Usem sempre Tampa nos Aquários!

Nuno Carvalho

Recommended Posts

Boas a todos!!!

Ontem a noite (por volta da 1h30) dei com um dos meus Discus fora do aquário. Sobreviveu por milagre!

Passo a contar a história:

O meu aquário de 300Lts tem uma tampa de vidro que à uns meses retirei porque me dava menos trabalho tratar do aquário.

Ontem por volta da 1h30 resolvi ir a cozinha comer algo antes de me deitar e sem razão nenhuma lembrei-me de ir ao escritório ver como estavam os meus lindos. Não sei mesmo pk lá fui pois a luz do aquário apaga as 23h.

Dei uma olhadela para o aquário e tudo me pareceu bem. Quando me ia a ir embora dei com um dos meus Discus fora de aquário (ao olhar para o aquário não reparei pela falta dele pois estava escuro). Quando, vi até me ia dando uma coisa má mas o pior foi quando peguei nele e ele nem reagiu. Já estava seco. Naquele momento só me apeteceu partir o aquário e deixar de ter peixes.

Quando o tinha na mão pareceu-me sentir uma convulsão e então po-lo na água. Ele limitou-se a cair até ao fundo mas ao bater no chão as guelras voltaram abrir e fechar. Nesse momento pensei que era um milagre.

Durante os 20mim que se seguiram ele deambulou pelo aquário de cabeça para baixo levado pela corrente até que parou numa folha. Passado mais 20mim senti que ele tentou nadar e com algum esforço conseguiu ficar direito. Muito provavelmente estava em coma pois n mexia as barbatanas. Passado mais 20mim começou a mexer uma das barbatanas laterais mas não saia do chão.

Como já era tarde e não o podia ajudar resolvi ir deitar-me. (Acreditem que não foi fácil adormecer.)

Hoje quando acordei a 1ª coisa que fiz foi correr para o aquário para saber como ele estava. A luz do aquário ainda estava apagada mas deu para ver que já estava a meia água a nadar.

As 11h quando a luz acendeu dei-lhes comida para ver se comia e ele comeu. Parece ter alguma dificuldade em apanha-la mas comeu. Tive agora a analisa-lo e ele esta com a respiração um pouco acelerada.

Contudo penso que desta já se safou! :D

:) MILAGRE!?!? :roll:

Resolvi contar isto tudo pois um dos objectivos deste fórum é partilhar experiências e como esta história pode ser que evite que outros peixes morram secos que nem bacalhaus fora dos nossos aquários!

Aqui fica uma foto do SOBREVIVENTE!

disku1.jpg

Abraços

P.S.- Enquanto que o observava a lutar contra a vida coloquei logo a tampa do aquário!

Nuno Carvalho

Partilhar nas redes sociais

isso acontece na realidade.

eu prefiro ter as tampas colocadas.

quando necessitamos de mais espaço para fazer a manutençao o melhor nao e retirar a tampa, mas sim fazer uma que nos facilite a vida.

por exemmplo sertos peixes gostam de saltar fora de agua como por exemplo peixes arqueiros e outros.

Nesses casos devemos ter um cuidado redobrado e colocar uma tampa mais alta.

A verdade e que em diversas sirconstancias quase todos os peixes gostam de dar um saltinho fora de agua.

Eu ja tive um peixe ventosa chines que tinha a mania de fazer visitas ao chao da minha sala. Por varias ocasioes o encontrei na mesma circunstacia. Quase seco aparentemente morto.

Oi

Uma vez em que li um tópico idêntico (mas com final infeliz), num outro fórum, pensei cá para comigo: isto nunca me irá acontecer, pois os meus aquas estão bem tapados.

Hoje, para facilitar as rotinas e minimizar o stress por elas provocado, tenho cerca de 2/3 dos aquas dos discos destapados, até agora sem azares. Mas é uma situação a que passei a ficar sujeito.

Também, tenho a possibilidade de ter os aquas na garagem, o que é uma vantagem, pois acho que os grandes sustos provocados nos peixes, que eventualmente os farão pular para fora, são provocados por movimentações/ruídos exteriores, quando as luzes estão desligadas e eles a "dormir".

Quanto a ti, Nuno, calculo o alívio. Tens de pagar un copo ao pessoal, hehe...

Abrçs

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Provavelmente o teu disco saltou pq se assuntou... pelo que descreveste nao parece que se tenha ssuntado com algo exterior ao aquario mas sim interior! Deves ter algum peixe k durante a noite "vai aos discos"...

