jcvm Publicado Agosto 28, 2013 Publicado Agosto 28, 2013 Boas tardes a todos, estou a montar o meu novo aquário de 110 cm e como vai ser um plantado queria colocar um substrato fértil só não sei que tipo de substrato meter. Gostava de saber as vossas opiniões e se não custar muitos euros ainda melhor. obrigado
João Abóbora Publicado: Agosto 28, 2013 Publicado: Agosto 28, 2013 Que iluminação é que o aquário vai ter? A luz é importante, pois vai ditar as espécies de plantas que podes colocar. Se tiveres pouca luz, das espécies que podes colocar, maioria não tem uma grande necessidade de um substrato fertil... "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
jcvm Publicado: Agosto 28, 2013 Autor Publicado: Agosto 28, 2013 A iluminação vai ser com duas tiras de led com 1 metro cada, já experimentei e dá uma excelente luz. As plantas que vou colocar ainda não sei mas não vai ser nada de muito exigente mas penso que ser substrato fértil é sempre melhor, acho eu!! Não sendo fértil será melhor areão de rio ou areia fina?
jcvm Publicado: Agosto 30, 2013 Autor Publicado: Agosto 30, 2013 Gostava de colocar mais uma questão, num aquário com 110x40x50 e com vidro de 10mm, é quase obrigatório colocar traves ou não será preciso??
João Abóbora Publicado: Agosto 30, 2013 Publicado: Agosto 30, 2013 Não sei que LED´s é que as tiras têm, mas experimenta várias espécies de plantas a ver como se dão... Ter um subtrato fertil é bom se tiveres plantas com crescimentos para te consumir os nutrientes. Se fores para plantas pouco exigentes não tens necessidade de colocar, porque pouca coisa vão consumir. E pode vir a trazer o problema de excessos em alguns nutrientes, que depois vão ser aproveitados pelas algas. Se não quiseres fazer um fertilização liquida, usa daquelas bolinhas para se enterrar no areão que fazem-te o mesmo efeito de um substrato e como a quantidade é menor, diminiu a probabilidade de excessos no aquário. "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
jcvm Publicado: Agosto 30, 2013 Autor Publicado: Agosto 30, 2013 João obrigado pelo teu conselho sobre o substrato, e sobre as traves no aquário não sabes dizer se são essenciais ou são dispensáveis?
João Abóbora Publicado: Agosto 30, 2013 Publicado: Agosto 30, 2013 Desculpa, tinha respondido por causa das traves, mas como tive de fazer um copy/paste, por isto ter atrofiado, não copiou tudo A diferença entre teres areão ou areia, para as plantas que vais manter não vai fazer muita importancia. A reia compacta mais e não deixa haver uma circulação da água como com o areão. Mas as plantas que vais conseguir colocar, por causa das necessidades de iluminação, até nas pedrs crescem. Se fizeres questão de não ter as travessas, para teres o aquário todo "limpo", em principio aguenta sem problema. Mas se quiseres dormir mais descansado e até para o aquario durar mais uns anos é melhor meteres. "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
João Abóbora Publicado: Agosto 30, 2013 Publicado: Agosto 30, 2013 Desculpa o texto corrido, mas pelos vistos isto hoje está a atrofiar, mais do que o costume "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
Ricardo Pt Publicado: Dezembro 13, 2013 Publicado: Dezembro 13, 2013 Vou aproveitar este tópico porque a minha dúvida é semelhante e assim evito criar outo tópico e deixo a informação toda concentrada. Vou montar um aquário de 100cm por 38cm da aquatlantis com iluminação de led da aquatlantis tambéme estou indeciso qual o melhor substrato a colocar. pelo que tenho visto aqui no fórum há um pouco de tudo e gostaria de saber opiniões. Eu gostaria de manter algumas plantas mas o objectivo não é ser um plantado super exigente até porque não sei bem o potencial da minha iluminação. A minha dúvida está entre: - AFRICANA AQUA SOIL 9L + POWER SAND-M (2L) - TMC NUTRASOIL BROWN 10L - jbl manado + jbl aqua basis - elos bottom+elos terra zero Quanto ao 2º eu já tenho aplicado num aquário nano e gosto, mas fico com a dúvida se necessita de camada fértil...Acham necessário incluir algum outro tipo de fertilização tipo terra zero ou algo do género? Quanto aos outros é pelo que tenho visto aqui no fórum e me parecem ser bastante utilizados. Os preços são assustadores, mas mais vale só chorar uma vez e deixar a montagem bem logo de raíz. Fico a aguardar as sugestões dos mestres! Novo projeto de 200l Novo projeto para camarões (30l) Criópeixe
Vasco Matos Publicado: Dezembro 13, 2013 Publicado: Dezembro 13, 2013 Boas Ricardo! Dentro das chamadas plantas de fácil manutenção, tens algumas como as Anubias e musgos, que não devem ter as raízes enterradas no substrato. Outras há que devem estar enterradas, como algumas Cryptocorynes e Echinodorus, Valisnérias, etc,etc. Como tal, se vais colocar muitas plantas de fácil manutenção cujas raízes devem estar enterradas, deves colocar substrato fértil, mesmo que coloques pouca luz e não tenhas um sistema de CO2. Mas se vais usar o Power Sand deves ter muito cuidado com a quantidade que vais usar, (pois não vais ter plantas de alto metabolismo que gastem os nutrientes rápido) e de modo a que o substrato não venha para a coluna de água deves colocar uma boa camada de substrato estéril, e na altura da montagem ter cuidado a encher o aquário e a colocar as plantas, de modo a que não andes a mexer muito nos substratos. A par disto, um pouco de EasyCarbo ajuda bastante, pois o Carbono é essencial para o desenvolvimento das plantas. E deves também fertilizar com fertilizantes liquidos 1x semana, com um pouco de Micros e Potássio. Uma tpa semanal é essencial, pois o PowerSand é potente. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Recommended Posts