Recommended Posts

Publicado

Olá a todos!

Tenho um casal de Aphyosemion primigenium GBN88-10 há alguns meses, mas não pareço conseguir que eles se reproduzam. A fêmea esconde-se constantemente do macho, que passa os dias a "patrulhar" o aquário.

O aquário (uns 30L) é bem plantado, tem um tronco submerso e um "mop" verde escuro à superfície. A temperatura da água (destilada) anda à volta de 26ºC e é filtrada por um filtro de esponja.

Existe alguma estratégia aconselhável para estes casos?

Agradeço sugestões!

Hugo

Publicado:
aconselho-te a teres esse mesmo aquário sem plantas, apenas com um mop e musgo/feto de java.

Entao musgo e feto nao sao plantas? :cry::?

Publicado:

Olá

Apesar de manter A. primigenium há muitos anos nunca reproduzí a população GBN 88/10. Trouxe uma vez um casal de Espanha mas a fêmea não sobreviveu à viagem pelo que apenas fiquei com um macho durante uns tempos.

Aliás, essa população é designada por A. aff. primigenium, ou seja, podem ser ou não A. primigenium. Na minha opinião são uma forma intermédia entre A. exigoideum e A. primigenium e é arriscado atribuí-la a uma ou a outra espécie. Coloco aquí umas imagens para tentar ilustrar isto. Mas para o caso pouco interessa porque as condições de manutenção e reprodução são idênticas.

Aphyo_aff_primigenium_GBN88-10_1.jpg

Aphyo_exigoideum_BWW00-2_M_1.jpg

Aphyo_primigenium_Kanda_GJS00-18_15.jpg

Quanto à situação que tu tens, eu faría o seguinte:

- Separava macho e fêmea durante uma/duas semanas e alimentava-os bem, de preferência com comida viva.

- Ao fim desse tempo juntava-os no aquário da fêmea (que assim fica mais à vontade por estar no "território" dela).

- Nesse aquário colocava dois "mops", um flutuante e outro no fundo, e algumas plantas tipo "feto de Java". O musgo de Java não é bom porque os peixes gostam de desovar lá.

- Filtração qb (que não faça demasiada turbulência)

- Luz pouco intensa

- Temperatura a rondar os 24ºC.

- Água destilada não é boa. Com disse o Ruben, tenta água do luso misturada com um pouco de água da torneira.

- Inspecciona os mops diáriamente.

Se experimentares depois diz qualquer coisa. Penso que deverá funcionar mas isto está longe de ser uma ciência exacta :)

Escreví um artigozito sobre A. primigenium que vai sair no próximo boletim da APK e que já está na gráfica. Mais tarde coloco-o no meu site.

Um abraço

Publicado:

Boa

Vasco esse método também funciona com os Aplocheilus lineatus?

Já agora belas fotos :)

Cumprimentos

Publicado:

Olá

Não tenho experiência com Aplocheilus lineatus mas, pelo que sei, as diferenças não são muitas em relação à receita da minha mensagem anterior. As mais importantes serão as seguintes:

- Temperatura. Penso que os A. lineatus gostam de temperaturas mais elevadas, aí para os 26-27ºC.

- Local de postura. Todos os Aplocheilus são peixes fundamentalmente de superfície e é por aí que desovam. Ou seja, não vale a pena colocar "mops" no fundo.

- Água. Não precisa de ser tão desmineralizada e ácida como a dos Aphyosemion. Água da torneira sem cloro nem cloraminas serve perfeitamente.

Experimenta e divulga os resultados. É assim que todos podemos aprender.

Um abraço

• 4 semanas depois...
Publicado:

Boas!

Obrigado a todos pelas respostas. Em particular, a resposta do Vasco era "aquela" que eu procurava - infelizmente o macho não concordou e saltou do aquário onde o puz... há que reconhecer que os peixes conseguem o impossível e encontram o mais pequeno buraco por onde saltar... :cry:

Quanto à água destilada, percebo as vossas reservas mas no local onde estou, não tenho acesso a Água do Luso... Água destilada acaba por ser a melhor opção, até porque os peixes absorvem sais através do alimentos.

Abraço,

Hugo

Publicado:

Sou de Lisboa, mas estou fora... Onde a água é ainda mais dura! :lol:

Alguém me sabe dizer qual o intervalo de valores de dureza habituais onde esta espécie é encontrada? Pode ser que para a próxima tenha mais sorte...

Abraço,

Hugo