FilipaFerreira Publicado Setembro 3, 2013 Publicado Setembro 3, 2013 Bom dia a todos Tenho um aquário de aproximadamente 100 lts, digo aproximadamente porque como já tem dois paus grandes mais as plantas, o areão e o filtro, já só deve caber lá 80 lts. Resumindo já tenho 8 peixinhos pequeninos e neste domingo compraram me mais 2, mas estes já bem maiores. Estes dois, um telescópio preto com aproximadamente 10 cm e outro, que acho que é um kinguio (mas tem os olhos para fora como os telescópios, é laranja e branco com uma grande cauda linda) com mais ou menos 10 cm, também por causa da grande cauda. As minhas dúvidas são com estes meus dois novatos, pois, o telescópio preto é muito activo e comilão mas notamos que lhe apareceram de lados umas escamas muito douradas, assim de lado na zona da barriga, tanto de um lado como do outro e não sei se é normal ou da cor deles? Enquanto que o kinguio grande que mencionei em cima, ontem à noite estava bastante estranho, veio para a parte de cima do aquário começou a abanar-se todo, a tremer muito e depois deixou se cair para o fundo do aquário e não se mexia, parecia que tinha desmaiado. Como fiquei assustada fui fazer um teste à água e estava boa, pelo menos não tinha amónia, o pH estava no 7, em relação aos outros valores também tenho um pouco de dúvidas porque não me disseram em que valores devia estar para o meu tipo de água. Voltando ao meu peixe, depois de fazer os testes, senti a temperatura da água e achei-a um pouco quente de mais para peixes de água fria então fui colocando algumas pedras de gelo para a tornar mais fria e deitei-lhes um pouco mais de comida, o que é certo é que ele ficou bem melhor, depois já nadava de um lado para o outro juntamente com os outros. Mas agora de manhã achei-o novamente mal porque estava no meio do aquário junto ao pau paradinho e sempre com a cauda para baixo, nada de vez em quando mas devagar, não o sinto com grande ânimo como estava no domingo e ontem durante o dia. É de referir, que no domingo quando chegaram , à noite, pus eSHa 2000 na dose recomendada para continuar também o tratamento que já estava a fazer aos outros oito. Se me poderem ajudar com as minhas dúvidas: - O telescópio preto com escamas douradas, é normal? - O meu peixinho laranja e branco com os olhos para fora é mesmo um kinguio? E o estado dele é grave? - Quais os valores que eu devo ter num aquário de água fria? Já agora, eu montei o aquário novo na quarta-feira passada, e sempre que meti peixes novos misturei ambas as águas para não sentirem logo o choque da diferença da água, quando acham que deva fazer nova TPA? Cumprimentos e obrigada Citar
dariomgsilva Publicado: Setembro 3, 2013 Publicado: Setembro 3, 2013 (editado) "Já agora, eu montei o aquário novo na quarta-feira passada,...." Filipa fizeste o ciclo do azoto? Editado Setembro 3, 2013 por dariomgsilva Citar Meu Primeiro Aquário "QUIET EVENING", História do meu primeiro Aquário.
FilipaFerreira Publicado: Setembro 3, 2013 Autor Publicado: Setembro 3, 2013 Não, e eu vou explicar porquê. Eu tinha um aquário que me tinha sido oferecido pelos meus anos com os meus primeiros 3 peixes, um telescópio preto e dois kinguios, mas o aquário não tinha nada, nem filtro, nem bomba, nem nada, só água e mesmo assim muito pouca, levava aproximadamente 7/8 lts. E eu comecei a ver que um dos kinguios estava a ficar com as barbatanas pretas, e o outro kinguio de à 15 dias para cá estava a começar a ter a cabeça toda preta e de dia para dia piorava, depois de me informar numa loja especializada, até me disseram que já não ia a tempo de os tratar e que iam acabar por morrer, mas eu comprei o tal aquário de 100 litros e montei-o, enchi-o, meti o anti-cloro e outro produto que me foi aconselhado e deixei estar, passados umas 6 horas fiz os testes e lá está, dentro do que eu sei até estava bom, sem amónio e o pH a 7, então fui fazendo a mudança de aquário dos peixes lentamente por causa da diferença da água, e de seguida comecei a fazer o tratamento com o eSHa 2000, agora esses peixinhos já estão bem, estes é que me estão a preocupar. Cumprimentos e obrigada Citar
Shaking Publicado: Setembro 3, 2013 Publicado: Setembro 3, 2013 E sabes porque a amónia estava a 0? Porque o ciclo não iniciou e não tinha lá nada para começar a provocá-la, como comida ou as fezes dos peixes. Citar Cumprimentos, Daniel Cunha Aquário 60l Feedback
