Makiesse Vieira Publicado Setembro 14, 2013 Publicado Setembro 14, 2013 (editado) Olá a todos, Chamo-me Makiesse Vieira e estou a iniciar neste mundo de Aquariofilia (comecei a preparar o meu aquário hoje 14.09.2013) pelo que estou verdinho, verdinho mas feliz …; como tal quero aprender mais sobre o assunto pelo que estou receptivo a toda a ajuda, concelhos e correcções sobre alguns erros que certamente irei cometer, de todos vocês. Passo a apresentar o material que tenho, os passos que eu já dei e também colocarei algumas dúvidas: Material Aquário: 61 cm * 30 cm * 30 cm -» 55 LitrosFiltro – Eheim 2213 - 440 L/H (matérias filtrantes: Cerâmica – Filtro – Carvão – Filtro/Esponja)Termostato – Aquapor 75WIluminação – 1 lâmpada fluorescente HardscapeSubstrato não fértil - Areia fina, Rocha Vulcanica e pedras pequenas Parâmetros Amónia (NH4) - ??? mg/L (o que é?)Nitratos (NO3) - ??? mg/L (o que é?)Nitritos (NO2) - ??? mg/L (o que é?)Fosfatos (PO4) - ??? mg/L (o que é?)pH – medi o pH (água da torneira) e está entre 6,5 e 7Kh - ??? (o que é?) Plantas Ainda não tenho mas pretendo comprar mais tarde Peixes Ainda não tenho pois o aquário foi montado apenas hoje e tenho de esperar pelo menos 15 dias a 3 semanas segundo informações que obtive. Fertilização TPA - (o que é?)Será troca parcial de água???? Os passos que eu já dei: Aquário: Limpei todo o material (pois era usado – foi todo ofertado), enxaguei muito bem os vidros e durante algum tempo pois tive de usar um pouco de limpa vidros. Sequei os vidros com papel de cozinha e deixei repousar por mais de uma hora. Lavei a areia (comprei-a) e fervi as pedras e as rochas assim como o vaso de decoração. Em relação ao filtro, lavei as matérias filtrantes reutilizáveis (filtros), comprei filtros novos para o topo (Eheim classic), lavei as tubagem e montei tudo. Enchi o filtro com água até a boca e depois de decorar e encher o aquário com água liguei o filtro para ir limpando a água. Com 2/3 de água no aquário medi o pH para saber se era necessário enche-lo com agua do garrafão (mineral) mas como os valores estão bons enchi-o todo com água da torneira. Por fim liguei a bomba de ar. Duvidas: Na loja onde comprei o filtro, recomendara-me colocar um acondicionador da água – ”Sera Aquatan” - (±10ml) e também material filtrante biológico líquido com bactérias depuradoras – “Sera bio nitrivec” – (±10ml – embora que a embalagem aconselhe 20ml para 50 litros de água). - A minha questão é se posso colocar esses produtos com o filtro a trabalhar ou se o tenho de deixar desligado para a água não circular e os produtos actuarem? - Outra questão é se devo ligar já o termostato (na verdade já o liguei a algumas horam mas ao tacar no termostáto noto que está frio, penso que esteja avariado - aconcelham-me algum em especial?). - Devo colocar as plantas antes de comprar os peixes ou não faz diferença? - Devo fazer mais algum tipo de testes para já ou o pH é suficiente. - Por fim, quando comprar os peixe, devo coloca-los logo na água (sem levar água do saco onde os peixes vêm) ou devo seguir algum processo de adaptação dos peixes ao novo ambiente. Eis os links das fotos (não consegui cola-las aqui através do Flickr): http://www.flickr.com/photos/101817316@N08/9743042358/ http://www.flickr.com/photos/101817316@N08/9743042396/ http://www.flickr.com/photos/101817316@N08/9743042398/ http://www.flickr.com/photos/101817316@N08/9743042402/ http://www.flickr.com/photos/101817316@N08/9743042434/ Por agora é tudo (acho que já me estiquei). Muito obrigado. Makiesse Vieira Editado Setembro 14, 2013 por Makiesse Vieira Citar Cumprimentos Makiesse Vieira
tpedro99 Publicado: Setembro 14, 2013 Publicado: Setembro 14, 2013 que tipo de peixes estas a pensar meter no aquario? Citar
Makiesse Vieira Publicado: Setembro 14, 2013 Autor Publicado: Setembro 14, 2013 que tipo de peixes estas a pensar meter no aquario? Olá Pedro Para já ainda não decidi, gostaria de ter algumas variedades de peixes com muitas cores para dar vida ao aquário sem falar nos necessários limpa vidros e limpa fundos. Gostaria de ter alguns camarões (acho piada) e alguns da família dos tubarões. Sei que tenho de ter em conta o tamanho do aquário devido ao tamanho que os peixes podem atingir. Citar Cumprimentos Makiesse Vieira
tpedro99 Publicado: Setembro 14, 2013 Publicado: Setembro 14, 2013 tem em conserideraçao o ph e a temperatura pois ha especies que nao sao compativeis se pensares em pores viviparos( guppys , mollys, espadas..) esses podes por todos juntos mas ja n sei se podes por alguns da familia dos tubaroes .... tem em conta que os viviparos sao peixes de facil reproduçao... e quando ja tiveres feito o ciclo de azoto quando comprares os peixes tens de fazer uma ambientaçao vai lendo o forum acerca dessa adaptaçao e le tambem sobre o ciclo de azoto pois no forum temos muita informaçao boa sorte com isso... Tpedro99 Citar
Tiago Nicolau Publicado: Setembro 14, 2013 Publicado: Setembro 14, 2013 (editado) Bem vindo Se nao leste a FAQ, recomendo vivamente leres, parece que já sabes alguma coisa mas pelas dúvidas que aparentas ter relativamente aos parâmetros, é melhor dares uma vista de olhos Se queres camaroezinhos tens de ter sitio para eles se esconderem bem tal como plantas de baixo perfil senao os cuitados sao comida pos peixes Os condicionadores da Sera parecem ser bons mas desnecessários pois os nitritec é substituido por 1 mês de ciclo de azoto e o condicionador substituido pelo filtro que tens, ainda mais porque tens carvao activado, o que vai meter a água mais limpida Recomendo ires pensando numas plantinhas que nao sejam dificeis de tratar no inicio, pois nao me parece que tenhas iluminaçao própria nem CO2, e as plantas vao ajudar em muito o ambiente do aquário Editado Setembro 14, 2013 por Tiago Nicolau Citar Projecto de um mundo submerso 15lt Shrimp Booty Camp "You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."
Tiago Nicolau Publicado: Setembro 14, 2013 Publicado: Setembro 14, 2013 - A minha questão é se posso colocar esses produtos com o filtro a trabalhar ou se o tenho de deixar desligado para a água não circular e os produtos actuarem? o filtro tem de tar ligado, pois a agua que vai circular, nao vai embora lol - Outra questão é se devo ligar já o termostato (na verdade já o liguei a algumas horam mas ao tacar no termostáto noto que está frio, penso que esteja avariado - aconcelham-me algum em especial?). Se não tens peixes tropicais, nao precisas - Devo colocar as plantas antes de comprar os peixes ou não faz diferença? preferencialmente antes, o melhor mesmo era mesmo antes de colocares a água toda, e teres posto substrato fértil, mas isto vai implicar retirares tudo de nov..pode ser que estejas disponivel para isto. - Devo fazer mais algum tipo de testes para já ou o pH é suficiente.não sei como é a tua água da torneira em termos de dureza total, por isto o teste de gH pode ser útil - Por fim, quando comprar os peixe, devo coloca-los logo na água (sem levar água do saco onde os peixes vêm) ou devo seguir algum processo de adaptação dos peixes ao novo ambiente. De novo, deverias ler bem a FAQ pois está lá a resposta, mas respondendo, tens de lhes deixar no saco dentro do aquario para as temperaturas ficarem iguais Citar Projecto de um mundo submerso 15lt Shrimp Booty Camp "You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."
