Recommended Posts

Publicado

Ora cá fica um mistério para ver se alguém desvenda.

Tenho um aqua de 120lt, com cerca de 30 guppys (adultos, juvenis e alevins) e a cerca de 6 semanas introduzi 5 mollys.

Desde então nada se alterou.

TPA de 15% a cada 8 dias, alimentação variada (larvas de mosquito vermelho, dafnias, sera flora, flocos, granulado).

O mistério é que desde a um mês +- tem vindo a morrer um molly de cada vez. Hoje morreu o 5º e ultimo...

Nunca notei pintas brancas, nem barbatanas afectadas nem nada do género...

O que notava é que (e sempre só um de cada vez) ficavam parados no fundo e nem comiam... e depois morriam.

Durante este período nem um único guppy morreu, tendo inclusive as fêmeas guppy dado à luz mais alevins.

O que poderá ter acontecido?

Já agora, alguém tem uma solução para outro problema?!

Tenho uma biobox no aqua, e por vezes tenho de tirar a tampa, pois os alevins entram na biobox e depois tenho de os tirar de dentro do filtro...

A entrada de agua da biobox é em baixo e através de 4 conjuntos de 4 rasgos com cerca de 2mm de abertura...

Muitos morrem por la entrarem...

Cumprimentos

Rui Gonçalves

Publicado:

Boas,

As molys gostam de águas salobras... com um pouco de sal.

Relativamente à biobox, podes colocar lã de filtro no primeiro compartimento de maneira a tapar as ranhuras.

Mas tens de a substituir ou lavar semanalmente.

Cumps.

Publicado:

Boas.

Já tentei com a lã. mas depois tive de reduzir o caudal da bomba de agua, porque a agua nao entrava o suficiente e a bomba ficava a trabalhar em seco ao fim de um dia ou 2...

Rui Gonçalves

Publicado:

Boas!

Não concordo contigo JoãoRRM, acho que não há necessidade nenhuma de colocar sal nos aquários de Mollys. Neste tipo de aquários, com Mollys, Guppys, Platys, etc, devemos é colocar pedras calcárias de modo a ter um pH alcalino, na casa dos 8.

O sal pode fazer com que o aquário fique instavel, e a estabilidade de pH e gH é tudo.

Quanto ao mistério, quanto a mim pode ser várias coisas. Os Guppys não morrem pois estão habituados á água. Os Mollys podem ter vindo de uma água com uns parâmetros diferentes e foram morrendo.

Também pode ser outra coisa...se calhar os 30 Guppys que dizes são muito mais, e devido a sobrepopulação os peixes que vão entrando podem morrer, pois biologicamente o aquário está sobrelotado.

Quanto ao filtro, eu acho que as biobox, filtros internos e cascata deviam passar à história, como os filtros de fundo... um filtro externo é muito mais viável por mil e uma razões.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

Boas Vasco,

Simplesmente referi que as mollys gostam de aquários com água salobra, não estou a dizer para meter sal.

Pois não sendo o caso (água salobra) mantendo-as em água doce elas morrem. Dai se utilizar as pedras calcárias.

Foi dos primeiros erros que tive quando me aventurei nos aquas.

E se formos a ver não assim tão comum ver mollys em aquários comunitários, como vemos guppys, platis, néons e afins...

Rui, uma biobox num aquário de 120l a meu ver não é viável...

Tens de arranjar outro filtro, um 2213 ou um e701, já era suficiente para o que tens agora.

Cumps.

Publicado:

Um dos meus aquários é um juwel lido 120 litros com biobox de origem.

A cada TPA tirava camaroes do filtro.

remediei o problema ao colar rede mosquiteira preta em todas as entradas.

Usei super cola 3.

Eu uso e recomendo filtros externos.

No entanto só posso dizer bem da biobox juwel .

So de me lembrar como ja tive esse aquario hehe.. carregadinho de peixes, um abuso de ampulárias, camaroes, comida com fartura..

E o filtro dava conta do recado, 0 mortes, agua limpa.

