horaciosilva Publicado Abril 17, 2005 Share Publicado Abril 17, 2005 Boa tarde! Eu sei que, para muitos de vocês, os pelvicachromis pulcher são coisas de crianças, mas, para mim, estão a ser uma descoberta deliciosa! Comprei uma fêmea há pouco tempo (2 semanas) e coloquei-a num aqua que aqui tinha que ficou livre. É pequena, 3 cm, mas muita bonita (agora; haviam de a ver na loja... Só a trouxe porque tive pena dela, tão magra que estava!). Quinta-feira, comprei o macho. Não o comprei no mesmo sítio por duas razões: porque não gosto do lojista e porque queria evitar a co-sanguinidade (acho que é assim que se escreve). Fui à Baixa da Banheira comprá-lo e, quando o pus no aqua... porrada! Do pior! O tipo parecia que tinha nascido para perseguir a desgraçada. Vingança? Lá na loja onde o adquiri levava do pai e da mãe a bom levar... Feitio? Li que sim, que são peixes com uma socialização muito marcada, que é dificílimo estabelecer o casal, que a contagem dos mortos até isso acontecer é assustadora! Já eu arrancava cabelos a pensar que mais valia ter deixado a fêmea crescer mais um pouco (comprei o macho um pouco maior - 5 cm - porque me disseram que são mais tardios na disposição para acasalar), que podia ter comprado um macho mais pequeno, quando, hoje, o milagre se deu! A barriga dela está mais vermelha que nunca e ele está super-dócil, quase que tímido face às manobras contorcionistas que ela faz à frente dele! Agora as perguntas que se impõem: quanto tempo até que algo mais aconteça? É de esperar que ele se chateie e lhe volte a bater? Ou o contrário; que ela se chateia da indiferença dele e lhe comece a cascar? Vocês, os que mais estão habituados a estes peixes (eu sou principiante: ainda só consegui reproduzir escalares e apistogrammas hongsloi, nunca tendo conseguido reproduzir guppies), digam-me lá o que posso esperar nos próximos dias. Escusado será dizer que os parâmetros da água estão muito bons, que tenho 3 peixinhos disponíveis para eles se entreterem a bater, que lhes dou quase só comida congelada e uma papa que fiz para os apistos, bem como alguma comida própria para pequenos ciclídeos, que há muitos esconderijos, uma bola de barro para os ovos e um areão fino, de sílica, para eles moverem bem se quiserem. Obrigado por antecipação pelos vossos esclarecimentos, Horácio Life is a tale told by an idiot, full of sound and fury and signifying nothing. (W. Sh.) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Antunes Publicado: Abril 17, 2005 Share Publicado: Abril 17, 2005 Se o macho já não persegue a fêmea e se ela tem cores na barriga diria que é apenas uma questão de tempo até teres resultados. Quando deixares de ver a fêmea a passear pelo aquário e o macho em ronda, já sabes... tens postura. Mas não desmoralizes se não der em nada. É normal perderem-se as primeiras posturas em peixes jovens. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jorgehcosta Publicado: Abril 17, 2005 Share Publicado: Abril 17, 2005 Viva Se tiveres um aquário só para eles, as coisas podem correr melhor Os Kribs, para defenderem a sua prole, podem acabar com os outros peixes que existam no aquário Se quiseres, posso te mostrar alguns dos exemplares que criei e estão na Quinta da Lomba, além de podermos conversar sobre isso Um Abraço Jorge Costa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
horaciosilva Publicado: Abril 18, 2005 Autor Share Publicado: Abril 18, 2005 É claro que quero, Jorge! Pões aqui ou mandas-me para o mail? Eles vão ter o aquário para eles; os peixes que lá estão são aqueles siamese algae eaters (não sei o nome em português) e só lá estão para estimular a territorialidade dos kribs. Disseram-me que era preciso... Mas a ideia é tirá-los e deixar o casal sozinho. Fico então à espera do que me queres mostrar. Obrigado! Life is a tale told by an idiot, full of sound and fury and signifying nothing. (W. Sh.) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts