Tiago99 Publicado Setembro 6, 2013 Publicado Setembro 6, 2013 Ola, eu tenho um aquario com cinco litros e ja tenho filtro, termostato, decoraçoes e o ciclo do ozono feito. Mas o aquario esta quase cheio e por isso nao sei que peixes ou camroes eu posso por. Citar
Paulo SS Conceição Publicado: Setembro 6, 2013 Publicado: Setembro 6, 2013 ciclo do ozono??? (azoto) será?, diz uma coisa quanto tempo demorou o ciclo e como fizeste? Outro tópico com a mesma pergunta, já tanto foi debatido esse tema, já te aconselharam, diz lá que especie queres que te aconselhemos. 5L não dá para nada isto porque depois de areão decoração filtro e termostato deve dar o quê 2L? há por aqui pessoal a vender aquas nos classificados pequenos de 20L e baratinhos para quê insistir em maltratar animais?. Vá lá empenho nisso e pesquisa que vais ver que arranjas um aqua um bocado maior. 1 Citar Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua
ThunderDrum Publicado: Setembro 6, 2013 Publicado: Setembro 6, 2013 Consegues por fotos? Estou curioso como cabe tanta coisa em 5L... Lê bastante aqui no forum, vais ver que melhoras os conhecimentos (ozono?) e vais querer um projecto com pés e cabeça...e pernas para andar! Citar [hr] Zeisses | Aqua 60l
Shaking Publicado: Setembro 6, 2013 Publicado: Setembro 6, 2013 Da para uns caracois. E mesmo ai.... 1 Citar Cumprimentos, Daniel Cunha Aquário 60l Feedback
Miguel Reis Publicado: Setembro 6, 2013 Publicado: Setembro 6, 2013 Tiago, vê lá se este tópico responde à tua pergunta.. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220547&page=2 e olha que engraçado.. Foste tu próprio a abri-lo e a ter algumas respostas sobre o que poderias pôr e não pôr. Antes disso tudo, lê este tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 Abraço 1 Citar
Tiago99 Publicado: Setembro 6, 2013 Autor Publicado: Setembro 6, 2013 Sim eu abri outro topico parecido com este, e sim queria dizer azono. A unica coisa que eu queria saber era se eu podia por uns caracois ou uns camaroes ? Citar
Miguel Reis Publicado: Setembro 6, 2013 Publicado: Setembro 6, 2013 Tiago, continuas errado. Chegaste a ler o segundo link que te deixei? Recomendo vivamente. Parece-me bem que estás a meter a carroça à frente dos bois. Repito, lê este tópico de iniciação à aquariofilia mas com atenção. Primeiro estabelecer a teórica e depois a prática aos poucos, ok? http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 Abraço 1 Citar
ThunderDrum Publicado: Setembro 7, 2013 Publicado: Setembro 7, 2013 (editado) (...)sim queria dizer azono(...) Peço desculpa e permissão para ser mal educado, rude e bruto... AZOTO!!! Desculpa, mas tiras as pessoas do sério... Vai ler e adquirir os conhecimentos, vais ver q te sentes melhor...e nós também! Abraço e bons aquarios! Editado Setembro 8, 2013 por João Branquinho Editado para retirar a palavra a seguir ao azoto.... :) Citar [hr] Zeisses | Aqua 60l
Tiago99 Publicado: Setembro 7, 2013 Autor Publicado: Setembro 7, 2013 Alguem me pode dizer um aquario de 20l mais barato que existe? por exemplo no continente ou assim numa dessas lojas. Citar
ThunderDrum Publicado: Setembro 7, 2013 Publicado: Setembro 7, 2013 Se só quiseres o aquario, visto q já tens outro material, deve te sair por menos de 40€, mas no Custo Justo etc tens bons negocios tambem! Por exemplo na Casa do Nemo q faz aquas por encomenda, um de 40x30x30 (36L) fica por 29€. Mas estas medidas são as mais pequenas q eles fazem, não dá p ser menor que isto, mas procura outros que encontras de certeza!Aí na tua zona não conheço lojas...pode ser q alguem consiga ajudar!Assim sim, já começa a parecer um projecto sério, parabéns! Citar [hr] Zeisses | Aqua 60l
