recomeçar aquario


aljorge

Recommended Posts

bom tendo em conta que me ajudaram a esclarecer erros que cometi , e me deram alguns links para eu ler , desde já agradeço a toda a gente que se disponibilizou para .

 

pela informação que estive a ler no faq de iniciadores resolvi então configurar o meu aquario de novo .

 

aquario -55L

filtro de agua minibiobox 2

termoestato

iluminação

substrato

arial

plantas .

 

pensso que a partir de aqui estou no bom caminho de qualquer forma tenho umas duvidas .

 

em relação ao substrato meto a areia fértil depois a planta e o arial, e depois é que meto a agua ?

 

quanto tempo demora para controlar o ciclo de azoto e adicionar peixes ?

 

os testes ao ph;nh3;nh4 :no3 faço depois do ciclo de azoto ?

 

quantas plantas preciso e quais ?

 

é preciso uma bomba de ar ou basta o filtro de agua ?

 

quais os produtos que tenho de usar para o aquario ?

 

espero que me ajudem e muito obrigado .

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai sempre lendo a FAQ pois vais sempre interiorizando mais as coisas :)

A primeira coisa a fazer é sempre o layout ou hardscape, ou seja, metes todo o substrato fértil, depois o inerte, arranjas os sitios para as decorações e depois enches com água,

 

Dependendo da zona onde vives, deves informar-te junto á companhia de águas sobre as informaçoes da quimica da água, para evitares tares a gastar dinheiro em testes nesta altura,

Por exemplo, eu liguei para a empresa que gere as águas cá na ilha e sei que em termos de dureza, a água de cá é macia e o PH ronda sempre os 8 e é rica em oligoelementos,

 

 

Mete primeiro as plantas e como recomendam cá, metes dia sim, dia nao comida para peixe, mas apenas umas pitadas, para o ciclo começar e esperas 1 mes,

 

Findo isto, testas a amónia e nitritos para ver se o ciclo está completo, e se estiver e os parâmetros da água estiverem conforme, colocas os peixes e não antes disto.

 

A coisa boa de ter plantas verdadeiras é que elas sao a tua bomba de ar :)

 

Os produtos vão depender do que lá tens e, de novo, de como é a água da torneira da tua regiao, e como ainda nem vi produtos artificiais ainda, nao posso dizer nada sobre o assunto ;)

Espero nao ter dito nenhuma asneira e se disse, vao dar-me na cabeça rapidamente :P

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom tendo em conta que me ajudaram a esclarecer erros que cometi , e me deram alguns links para eu ler , desde já agradeço a toda a gente que se disponibilizou para .

 

pela informação que estive a ler no faq de iniciadores resolvi então configurar o meu aquario de novo .

 

aquario -55L

filtro de agua minibiobox 2

termoestato

iluminação

substrato

arial

plantas .

 

pensso que a partir de aqui estou no bom caminho de qualquer forma tenho umas duvidas .

 

em relação ao substrato meto a areia fértil depois a planta e o arial, e depois é que meto a agua ?

 

quanto tempo demora para controlar o ciclo de azoto e adicionar peixes ?

 

os testes ao ph;nh3;nh4 :no3 faço depois do ciclo de azoto ?

 

quantas plantas preciso e quais ?

 

é preciso uma bomba de ar ou basta o filtro de agua ?

 

quais os produtos que tenho de usar para o aquario ?

 

espero que me ajudem e muito obrigado .

 

 

 

Embora essas respostas já estejam esclarecidas pelo fórum, vou tentar dar uma resposta breve:

"em relação ao substrato meto a areia fértil depois a planta e o arial, e depois é que meto a agua ?"

 

Com o aquário vazio esta é a ordem "normal" de entrada dos materiais:

-Escolher e pensar no layout que se pretende

-Inserir substrato fértil

-Inserir substrato Inerte

-Colocar pedras/troncos...

-colocar no local pretendido os filtros, termostato, etc

-Humedecer o substrato com alguma agua e colocar as plantas mais baixas ou da frente.

-inserir com bastante cuidado mais alguns centímetros de agua no aquário e colocar as plantas mais altas

-encher cuidadosamente o resto do aquário.

 

quanto tempo demora para controlar o ciclo de azoto e adicionar peixes ?

normalmente 30 dias, depende.

existem produtos para acelerar este processo..o método tradicional de aguardar continua a ser o meu preferido.

pesquisa no fórum por ciclo do azoto, existe muita informação

 

os testes ao ph;nh3;nh4 :no3 faço depois do ciclo de azoto ?

eu faço nos dias que antecedem a colocação dos "vivos" .

 

quantas plantas preciso e quais ?

Aqui não te posso ajudar, só tu é que sabes o que pretendes colocar no aquário...

 

é preciso uma bomba de ar ou basta o filtro de agua ?

Pessoalmente não uso bomba de ar.

 

quais os produtos que tenho de usar para o aquario ?

isto depende de cada um.

Eu apenas uso produtos para neutralizar o cloro uma vez que a minha água é da companhia.

E depois no caso de colocares plantas, um fertilizante é sempre bem vindo.

Editado por joptoaz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago Nicolau, desta vez estiveste bem, lol ;), embora o joptoaz tenha elaborado melhor, embora tenha gostado da parte da não necessidade de bomba de ar , porque havendo algumas plantas naturais deixa de haver necessidade durante o fotoperiodo(tempo de luz acesa) de haver bomba de ar para produzir oxigénio, já vi que estamos a estudar bem, e tenho a certeza de quando te lançares te vais dar muito bem, fico muito feliz por saber que estás a levar o hobby para a frente com cabecinha e respeito, pelo que tencionas colocar dentro de pelo menos 5 vidros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas noites.

 

ok muito bem pelo que percebi

 

primeiro

 

Inserir substrato fértil

-Inserir substrato Inerte

-Colocar pedras/troncos...

-colocar no local pretendido os filtros, termostato, etc

-Humedecer o substrato com alguma agua e colocar as plantas mais baixas ou da frente.

-inserir com bastante cuidado mais alguns centímetros de agua no aquário e colocar as plantas mais altas

-encher cuidadosamente o resto do aquário.

 

posto isto espero trinta dias para poder meter peixes e vou metendo comida dia sim dia não .

 

 

ainda me restao alguma duvidas .

 

o substrato inerte é o arial ?

os troncos podem ser artificiais?

e produto para bactérias e para o cloro da agua uso durante o período do ciclo do azoto ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas noites.

 

ok muito bem pelo que percebi

 

primeiro

 

Inserir substrato fértil

-Inserir substrato Inerte

-Colocar pedras/troncos...

-colocar no local pretendido os filtros, termostato, etc

-Humedecer o substrato com alguma agua e colocar as plantas mais baixas ou da frente.

-inserir com bastante cuidado mais alguns centímetros de agua no aquário e colocar as plantas mais altas

-encher cuidadosamente o resto do aquário.

 

posto isto espero trinta dias para poder meter peixes e vou metendo comida dia sim dia não .

 

 

ainda me restao alguma duvidas .

 

o substrato inerte é o arial ?

os troncos podem ser artificiais?

e produto para bactérias e para o cloro da agua uso durante o período do ciclo do azoto ?

Ja estas a percever melhor :)

Diz la se nao ficou mt mais interessante do que apenas atirar oa peixes la pa dentro :)

 

Sim é o arial mas quando o arranjares, ve se o lavas como de ser ate estar todo limpo ou a agua fica turva,

 

Podes colocar troncos artificiais mas como podes comprar verdadeiros em lojas, nao veno a razao :)

 

Se esperares o mes inteiro para colocar os peixes, nao precisas de produtos para este fim, apenas coloca conida de peixe dia sim dia nao para haver a decomposicao e as bacterias irem-se criando :)

 

Compra é os testes para no fim veres se os niveis de amonia e nitratos estao conforme o k aprendeste ;)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

xiiiii Jorge agora até pareces um pro, muito bem todos nós temos de ler assimilar para aprender, ninguém nasce ensinado, e apanhar as letras gordas como se faz num jornal não dá ficas com uma percepção errada.

Mas agora já estás no bom caminho.

Respondendo ás tuas perguntas.

sim podes chamar areão ou substrato inerte

Não devias pois levam quimicos das tintas que não sei porquê aquilo mais tarde ou mais cedo vai dar buraco.

durante o ciclo do azoto como não tens fauna, não necessitas de produto anti cloro, só depois caso queiras nas tpa( eu não utilizo deixo a repousar duma semana para a outra em garrafões), e o das bactérias só com o ciclo de azoto começado, quando começares a ter um pico de amónia. ou alguns dias depois de começares a colocar comida dia sim dia não, não te adianta antes pois as bichas (bactérias) também precisam de papa.

E já sabes pesquisa, assimila, pesquisa, assimila, como fizeste agora, e caso surjam mais dúvidas, fazes como agora perguntas e nós cá estaremos para te tentar ajudar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.