João Nuno Cruz Publicado Abril 16, 2005 Share Publicado Abril 16, 2005 Boas, Sempre ouvi dizer que um aquário de CA's não não pode ter plantas, ou pelo menos muitas, pois estes meninos destroiem tudo, depois de ver esta foto fiquei :D :D http://www.aquariumadvice.com/photopost/sh...to=6331&cat=543 Abraços, João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
MotarSolitario Publicado: Abril 16, 2005 Share Publicado: Abril 16, 2005 Nao e bem assim: determidades especies de Ca´s comem as plantas mas depois existem outros que nao fazem mal. Alias CA´s não sao so os ciclideos dos lagos existem tambem os fluviais. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Nuno Cruz Publicado: Abril 16, 2005 Autor Share Publicado: Abril 16, 2005 Boas, Sim... tens razão, mas no caso concreto tratam-se de Mbunas, tendencialmente o menos compatíveis com plantas :D De qualquer dos modos este meu post apenas vem provar que não há dogmas, nem impossíveis, nem, tão pouco, fórmulas mágicas na aquariofilia. :D Abraços, João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Magalhães Publicado: Abril 17, 2005 Share Publicado: Abril 17, 2005 Ó João nem tudo o que se vê é realidade :D :D João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
antonio silva Publicado: Abril 17, 2005 Share Publicado: Abril 17, 2005 Boas, O referido aquário de biotopo não tem nada...Estou curioso em saber se o Ph, gh e kh do referido aquário serão os indicados para manter Ciclideos do Malawi, ou se estão a ser sacrificados em função dos parametros necessários para manter aquelas plantas em boas condições :D Por experiencia propria custa-me muito a acreditar que no dia a seguir á tiragem desta foto tudo continue tão direitinho e sem plantas arrancadas e mordidas... os meus nem as valisnérias escapam... Cups Antonio Silva Cumps António Silva APC#128 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gh0st Publicado: Abril 17, 2005 Share Publicado: Abril 17, 2005 hey, Sabes la se não e montagem ..., e tambem algumas plantas que estão ai (caso das anúbias no tronco) são duras. cumpz >-)))))'> gh0st Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Magalhães Publicado: Abril 17, 2005 Share Publicado: Abril 17, 2005 Vocês por acaso ja repararam no tamanho dos peixes, excepto os caeruleus que devem ter uns 6 ou 7 cm???? Outra coisa: com essas couves todas quase que garanto que o ph não deve andar acima dos 8, que vos parece? De qualquer maneira já ninguém inventa nada...está tudo inventado ps. desafio qualquer decorador de lameiros para fazer uma coisa dessas no aquario que tenho no avatar depois dou uma semana de prazo para ele vir buscar as plantas que restaram cumps João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gh0st Publicado: Abril 17, 2005 Share Publicado: Abril 17, 2005 joalmag true true . cumpz >-)))))'> gh0st Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Fernandes Publicado: Abril 17, 2005 Share Publicado: Abril 17, 2005 PH acima de 8?! A água desse aqua com tanta planta e com esse tronco enorme nem a 7,5 deve estar. É mais um aqua só para a foto. Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
RCorreia Publicado: Abril 17, 2005 Share Publicado: Abril 17, 2005 Viva, com tanta planta nem se deve notar a diferença, e os L. caeruleus, tambem são mais para o insectivoros, do que vegetarianos. Sinceramente não vejo qual a finalidade de ter um aquário de mbunas plantado, eu nunca faria um aqua de Discus cheio de calhau, simplesmente não tem nada a ver, acho que até o mergulhador com a arca do tesouro no fundo do aquário ficaria melhor. Por experiência propria, Vallisnerias, ao fim de um tempo deixam de existir, e a unica planta que consegui manter com mbunas, foi, Ceratophyllum demersum. Tem duas vantagens: não é comida e existe no lago, logo é ideal para um aquário biotopo. cumps, Rui Correia Rui Correia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Magalhães Publicado: Abril 17, 2005 Share Publicado: Abril 17, 