Recommended Posts

Publicado

Viva a todos vós Jorge Silva de nome baixa da serra de morada e curioso/aventureiro de nascença.

E a minha mais recente aventura é isso mesmo ,aquariofilia não pesco nada x nada e o pouco que já li foi neste excelente e elucidativo espaço o que me deu vontade de me aventurar em pegar num velhinho aquario de 55/60L e tentar dar-lhe alguma vida e assim fiz ontem e claro hoje já tenho imensas duvidas do que realmente fiz,,hihihi,e para não ser muito extenso vou para por aqui e ir ao sotão saber os nomes e marcas do que adquiri para tentar obter alguma da vossa ajuda.

Abraço e uma vez mais parabéns pelo excelente espaço que aqui têm.

Publicado: (editado)

Boas amigos e criadores de vida, estou a iniciar a minha tentativa mas não sei como estou por isso vou relatar tudo, peço desculpa.

Ontem pequei e escolhi um local onde suporta-se o peso do aqua de 60L com plástico nas arestas mas coloquei esferovite por baixo na mesma,fui a uma loja da especialidade informei e adquiri por referência do vendedor:

- Filtro interno BOYU 3 em 1 FP-08E

- Iluminação BOYU PL-40 18w

- e um fertelizante ou substrato "num sei o que é apenas como se metia" da Sera- "Floredepot"

- Plantas 2 "anubia barteria"

- Termometro

- termostato 75w

E assim fiz , meti o floredepot ,por cima o areão que já tinha "depois de lavado em água corrente" coloquei um tronco natural onde coloquei as plantas "atadas",coloquei 3 decorações e enchi de água pela minha primeira vez com o cuidado de nõo revolver o fundo dado que o tal substrato ou ferteizante mais me parecia "terra" normal,hehehe liguei a luz e o filtro e até me deitar estava tudo a funcionar e limpido.

De madrugada surpreza a água está esverdeada e daqui não sei se será 2normal" ou se falhei em algo.

Nota não tenho a certeza de "lavei" ou não o troco que claramente estava seco e fora de água a algum tempo, "tronco é madeira muito escura".

E com isto tudo junto uma foto de como está atualmente.

Obrigado.2ht.jpeg

Editado por SilvaRipado

Nota a ideia é um aquario com plantas naturais e peixes...acará bandeiras e corydoras ou camaroes para uma questão de limpeza.

Editado por SilvaRipado

Boas amigos e criadores de vida, estou a iniciar a minha tentativa mas não sei como estou por isso vou relatar tudo, peço desculpa.

Ontem pequei e escolhi um local onde suporta-se o peso do aqua de 60L com plástico nas arestas mas coloquei esferovite por baixo na mesma,fui a uma loja da especialidade informei e adquiri por referência do vendedor:

- Filtro interno BOYU 3 em 1 FP-08E

- Iluminação BOYU PL-40 18w

- e um fertelizante ou substrato "num sei o que é apenas como se metia" da Sera- "Floredepot" (É terra sim, com nutrientes e minerais para as plantas, proprio para aquarios)

- Plantas 2 "anubia barteria"

- Termometro

- termostato 75w

E assim fiz , meti o floredepot ,por cima o areão (qual a espessura de areão que puseste por cima? pode nao ter sido suficiente e esteja a deixar escapar substrato para a agua) que já tinha "depois de lavado em água corrente" (devias ter fervido numa panela para eliminar bacterias fungos ou algas e outras porcarias) coloquei um tronco natural onde coloquei as plantas "atadas",coloquei 3 decorações e enchi de água pela minha primeira vez com o cuidado de nõo revolver o fundo dado que o tal substrato ou ferteizante mais me parecia "terra" normal, hehehe liguei a luz e o filtro e até me deitar estava tudo a funcionar e limpido.

De madrugada surpreza a água está esverdeada e daqui não sei se será 2normal" ou se falhei em algo. (talvez pouco substrato inerte (areao, uma camada entre 5-7cm) OU (As madeiras que puseste podem estar a libertar cor para a agua, perfeitamente normal também, se o tivesses fervido e deixado de molho uns dias já libertaria menos e ja n alteraria tanto a cor da agua. Eu tenho um tronco enorme no meu aquario, fervi duas vezes, deixei de molho 1 semana num baril e ainda assim tenho a agua um pouco amarelada (pouco notorio mas tenho) com o tempo isso deixa de acontecer)

Nota não tenho a certeza de "lavei" ou não o troco que claramente estava seco e fora de água a algum tempo, "tronco é madeira muito escura". (Devias ter fervido, esfregado, lavado com sal, para eliminar pó, fungos, algas, bacterias nocivas, fertilizantes toxicos, quimicos...) (Tudo o que entra no aquario tem de ser tratado como se instrumentos de cirurgia fossem (exagero :P ) pois num sistema quimica e biologicamente fechado como é o aquario, é facil qualquer coisa que la coloquemos que leve para lá elementos nocivos que depois nao conseguem sem eliminados de forma natural. Mas fervidos, desinfetados a alcool, sal... é o suficiente)

E com isto tudo junto uma foto de como está atualmente.

