Recommended Posts

Publicado

Boa noite.

Gostava de contar com a ajuda de alguém mais entendido em camarões que eu.

Comprei uns camarões Neocaridina a semana passada para o meu aquário maternidade, o que me está a deixar de boca aberta é ver umas cascas o peles vazias com formato de camarões, como os camarões são juvenis será que eles largam as peles?

Publicado:

Sim, durante o crescimento a casca deixa de servir e são obrigados a mudá-la. Processo perfeitamente natural.

Casca ? :tapfoot: Ai ai Miguel biggrin.png' alt=':biggn:'>

Exoesqueleto é o esqueleto externo dos invertebrados e é feito de quintina, servindo de sustentação e protecção dos órgãos internos. Ao crescer o camarão precisa de mudar de roupa e a esse processo se chama de ecdise. nestas alturas os camarões estão mais fragilizados e sujeitos a ataque de outros camarões, peixes ou de planárias. Para crescer os camarões precisam de cálcio presente na agua, a sua falta (que pode ser medido testando o gH, se for baixo o cálcio está em falta) pode provocar a morte do camarão.

• Votar + 1
Publicado:

Exoesqueleto é o esqueleto externo dos invertebrados e é feito de quintina, servindo de sustentação e protecção dos órgãos internos. Ao crescer o camarão precisa de mudar de roupa e a esse processo se chama de ecdise. nestas alturas os camarões estão mais fragilizados e sujeitos a ataque de outros camarões, peixes ou de planárias. Para crescer os camarões precisam de cálcio presente na agua, a sua falta (que pode ser medido testando o gH, se for baixo o cálcio está em falta) pode provocar a morte do camarão.

Vá lá, António.. tens razão. :P Quis simplificar a coisa para o membro estar "confortável" quanto à situação. Mas ainda bem que apareceste e deste uma excelente resposta. ;)

Abraço

• Votar + 1
Publicado:

Obrigado a tão prontas respostas. Miguel realmente a tua resposta foi bem clara, até eu percebi! Amigo António tua aula foi bem proveitosa agora até me sinto tentado para ir para o café e… ah e tal os meu camarões estão a fazer Ecdise, e coisa e tal…

Bom um grande obrigado ambos ajudaram muito pois só via 2 hipótese o estavam a mudar de casca o a Morrer. Ainda bem que estão bem de saúde e a crescer

Publicado:

até me sinto tentado para ir para o café e… ah e tal os meu camarões estão a fazer Ecdise, e coisa e tal…

:bleh: não esquecer a quintina e o exoesqueleto :mrgreen:

Vá lá, António.. tens razão. :P Quis simplificar a coisa para o membro estar "confortável" quanto à situação. Mas ainda bem que apareceste e deste uma excelente resposta. ;)

Estava-me a meter contigo :twisted: , da próxima vez que atacares o marisco na esplanada dizes ao empregado - Arranje-me um prato para colocar os exoesqueletos sff. ::D:

Publicado:

Exoesqueleto é o esqueleto externo dos invertebrados e é feito de quintina, servindo de sustentação e protecção dos órgãos internos. Ao crescer o camarão precisa de mudar de roupa .

António tanta coisa com a casca e depois disse que precisa de mudar de roupa? Para quê pá os gajos estão dentro de água a roupa está sempre lavadinha.

Publicado:

Para crescer os camarões precisam de cálcio presente na agua, a sua falta (que pode ser medido testando o gH, se for baixo o cálcio está em falta) pode provocar a morte do camarão.

O Paulo SS Conceição avisou-me de um erro aqui e com razão, para se medir apenas o cálcio usa-se o teste de kH e não o gH.

E afinal o que significa estas duas siglas?

O kH indica a concentração de dureza dos carbonatos medindo a concentração de Carbonato de cálcio (CaCO3) que está presente na agua. Além de servir de tampão à queda/aumento do pH o cálcio promove o crescimento do exoesqueleto, conchas dos caracois, regula a circulação do sangue, previne o aparecimento de doenças, etc, etc.

