tiagojoaopintodias Publicado: Setembro 13, 2013 Publicado: Setembro 13, 2013 Sim, Obrigado também pelo acrescento. Se cada um der os seu 2 cents tudo fica mais fácil. E também concordo com esses situações particulares, por ser substrato activo e isso tudo. Posso falar por mim que a coisa que sempre li que era extremamente importante era o ciclo de azoto, por isso tirei um dia em que podia fazer outras coisas na net e tentei perceber o máximo o que acontecia. Percebido isso e com a experiência entendendo os aquários que mantenho sei mais ou menos o que esperar e já lhe disse isto, muito bem faz ele em informar-se e ir indo pedir ajuda, o que não mostra nenhum sinal de falta disto ou aquilo, mas sim que se interessa e quer aprender mais. Abraço e desculpa lá o Off Topic Ricardo
Jixj1994 Publicado: Setembro 13, 2013 Autor Publicado: Setembro 13, 2013 Boa noite. Obrigado a todos. Bem, em relação a climatização das pedras, não me tinha ocorrido esse pormenor, mas posso fazer isso sem problemas Depois ao ciclo vou ver, neste momento tenho os testes de amónia, nitratos e ph, por isso vou sempre controlando como vai o ciclo e a descida do ph...pois o ph da minha torneira sai a 7.2 e o substrato shikamaru deve dexe-lo mais ou menos para 6.5, por isso alem do ciclo tenho que esperar que o substrato faça o seu trabalho também... De qualquer das maneiras vou comprar uns garrafões com agua a ph de 6.5 para ajudar o substrato ao fazer tpas... Também pelo sim pelo não vou comprar o bio start e coloca.lo no aquário... Cumprimentos. Ricardo Faria
Jixj1994 Publicado: Setembro 13, 2013 Autor Publicado: Setembro 13, 2013 Ah, e se amanha tiver disponível na loja vou comprar o teste de GH que para invertebrados parece importante ter sempre acima de 4...(corrijam-me se estou e erro...) Tiago, não tem qualquer problema, estou aqui para aprender e evitar fazer asneiras por isso qualquer opinião é bem vinda Cumprimentos. Ricardo Faria
Luiji Publicado: Setembro 13, 2013 Publicado: Setembro 13, 2013 Eu nunca disse para por os camarões, disse para por os guppies! Eu também só areanjei os meus red's quando o ciclo ficou completo e mesmo assim ainda passaram uns meses!
Paulo SS Conceição Publicado: Setembro 13, 2013 Publicado: Setembro 13, 2013 Ricardo tão importante quanto o GH tens o KH que influencia no oscilamento ou não do PH, se tiveres um KH alto ele vai fazer tampão e a muito custo vai deixar descer o PH, e se tens o teste de amónia e nitratos também devias de ter dos nitritos , que depois do pico de amónia vais ter um pico de nitritos e ao medir esse pico ficarás a saber que está perto o fim do ciclo, que se encerra quando tiveres um pico de nitratos e aí surgem as tpa's. Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua
Jixj1994 Publicado: Setembro 13, 2013 Autor Publicado: Setembro 13, 2013 O kh eu já sei, pois sendo água da torneira é sempre o mesmo, o kh é de 3... Pelo que li o substrato baixa +/- até 6.5 e faz o efeito tampão, ou seja o substrato baixa o ph e depois subindo o kh faz o efeito tampão para que não haja oscilações...mas também antes de colocar os camarões faço o teste para ver como realmente ficou... O GH e que é capaz de me preocupar mais pois actualmente está a 6, mas depois quando colocar agua engarrafada para as tpa pode descer o ph se esse for baixo no garrafão.. Ricardo tão importante quanto o GH tens o KH que influencia no oscilamento ou não do PH, se tiveres um KH alto ele vai fazer tampão e a muito custo vai deixar descer o PH, e se tens o teste de amónia e nitratos também devias de ter dos nitritos , que depois do pico de amónia vais ter um pico de nitritos e ao medir esse pico ficarás a saber que está perto o fim do ciclo, que se encerra quando tiveres um pico de nitratos e aí surgem as tpa's. Os testes que tenho é de amonia e nitritos, não tenho de nitratos...mas depois dos nitritos, mais cedo ou mais tarde vem o de nitratos...para os nitratos reparei que é usado plantas de superfície especialmente em aquário de camarões...após ter o "layout" preparada vou ver se arranjo plantas flutuantes para tratarem dos nitratos Obrigado. Cumprimentos. Ricardo Faria