Ate ia checar a amónia quando negligenciava uma TPA e era sempre 0!

Abraço

Sent from my Cyberdyne Systems T-800 via Skynet

Publicado:

A confusão aqui prende-se com os termos de água doce e salobra.

Para tornar a água salobra temos de colocar cloreto de sódio, ou seja sal.

Uma água com um alto gH tem iões de Cálcio e Magnésio dissolvidos. Para aumentar o gH e também o pH podemos usar as pedras calcárias, mas isto não torna a água salobra, apenas com um pH e gH mais altos, em oposição à água macia, com um baixo pH e gH, por exemplo da bacia Amazónica.

Uma água que as Mollys vivem bem é com um pH 8 ou 9 e com um gH na ordem dos 20 a 30º. Podem viver em águas salobras, porém, penso que não há esta necessidade.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

Bom...

Acho que vou ficar pelos guppy. :smile2: A ideia das moly foi da "Maria" e mais para lhe fazer a vontade...

Quanto à biobox, já tinha pensado em "trocar" por filtro externo, mas tenho de esvaziar o aqua todo, descolar a biobox do vidro e provavelmente fica uma cagada... a rede mosquiteira é uma boa solução.... mas lá está... tenho de esvaziar o aqua.

Vou tentar diminuir mais o caudal da bomba de agua e colocar novamente lã no primeiro compartimento a ver se resolve.

Espero é não baixar demasiado a capacidade da bomba.

Obrigado a todos pela ajuda

Rui Gonçalves

Publicado:

A vantagem da rede é que nao reduz o caudal. A lã de vidro agarra tudo e depois fica tudo entupido pode diminuir o caudal ou esforcar a bomba.

Eu nao precisei de retirar a agua toda do meu. A supercola com a agua cura mais depressa ainda :)

Mas tenta aproveitar alguma agua caso optes por esvaziar o aquario. Ou entao encara isso como uma super TPA.

Publicado:

A vantagem da rede é que nao reduz o caudal. A lã de vidro agarra tudo e depois fica tudo entupido pode diminuir o caudal ou esforcar a bomba.

Eu nao precisei de retirar a agua toda do meu. A supercola com a agua cura mais depressa ainda :)

Mas tenta aproveitar alguma agua caso optes por esvaziar o aquario. Ou entao encara isso como uma super TPA.

Vou então experimentar fazer isso. espero nao colar nenhum peixe

Rui Gonçalves

Publicado:

Eu nao te quero induzir em erro, eu retirei agua do meu , ficou para aí com 30% de agua, foi ate o plastico onde queria colar a rede ficar fora de agua. Colei foi com o plastico da biobox ainda molhado.. E nao foi preciso retirar os peixes.. Tentar colar algo debaixo de agua é impossível Hehehe

Publicado:

Por curar rápido e "plastificar" em contacto com a agua penso que não.

Nunca notei nada.

Ja usei super cola para prender anubias a troncos..

Mas tem de ser mesmo super cola. Usar outro tipo de cola que nao esta deve ser desastroso.

Sent from my Cyberdyne Systems T-800 via Skynet

• 2 meses depois...
Publicado:

Boas rui, tive o mesmo problema que tu com as mollys até que acabei por desistir... O mesmo tb me aconteceu com espadas...

Tb já tinha lido isso da agua salobra mas tendo em conta q as minhas vieram de um aquário em que estavam com guppys e a agua estava com o PH semelhante ao meu... Não me parece q seja esse o problema

Publicado:

Sim os mollies são mais frágeis que os espadas e platys que são fortes e aguentam tudo. Os guppies tendem a ser mais fracos que mollies isso não é normal já tive muitos mollies e por um que morria morria 2 guppies (num período de tempo) não concordo com o Paulo os espadas são os peixes mais fáceis de manter reproduzir é básico na mesma só requer mais tempo que os platys e guppies.

Outro problema que estive a ver os mollies demoram a morrer com falta de sal não é de um dia para o outro pode até não ser sensível mas com a nova casa ter começado a ser.