Recommended Posts

Publicado

Boas.

Um dos meus Ocellaris fez uma postura numa das rochas. Alguém me sabe dizer quanto tempo levam a eclodir? Quando reparei, os ovos eram de cor laranja e já estão castanhos. Pelo que li nascem de noite e para evitarem serem comidos pelos pais têm de ser retirados. E como não quero passar nenhuma noite em claro à toa, gostava de saber o tempo aproximado.

Tendo uma anemona por perto, que é o caso, acham que alguns se safam se não for a tempo de os tirar?

Gostava de safar alguns.

Obrigado pela vossa ajuda.

Publicado:

Boas.

Já que mais niguém diz nada cá vai.

A ideia que tenho é que eles são separados dos pais para garantir que não são comidos.

Se estiverem com mais peixes de certeza que irão ser todos comidos.

De qualquer maneira, as posturas a partir de agora se tudo estiver bem no aquário, serão muito frequentes...

Aconselhava-te a preparares-te e informares sobre que precisas e sobre o trabalho que dá e então esperares uma próxima postura. Estas poderão ocorrer uma vez por mês...

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Publicado:

A reprodução de peixes de água salgada não é tão fácil como as de água doce, visto que este passam por estado larvar.

As posturas podem ser de 12 em 12 dias.

É preciso separar as larvas recém eclodidas para um outro aquário.

A alimentação nos primeiros tempos de vida é À base de phytoplancton, rotíferos e agora não tou a lembrar se mais.

Existe muita informação espalhada pela internet... uma rápida pesquisa pelo google fará maravilhas.

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Publicado:

Ok.

Quer dizer então que tenho de tirar / arrancar os ovos da rocha onde estão?

Acho que já consigo ver os olhos dos peixes mas eles ainda estão agarrados à rocha.

Desculpem a minha ignorância.

Publicado: (editado)

Boas

Arrancar duvido que consiga, pelo menos sem os matar.

Pelo que sei o melhor seria tirar a pedra mas como nao tem alimento para eles não vale a pena, pois vão morrer a fome.

O ideal seria ter um aquario a parte para a próxima postura. Com uma bomba e ar para oxigenar a água e fazer alguma movimentação.

Mas o mais importante é arranjar uma cultura de rotiferos para alimentar as larvas e uma de phytoplancton para alimentar os rotiferos.

É muito trabalhoso. Tem de mudar agua no aquario o que com larvas nao será fácil, além disso tem de mudar agua nos rotiferos e no phytoplancton.

Isto foi o que li e vi no YouTube quando tive posturas de donzelas, nunca criei nada.

Boa sorte

Editado por rjpf
  • 4 semanas depois...
Publicado:

Boas.

São 23:39. Acabei de recolher a ultima larva visivel de uma terceira postura. A ver se consigo que se safem.

As outras duas deram em nada :(.

Cumpts

Publicado:

Saudações.

Antes de te responder, rjpf, deixem-me dizer que foi mais uma tentativa negativa.

Não sei porquê mas desapareceram todos.

Vou descrever como estou a fazer para que alguém mais entendido possa opinar.

Tenho um daqueles cubos, da JAD. que dão para água salgada, a funcionar. Tem um mini escumador, que tanto o mesmo como a bomba de circulação eram desligados quando punha as larvas. Quando fazia isso a temperatura da água descia e só me lembrei depois que ao desligar a bomba, a água quente na circulava no aqua. arrefecendo em cerca de três graus o resto do aquário.

Para esta terceira postura, coloquei o termóstato à frente pois está num compartimento atrás, o que resolveu a questão da temperatura.

No aquario, tenho colocado coral moído e alguma rocha viva. A minha duvida é; será que quer a rocha como o areão estão a mais? Alguém sabe ou pode opinar?

Da próxima vou tentar tirar o areão e rocha para ver no que dá.

Em relação à luz, as larvas devem ter luz acesa como se num aquario se tratasse ou devem ter luz reduzida?

RJPF, alimentei ou pelo menos tentei, as larvas com rotiferos. E aos mesmos coloquei rotiferos congelados para tentar enriquecer a alimentação.

Publicado:

Boas.

Sempre que vi aquários de reprodução de palhaços eram sem areia e sem nada mais.

Se desligas a bomba como é feita a criculação/oxigenação da água? Arranja uma bomba de ar para oxigenar a água. Tens aqueles filtros dos discos que são bons para isso!

Os rotiferos pelo que sei não se alimentão de rotiferos congelados mas sim de phyto. É isso que estás a fazer???

Se é isso estás a introduzir muita matéria orgânica cada vez que alimentas as larvas...

Quanto à luz, não te sei dizer. Nos que vi usavam apenas a luz do dia...

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Publicado:

Boas

OS rotiferos têm que ser vivos, Os alvins em pequenas têm pouca visão, só comem o que vai contra elas quase. Os rotiferos mortos acabam por assentarem no fundo e acabam por se decompor e aumentam a amonia que é a principal coisa a medir. Há quem meta daquelas coisas de colar no vidro que lê o nível de amónia.

Nos primeiros dias não é preciso alimentar as larvas, se não estou em erro só ao final do 2 dia vao alimentar-se. Logo ao ditar comida so vai aumentar a amónia e acaba por matar os alvins.

Tire tudo do aquário, areia e rocha e meta uma bomba de ar para fazer circulação e oxigenar a água.

Se tiver conhecimentos em inglês procure no youtube, tem muita informação. Há um senhor na madeira, que já não sei onde vi que chegou a criar e há uma empresa no Algarve que também faz criação de ocellaris, entre outras espécies tente entrar em contacto com eles a pedir mais informação.

Como já lhe disse antes têm que ter rotiferos vivos, e alem disso vai ter que mudar todos dias água no aquário para mandar os níveis de amónia a zero.

Publicado:

Saudações.

Esqueci-me de dizer que tenho uma bomba de ar a oxigenar a água. Eu coloquei rotiferos vivos aos quais juntei um pouco de congelados.

Vou retirar tudo do aquário e tentar uma vez mais. Obrigado pela informação.

cumpts

Publicado:

Alimento os rotiferos com alga que está a acabar. Vou ter de recorrer ao phyto.

Publicado:

Tente ver o procedimento em videos do youtube.

Já agora onde arranjou os rotiferos? Não deite os congelados para a próxima.

Veja este site. É brasileiro mas penso que vai ajudar muito.

http://www.cultivo.algas.nom.br/

Publicado:

Olá boa noite

este link brasileiro é muito bom vale a pena ver tudo.

eu tenho em formato "word" um texto muito bem explicado, de um membro que se dedica com exito á criação de Ocelaris, se me enviar o seu endereço de e-mail eu envio-lhe o texto.

se precisar de phytoplankton para alimentação dos rotiferos ou artémia eu posso dar-lhe um pouco, pois tenho o reactor a funcionar para alimentar artémia que por sua vez vai alimentar a minha criação de cardinais de bangai.

aava@sapo.pt

cumprimentos

afonso

• Votar + 1