Obrigado.

É tudo em que posso ajudar. Foi uma boa escolha de plantas (sao faceis de manter), mas com substrato fertil procura outras plantas que nao tenham rizoma (um caule horizontal subteraneo ou aereo (nas planta de aquario são "aereos") de onde surgem raizes (segundo a botanica não sao raizes verdadeiras mas desempenham a mesma função).) pois as que o têm nao precisam tanto de substrato fertil, e assim foi inutil teres comprado o substrato. Umas Egerias, Valisnerias, Echinodorus... sao faceis de manter e têm raizes verdadeiras.

Espero que alguem mais experiente te dê mais ajuda.

Editado por JPGM22
Publicado:

Muito obrigado pela resposta ainda assim atrevo-me a perguntar se devo drenar o aquario adicionar mais areão "atualmente tenho e media 3 cm" retirar o tronco "trata-lo" e voltar a iniciar a ciclagem (apenas está a funcionar á 2 dias)???

Ou talvez deixe uma semana e depois conforme a situação assim a ação ???

- Alternativa usar um daqueles produtos para "clarear" a água ???

Abraço,Obrigado.

Publicado:

Muito obrigado pela resposta ainda assim atrevo-me a perguntar se devo drenar o aquario adicionar mais areão "atualmente tenho e media 3 cm" retirar o tronco "trata-lo" e voltar a iniciar a ciclagem (apenas está a funcionar á 2 dias)???

Ou talvez deixe uma semana e depois conforme a situação assim a ação ???

- Alternativa usar um daqueles produtos para "clarear" a água ???

Abraço,Obrigado.

Começar tudo de novo, nao tens nada a perder (a nao ser 2 dias de ciclo, que também é praticamente nada).

Quanto as outras possibilidades nao sei. Espera para ver o que outras pessoas dizem.

Publicado:

OK migo uma vez mais very tks e se até amanha não obtiver opniôes contraditórias viáveis :rtfm: ,irei recomeçar de novo.....Abraço

Publicado:

Para colocares areão, visto que não tens fauna, basta tirares alguma água e depois de tratado o areão podes colocar assim dentro não precisas de começar tudo de novo.

Já começaste o ciclo do azoto? Tens Testes para confirmares o começo e o fim do ciclo?

Não te esqueças de ler bem Pesquisar muito bem e caso tenhas dúvidas vens aqui colocar

Viva Paulo obrigado pela atenção ,hoje tratei disso mesmo retirei a agua toda adicionei mais 3 cm de areia cilica amarelada de 3 tons de 2/3 mm limpei todo o aquario até onde começava o antigo areão ,filtros ,objetos e voltei a iniciar a ciclagem "primeira coisa a fazer no aquario certo??".

apenas tenho 2 anubias B assim que possivel acrescentarei algo de raiz dado ter o substrato fertil não faz sentido não fazer uso do mesmo.

para esta face inicial alguma recomendação para as plantas que devo adquirir ???.

Teste ainda so fiz o ph e está com 7.5.

Para já ficou um aquario "claro" demais e cheio de areia/areão tem em média 7 cm ,mas poderá ser apenas uma questão de ábito...

Abraço e aguardo.

7z9k.jpg

Editado por SilvaRipado
Publicado:

deixa-me dizer-te que acho que esta com melhor aspeto agora. O contraste na cor do areao e dos troncos puxa a nossa atenção visual para os mesmos! Uma agua muito mais limpida sim senhor.

Agora é enche-lo de verde. Musgos, os fetos, cryptocorynas, vallisnerias, sagitarias, egerias... tens muito por onde escolher ;)

Publicado:

Obrigado pelas vossas opiniôes e sugestôes para já vamos á flora dado que só poderei adicionar fauna daqui a umas semanitas e não quero já adicinar quimicos....

Abraço

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!