2005 Rui, Essa planta é fácil de encontrar? gostava de esperimentar cumps João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Pinto Publicado: Abril 17, 2005 Share Publicado: Abril 17, 2005 Penso que sim joão. A planta é parecida com a vulgar cabomba Tenho ideia que não fica é tão densa. (corrijam-me se estiver enganado ) Abraço, Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Antunes Publicado: Abril 17, 2005 Share Publicado: Abril 17, 2005 No meu aquário em casa tenho mbunas e tenho plantas e tenho inclusivamente um tronco bastante grande. As plantas são fundamentalmente valisnérias que eles se divertem a morder as pontas, anubias às quais eles dão uma ou outra dentada nas folhas novas e feto de java, que deixam em paz. Claro que de vez em quando fico com valisnérias de 1cm de altura... mas isso é algo normal. O tronco está lá porque tenho 3 haplochromis ch44 cujo habitat não é propriamente calhaus e como o kh da minha água fica bem acima de 14, o tronco não faz mossa no ph. Com os mbunas, só as valisnérias se aguentam enterradas na areia. Todas as restantes ou ficam entaladas na rocha ou em pouco tempo estão a boiar, e além disso as raízes têm de ficar escondidas, senão eles comem-nas Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Magalhães Publicado: Abril 17, 2005 Share Publicado: Abril 17, 2005 Já arranjei a planta parece de borracha Fui à jardinland comprar dois nabos e tinha lá dois pés dessa planta e o rapaz ofereceu-me esses dois pés cumps João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ptsurfer Publicado: Abril 17, 2005 Share Publicado: Abril 17, 2005 aqui também estes 2 aquas muito plantados com o setup: http://www.aquahobby.com/tanks/b_tank0411.php http://www.aquahobby.com/tanks/b_tank9908.php quanto aos peixes serem sacrificados, poderá se verificar, mas se for executado a adaptação lenta ao ph, não sei qual o resultado nos peixes... cumps Cumprimentos! Diogo Correia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
RCorreia Publicado: Abril 18, 2005 Share Publicado: Abril 18, 2005 João essa planta cresce imenso, chego a ter pés de mais de 1 metro, e o que faço é ir cortando por baixo, pois a planta nunca chega a ter raizes. Os rebentos laterais, que vão surgindo, quando já têm cerca de 10 cm corto-os e planto-os,.....bastam uma poucas semanitas, para elas chegarem á superficie. "Hornwort (Ceratophyllum spp.) is common in clear water in shallow sheltered areas. This picture is from Otter Point and shows the typical growth form of this plant in the lake- it has short internodes and so is very thick and bushy. It is also heavier than water and lies flat on the bottom. The same plant transferred to an aquarium develops long thin stems and floats. the blue fish is a male Psedotropheus zebra. " Agora porque é que isto acontece, tambem não sei, elas no aquário realmente vêm direitinhas á superficie, poderá ser da corrente, peso de sedimentos na planta. Para quem quiser ver mais em pormenor algumas fotos do lago com diversas plantas (Vallisnéria sp., Potamogeton sp. ), aqui fica o link :http://www.hull.ac.uk/cichlids/Malawi_Habi...ts_gallery.html. cumps, Rui Correia Rui Correia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
speeker Publicado: Abril 18, 2005 Share Publicado: Abril 18, 2005 Rui , grande link!! É mais um para os favoritos. Tou a pensar meter algumas plantas no meu "malawi" , e talvez opte por valisnérias e ceratophyllum, porque preciso delas pra consumirem os nitratos.O aqua tá a passar por uma fase menos boa... Água Verde É a primeira vez que acontece nos meus aquas... Se tiverem alguma informação sobre como eliminar este problema avisem. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Regal Publicado: Abril 19, 2005 Share Publicado: Abril 19, 2005 No meu tanque de Malawi consigo manter sem problemas as Microsorum Pteroptus "Windelow", presas nas rochas, está claro! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
