JMCVS Publicado Setembro 11, 2013 Publicado Setembro 11, 2013 Boas, Partilho convosco a minha montagem.. Aqua L67cm x P37cm x A40cm Filtragem * Filtro: Eheim 2213 + Lilly Pipes TMC/ Aquagro * Materias filtrantes : Équo Stilla + ADA Bamboo Charcoal CO2 * Kit Profissional TMC/ Aquagro * Difusor CO2 TMC/ Aquagro ( 3 bps ) Setup * ADA Penac P + Penac W * ADA Bacter 100 + Clear Super + Tourmaline BC * ADA Power Sand S * ADA Aqua Soil Amazonia * Dragon Stone Flora * Eleocharis SP * Eleocharis SP Mini * Hidrocotyle Tripartita Fauna * 4 x Ottocinclus Affinis * 3 x Corydoras * 10 x Caridina Japonica * 25 x Rasbora Spei Venham de lá os Vossos comentarios!!! Setup Inicial Setup com 2 Semanas Setup com 2 Meses Citar
ThunderDrum Publicado: Setembro 11, 2013 Publicado: Setembro 11, 2013 Boas! Não entendendo muito de aquascaping, deixo a minha opinião: - Acho o arranjo das pedras demasiado simétrico e artificial (estilo Stonehenge) e aquela pedra no meio acho que quebra mesmo o layout - As pedras no meio do relvado perdem-se, esse tapete está muito "wild" - A Elocharis está demasiado grande, acho que é muito alta p esse aqua e fica com esse efeito "arredondado"...a menos que esteja a tentar um layout inovador e eu não tenha entendido a intenção. De resto, parece-me que há potencial, vou seguir a evolução! Citar [hr] Zeisses | Aqua 60l
Paulo SS Conceição Publicado: Setembro 11, 2013 Publicado: Setembro 11, 2013 boas JMCVS. para primeiro layout está muito bom, queria eu que nas 5 ou 6 vezes que tentei fazer alguma coisa me saisse algo como o que apresentas aqui. Muito obrigado pela partilha Citar Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua
ThunderDrum Publicado: Setembro 11, 2013 Publicado: Setembro 11, 2013 boas JMCVS. para primeiro layout está muito bom, queria eu que nas 5 ou 6 vezes que tentei fazer alguma coisa me saisse algo como o que apresentas aqui. Muito obrigado pela partilha Sim, eu esqueci-me de mencionar isso também...tomara eu conseguir fazer algo minimamente parecido! Citar [hr] Zeisses | Aqua 60l
José Cruz Silva Publicado: Setembro 11, 2013 Publicado: Setembro 11, 2013 Está muito bom, a eleocharis tapou demasiado as rochas mais pequenas e com isso perdeste um bocado. Eu tinha adensado mais a E. vivipara ao centro para quebrar um pouco o efeito das rochas maiores. Acho também que ficaria melhor sem ela a espalhar até aos cantos. Onde estão os peixes? Citar Abraços Zé Néo
tiago rocha Publicado: Setembro 11, 2013 Publicado: Setembro 11, 2013 qual o fotoperiodo e a iluminação que usas? Citar
JMCVS Publicado: Setembro 11, 2013 Autor Publicado: Setembro 11, 2013 Obrigado pelos Vossos comentários. Este Aqua ainda não teve nenhuma poda no tapete. Quando o fizer vou tentar colocar as rochas descobertas. Na iluminação tenho um fotoperiodo de oito horas e utilizo uma calha que comprei na Aquaedean de 2 X 55W PLL ( 6500 e 8500K ). Citar
Miguel Reis Publicado: Setembro 11, 2013 Publicado: Setembro 11, 2013 Jorge, já viste a diferença e a diversidade de comentários que aqui tens por teres aberto o tópico? :D Muitos já tocaram nos pontos principais, como a simetria e as pedras pequenas da frente terem sido comidas pela Eleocharis sp.Mini. Acho que poderias deixar a Hydrocotyle mais selvagens deixando-a vir mais para frente. E que tal adicionares hemianthus micranthemoides num dos lados, talvez no esquerdo, junto à pedra traseira esquerda para quebrar um pouco a simetria? Enquanto isso retiraria a Eleocharis Sp. das pontas ou cortaria-a de forma a ficar triangular no centro. Mais vais no bom caminho, sem dúvida! Abraço Citar