Mas o cálcio não é o único mineral presente na agua. Entre outros encontra-se o Sódio (Na), Enxofre (S), mas sobretudo o Magnésio (Mg) que tal como o cálcio promove o crescimento, aumenta a imunidade às doenças, melhora a digestão, etc, etc. É aqui que entra o teste do gH que mede a dureza geral incluindo a dureza dos carbonatos.

Obrigado ao Paulo pelo alerta.

• Votar + 2
Publicado:

Boa tarde.

Amigos nem por sombras estava a contar com uma aula destas, mas estou a tentar aprender mais com quem sabe muito mais que eu nestes campos e agradeço a todos.

No seguimento gostava de saber se com estes valores KH 6D e GH >6ºD (estes são os valores dos meus aquários) são bons razoáveis o maus.

Mais uma vez um grande obrigado

Publicado:

Amigo Octávio, é assim que se deve começar, ouvir quem sabe, e Pesquisar bastante, e ainda bem que o fazes.Mas a nossa função aqui é mesmo essa ensinar, ajudar, a ti e a todos aqueles que queiram, não hesitem perguntem sempre que tiverem alguma dúvida.

Esses niveis são bons e já agora o teu ph qual é ?

dizes aquarios, o que contém eles?

Publicado:

Amigo Paulo

Tenho um aquário 96litros com 2 escalares com uns 8cm 1 casal de platys dois nariz de bêbado e até ontem pelas 23horas um guppy macho. Plantas 2 qualidades das quais não sei bem os nomes e musgo de java, um tronco grande e algumas pedras de rio e 3 conchas. Com arião no fundo, um filtro de cascata e um interno pedra difusora.

Quanto ó PH está em 6.8 nos 2 aquários

O 2º é de 19 litros e só tem os camarões juvenis e 5 guppys elevins com 20 dias, tem uma planta e musgo de java, pequeno tronco (raiz) e pedras de ribeira com arião, placa de filtro de fundo pedra difusora e filtro interno mas com um filtro na entrada de agua para não comer os elevins!

Já agora alguém tem uma ideia do que poderá ter acontecido ó Guppy que não encontro nem no aquário nem fora (o aquário é tapado só tem uma abertura por onde entra o filtro de cascata) desde ontem as 23horas que não o vi mais

Publicado:

Amigo Paulo, obrigado pelas sempre prontas respostas.

O meu Guppy não aparece em lado algum! Nem em filtros nem aquário, quanto a ter ser comido duvido pois estava de boa saúde na ultima vez que o vi, até andava atrás da Platy será que pode saltar para fora do aquário é que a ser assim teve de saltar uns 9 cm.

Já em tempos tive aquários e com Guppys e não estou a acreditar!

foto da unica abertura para fora do aquario

x9o5.JPG

foto do geral

5m.JPG

• 2 semanas depois...
Publicado:

Amigos volto o tópico, só para dizer que com os camarões está tudo bem e até dei conta, ontem que uma está carregada de ovos.

Já agora que devo fazer e como se vai desenrolar todo o processo do nascimento.

Os guppys bebes com 1 mês comem os mesmos?

Publicado:

boas. os guppys deve de ter uns 15mm.

Já agora que devo fazer e como se vai desenrolar todo o processo do nascimento dos ovos (camarões) etc etc tec.

Publicado:

Não deves fazer nada eles nascem sozinhos, mas podes certificar-te que a fêmea tem alimento que chegue durante o tempo de gestão e uma semana após e quando os camaroes eclodirem podes assegurar-te que tem esconderijos e alimentos!

Com guppies de 15mm está seguro que eu tenho também com red's e está tudo bem!

Publicado:

Muito obrigado.

vou ver se ainda dá tempo para criar mais uns esconderijos pois o musgo de java está ainda pequeno.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!