RCorreia Publicado: Abril 19, 2005 Share Publicado: Abril 19, 2005 Speeker, água verde?, não sei que iluminação tens mas isso cheira-me mais a circulação deficiente, provavelmente não tens nenhuma Powerhead, no aquário. Faz umas TPA´s mais regulares e aumenta a circulação da água, deve resultar. cumps, Rui Correia Rui Correia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Abril 19, 2005 Share Publicado: Abril 19, 2005 Não vejo porque tanta rejeição das plantas em aquarios de ciclideos. Claro que se torna um tanque de manutenção pesada um pouco ao contrario de aquarios de ciclideos...por outro lado os nitratos são muito menores. Apesar de um pH talvez um pouco baixo para ciclideos, a dureza é mantida bastante elevada. Não me parece que os peixes tenham qualquer problema com isso. A questão de os peixes escavacarem toda a decoração é simplesmente porque podem e porque teem pouca coisa para escavacar/ mordiscar! Não é por haver muita planta que eles as vao comer todas. Provavelmente a inserção de muitas plantas leve a que mordiscadela aqui e ali nem se note. Plantas bem fixas e muita paciencia é talvez apenas o necessário para se conseguir manter plantas. Claro que depois ha todas aquelas preocupações dos "lameiros" iluminaçao, co2, nutrientes, etc que o pessoal de ciclideos tinha de aprender a questão nao é se o pessoal dos lameiros conseguem fazer isso num aqua de ciclideos, a questão é se o pessoal dos ciclideos consegue aprender coisas de lameiros. Duvido muito que nos lagos e rios de africa nao haja vegetação subaquatica ou flutuante abundante especialmente se os peixes sao herbivoros!!! só que é mais facil tratar das necessidades de iluminação/nutrição/manutenção das pedras Antes tambem era vulgar ouvir que as plantas em aquario nao se mantem, sobrevivem por algum tempo, ainda se continua a ouvir, mas hoje em dia são cada vez mais faceis de manter, será que esta na altura de dar o passo seguinte e ter boas plantas com ciclideos tambem em Portugal? Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Pinto Publicado: Abril 19, 2005 Share Publicado: Abril 19, 2005 Tenho um aquário plantado e outros de Africanos. É impossivel fazer um aquário destes com pH acima de 8. Eu lá ponho umas plantas no meu. Mas é tudo à base fetos e anubias. E mesmo assim tadinhas, lá se vão aguentando. Abraço, Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Magalhães Publicado: Abril 19, 2005 Share Publicado: Abril 19, 2005 Não vejo porque tanta rejeição das plantas em aquarios de ciclideos. Just, estás completamente equivocado a rejeição não é da nossa parte, ou pelo menos não da minha a rejeição é por parte deles que não podem ver o verde à frente tudo o que seja verde desperta-lhe o apetite e pronto, couves co caraças já o disse e repito, desafio qualquer botanico de aquários para fazer um jardim no meu aquário e passado uma semana venha buscar o que restar João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
RCorreia Publicado: Abril 20, 2005 Share Publicado: Abril 20, 2005 Claro que depois ha todas aquelas preocupações dos "lameiros" iluminaçao, co2, nutrientes, etc que o pessoal de ciclideos tinha de aprender a questão não (palavra corrigida) é se o pessoal dos lameiros conseguem fazer isso num aqua de ciclideos, a questão é se o pessoal dos ciclideos consegue aprender coisas de lameiros. Just_me, não percebi muito bem o que queres dizer com isto? Duvido muito que nos lagos e rios de africa não (palavra corrigida) haja vegetação subaquatica ou flutuante abundante especialmente se os peixes sao herbivoros!!! só que é mais facil tratar das necessidades de iluminação/nutrição/manutenção das pedras Claro que existe flora aquática, mas nunca na dimensão e diversidade de especies de plantas que existe num plantado, se abrires o link que pus, anteriormente poderás ver aquilo que digo. Quanto aos peixes serem herbivoros, não implica que se alimentem de plantas aquáticas vasculares, estes alimentam-se de essencialmente de diatomáceas, mais ricas do que