Makiesse Vieira Publicado: Setembro 14, 2013 Autor Publicado: Setembro 14, 2013 Olá Tiago Nicolau; Antes de mais obrigado pela ajuda. Por acaso já tinha dado uma vista de olhos pela FAQ mas pelos vistos muita coisa me passou ... é que isso tudo é muito novo para mim, e o que fiz foi por ter pedido concelhos a algumas pessoas que têm aquários. Também pedi ao dono da loja onde costumo comprar produtos para os meus animais e ele sugeriu então os produtos.... Em relação ao teu conselho "Recomendo ires pensando numas plantinhas que nao sejam dificeis de tratar no inicio, pois nao me parece que tenhas iluminaçao própria nem CO2, e as plantas vao ajudar em muito o ambiente do aquário" e a tua resposta a minha pergunta "preferencialmente antes, o melhor mesmo era mesmo antes de colocares a água toda, e teres posto substrato fértil, mas isto vai implicar retirares tudo de nov..pode ser que estejas disponivel para isto." deixaram-me um pouco confuso: Sem retirar tudo de novo, posso ter algum tipo de plantas? a questão do substrato fértil agora (neste ponto em que estou) é para esquecer? Obrigado Makiesse Vieira Citar Cumprimentos Makiesse Vieira
Tiago Nicolau Publicado: Setembro 14, 2013 Publicado: Setembro 14, 2013 Como apenas puseste o hardscape, nao é tao complicado recomecares agora do que vires a arrependerte mais tarde porque nao colocaste o substrato fertil.. Podes colocar as plantas no areao mas nem sei se o areao que tens tem granulogia suficiente, e se queres começar bem entao comeca com o chao Eu nao coloquei nada ainda no neu por isto mesmo, fazer as fundacoes bem e entender brm tudo antes de me lancar no jogo Citar Projecto de um mundo submerso 15lt Shrimp Booty Camp "You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."
Axebitten Publicado: Setembro 14, 2013 Publicado: Setembro 14, 2013 Olá Makiesse Vieira. Benvindo ao mundo da aquáriofilia. Espero que gostes. Antes de mais devo tirar-te o chapéu por já estares a fazer algumas coisas positivas: Estás a tentar obter informações antes de comprar impulsivamente. Tens também um óptimo filtro, o que é importante, e demonstras ter paciência, o que é ainda mais importante. Se me permites vou fazer algumas sugestões pessoais. Em primeiro lugar segue os conselhos já dados e tenta passar umas horitas a ler sobre algumas noções básicas de aquariofilia que existem em ambundância aqui pelo forum. Em segundo lugar concentra-te em teres um aquário bem maduro com as plantas a desenvolverem-se bem antes de sequer pensares nos peixes. Teres substrato fértil era bom mas essa areia fina pode até resultar sem mais nada se te mantiveres com espécies de plantas relativamente fáceis (Anubias, Cryptocorines, musgos, etc). Esquece coisas como o CO2 por enquanto. Uma coisa que escreveste e que me deixa um pouco agoniado, por ouvir isto tantas vezes, é a expressão: "os necessários limpa vidros e limpa fundos.". A meu ver não existe tal coisa. Esses "limpa-vidros e limpa fundos" não só não são necessários como não devem ser comprados e tratados como um peixe de limpeza. Se queres uma criatura que ajude com as algas e assim, arranja uns caracóis que limpam fundos, limpam vidros, limpam tudo basicamente. e ocupam pouco espaço. E se queres tambem um bom conselho, esquece os aquário comunitários para este primeiro projecto. Escolhe uma espécie pequena de peixe, e talvez uns camarões e pronto, nada de experiências para ver se os peixes morrem ou não. Abraço e boa sorte com isso. Citar Cumprimentos João Vaz. Infografia de camarões em construção Área de Feedback
Recommended Posts