ThunderDrum Publicado: Setembro 11, 2013 Publicado: Setembro 11, 2013 (...)Acho que poderias deixar a Hydrocotyle mais selvagens deixando-a vir mais para frente(...) Pegando nesta ideia, e mais uma vez frisando que de aquascaping não percebo nada, acho que ficava interessante criar um efeito tipo "riacho" com a Hydrocotyle a sair do meio das rochas para a frente do aqua. Mas para isso aquela rocha no meio e a que está mais na frente teriam que sair. Se fosse essa a opção, colocava a rocha do meio mais na frente para o lado esquerdo e a outra talvez mais atrás, quebrando a tal simetria. Mesmo assim, não gosto muito das 2 rochas maiores lado a lado. Mas isso é um gosto meu que não acho a simetria interessante... Citar [hr] Zeisses | Aqua 60l
snake-bite Publicado: Setembro 11, 2013 Publicado: Setembro 11, 2013 Boas... Até gosto do layout, muito já se disse aqui acerca da demasiada simetria que podes sempre quebrar usando as dicas do Miguel Reis. Eu ás dicas dele sugeria experimentares deitar a pedra grande direita e concentrares a eleocharis mais no centro a desvanecer para baixo\direita. E sem dúvida que um boa poda a mostrar as pedras mais pequenas vai fazer a diferença... Para 1º aquário começas com material 5* e com uma montagem que muitos (eu também) gostariam de conseguir, por isso desde já os meus parabéns por isso. Vai mostrando as evoluções!!! Cmpts, Tiago Gomes Citar Cmpts, Tiago Gomes Calha 2x24W em Acrílico
Tozé Nunes Publicado: Setembro 12, 2013 Publicado: Setembro 12, 2013 Jorge, material de topo, o layout central IMO está bom, com alguns toques pode ficar fantástico. Agora uma dúvida, uma sugestão e uma ideia: Porque não colocaste o inflow e o outflow do mesmo lado? O aquário é para encher de agua até ao topo! Porque não aproveitar os orifícios e fendas das dragon stone para prender um pouco de musgos difíceis tipo fissidens fontanus e/ou riccardia chamedryfolia? Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
JMCVS Publicado: Setembro 14, 2013 Autor Publicado: Setembro 14, 2013 Boas, Aqui fica uma actualização depois de uma poda na elocharis sp. mini. Citar
José Cruz Silva Publicado: Setembro 14, 2013 Publicado: Setembro 14, 2013 (editado) Porque não levantas um pouco as pedras pequenas para de destacarem um pouco mais? Se deixasses crescer de cada lado apenas um ou dois pés da hydrocotyle mais para a frente davas mais profundidade e já não ficava tão simétrico.. Está muito bom!!! Ahh!!! A próxima foto já merece ser tirada sem equipamentos Editado Setembro 14, 2013 por Miguel Reis Citar Abraços Zé Néo
Francisco Matos Publicado: Setembro 17, 2013 Publicado: Setembro 17, 2013 Bom dia, Bom trabalho de poda na Eleocharis sp mini! Quanto ao layout já te dei a minha opinião. Mandaste o aquário para a AGA? Abraço, Francisco Citar
Pedro Rosa Publicado: Setembro 17, 2013 Publicado: Setembro 17, 2013 Boas, creio que de comentários já falaram tudo o que poderia dizer. Pergunto-te como tem sido o crescimento da Eleocharis sp.? Lento/Rápido? Consegues controlar os runners bem para não vir para a frente? Pedro. Citar Pedro. Atuais: Risa (60l) Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l) Lost Nature (60l) Wabi-kuza II (38 cm) Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)
JMCVS Publicado: Setembro 17, 2013 Autor Publicado: Setembro 17, 2013 Bom dia, Bom trabalho de poda na Eleocharis sp mini! Quanto ao layout já te dei a minha opinião. Mandaste o aquário para a AGA? Abraço, Francisco Boas Francisco, Obrigado pelos comentários. Quanto ao tema da AGA, ainda sou um principiante em todas estas matérias, e achei que o aqua ainda não tinha condiçoes para participar, dado ainda não ter três meses. Na tua opinião achas que já poderia ter participado? Digo participado, porque acho que já acabaram as isncrições, certo? Abraço Jorge Santos Citar
Miguel Reis Publicado: Setembro 17, 2013 Publicado: Setembro 17, 2013 Sim, Jorge, já encerraram no passado dia 15. Acho que a participação no AGA é bastante positiva pelo simples facto de obter comentários e criticas de referências internacionais em aquascaping e aquariofilia e com isso evoluir como aquascaper. Abraço Citar
JMCVS Publicado: Setembro 17, 2013 Autor Publicado: Setembro 17, 2013 Boas, creio que de comentários já falaram tudo o que poderia dizer. Pergunto-te como tem sido o crescimento da Eleocharis sp.? Lento/Rápido? Consegues controlar os runners bem para não vir para a frente? Pedro. Boas Pedro, A Eleocharis sp, cresce relativamente lenta, pelo menos com a fertilização que faço (Brighty K e Step 1 - 4ml de cada/dia), Co2 (2 bps) e um fotoperíodo de 8H (2x55W - 8500 e 6500K). Quanto aos runners, ainda não tenho grandes stress, mas tenho podado um nadinha abaixo do substrato. Abraço Jorge Santos Citar
JMCVS Publicado: Setembro 17, 2013 Autor Publicado: Setembro 17, 2013 Sim, Jorge, já encerraram no passado dia 15. Acho que a participação no AGA é bastante positiva pelo simples facto de obter comentários e criticas de referências internacionais em aquascaping e aquariofilia e com isso evoluir como aquascaper. Abraço Boas Miguel, Este ano já não dá. Existe algum outro concurso ainda este ano? Obg Jorge Santos Citar
Miguel Reis Publicado: Setembro 17, 2013 Publicado: Setembro 17, 2013 Existem dois que são o "must" anual, ou seja, IAPLC e AGA. Depois existem mais uns quantos de menor dimensão espalhados pelo mundo inteiro e não sei se tem direito a comentários e criticas. Abraço Citar
Francisco Matos Publicado: Setembro 17, 2013 Publicado: Setembro 17, 2013 Boas Francisco, Obrigado pelos comentários. Quanto ao tema da AGA, ainda sou um principiante em todas estas matérias, e achei que o aqua ainda não tinha condiçoes para participar, dado ainda não ter três meses. Na tua opinião achas que já poderia ter participado? Digo participado, porque acho que já acabaram as isncrições, certo? Abraço Jorge Santos Jorge, O Miguel já disse tudo... Claro que podias e devias ter participado. Eu acho que existem muitos de nós que podemos e devemos participar, mas não o fazemos por alguma vergonha ou por achar que não vale a pena pois ficaremos mal classificados. É bom participar pela festa e pelos comentários de aquascapers internacionais de renome. Para o ano não tens desculpa .. IAPLC e AGA e outros mais ... Abraço, Francisco Citar
tiago rocha Publicado: Setembro 18, 2013 Publicado: Setembro 18, 2013 Existem dois que são o "must" anual, ou seja, IAPLC e AGA. Depois existem mais uns quantos de menor dimensão espalhados pelo mundo inteiro e não sei se tem direito a comentários e criticas. Abraço quais sao os outros? devia haver um topico inamovivel sempre com os concursos que por aí existem, para o pessoal entrar em força sempre Citar
Miguel Reis Publicado: Setembro 18, 2013 Publicado: Setembro 18, 2013 Um inamovível geral com todos não digo mas sempre que acharem por bem divulgar um sintam-se livres para abrir tópico e iniciar discussão especifica sobre cada concurso. Abraço Citar
José Cruz Silva Publicado: Setembro 18, 2013 Publicado: Setembro 18, 2013 (editado) Não sei se ainda existe...não procurei. Nos meus tempos de moderador havia uma função de calendário onde registávamos estes eventos. Existe e está logo na raiz do fórum http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=calendar Editado Setembro 18, 2013 por Miguel Reis Citar Abraços Zé Néo
Gonçalo viegas Publicado: Setembro 19, 2013 Publicado: Setembro 19, 2013 Muito agradável de se ver os meus parabéns! Citar
Recommended Posts