as conhecidas algas verdes, e que crescem nas rochas , aliás o aparelho bocal de maior parte dos mbunas, é perfeito para as retirar da rocha, agora comer alfaces qualquer peixe come. Antes tambem era vulgar ouvir que as plantas em aquario não (palavra corrigida) se mantem, sobrevivem por algum tempo, ainda se continua a ouvir, mas hoje em dia são cada vez mais faceis de manter, será que esta na altura de dar o passo seguinte e ter boas plantas com ciclideos tambem em Portugal?Também acho que sim , mas não com africanos dos lagos, tens muitos ciclidios á escolha desde sul americanos a alguns africanos, ribeirinhos, tens como exemplo os famosos Kribs. para além do mais como referes e bem um tanque bem plantado requer CO2...e CO2 com PH alto é certo e sabido que não é viavel...mesmo que mantenhas elevados níveis na dureza da água... Nelson, viável até é, mas será que os nossos amigos dos plantados, sabem alguma coisa de salgados? ...seria preciso um sistema automático de injecção de CO2, e um reactor de cálcio. Se soubessem não diriam que era possivel manter um plantado com CA´s, existem duas questões fundamentais para o insucesso: os elevados valores de nitratos produzidos semanalmente, e o Kh/Ph elevado que requer um aquário de Ca´s, aliado á injecção de CO2. 1º as plantas não conseguem por si so manter os niveis de nitratos em baixo, produzidos dos lagos Africanos ou mesmo centro Americanos, muitas TPA´s de água , que não podia ser de osmose. 2º as plantas possuem a faculdade de subtrair moléculas de CO2, que se encontram no bicarbonato, o aspecto final é um pó branco tipo neve por todas as folhas das plantas, e um plantado arruinado. Será que todos os amantes de ciclideos africanos são inaptos para manter um aquario plantado? ou será que todos os amantes de plantados gostam apenas de peixes sul-americanos??? Todo o aquariofilista, é potencialmente capaz de manter qualquer tipo de aquário, já tive desde plantados a recifes, não sou capaz de dizer qual o mais dificil de manter pois considero todos com igual dificuldade, apenas com manhas diferentes. Os Ciclidios sempre foram uma paixão. cumps, Rui Correia Rui Correia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Abril 20, 2005 Share Publicado: Abril 20, 2005 Just_me, Não me interpretes mal claro que não espero que nao façam o mesmo comigo mas sinceramente acho que estás apenas a tentar ser um pouco do contra... nem por isso, apenas a fomentar discussão salutar É claro que ha vegetação no Malawi...mas um aquario como este apresentado no tópico de biotopo não tem nada...e de certeza que sabes disso...Que fique bonito ou feio não vou discutir...mas...de biotopo realmente não tem nada...quanto mais não seja plo simples facto das plantas utilizadas não serem as encontradas nos grandes lagos...mas mesmo que fosse um aquario densamente plantado com vellisnerias seria pouco ou nada natural... acho que estes aquarios nao sao apresentados como biotipos nem eu pretendi de alguma forma apresenta-lo(s) como tal. Mas tens de concordar comigo que biotipos nao sao os aquarios que mais abundam!Nem que nao seja porque cada lago é um lago, dentro do lago existem vários locais com diferentes espécies que nunca na vida se encontram num lago e que se encontram juntas em algusn aquarios de "biotopo". Se ainda aprofundassemos mais o conceito de biotipo... Eu acho aquarios plantados bonitos, considero ciclideos africanos bonitos...e nao acho que a junção destes dois fique mal! Acredito que em zonas do lago exista vegetação densa, nao em todos, provavelmente nas zonas mais costeiras ou menos profundas... Co2 com pH alto é perfeitamente viavel, alias um desses tanques tinha injecção elevada de CO2 com pH maior que 7.5 e pode-se ainda aumentar um pouco mais a dureza e reduzir a injecção de CO2. Especialmente se nao se apostar em plantas extremamente exigentes como riccia e glosso, por exemplo, como se mostrou em alguns destes tanques. quando disse a frase que disse foi so naquela