Paulo SS Conceição Publicado: Setembro 13, 2013 Publicado: Setembro 13, 2013 Boa noite. Obrigado a todos. Bem, em relação a climatização das pedras, não me tinha ocorrido esse pormenor, mas posso fazer isso sem problemas Depois ao ciclo vou ver, neste momento tenho os testes de amónia, nitratos e ph, por isso vou sempre controlando como vai o ciclo e a descida do ph...pois o ph da minha torneira sai a 7.2 e o substrato shikamaru deve dexe-lo mais ou menos para 6.5, por isso alem do ciclo tenho que esperar que o substrato faça o seu trabalho também... De qualquer das maneiras vou comprar uns garrafões com agua a ph de 6.5 para ajudar o substrato ao fazer tpas... Também pelo sim pelo não vou comprar o bio start e coloca.lo no aquário... Cumprimentos. Ricardo Faria tu é que escreveste não fui eu , só segui pelo disseste se tivesses um KH mais alto 6º ele fazia tampão ao ph e não deixava oscilar, mas por outro lado não te deixava descer para os 6.5 Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua
Paulo SS Conceição Publicado: Setembro 13, 2013 Publicado: Setembro 13, 2013 para ajudar as plantas assimilam nitratos as de superficie ainda mais e as TPA para também retirar nitratos. para isso se faz todas as semanas, para também ajudar a retirar nitratos do aqua Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua
Jixj1994 Publicado: Setembro 13, 2013 Autor Publicado: Setembro 13, 2013 Peço desculpa, foi erro meu, queria dizer nitritos em vez de nitratos... Pois, mas neste caso penso que seja bom, visto o objectivo é ele chegar aos 6.5, alguém tem uma ideia de quanto tempo mais ou menos esse processo demora? Cumprimentos Ricardo Faria
Paulo SS Conceição Publicado: Setembro 13, 2013 Publicado: Setembro 13, 2013 nunca usei esse substrato não sei Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua
Jixj1994 Publicado: Setembro 14, 2013 Autor Publicado: Setembro 14, 2013 Bem parece que o substrato já começou a fazer o seu trabalho, coloquei água da torneira com ph 7.2, e já está a 7.0, em poucas horas...por isso penso que chegar aos 6.5 não vai ser problema Agora é dar tempo para fazer o ciclo do azoto bem feito, e controlar o ph... Cumprimentos. Ricardo Faria
Jixj1994 Publicado: Setembro 14, 2013 Autor Publicado: Setembro 14, 2013 Boa tarde. Hoje comprei os testes de GH (talvez para o mês que vêm compre o de nitratos e depois kh) e também não resisti e comprei um "bola de musgo" Cladophora aegagropila para os camarões se consolarem quando mudarem para a casa nova :D.. Esta "planta" é seguro colocar sem qualquer tratamento? esta bola é um pouco grande e estava a pensar em cortar ao meio e colocar no aquário com a parte achatada virada para baixo ficando em forma de D, ou tentar fazer outra bola, o que acho que vai ser complicado, visto não ter experiência a fazer isso... Mais tarde quando fizer o teste de ph, amonia, nitritos e GH coloco aqui Cumprimentos. Ricardo Faria
Paulo SS Conceição Publicado: Setembro 14, 2013 Publicado: Setembro 14, 2013 Ricardo compraste o menos importante ,era mais importante saber o kh Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua
Jixj1994 Publicado: Setembro 14, 2013 Autor Publicado: Setembro 14, 2013 Boa tarde Ricardo compraste o menos importante ,era mais importante saber o kh Como já tinha dito eu neste momento sei o kh da água da torneira...e visto o substrato baixar o ph e aumentar o kh, no inicio do próximo mês compro o teste de kh, e antes de colocar os habitantes faço os testes e vejo se está tudo ok (e no inicio do próximo mês ainda so passou 3 semanas, ou seja ainda tenho outra para caso queira resolver algum problema com o kh...) como este mês já ouve muita despesa com este projecto e eu queria saber o GH do aquário e da agua engarrafada comprei primeiro este...penso não estar a pensar mal certo? Em relação á Cladophora aegagropila tem alguma sugestão? Obrigado. Cumprimentos. Ricardo Faria
Jixj1994 Publicado: Setembro 14, 2013 Autor Publicado: Setembro 14, 2013 Boa noite. Após ontem ter feito a montagem, e ter colocado 2 flocos de comida, 1 caracol e hoje a "bola de musgo" os resultados da água são os seguintes: pH - 6.5 dgH - (comprei o kit da sera GH, mas não percebo como aquilo funciona...alguém tem esse teste?) Amonia - 0 Nitritos - 0 Cumprimentos. Ricardo Faria
