Recommended Posts

Publicado

Bom dia pessoal.

É o seguinte, a dias comprei um plecko , até ai tudo normal , mas passado uns 2 dias reparei que o plecko e o discu estavam doentes acabando por morrer.

Suspeito que tenho sido o plecko que tenha vindo contaminado...

A partir dai já fiz TPA'S já mudei quase a agua toda do aquário, já pus vitaminas na água, já pus PH menos e o PH da água não sai do azul ( Tem que estar verde não é)?

Que mais posso eu fazer para tentar melhorar o PH da agua?

Penso que possa ser as bacterias que mataram os peixes, mas não sei,

Preciso de uma ajuda

Publicado:

Tiago faz um ponto de situação, já falaste sobre isto noutro topico, querias juntar oscar com discus depois,como te tinha morrido tudo ias te virar para os ciclideos, o discu, é um ciclideo.

vamos lá ver o que pretendes, poderá ter sido o pleco a trazer algo que possa ter feito isso sim, mas não tem nada a ver com o PH, colocaste vitaminas para quem??? porque é que o PH tem de estar no verde? o que pretendes, diz-nos.

Tens de dizer o que pretendes não perguntar como tem de estar o aquario, há peixes que precisam de PH ácidos 5 e outros alcalinos 8 ou mesmo 9.

Melhorar o PH em que sentido que especies pretendes.

só com esses dados ninguém te poderá dizer seja o que for de como morreram os teus peixes, ou detalhas melhor o que se passou e talvez alguém experiente te ajude a decifrar o que se possa ter passado.

Agora explica o que pretendes, e coloca os valores de PH , GH, KH, NO2 NO3, NH4/NH3 e assim talvez te consigamos ajudar.

Publicado:

Eu quero por lá o oscar, mas neste momento tenho guppis etc mas isso vou dar-los todos e vem o oscar para o meu aquário...

Eu retiro um bocado de agua e meço num medidor com um indicador e a cor da azul...

Não é suposto ser verde?

Publicado:

O Ph dá azul ou seja se nao estou em erro acima dos 7,5 /8.0

Isso é muito para um oscar

Publicado:

Ao menos quero dar-lhe um bocado de vida "melhor" pois 80 litros e muito pouco pra ele , depois logo tento arranjar um sitio melhor para ele, mas para já vem para o meu aqua...

Mas e o seguinte, eu como dize comprei um plecko e suspeito que ele veio doente e matou-me o discu e o plecko morreu a partir do dia que o plecko veio a agua nunca mais ficou boa, até ele vir nem precisava mexer na agua, a agua estava normalissima, agora nao sei que fazer para baixar o PH...

já fervi denovo os troncos 2 vezes, passei-os por agua, troquei quase a agua toda do aquário e continua tudo igual

Publicado:

Nada...

Simplesmente pus o plecko no aquário porque antes dele não pus nada, não comprava peixes a 1/2 meses...

Eu quando o pus, pus a aguá em que ele vinha também no aquário...

Essa aguá puderia ter vindo com bacterias contaminando a agua toda?

Publicado:

Já medi...

Dá um Ph baixo , a medir com o indicador deve ficar por volta dos 5. tal e água do poço...

Mas eu já troquei basicamente toda a agua do aquário e o PH ficou na mesma acima de 8 , por isso algo me esta a lixar a agua

Publicado:

Areia ( na altura que a pus lavei-a bem em baldes, cada porçao lavava 3/4 vezes ou mais até sair agua limpida ) , e tenho troncos , que ao todo já os fervi umas 4 vezes, de resto tenho os peixes, filtro interno e termostato mais nada

Publicado:

Sim posso tirar uma foto, mas como a consigo por aqui?

Publicado: (editado)

Areia ( na altura que a pus lavei-a bem em baldes, cada porçao lavava 3/4 vezes ou mais até sair agua limpida ) , e tenho troncos , que ao todo já os fervi umas 4 vezes, de resto tenho os peixes, filtro interno e termostato mais nada

A areia vai-te subir o ph... se bem que de 5 para 8 é uma grande subida!!!

Dizes que fazes TPA's com água de um poço... tens a certeza que o ph é 5 e tal? Normalmente a água de poços é bastante alcalina e não ácida. A minha água da torneira tem ph 7.2 e num aquário com areia de coral como ubstrato apenas sobe para os 7.5... quer me parecer que há algo errado com as tuas medições de ph. O teste não terá passado de validade?

Quanto ao pleco e ao discu, o mais provavel é que tenham morrido por falta de filtração decente no aquário. Um filtro interno para esse aquário é muito pouco e acaba por fazer quase só filtragem mecanica e não biológica... daí que ao adicionares o pleco o aquário desequilibro e os peixes acabaram por morrer. Isto é só o que me parece assim pelos dados que deste.

Cumps.

Editado por Micro-Chip

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Publicado:

Eu tiro uma amostra de agua da torneira, e ponho o indicador que é o prodartest PH e o Ph da agua da torneira dá 5.tal ou seja a cor fica amarelada da agua quando ponho o indicador pra ver qual o PH

Publicado:

A areia vai-te subir o ph... se bem que de 5 para 8 é uma grande subida!!!

Dizes que fazes TPA's com água de um poço... tens a certeza que o ph é 5 e tal? Normalmente a água de poços é bastante alcalina e não ácida. A minha água da torneira tem ph 7.2 e num aquário com areia de coral como ubstrato apenas sobe para os 7.5... quer me parecer que há algo errado com as tuas medições de ph. O teste não terá passado de validade?

Quanto ao pleco e ao discu, o mais provavel é que tenham morrido por falta de filtração decente no aquário. Um filtro interno para esse aquário é muito pouco e acaba por fazer quase só filtragem mecanica e não biológica... daí que ao adicionares o pleco o aquário desequilibro e os peixes acabaram por morrer. Isto é só o que me parece assim pelos dados que deste.

Cumps.

Vi agora e a validade so acaba em 2015 por isso está tudo correcto.

Mas já agora se puderes-me ajudar, eu tenho um filtro interno de 400L/h , dizes que é pouco para o meu aquário, que tipo de filtro então poderia por para ajudar na filtração?

É que na loja aonde comprei dizeram-me que este bastava para o meu aquário

Publicado:

Mas já agora se puderes-me ajudar, eu tenho um filtro interno de 400L/h , dizes que é pouco para o meu aquário, que tipo de filtro então poderia por para ajudar na filtração?

Para ciclideos, um externo que faça 5x a 10x a litragem do aquário por hora e com uma boa capacidade para matérias filtrantes.

Agora, marcas e modelos é uma questão de gosto pessoal e dinheiro disponível! :naughty: Eu gosto da eheim pela fiabilidade do material, mas os preços não são muito convidativos.

Cumps.

Cumps.

Publicado:

Já medi...

Dá um Ph baixo , a medir com o indicador deve ficar por volta dos 5. tal e água do poço...

Mas eu já troquei basicamente toda a agua do aquário e o PH ficou na mesma acima de 8 , por isso algo me esta a lixar a agua

Eu tiro uma amostra de agua da torneira, e ponho o indicador que é o prodartest PH e o Ph da agua da torneira dá 5.tal ou seja a cor fica amarelada da agua quando ponho o indicador pra ver qual o PH

Agora fiquei baralhado... é água da torneira ou água do poço?

A água da torneira por vezes sofre alterações de ph, principalmente no verão em que podem ser obrigados a mudar de local de captação por falta de água.

Continuo a achar que uma água com ph de 5 e tal dificilmente fica a 8 no aquário, principalmente após uma TPA generosa. Já agora, qual é o kh da água do aquário?

Cumps.

Cumps.

Publicado:

A agua que vem da torneira, vem directamente do meu poço cá de casa e o ph e de 5 e tal...

Tirei uma amostra de areia do aquario e junteia com os troncos que tinha no aquario num balde e deixeio estar la uns 2 dias e o ph da agua ficou a 7.5 mais ou menos...

Nem mais nem menos...

Quando ao kh não tenho esse tipo de testes...

Publicado:

A agua que vem da torneira, vem directamente do meu poço cá de casa e o ph e de 5 e tal...

Tirei uma amostra de areia do aquario e junteia com os troncos que tinha no aquario num balde e deixeio estar la uns 2 dias e o ph da agua ficou a 7.5 mais ou menos...

Nem mais nem menos...

Quando ao kh não tenho esse tipo de testes...

Ok. Já agora, só por curiosidade, faz outro teste: tira um bocado de água da torneira para um balde vazio, deixa lá estar 24h e mede o ph.

De qualquer forma, se queres água com ph baixo, areia como substrato não é muito boa ideia.

Cumps.

Cumps.

Publicado:

Já fiz isso, inclusive juntei a essa agua os troncos e um bocado de areia do aquário...

O ph deu 7.5