta de fundo não fica muito bem á frente pois vai tapar tudo, de todas as que tens é a que cresce mais e mais rápido, não a deixes chegar á superficie vai dando umas podas quado estiverem a quase chegar e replanta as pontas que cortares para fazer uma moita densa, a cryptocoryne wendtii brown a que está em frente ao tronco é uma planta de meio se estiver muito proxima do vidro vai crescer espalmada contra ele e fica um pouco inestéctico, no meu gost ficava melhor no lado oposto ao tronco, ficava mais equelibrado o conjunto e tinhas mais espaço para nadar a anúbia nana petite fica bem em qualquer sitio, tem cuidado se começar a ganhar pontos verdes nas folhas é sinal de apanhar muita luz directa deves nesse caso resguarda-la mais num local com alguma sombra o feto windelove o das folhas com pontas esfarrapadas gosta de alguma luz vamos ver como se safa, em principio estando debaixo de luz directa deve safar-se . a cardamine lyrata a de folhas que parece coentros ou salsa, experimenta plantar jem frente ao tronco para ganhar raizes e comecar a crescer a ver o que dá a riccia fluitans deixa a boiar pois não tens luz nem co2 pra fazer tapete se decidires mudar alguma coisa muda agora antes que as plantas desenvolvam raizes, sobretudo as cryptos que estendem raizes por todo o fundo do aquario, tens é de ter muto cuidado a plantar pois com o aquario cheio é grande a tendência para as plantas flutuarem, ou então deixas crescer em modo salganhada porque até não está mal de todo, o importante é tu te identificares com o aquario e depois sempre podes mudar ou acescentar o que entenderes que fica melhor, assim que tiveres oportunidade aspira o substrato fértil que está em contacto com a coluna de água para não teres problemas de álguedo Obrigado pelas dicas, vou tratar de seguir as indicações Vamos lá ver se dou conta do recado. Cumps Citar
strik Publicado: Outubro 13, 2013 Autor Publicado: Outubro 13, 2013 Mais novidades! Iluminação ao meu gosto logo posto fotos e digam a vossa opinião. Cumps Citar
strik Publicado: Outubro 14, 2013 Autor Publicado: Outubro 14, 2013 Aqui fica as imagens, apesar da fraca qualidade Luz branca, 6400 k 16W. acho que melhorou e muito, apesar de a agua não estar muito limpida. Penso que tenha sido de adicionar mais agua seguindo a sugestão do user Sabuguense. o que acham? Cumps Citar
strik Publicado: Outubro 14, 2013 Autor Publicado: Outubro 14, 2013 Aqui fica o Setup do meu Aquário. Material Aquário Aquapor 60 cm * 32 cm * 38 cm - 54 L Filtro Ecofilter 300 - 300 L/HTermostato Aquecedor Aquapor 50WIluminação - 1 * 16 W; 6500 k - 6 horas/diaHardscapeSubstrato fértil - Aquabasis Plus 2,5 L Substrato não fértil - areão pretoTroncoPlantas Feto Windelove Rotala RetundifóliaAnubia "nana" Petit Cryptocorine wendtii "brown"ValisnériaPeixes N/A Citar
ThunderDrum Publicado: Outubro 14, 2013 Publicado: Outubro 14, 2013 Epá, está com muito bom aspecto! O meu aqua (que ainda tou a montar) é igual ao teu, parece que essa luz é suficiente, acho que já não vou trocar a minha! Essa está com reflector? Quantos kg usaste de areão? Fauna, qual e quando entra? Citar [hr] Zeisses | Aqua 60l
strik Publicado: Outubro 15, 2013 Autor Publicado: Outubro 15, 2013 (editado) Epá, está com muito bom aspecto! O meu aqua (que ainda tou a montar) é igual ao teu, parece que essa luz é suficiente, acho que já não vou trocar a minha! Essa está com reflector? Quantos kg usaste de areão? Fauna, qual e quando entra? Obrigado Gosto bastante do aqua, esta luz foi base numa alteração que efectuei, não está como veio. o meu trazia uns reflectores na parte superior preta onde está encaixada a minha lampada. de areão usei 6, mas penso que + 1 ou 2 não lhe faria mal nenhum, embora tambem possa ser da minha azelhice, pois não ficou bem como eu queria. ainda não estudei bem a coisa, mas há uns planos. quero ter uns limpa fundos que não crescecem muito, 1 cardume e 1 macho / 1 casal ou 2 femeas. gosto bastante dos bettas, estava a pensar ter 1ª ou 2 femeas / 1 macho. A minha namorada adora os guppies, eu de bettas. Agora diz-me como posso dar a volta a coisa? :D Peixes muito coloridos e activos o que poderei escolher? Cumps Editado Outubro 15, 2013 por strik Citar
ThunderDrum Publicado: Outubro 15, 2013 Publicado: Outubro 15, 2013 (...)gosto bastante dos bettas, estava a pensar ter 1ª ou 2 femeas / 1 macho. A minha namorada adora os guppies, eu de bettas. Agora diz-me como posso dar a volta a coisa? :D(...) Simples, não dás volta nenhuma...lol Guppies com bettas esquece! Bettas: 1 macho num aqua de 15l e fica feliz como o meu! Fêmeas, se quiseres fazer criação, mas não podem estar sempre juntos, logo precisarias de outro aqua para as fêmeas, que também poderão não gostar de estar juntas. Já para não falar de onde depois irias pôr a prole...mais um aqua! Guppies também são engraçados, e reproduzem-se exponencialmente! Por isso, se tiveres uns 10, num instante ficam 30! (atenção à sobrelotação) Posso te dizer o que vou pôr no meu de 60l: - 5 corydoras panda - 12 rasboras espei - 2 colisa lalia (casal) - Red cherrys (talvez) Experimenta combinações de peixes aqui: http://www.aqadvisor.com Citar [hr] Zeisses | Aqua 60l
Sabuguense Publicado: Outubro 15, 2013 Publicado: Outubro 15, 2013 - 2 colisa lalia (casal) - Red cherrys (talvez) e umas bejecas para as colisas paparem melhor os camarões, Citar
ThunderDrum Publicado: Outubro 15, 2013 Publicado: Outubro 15, 2013 O AqAdvisor não indica esse perigo...logo se verá! Citar [hr] Zeisses | Aqua 60l
strik Publicado: Outubro 15, 2013 Autor Publicado: Outubro 15, 2013 - 4 corydoras panda - 1 betta (F) - 8 Guppys achas que a betta vai mesmo assim insistir nos guppys? sobre ter um casal de bettas, penso vir a comprar um outro aqua para o betta. assim poderia ter um casal, embora em aquas separados. Cumprimentos Citar
strik Publicado: Outubro 15, 2013 Autor Publicado: Outubro 15, 2013 O AqAdvisor menciona nos guppys fazer 1M / 2F. tem alguma razão em especial? Cumps Citar
ThunderDrum Publicado: Outubro 15, 2013 Publicado: Outubro 15, 2013 (editado) Sendo fêmea, poderá resultar, mas...depende também do temperamento do peixe, pode ser que corra bem, depois arranjas um macho e tentas a reprodução! Nos Guppys 1M/2F porque é relação M/F que eles devem ter em cardume para não haver conflitos e melhor reprodução. Editado Outubro 15, 2013 por ThunderDrum Citar [hr] Zeisses | Aqua 60l
strik Publicado: Outubro 15, 2013 Autor Publicado: Outubro 15, 2013 Sendo fêmea, poderá resultar, mas...depende também do temperamento do peixe, pode ser que corra bem, depois arranjas um macho e tentas a reprodução! Nos Guppys 1M/2F porque é relação M/F que eles devem ter em cardume para não haver conflitos e melhor reprodução. Terei de pensar bem, pois não quero fazer de forma descuidada, claro cada peixe é um peixe mas sendo fêmea poderá ser menos agressiva. imaginemos que em vez de 1ª fêmea inseria 3, seria melhor ou pior? seria mais bettas a caça das guppys ou como seriam 3 entretinham-se? Cumprimentos Citar
ThunderDrum Publicado: Outubro 15, 2013 Publicado: Outubro 15, 2013 Não sei, mas aí os guppies iriam stressar mais... Citar [hr] Zeisses | Aqua 60l
strik Publicado: Outubro 15, 2013 Autor Publicado: Outubro 15, 2013 Não sei, mas aí os guppies iriam stressar mais... terá mesmo de ser apenas uma Betta... mas ainda terei de estudar bem a coisa :D Cumps Citar
Sabuguense Publicado: Outubro 15, 2013 Publicado: Outubro 15, 2013 O AqAdvisor não indica esse perigo...logo se verá! as colisas papam ou apenas ferem camarões que lhes despertem a atenção ou lhes cruzem o caminho, mesmo que alguns maiores consigam esquivar-se e sobreviver raramente os vais ver logo se perde o propósito de os ter e reproduzi-los é para esquecer pois a miniaturas são todas papadas, não são tão obsessivas como os bettas que sabendo que há camarões vão á caça e até fazem emboscadas ( diga-se de passagem é um momento muito gratificante de observar que denota a inteligência do peixe ),mas esse perigo é uma realidade, se queres ter camarões com colisas tenta camarões fantasma sempre são consideravelmente maiores conseguem passar mais despercebidos e até sabem defenderem-se Citar
Recommended Posts