Tozé Nunes Publicado: Setembro 3, 2013 Publicado: Setembro 3, 2013 Pois é Filipa, quando não se faz o trabalho de casa antes cometem-se erros e depois quem os paga são aqueles que escolhemos para nossa casa. Se bem percebi ofereceram-te 2 peixes de agua fria que erradamente continuam a ser vendidos em lojas de animais como se de souvenires se tratassem e quando a coisa começou a dar para o torto compraste um aquário maior e mais peixes Logicamente que eles estão a ser envenenados pela amónia que estão a produzir. A única coisa que podes ir fazendo para tentar os salvar ( que não acredito seja possível ) será fazeres tpas diarias de 20 a 30% para ir retirando a amónia. Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
FilipaFerreira Publicado: Setembro 4, 2013 Autor Publicado: Setembro 4, 2013 Bom dia a todos e desde já muito obrigada pela vossa ajuda =) Eu sei que não tratei logo bem dos meus peixinhos, mas também não estava a contar logo com eles quando mos ofereceram, então não pode investigar nada previamente nem tinha conhecimento algum sobre aquariofilia, o que é certo é que agora tenho uma grande estima e amor por eles e não quero que estejam mal =S Agradeço imenso a quem me possa ajudar a resolver o meu problema para os salvar. E que me dêem dicas do que fazer. Entretanto, faço as TPA's diariamente durante quanto tempo? E será necessário fazer mais alguma coisa? Já agora o meu peixinho que vos falei ontem que estava bastante preocupada com ele, quando cheguem a casa estava maravilhoso =D Junto dos outros a brincar de um lado para o outro, e quando os alimentei comeu muito bem também. Só espero que ele melhor =/ Cumprimentos e muito obrigada Citar
FilipaFerreira Publicado: Setembro 4, 2013 Autor Publicado: Setembro 4, 2013 Só mais uma questão, o meu filtro se não estou em erro é um filtro interno biopower 260.Acham que é bom ou que deveria investir em algo melhor? Citar
Vasco Matos Publicado: Setembro 4, 2013 Publicado: Setembro 4, 2013 (editado) Boas Filipa! Esse tipo de peixes são o animal doméstico mais negligenciado que existe. São vendidos às pessoas sem que os lojistas digam quais as reais condições que estes animais necessitam. Muitos são colocados em boiões redondos, para as criancinhas pararem de chorar e depois morre...compra-se outro...morre...compra-se outro... Este tipo de peixes não é apropriado para aquários, simplesmente porque necessitam de companheiros, são animais muito sociais, e quase ninguém tem condições para ter um aquário gigante em casa. Como tal são peixes de lago, muitos litros de água. O conselho que vou dar-te é o mesmo que dou a quem tem peixes de água fria como Kinguios, Carpas,e outros: - se tiveres um quintal fazes um lago. - se conheceres alguém que tenha um lago, oferece-os. - no Parque Eduardo VII há um lago com peixes de água fria, e são alimentados... Se optares por mantê-los, aconselho-te a arranjares um aquário maior, e um poderoso filtro externo. Entretanto utiliza produtos que eliminem a Amónia como o Toxivec, pois devem estar a morrer por excesso de Amónia na água. Editado Setembro 4, 2013 por Vasco Matos Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
FilipaFerreira Publicado: Setembro 4, 2013 Autor Publicado: Setembro 4, 2013 Obrigada Vasco pela tua ajuda, mas realmente e muito sinceramente não queria nada me desfazer dos meus bichinhos porque gosto muito deles e já lhes tenho grande estima, mas vou fazer isso que me disseram. TPA's todos os dias e comprar o produto para a amónia. Sobre o filtro externo, tens alguma recomendação a dar-me sobre qual comprar? O meu filtro interno é muito mau? Mais alguma recomendação que me possas dar para o bem estar deles? Citar
Vasco Matos Publicado: Setembro 5, 2013 Publicado: Setembro 5, 2013 (editado) As tpa's não necessitam de ser diárias. Nos primeiros dois meses tpa de 50% da água do aquário 2x por semana, e depois uma vez por semana sempre. Porém estes números dependem da observação dos peixes. Se vires que o comportamento deles é parado, barbatanas dorsais sempre em baixo aumenta a dose de tpa's. Eu usaria um anti-cloro nas tpa's devido a ser um grande volume de água que vais trocar, e um produto que tenha bactérias também ajudaria. No teu caso um filtro externo é essencial. Vais a uma loja e compra um que tenha um motor que debite uns 600 litros/hora, e que tenha uma caixa grande de modo a conseguires ter espaço lá dentro para as esponjas e para as cerâmicas. As cerâmicas são importantes pois é lá que as bactérias vão viver e consumir a Amónia (muito tóxica) e transformá-la em Nitrito e Nitrato, este menos tóxico. As esponjas servem para reter as partículas de dejectos e restos de comida. Quando lavares o filtro lava sempre tudo com água do aquário, nunca com água da torneira, principalmente as cerâmicas, pois senão matas a colónia de bactérias. Uns caracóis seriam uns grandes aliados, e existem plantas naturais que estes tipos de peixes não tocam. Porém, e apesar disto tudo, 100L para 10 peixes é muito, muito pouco. Cada peixe desses necessita de no minimo 50 litros de água... Editado Setembro 5, 2013 por Vasco Matos Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
FilipaFerreira Publicado: Setembro 5, 2013 Autor Publicado: Setembro 5, 2013 Bom dia =) Muito obrigada pela ajuda que me tens dado Vasco, tem facilitado muito o meu trabalho e esforço para o bem estar deles. Ontem já fiz a 1a tpa, mas só mudei 30% da água, porque era o que me tinham aconselhado num comentário em cima (António Nunes, que desde já agradeço também a ajuda) e sim meti o anti-cloro e o outro produto das bactérias também. Também lavei o filtro com a água que retirei do aquário. Plantas vivas também tenho, duas podinhas, uma mais pequenina que já tem 3 rebentos e uma outra grande, eu não sei que plantas são mas eles não as comem, só gostam de passear pelo meio delas e esconderem-se, mas estragar não estragam =D Em relação ao comportamento deles, todos eles são bastante activos, sempre a nadarem de um lado para o outro na brincadeira todos juntos, e assim que me vêem começam logo a exibir-se e a pedir por comida =P Tenho que meter aqui umas fotos dos peixinhos e do aquário para verem =D Em relação ao filtro, fico então com informação de qual comprar e o mais rapidamente possível irei fazê-lo =) Já agora, aquela dúvida que eu tinha em relação ao meu peixe que falei logo na 1a mensagem, ontem tive a investigar e acho que só se tratava de um ritual de exibicionismo dele para alguma fêmea, porque pelo que li os machos têm também como ritual de acasalamento "dançarem" para as fêmeas e então presumo que era isso que ele estava a fazer... Estarei errada? Cumprimentos e obrigada a todos Citar
FilipaFerreira Publicado: Setembro 5, 2013 Autor Publicado: Setembro 5, 2013 Já agora que falavas na amónia, nitrito e nitrato, se me poderes ajudar ou alguém que possa, quais são os parâmetros normais para o tipo de aquário que eu tenho? Citar
Vasco Matos Publicado: Setembro 6, 2013 Publicado: Setembro 6, 2013 A amónia tem de estar sempre a zero. Mesmo em pequena quantidade é extremamente tóxica. Porém, na altura de ciclar o aquário a Amónia vai aparecer pois as bactérias no filtro ainda não se formaram. Depois a Amónia fica a zero e aparecem os nitritos e Nitratos, e aqui o ciclo está em andamento. Portanto a Amónia tem de estar a zero, os Nitritos o ideal é muito perto do zero, e os Nitratos podem chegar a uns 30ppm, mais que isso é perigoso. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Vasco Matos Publicado: Setembro 6, 2013 Publicado: Setembro 6, 2013 A amónia tem de estar sempre a zero. Mesmo em pequena quantidade é extremamente tóxica. Porém, na altura de ciclar o aquário a Amónia vai aparecer pois as bactérias no filtro ainda não se formaram. Depois a Amónia fica a zero e aparecem os nitritos e Nitratos, e aqui o ciclo está em andamento. Portanto a Amónia tem de estar a zero, os Nitritos o ideal é muito perto do zero, e os Nitratos podem chegar a uns 30ppm, mais que isso é perigoso. Estes peixes fazem uma enorme quantidade de excrementos, por isso os Nitratos poderão estar acima dos valores ideiais. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
FilipaFerreira Publicado: Setembro 6, 2013 Autor Publicado: Setembro 6, 2013 Obrigadíssimo pela ajuda Vasco =) Pois eu acho que o meu ciclo deve ter iniciado agora porque tenho um pouquinho de amónia, fiz ontem os testes à água, e como tinha referido mudei a água na 4a feira, e os níveis não estavam bem no zero mas também não estavam muito altos, o que suponho agora pelo que me disses-te que deva ser o ciclo a iniciar =) Obrigada e cumprimentos =) Em breve mostro-vos o meu lindo aquário e os meus peixinhos =D Citar
Recommended Posts