tiagojoaopintodias Publicado: Setembro 14, 2013 Publicado: Setembro 14, 2013 Sim, eu tenho. Ia dizer-te para comprares isso pelo olx que sai mais em conta. Não gosto muito, mas é assim: Lavas bem a proveta com a água que vais analisar. Depois pões 5 ml dessa água na proveta. Pões 1 gota do reagente. Se ficar amarelo logo tens o gH entre 0-1 (pois o 0 não se consegue ver certo...) Se não vais adicionando até chegar a essa cor. Eu não estou satisfeito com este teste.... tenho sempre gH de 1 (o que sei que é incorreto) e está no prazo de validade. Pelo que não gostei O de kH gosto bastante, apesar de mo terem pedido emprestado à duas semanas atrás e............. ainda não o tenho E mete mais umas 3 caracoletas que isso para morrer é preciso muito mesmo, além de que podes meter mais comida e elas vão crescer bastante. E já sabem se virem algum erro avise Abraço
A. Ferreira Publicado: Setembro 14, 2013 Publicado: Setembro 14, 2013 Boas, Contas as gotas até a cor mudar para verde. http://www.sera.de/pt/produtos/in_category/alimentos-principais-1659/product/sera-gh-test.html Aposto em 4 ou 5. Abraço, António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
A. Ferreira Publicado: Setembro 14, 2013 Publicado: Setembro 14, 2013 oops... Não é amarelo Tiago, é verde. http://cdn.sera.de/fileadmin/gbi/04110_sera_gHTest_2009_12_INT.pdf Abraço, António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Jixj1994 Publicado: Setembro 14, 2013 Autor Publicado: Setembro 14, 2013 Boa noite Tiago, pois, mas eu comprei por 6 € por isso a diferença de preço no olx dos testes mais portes não haveria de ser muita...digo eu... Em relação ao teste, não é nada prático, espero que o de kh seja melhorzito... oops... Não é amarelo Tiago, é verde. http://cdn.sera.de/fileadmin/gbi/04110_sera_gHTest_2009_12_INT.pdf Abraço, Eu vou agora fazer, mas ainda agora coloquei mais de 20 gotas e não ficou verde Já digo alguma coisa Cumprimentos. Ricardo Faria
tiagojoaopintodias Publicado: Setembro 14, 2013 Publicado: Setembro 14, 2013 Pois é.... erro meu. Tinha o folheto de kH e gH na mesma caixa. Desculpa lá Pois... é pouco práctico. Abraço
Jixj1994 Publicado: Setembro 14, 2013 Autor Publicado: Setembro 14, 2013 Resultado 25 gotas...cor amarelo torrado, nas 10 primeiras ficou amarelo vivo, e depois foi ficando torrado... não estou a perceber isto...
Jixj1994 Publicado: Setembro 14, 2013 Autor Publicado: Setembro 14, 2013 (editado) ah, tiago, eu não quero colocar mais "caracoletas" pois elas começam a colocar ovos nos vidros, e eu não gosto nada do efeito, já no que está actualmente tem sempre ovos nos vidros, e são uma "praga" (planorbis)... tenho desses e dos mais pequeninos (que deve ter vindo com alguma planta)...se acontecer neste novo vou colocar uma helena Editado Setembro 14, 2013 por Jixj1994
tiagojoaopintodias Publicado: Setembro 14, 2013 Publicado: Setembro 14, 2013 Pois isso é verdade. Depois se quiseres helenas diz. Elas são umas pragas
José Prada Publicado: Setembro 15, 2013 Publicado: Setembro 15, 2013 (editado) Amonia - 0 Nitritos - 0 Por esses resultados, ainda não começou o ciclo. Mas se só agora é que colocaste o caracol e a comida é normal. Resultado 25 gotas...cor amarelo torrado, nas 10 primeiras ficou amarelo vivo, e depois foi ficando torrado... não estou a perceber isto... Pelo que parece, tens um gh muito baixo. O que quer dizer que fica amarelo logo nas primeiras gotas (provavelmente logo na primeira). E uma vez que a cor é muito fraca nas primeiras gotas, torna-se difícil perceber se é amarelo ou verde. Cumps. Editado Setembro 15, 2013 por Micro-Chip Cumps. José Prada aka Micro-Chip
Jixj1994 Publicado: Setembro 15, 2013 Autor Publicado: Setembro 15, 2013 Boa tarde. Pois, mas eu acho um pouco estranho pois o meu gh em quase todos os testes que tenho feito é de 6 gh... dai eu ter uma ideia do gh da minha agua da torneira...vou esperar mais um dia, amanha vou faço o teste de gh pode ser que corra melhor.. Depois do jantar vou repetir os testes de amonia, para ver se o ciclo já começou Abraço Ricardo Faria
Recommended Posts