A morte por asfixia é uma das piores que um peixe pode ter ( o mesmo acontece às pessoas ) pois é lenta, gradual e dolorosa. A primeira reacção do peixe fora da àgua é agitar-se compulsivamente e gradualmente perder as forças acabando por ficar imóvel durante alguns minutos apenas com espasmos respiratórios das guelras. As primeiras celulas afectadas no ser humano são as nervosas (penso que no peixe deve ser igual) e por isso a tal lentidão e apatia inicial qdo o devolves-te ao aquario. Agora se o peixe vai ficar ou não com mazelas só o tempo dirá pois embora o tecido nervoso não se regenere ele contudo tem a capacidade de compensar os danos causados. Esperemos que tal aconteça :)

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png

Pois....para ele ter saltado algo se passou...agora o quê nunca saberei.

Poderá ter-se assustado mas a luz do aquário já estava apagada à + de 2 horas e tb a mais de 2 horas que estava tudo a dormir cá em casa. Dentro do aquário também não terá sido pois só existem Discus e um pleco que não faz mal a ng (ainda).

Eu desconfio que tenha sido devido ao tratamento que inicie e tb finalizei ontem de H2O2 contra as algas pois eles hoje estavam todos um pouco assustadiços.

Bem....saltar já n voltam a saltar porque a tampa n deixa!! :)

Nuno Carvalho

Ontem passou-se comigo a mesma coisa, exepto que presenciei tudo.

O meu Discu assustou-se com o meu tubarão preto e saltou para fora do aquário. A sorte dele é que mal caiu apanhei-o logo. O meu aquário está completamente tapado, mas tudo isto passou-se quando lhes estava a dar comida.

In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.

Discus, para quem não sabe não gosto dessa especie.

Mas sobre aquário sem tampa. Existe mesmo um tipo de aquário sem tampa para permitir as plantar aquáticas terem flores e crescerem para fora de água ou o inverso para dentro de água.

Não vejo problema se a distância entre o nível de água e o topo for alto e existires traves em todo o aquário. Mesmo assim existem especies que conseguem sair do aquário.

Quando a discus, quando consegue saltar um disco, mais de 10cm?

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Gostos são gostos... :roll::wink:

Eu tenho um aqua com 150 cm de comprimento. Tem 3 traves de 10cm cada, ou seja, sobram 120 cm que não têm nada por cima...

Do nível da água até à tampa do aqua tenho agora (já tive menos) ~14cm.

Muitas vezes, quando os escalares "brigam" e assustam os discos estes saltam e tocam na tampa!! :shock:

As baleias são animais pesados e tb saltam... e dão grandes saltos... :wink:

O único receio que tenho é que ao saltar choquem contra as traves e se magoem... :roll:

Cumprimentos,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

a minha experiência diz que os peixes só saltam se o ambiente não for o melhor, ou se sentirem incomodados. (pelo menos se estivermos só a falar de discos)

deste cabo do muco dos gajos e isso irritou-lhe a pele, deve ter sido uma comichão o que o fez saltar, isso ou os parametros "indecentes" da água por causa da experiencia.

já tive aquários fechados com kullies, e estes sairam não sei como, e no grande aberto tal nunca aconteceu...

também já tive um caso contrário, em que o facto de este estar aberto, salvou-me o aquário, saltou um SAE, acordando-me com o barulho às 4 da manhã, por causa de um power-head entupido, o nivel de oxigénio baixou a niveis incomportaveis, estava tudo à rasca, todos os peixes a respirar à superficie, se não tivesse sido o gajo morreria tudo, até os meus discos...

Abraços!

• 2 semanas depois...

Realmente as tampas são mt importantes nos aquários... a minha fêmea beta tb saltou lá de dentro assim q abri a tampa p lhes dar de comer, mas tive menos sorte, ela bateu mal no chão e morreu no mesmo segundo... o pior é qd os peixes saltam do aquário mesmo c tampa!!!

Tive 2 óscars q comprei bem pequenos e que atingiram mais de 20 cm cada um (acabei por ter pena deles num aquário de 100 cm e doei-os ao Aq. V. Gama), adorava-os mas qual n é o meu espanto q um dia ao chegar da escola só lá encontrei um! gritei logo ao meu pai a saber o q tinha acontecido ao outro, nisto olho p o chão e noto td molhado e a tampa aberta, baixei-me... o meu querido óscar estava no chão sem se mexer, foi o meu pai q pegou nele, já estava seco, mas qd lhe deu um ligeiro apertão o peixe lá "acordou" e metemo-lo logo dentro da água... após um bom tempo de reanimação em q lhe estivemos praticamente sempre a mexer p ele reagir e n parar ele lá foi começando a nadar um pouquinho... estava todo esfolado tadinho, mas td acabou bem e passado uns tempos já n restava mazela nenhuma p contar a história... apartir daí optei por ter 2 pedregulhos, um em cima de cada parte da tampa, já que aquela bestinha tinha conseguido "abrir" a tampa... foi aí que começei a ter mesmo pena dos bichinhos e a mt custo mas lá os deixei no Áq. VG onde agora de vez em qd os vou visitar e os vejo de boa saúde... juntamente c as piranhas! :shock: