Vasco Matos Publicado Setembro 3, 2013 Publicado Setembro 3, 2013 Olá a todos! Hoje fui a casa de um amigo, e quando ele estava a mostrar-me o seu ''aquário'', lembrei-me de criar este tópico, e expressei este desejo a ele, por isso estou de consciência tranquila... É apenas para expressar a minha preocupação com o conceito dos Nano - aquários. Este tipo de aquários penso que surgiu com o facto do aquariofilista que o possui não querer ou poder ter algo maior em casa, ou seja adaptar o aquário às suas exigências. Porém, em muitos dos casos, o resultado pode ser desastroso e afastar-se do ''espírito'' que eu penso que todos os aquários deviam ter. No caso do meu amigo, ele tem um aqua de 20 Litros, mas a Fauna é excessiva...a vontade de ter mais peixes não acaba com o tamanho do aquário. E penso que isso acontece com a maioria dos nanos. A larga maioria deles não deviam albergar peixes. São pequenos demais. Albergar umas plantas e uns invertebrados, tudo bem, mas peixes sou da opinião que não, por mais pequenos que sejam. Até uma colónia de camarões devia ter ''direito'' a mais que 15 ou 20 litros de água. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Tozé Nunes Publicado: Setembro 4, 2013 Publicado: Setembro 4, 2013 Questão interessante Vasco. No caso do meu amigo, ele tem um aqua de 20 Litros, mas a Fauna é excessiva...a vontade de ter mais peixes não acaba com o tamanho do aquário. Verdade mas tanto se aplica para nanos como para aquários maiores, há que imperar o bom senso, se ele falhar quem paga as consequências será a fauna existente. E penso que isso acontece com a maioria dos nanos. A larga maioria deles não deviam albergar peixes. São pequenos demais. Albergar umas plantas e uns invertebrados, tudo bem, mas peixes sou da opinião que não, por mais pequenos que sejam. Até uma colónia de camarões devia ter ''direito'' a mais que 15 ou 20 litros de água. Define uma colónia de camarões Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Vasco Matos Publicado: Setembro 4, 2013 Autor Publicado: Setembro 4, 2013 Define uma colónia de camarões Independentemente do número, mas num nano as chances de ter uma colónia grande são escassas... E concordo quando dizes que independentemente da capacidade do aquário devemos ter bom senso com a quantidade de Fauna, mas num Nano não é só a qualidade da água que está em jogo. O tamanho dos nanos em si não oferecem ''qualidade de vida'' aos animais que colocamos neles. Eu tenho uma regra que utilizo religiosamente, um tipo de ''claustrofobia aquariofilista'', que é não conseguir colocar peixes ou camarões em menos de 60 litros de água. É claro que podemos ter 60 litros de água com má qualidade e 15 litros de água de excelente qualidade, mas volta à questão o tamanho em si. E é mais fácil obter um aqua equilibrado e água com qualidade em 60 litros que em 20. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Miguel Reis Publicado: Setembro 4, 2013 Publicado: Setembro 4, 2013 Vasco, bons olhos te vejam por estas bandas! Olha que não me esqueci da oferta que me fizeste de CRS há uns belos anos e que ainda não chegaram! Em certa parte compreendo e concordo com o teu ponto de vista. Como o António disse, impera o bom senso. Na minha opinião, é possivel manter peixes em 20L sem problema algum. Depende claramente do tipo e do tamanho. Eu sou suspeito em falar disso pois tenho um pequeno Cardume de 6 Rasboras Espei em 20L, ou seja, peixes pequenos em quantidade pequena para aquário pequeno e bem tratado. Não é muito grave. Mais grave seria um Escalar ou Discu em 20L assim como 50 Escalares em 200L. Impera aqui o bom senso. Abraço Citar
Vasco Matos Publicado: Setembro 4, 2013 Autor Publicado: Setembro 4, 2013 Olá Miguel Reis! Xiii...desculpa, eu costumo cumprir as promessas, essa falhou-me... Por exemplo, um dos meus sonhos na aquariofilia é ter um plantado com Altuns. Mas nunca tive pois para o fazer teria de ter um cardume de uns 6 ou 7, e para isso, no meu ponto de vista, precisava de um aquário com ins 800 litros de água... Eu já tinha falado neste tema há anos atrás, mas penso que nunca é demais, pois novas pessoas aderem ao fórum, e com a ''crise'', a tentação de agarrar num nano e encher de peixes pode ser grande... Quanto a mim a Aquariofilia tem de ser encarada de forma quase ''religiosa'', no que toca às condições da Fauna. E Miguel... agora não tenho CRS, só Reds, mas estou a pensar num projecto novo...quando tiver terei todo o gosto de cumprir a promessa! Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Recommended Posts