ruitaborda Publicado: Junho 19, 2004 Share Publicado: Junho 19, 2004 Ola Kotao Quanto a esse factor posso garantir que não é bem assim. Pois dou como exemplo que presentemente o melhor casal que tenho é formado por dois viúvos. Inicialmente cada um tinha o seu parceiro mas por causa das lutas nupciais cairam fora dos respectivos aquários. Como tinha mais 10 discus já na idade de acasalar juntei estes (uma viuva e um viuvo) para tentar fazer um casal. E, ao fim de uma semana no meio de 10 discus só estes dois é que formaram um novo casal que já me deram uma criação de cerca 20 filhos e reparei há cerca de duas horas que teem nova postura. É claro que se só tiver estes dois discus num aquário e por qualquer motivo um deles morrer deve procurar um ou dois parceiros para lhe fazer companhia. Até sempre Rui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
kotao Publicado: Junho 19, 2004 Share Publicado: Junho 19, 2004 Olá Ruitaborda, Fico mais aliviado sabendo que nem sempre eles morrem de solidão, se caso eu juntar rapidamente mais outros discos, para que os mesmos formem novos casais... Mas diga Rui, qual a sensação de perder um disco adulto, ainda mais casais formados matrizes? Eu nunca tive essa experiência, tomara que nunca tenha, de peixes pularem... Abraços, Kotao Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ruitaborda Publicado: Junho 19, 2004 Share Publicado: Junho 19, 2004 Ola Kotão Quem como eu há mais de 10 anos lido com eles e que neste momento tenho cerca de 30,quando se perde um discu, que conviveu desde pequenino com cerca de 4/5cm até se tornar adulto e para mais depois de se conseguir um casal é muito, muito.............doloroso. Quantas vezes nestas alturas me dá vontade de disistir. Mas ,passado dois dias procura-se esquecer de tenta-se novamente. O vicio é assim. Não é por morrer uma andorinha que acaba a Primavera. Mas que doi, doi. Até sempre Rui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Mário Sustelo Publicado: Junho 20, 2004 Share Publicado: Junho 20, 2004 Caros Amigos, Gostava de por o caso de outra forma: Quando á muitos anos se dizia que o mundo era redondo, quem dizia que o mundo era plano torturava e matava. Quando o cabo das Tormentas era intransponivel e os barcos afundávam eram demónios e quando se passou para o outro lado foram todos embora passando a chamar-se Cabo da Boa Esperança. Quando estamos na rua e um estrangeiro fala, como um Ucraniano que eu por exemplo não entendo, não dizemos que ele não é inteligente ou que não tem sentimentos, apenas se exprime de forma diferente e que nós próprios não aprendemos e portanto não conseguimos decifrar. O que vos quero dizer é que talvez um dia destes apareca alguém a dizer que já consegue perceber o que diz um peixe ou um cão ou outro animal qualquer e que inclusivé consegue comunicar com outros animais. Dito assim parece um absurdo precisamente porque como já um de vós disse temos a mania de rotular as coisas e de ter pensamentos demasiado fixos. Libertem portanto na vossa imaginação e sentrem-se junto do vosso aquário tentando sentir o que os vossos peixes sentem. Talvez até deixando através do vosso imaginário pensando que são um desses peixinhos que têm dentro do aqua e percebendo as suas alegrias ( casais, esconderijos), os seus problemas ( territórios, agressões )e desta forma talvez consigam evitar alguns problemas que possam vir a existir, antevendo-os. Uma coisa vos garanto, com esse exercicio muito stress vosso poderá desaparecer e se todos o fizessemos menos businas se ouviam no transito da hora de ponta. Quanto aos Discus deste nosso amigo aconselho a verificar todos os parametros da água, bem como o comportamento de todos os peixes para ter a certeza que não existe razão para novas mortes. Porque mesmo que existam sentimentos cabe aos que ficam dár razões para viver aos viuvos, e isto acontece no ser humano que é um animal muito complexo em termos de sentimentos. Um Grande Abraço Mário Sustelo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Adriana Publicado: Junho 20, 2004 Share Publicado: Junho 20, 2004 Voilá!!! Penso que o Mário Sustelo disse tudo!!!! Agora, cada um tem a sua opinião, e como dizia um filósofo muito famoso: "Só sei que nada sei." Adriana Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
kotao Publicado: Junho 21, 2004 Share Publicado: Junho 21, 2004 Ola KotãoQuem como eu há mais de 10 anos lido com eles e que neste momento tenho cerca de 30,quando se perde um discu, que conviveu desde pequenino com cerca de 4/5cm até se tornar adulto e para mais depois de se conseguir um casal é muito, muito.............doloroso. Quantas vezes nestas alturas me dá vontade de disistir. Mas ,passado dois dias procura-se esquecer de tenta-se novamente. O vicio é assim. Não é por morrer uma andorinha que acaba a Primavera. Mas que doi, doi. Até sempre Rui Olá Rui, mas como você disse, é um vício, e para mim, ao meu ver, é um vício benéfico. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ruitaborda Publicado: Junho 21, 2004 Share Publicado: Junho 21, 2004 Ola Com certeza que procuro sempre aprender com quem me possa ensinar. E como tal pedia o grande favor de me indicar quais os melhores parametros e condições para nunca ter incidentes com os meus discus. Pois, como deve calcular ninguém gosta de ter desaires naquilo que muito gosta e considera o seu hobby. Pois pode crer que quem mantém 8 aquarios com 30 discus, sendo este número constituído por 5 casais a reproduzirem-se de certeza que se sentra um pouco nestes aquários e como tal talvez o Mário me ajude a compreender melhor os meus discus , estes maravilhosos peixes que acompanho desde que nascem, que os vejo a alimentarem-se dos pais, que crio a comida (artémia), vitaminas e tudo que é necessário para os ver nascer e crescer e por fim até acasalarem e constituir a renovação do seu ciclo de vida. Quem lida há mais de 10 anos com estes peixes talvez ainda não se tenha apercebido de certos factores. Por tal motivo ficava-lhe grato que me desse opiniões ou sugestões para nunca ter qualquer desaire. É certo o que dizia um filósofo famoso:"Só sei que nada sei." Pois eu que nem filósofo sou, nem pretensão para tal ,só agradeço que aqueles que mais sabem, tenham um pouco paciência e me ensinem alguma coisa pois o que gosto é de aprender. Como tal ficarei na expectativa de alguém me ajude a passar este Cabo da Boa Esperança. (até porque já passei este Cabo 5 vezes). Ficaria grato pela sua atenção Rui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts