Sergix12 Publicado Setembro 1, 2013 Publicado Setembro 1, 2013 ola quero voltar a ter um aquario de agua quente. já tive um quando era miúdo mas nem era eu que cuidava dele, eram os meus pais.. sempre fiquei com interesse e agora vou concretizar esse desejo. o meu aqua tem 80cm de comprimento 40 de largura e 50 de altura ( 160lt mas depois com a decoração perde sempre um bocado penso eu ). A minha ideia para o aquario é ter alguns peixes, de espécies diferentes (ainda não sei bem as espécies) mas nunca ter o aquario sobrelotado. uma coisa que quero garantir desde já esta relacionado com a manutenção do aquario. posso gastar agora algum dinheiro mas não quero depois com a manutenção estar constantemente a substituir componentes de filtros e essas coisas. portanto estava a pensar em comprar o Eheim Filtro externo Professionel 3. tenho duas opções, ou compro o modelo 250 / 2071 que tem 950l/h ou compro o modelo 350 / 2073 de 1050l/h. já li aqui a informação disponível no fórum e já encontrei sítios a dizer que o filtro tem que ter ate 5 vezes mais o numero de litros e outras a dizer que tem que ter entre 5 a 9 vezes mais. queria que me ajudassem na escolha do filtro e depois nas componentes do filtro ( mecânica / biológica). relativamente ao termostato estou a pensar comprar um de 200w da eheim também, penso que esta correcto... as plantas que quero por são de plástico, pelo que a iluminação para já não sera um problema. tenho também outras duvidas: com um filtro destes é preciso uma bomba de ar para expulsar o co2 do aqua? relativamente ao ciclo do ozono, qual é a espécie de peixe resistente que podemos por no aqua para acelarar o processo? agradeço desde já a paciencia para lerem o que escrevi! Citar
Tozé Nunes Publicado: Setembro 1, 2013 Publicado: Setembro 1, 2013 Bem vindo Sergix12, para 1º aquário começas logo com uma boa litragem, relativamente à questão do filtro julgo serem boas opções, penso que ambos já trazem matérias filtrantes da Eheim. O mesmo em relação ao termostato. Esquece a bomba de ar, a circulação de agua à superfície é o suficiente. Agora fico muito triste pela tua opção por plantas plásticas, as plantas naturais são essenciais para oxigenação da agua, absorção de nutrientes que em excesso prejudicam a fauna, refugio de alevins, etc, etc. Podes usar plantas de fácil manutenção que não necessitam de muita iluminação. Antes de pensares em peixes pensa antes nos substratos, plantas, hardscape, parâmetros da agua e também o ciclo do azoto. Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Sergix12 Publicado: Setembro 1, 2013 Autor Publicado: Setembro 1, 2013 obrigado pela tua resposta! esclarece-me so numas coisas. relativamente ao filtro achas que a diferença de 100l/h é irrelevante e que o de 950l/h serão suficientes? sabes de quanto em quanto tempo mais ou menos se tem que trocar as matérias? relativamente as plantas verdadeiras, eu preferia, mas fica muito mais caro não fica? por causa do substrato e das próprias plantas. é possível ter uma zona de plantas verdadeiras e o restante aquario de plantas falsas? relativamente aos parâmetros da agua penso estar já mais informado porque li bastante informação aqui do fórum. e o hardscape??? nunca ouvi falar ( ignorância ahah) existe alguma espécie de peixe resistente que se possa por no aqua para poder acelarar o ciclo do azoto? Citar
Tozé Nunes Publicado: Setembro 2, 2013 Publicado: Setembro 2, 2013 100 L/H não é irrelevante mas não é assim uma grande diferença! Qualquer um dos dois são bons e aconselhados para aquários com as tuas dimensões. Mas também existem outras marcas boas de filtros, já pesquisaste sobre o JBL CristalProfi e901? Para teres plantas verdadeiras não precisas gastar assim tanto dinheiro. Podes usar fetos de java, anubias, valisnérias, musgos, tec, etc que não precisam sequer de substratos férteis, apenas de alguma luz. Pesquisa sobre aquários low-tech e tira umas ideias. Hardscape é o termo utilizado para troncos e pedras que usamos nos aquários Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Sergix12 Publicado: Setembro 9, 2013 Autor Publicado: Setembro 9, 2013 e em relação as espécies que devo colocar? tenho medo de por la alguns peixes e depois eles se comerem usn aos outros Citar
Tozé Nunes Publicado: Setembro 9, 2013 Publicado: Setembro 9, 2013 Vai pesquisando sobre as que gostas mais, felizmente hoje em dia há imensas possibilidades há venda nas lojas quer especializadas quer online. Depois de teres tudo montado e enquanto se completa o ciclo do azoto terás tempo mais que suficiente para escolher. Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Paulo SS Conceição Publicado: Setembro 9, 2013 Publicado: Setembro 9, 2013 eu colocava aí uma colónia de red cherry( cada um puxa a brasa à sua sardinha lol), e mais tarde depois de estares à vontade com camarões, como tens espaço suficiente colocava uns CBS. Nunca mais saías da frente do aqua. Citar Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua
Recommended Posts