xic0 Publicado Setembro 6, 2013 Publicado Setembro 6, 2013 Boas, antes de tudo peço desculpa se repetir alguma pergunta que já tenha sido debatida em demasia aqui no forum (juro que já estou nas pesquisas à algum tempo).Eu faço parte daquele grupo de aquariofilistas de água doce que de repente decidiu "triplicar" os custos e mudar para água salgada.Tenho um aqua comp-120 alt-50 profundidade-40 e pelo que eu já percebi vou ter de o furar e penso que a coluna seca será a melhor opção. Encontrei uma loja que me instalará uma coluna seca e fará os 2 furos...o furo de saida deverá ter 50 cm (se não estou enganado) o de retorno ainda não sei:( Pretendo montar um aqua com capacidade para corais duros. 1-Bomba de retorno- EHEIM COMPACT PLUS 2000 ?? suficiente? 2-Iluminação- Tenho 2 boas opções mantendo o 1 w/L. 1 calha só com leds e outra com 4x54 w t5 + 4 leds. Trará algum beneficio em ter os 2 tipos? t5 e leds?3- o meu armário não é muito alto, o que significa que a sump poderá ter no máximo 90x40x35...será suficiente? 4- Bomba de circulação- Deverá ter um fluxo entre 2500-3000, se não estou enganado, alguma sugestão? A loja que costumo frequentar tem vortech, Seio, Polario e TMC. 5- Escumador, estava virado para comprar um TMC ou Deltec. Alguma sugestão? o armário do meu aqua tem 50 cm de altura, o ecumador cabe lá certo? Obrigado a todos, principalmente aos que tiveram paciência para ler este longo post. Anseio por respostas para que possa avançar com isto xico
spinreef Publicado: Setembro 6, 2013 Publicado: Setembro 6, 2013 Ola, A minha opinião: 1 - Chega perfeitamente 2 - Esses 4 leds devem ser só para servir de moonlight. Se queres duros tens que ter uma calha boa, com bons reflectores, ou seja, uma Ati 3 - Chega perfeitamente 4 - Se puderes Vortech sem duvida (unica desvantagem é ser um pouco ruidosa) 5 - Os Tmc são bastante fracos. A altura do armario vai-te limitar bastante na escolha do escumador. Assim de repente não estou a ver nenhum que caiba ai...
xic0 Publicado: Setembro 6, 2013 Autor Publicado: Setembro 6, 2013 Obrigado pela resposta:) Portanto em relação à iluminação devo esquecer os leds? Pois pelo que eu estive a ver as ATI são mesmo muito boas... o problema é o preço que duplica. Em relação ao escumador estou a ficar realmente assustado! Parece que o armário devia ter mais 10 cm! Deverei optar por aqueles escumadores que ficam presos ao vidro ou um interno? ou começar-me a mentalizar que vou ter de trocar de armário? Cumprimentos xico
xic0 Publicado: Setembro 6, 2013 Autor Publicado: Setembro 6, 2013 (editado) Tunze DOC Skimmer 9006 e deltec mc 500... estes cabiam... que acham? Editado Setembro 6, 2013 por xic0 xico
spinreef Publicado: Setembro 7, 2013 Publicado: Setembro 7, 2013 Trocar de armario é que era... Vais sempre ter problemas se acesso. Mesmo para limpar a sump não me parece muito pratico
Recommended Posts