Nuno-ampt Publicado: Setembro 7, 2013 Publicado: Setembro 7, 2013 Na tua zona tens o bricomarche que tem aquários e outros produtos...vai lá dar uma volta e principalmente LÊ AS COISAS QUE TE DIZEM......... Citar
Vasco Matos Publicado: Setembro 7, 2013 Publicado: Setembro 7, 2013 Boass Tiago! Como já deves ter percebido pela reacção dos comentários, 5L de água não dá para mais que umas plantas e uns caracóis. Devemos ter muito respeito pelos animais que mantemos, são seres vivos que merecem todo o nosso respeito. O meu conselho vai inicialmente para não te precipitares. Mais vale comprares algo que vais manter durante muito tempo, do que comprares algo pequeno e daqui a 6 meses quando o ''bichinho'' da aquariofilia crescer em ti comprares outro aquário maior. Portanto se fosse a ti dirigia-me a uma loja de vidros, e mandava fazer um aquário. Tens aqui uma medidas (centímetros)e a litragem : 45x25x25=28 litros / 50x35x35 = 60 litros / 60x40x40= 96 litros Depois tens de comprar um filtro externo e um termostato. Arranjas um substrato para o aquário, umas plantas de fácil manutenção e com 28 litros consegues colocar uma colónia de camarões. 1 Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Tiago99 Publicado: Setembro 7, 2013 Autor Publicado: Setembro 7, 2013 Obrigado por terem respondido, e hoje comprei um aquario com 12l(eu sei que nao e muito mas ja tem muito mais espaço do que o de 5l) por 8 euros nos chineses. Se quiserem posso por mais umas fotos.So para o natal e que eu posso comprar um de 40 l para cima por isso tem de esperar. Cumps. Citar
ThunderDrum Publicado: Setembro 8, 2013 Publicado: Setembro 8, 2013 Boa! Vais ver que não te arrependes! Pelo menos dá para pores um Betta ou algo do género... Depois mais tarde podes ficar com esse aqua p hospital/maternidade ou outra coisa qualquer... Citar [hr] Zeisses | Aqua 60l
dg12 Publicado: Setembro 8, 2013 Publicado: Setembro 8, 2013 Viva, Dando a minha opinião, e pegando no que alguns já te disseram, é realmente uma melhoria, de 5lt para 12lt BRUTOS. O que implica que depois de colocar filtro, termostato, areão e alguma decoração que seja, talvez fiques com, supondo estas ocupações: - filtro e termostato - 0.5lt; - areão: Supondo que o aquário é 40x20x15=12lt -> 2.5cm de areão correspode a: 4 x 1.5 x 0.25 = 1.5lt - decoração (seja ela plantas, tronco, pedras, esconderijo de coco ou até artificial) - 0.5lt mínimo; - altura máxima da coluna de água - 4 x 1.5 x 0.2 = 1.2 Ficamos, com estas contas, com um máximo de 8.5lt reais. Isto implicará um filtro capaz e muita atenção com as TPA's e alimentação. O melhor, também como já te disseram, será colocares um betta macho (que já será uma casa decente para ele) ou uma pequena colónia de camarões... Não tens hipótese para muito mais cumps, David Citar
Tiago99 Publicado: Setembro 8, 2013 Autor Publicado: Setembro 8, 2013 http://imageshack.us/photo/my-images/19/d1ql.jpg/ http://imageshack.us/photo/my-images/802/tkzi.jpg/ http://imageshack.us/photo/my-images/833/6ckf.jpg/ Citar
ThunderDrum Publicado: Setembro 8, 2013 Publicado: Setembro 8, 2013 Até está com bom aspecto...apesar das decos artificiais... Agora depois do ciclo do AZOTO, podes pôr o que já sugerimos!Esse filtro tem alguma força? Qual a capacidade (em l/h)? Pois se tiver muita força os camarões ou betta não irão achar muita piada... Parabéns pela decisão acertada (ou pelo menos já foi um avanço) que tomaste! Citar [hr] Zeisses | Aqua 60l
dg12 Publicado: Setembro 8, 2013 Publicado: Setembro 8, 2013 Esse filtro é capaz de fazer muito caudal não? O melhor para essas dimensões seria talvez um filtro de esponja ligado a uma bomba de ar. É que daquilo que sei, qualquer que seja o filtro, o mínimo de caudal que há à venda é de 150lt/h, o que já é mais que 10x a litragem do aquário :/ cumps, David Citar
Vasco Matos Publicado: Setembro 8, 2013 Publicado: Setembro 8, 2013 Uma coisa que nunca percebi foi a razão de os Bettas estarem condenados a viver em aquários miniatura. Eu acho que é algo psicológico, derivado ao facto dos Bettas estarem nas lojas expostos nas mini-caixas de exposição. Porém, eles só estão nessas caixas para os separar de outros machos. Na Natureza, eles têm muito espaço, e mesmo que os Bettas que compramos sejam diferentes dos selvagens, necessitam de espaço como outro peixe qualquer, e como tal, 12L é significativamente pouco. Podemos argumentar com a maneira destes peixes se reproduzirem, e neste caso, um aquário de menor tamanho se calhar é mais prático. Mas quantas pessoas que têm Bettas fazem reprodução?... Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
dg12 Publicado: Setembro 8, 2013 Publicado: Setembro 8, 2013 Viva Vasco, Eu em tempos já fiz Mas só mantinha o macho num 40x20x20 na altura de tentar reproduzir. Agora está velho (ou virou para o outro lado) e não quer nada com as fêmeas, portanto tenho o trio num aqua 60x30x30, e mesmo assim ele explora tudo pelo que não faziamal nenhum se o aquário fosse maior... O problema da maior parte das pessoas é que pensam como os bettas CONSEGUEM sobreviver nessas condições, então TÊM que sobreviver nessas condições... Já vi muita judiaria por aí, até que nas lojas já os vi 24/7 dentro de copos de água meios cheios :/ cumps, David 1 Citar
Tiago99 Publicado: Setembro 8, 2013 Autor Publicado: Setembro 8, 2013 O meu filtro e 200l/h e hoje fui a loja de animais e vi uns bettas em sacos com metade da agua do tamanho deles, pobres coitados. Citar
Luiji Publicado: Setembro 8, 2013 Publicado: Setembro 8, 2013 Podes por um pequeno cardume de neons dando em media para um cardum de 5, 2l para cada é capaz de chegar! Citar
Vasco Matos Publicado: Setembro 8, 2013 Publicado: Setembro 8, 2013 (editado) Desculpa Luiji, e não me leves a mal, mas 12 litros de água não dá para manter um cardume de 5 Néons. Simplesmente porque os Néons e os Cardinais vêm directamente dos rios da Amazónia (Paraíso), e antes de serem capturados para gáudio de todos aqueles que gostam de aquariofilia (eu me incluo), viviam em extensões de água que nem vale a pena pensar. Ora retirá.los do Paraíso e colocá.los em 12 litros de água, é absolutamente cruel, e vai contra tudo aquilo que devia reger a aquariofilia. Nós todos, aquariofilistas, já somos um bocadinho egoistas por querer manter entre 4 paredes de vidro um pedaço de Natureza. Se não proporcionarmos a esses animais e vegetais as condições apropriadas nada feito. Editado Setembro 8, 2013 por Vasco Matos Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Luiji Publicado: Setembro 8, 2013 Publicado: Setembro 8, 2013 Sim, concordo mas em 12l ao todo não dá para por nada, eu disse neons porque sao um dos peixes mais pequenos! Citar
Recommended Posts