de "picar" o pessoal dos CA's sempre de maneira saudavel, até porque como utilizador e moderador nao tenho interesse em provocar picardias inuteis no forum, mas as vezes uma achega conteribui para discussoes saudaveis Ricardo, para alem de fetos e anubias ha outras plantas que se dão extremamente bem em pH elevado. Na minha opinião se dizes que são coitaditas, ha ai alguma coisa que falha! joal, se reparares no tanque do americano densamente plantado que foi aqui apresentado, ele refere que os mbunas dele desde que el lhes deixe um pouco de areao para escavar, portam-se bem, escavam ai e pronto. Quanto ao comer, nenhum peixe está sempre a comer...se as plantas forem muitas mais facilmente ele fica cheio do que as plantas morrem Citação: Claro que depois ha todas aquelas preocupações dos "lameiros" iluminaçao, co2, nutrientes, etc que o pessoal de ciclideos tinha de aprender a questão não (palavra corrigida) é se o pessoal dos lameiros conseguem fazer isso num aqua de ciclideos, a questão é se o pessoal dos ciclideos consegue aprender coisas de lameiros. Just_me, não percebi muito bem o que queres dizer com isto? Rcorreia, como disse acima, brincadeira, picanço O meu conhecimento de africanos é muito superficial, acredito que comam as algas das rochas, mas num plantado há espaço para rochas, e se eles comem as algas, ainda melhor Citação: Antes tambem era vulgar ouvir que as plantas em aquario não (palavra corrigida) se mantem, sobrevivem por algum tempo, ainda se continua a ouvir, mas hoje em dia são cada vez mais faceis de manter, será que esta na altura de dar o passo seguinte e ter boas plantas com ciclideos tambem em Portugal? Também acho que sim , mas não com africanos dos lagos, tens muitos ciclidios á escolha desde sul americanos a alguns africanos, ribeirinhos, tens como exemplo os famosos Kribs. eu sei que ciclideos sul americanos e alguns americanos se dao bem com plantas, e mesmo os kribs, alias , mantenho apistos esqueci-me de meter o africanos á frente. penso que nao seria necesário um reactor de cálcio, nem injector automatico de CO2. Tens outras maneiras de subir a dureza sem ser com carbonatos. Não concordo que as plantas só por si nao consigam manter os nitratos em baixo. Tenho um tanque bastante populado e abuso de vez em quando na comida e tenho sempre os nitratos proximos de 0. Se não tiverem que recorrer aos bicarbonatos, alias são poucas as que teem essa capacidade,isto aliado a boa circulação leva a que não tenhas problemas de neve. Tenho de discordar quanto a graus de dificuldade...no minimo a nivel de manutenção. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Magalhães Publicado: Abril 20, 2005 Share Publicado: Abril 20, 2005 joal, se reparares no tanque do americano densamente plantado que foi aqui apresentado, ele refere que os mbunas dele desde que el lhes deixe um pouco de areao para escavar, portam-se bem, escavam ai e pronto. Quanto ao comer, nenhum peixe está sempre a comer...se as plantas forem muitas mais facilmente ele fica cheio do que as plantas morrem Just, lembraste de duas frases que eu referi?: - Nem tudo o que se vê é relaidade! - Desafio-te para fazeres um plantado poarecido com esse que falas (do americano que possivelmente nem sabe o que é um peixe) e depois esperares pelo resultado. Eu até nem me importo disso acho que era capaz de ficar engraçado mesmo que fosse por algumas horas Just, temos que ser realistas e não estarmos a discutir o sexo dos anjos Outra frase que costumo citar: já não inventas nada...está tudo inventado Nem te passa pela cabeça as vezes que tentei colocar umas plantas nos meus aquários dos m'bunas resultado = € para o lixo acabou...não é por estares aqui a incentivar o pessoal a gastar o € mal gasto que vou investir nem mais um cêntimo nas couves agora s´´o gasto mesmo algum € nas alfaces Se ainda não fui suficientemente claro, posso fazer um desenho em autocad cumps cumps João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts