ruben02 Publicado Setembro 14, 2013 Publicado Setembro 14, 2013 Olá a todos ! Estou a montar um novo aquário 100 (larg) x 45 (alt) x 25 (prof) e no meu layout pretendia ter uma árvore submersa. Vi vários exemplos na net e decidi meter mãos à obra. Em cerca de 2 horas ficou a árvore pronta. Escolha do material: - Como o meu novo aquário é bastante estreito procurei um tronco que se ajustasse ao meu projeto. Encontrei um tronco redwood perfeito para o que queria. - Em seguida comprei uma grande quantidade de musgo de java. - Para fazer a copa, usei fio de nylon e abraçadeiras de jardinagem. Descrição da montagem: Efetuei vários furos no tronco na zona da copa e comecei a enfiar sob pressão o fio de nylon nos furos. Tentei entrelaçar o máximo os fios de nylon para a copa ter uma boa cobertura. Com o tronco pronto, comecei a fazer fios de musgo de java e enrolei-os nos diversos fios de nylon. Não foi necessário prender o musgo com fio de pesca porque ao enrolar ficou bem preso. Resultado final: Árvore no aquário presa provisoriamente com duas pedras: Agora é esperar que o musgo cresça e fazer alguma poda para formar a copa. Abraços ! Ruben Cumprimentos, Ruben Vasconcelos
dg12 Publicado: Setembro 14, 2013 Publicado: Setembro 14, 2013 Viva ruben02, Muito fixe esse DIY. Imagino que se com o substrato fizesses uma espécie de colina ou desnível e colocasses essa árvore na zona mais elevada ou então fizesses tipo uma estrada pelo centro do aquário com areão de outra cor e colocasses numa das 'bordas da estrada' ficaria brutal Já tens planos e casa para esse tronco? cumps, David
rmgbatista Publicado: Setembro 14, 2013 Publicado: Setembro 14, 2013 Olá Ruben, Muito fixe essa árvore. Parabéns.
Vasco Matos Publicado: Setembro 14, 2013 Publicado: Setembro 14, 2013 Boas! Pode ficar muito fixe essa árvore. Porém acho que para ficar mais realista, com a grossura desse tronco a copa deveria ser maior, mais alta e mais larga. Podes consegui-lo com podas e deixando o musgo crescer e encorpar. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Batmax Publicado: Setembro 14, 2013 Publicado: Setembro 14, 2013 (editado) Muito fixe aonde posso arranjar dessa madeira ? Editado Setembro 14, 2013 por Batmax
ruben02 Publicado: Setembro 14, 2013 Autor Publicado: Setembro 14, 2013 Viva ruben02, Muito fixe esse DIY. Imagino que se com o substrato fizesses uma espécie de colina ou desnível e colocasses essa árvore na zona mais elevada ou então fizesses tipo uma estrada pelo centro do aquário com areão de outra cor e colocasses numa das 'bordas da estrada' ficaria brutal Já tens planos e casa para esse tronco? cumps, David Olá David, Muito obrigado ! A ideia é precisamente fazer uma colina do lado esquerdo do aquario onde vai ficar a árvore, com umas pedras na base e um tapete de relva. Além do aspeto estético, espero que o facto de a árvore ficar alta e por isso mais perto da luz, permita ao musgo de java crescer de forma saudável. Também deve facilitar a poda. Este tronco vai para um aquário novo que fiz de 100 (larg) x 45 (alt) x 25 (prof) que tem o propósito de decorar uma parte da sala e terá apenas 1 peixe. Um ryukin com cerca de 5 anos e que já merece uma casa nova. Quero criar um ambiente agradável, simples e pouco exigente. Vamos lá ver o que isto vai dar, que a minha experiência em aquariofilia é muito pouca. Cumps, Ruben Cumprimentos, Ruben Vasconcelos
ruben02 Publicado: Setembro 14, 2013 Autor Publicado: Setembro 14, 2013 Olá Ruben, Muito fixe essa árvore. Parabéns. Obrigado Rui ! E obrigado também por me teres despertado o bichinho da aquariofilia ! Abraço ! Cumprimentos, Ruben Vasconcelos
ruben02 Publicado: Setembro 14, 2013 Autor Publicado: Setembro 14, 2013 Boas! Pode ficar muito fixe essa árvore. Porém acho que para ficar mais realista, com a grossura desse tronco a copa deveria ser maior, mais alta e mais larga. Podes consegui-lo com podas e deixando o musgo crescer e encorpar. Boas ! Eu espero que sim que fique com uma copa maior. Quando coloquei o fio de nylon como suporte, tentei alargar o máximo mas mantendo as proporções em relação à profundidade do aquario de apenas 25 cm. Eu vou encostar o tronco atrás e queria que a copa tivesse espaço até ao vidro da frente. Quanto à altura estou a contar com o crescimento do musgo e com as podas. Não tenho nenhuma experiência na poda mas já li bastante. Vamos ver como vai correr. Obrigado ! Cumps, Ruben Cumprimentos, Ruben Vasconcelos
ruben02 Publicado: Setembro 14, 2013 Autor Publicado: Setembro 14, 2013 Muito fixe aonde posso arranjar dessa madeira ? Obrigado ! Comprei o tronco baratinho numa loja de animais no ArrabidaShopping em Gaia. Mas já vi igual noutras lojas, Por acaso este tronco tinha precisamente o formato que pretendia. Cumps, Ruben 1 Cumprimentos, Ruben Vasconcelos
snake-bite Publicado: Setembro 25, 2013 Publicado: Setembro 25, 2013 Apesar de já um bocado batido a ideia da árvore ficou 5*. Parabéns! Cmpts, Tiago Gomes Calha 2x24W em Acrílico
AndrePeixoto Publicado: Agosto 19, 2015 Publicado: Agosto 19, 2015 Fio de algodão é bem melhor... Onde arranjar essa madeira ?
Recommended Posts