kallong Publicado Agosto 28, 2013 Publicado Agosto 28, 2013 Boa tarde a todos. Estou a remodelar o meu aqua e quero substituir a iluminação do mesmo porque me parece deficiente. O meu aqua é um da Aquatlantis 60 cm, com iluminação Super Light Tecatlantis 1x15W T8 com Reflector http://image1.trefle...0-103608504.jpg Pelo feedback que obtive e pela informação que recolhi, disseram-me para adquirir a seguinte régua http://aquaeden-shop...&subcat=&menu=7 com duas lâmpadas 24W preferêncialmente com um espectro que ronde os 6500-8000 kelvins O problema é que quando a ir comprar num site de vendas, o vendedor disse-me que não devia caber na tampa do meu aqua e que essa régua era demasiado potente para o meu aqua. 1º Gostava de saber finalmente se alguém tem réguas de duas lâmpadas dentro da tampa de um aquário semelhante ao meu. 2º Qual a iluminação correcta para um aquário assim com 3 ou 4 plantas de manutenção acessível? 3º Eu não gosto da ideia de ter um aquário sem tampa, mas para além de nao ter de a tirar sempre que quero fazer alguma intervenção, existe mais alguma vantagem? Muito obrigado. Citar Thanks, Tiago Bastos.
FilipeBoto Publicado: Agosto 28, 2013 Publicado: Agosto 28, 2013 Embora seja novato também aqui vai a minha opinião com base no que tenho lido. O ideal para plantas seria 1w por litro. Ou seja, para o teu aquário, seriam 60 Wats de luz. Depois há quem defenda que para um aquário com plantas e peixes, em que é importante dar qualidade de vida aos 2, sugerem 0.5w por litro, ou seja, entre 30 e 60 watts seria bom para o teu aquário uma vez que deves querer ter peixes e plantas. Pelo que sei o ideal para plantas de água doce, as temperaturas (kelvins) deverá estar situada entre os 6500 e os 9000 mais ou menos como disseste. Ainda há outro promenor que tenho lido que tem a ver com Leds. Os leds não precisa tanta potência em Watts porque o que conta é a intensidade da luz. Em termos de Leds, já nao sei a quantos W corresponde, mas será algo na casa dos 3 watts de Led = 1 watt de fluroscentes. Para mim, um aquário sem tampa, as únicas vantagens, é essa que falas, torna as manutenções mais fáceis, e podes jogar melhor com a disposição de filtros e termostatos e etc, com tampa, tens que usar os "buracos" que tens. Eu no meu tenho Co2 de garrafa e cerca 75 Watts para um aquario de 120 Litros (que em termos brutos são prai 85lts ou 90lts e tenho peixes e plantas e os peixes não me parecem incomodados, e as plantas estão a crescer bem. Uma de 9000k day light de 45Watts, T5 e uma que vinha de origem, com uma cor meio roxa dentro da calha da aquapor T8 de 30 Watts. Tenho Anubias, echorias, valsinerias, e mais umas quantas que nao sei o nome. Só tenho ali umas roxas que não sei o nome que estão a custar a pegar, mas acho que são plantas mais exigentes. Espero ter ajudado, mas também te aconselhava a ouvir mais algumas opiniões, posso eu ter dado alguma errada... (Se dei foi com base no muito que tenho lido por aqui e ali) Citar
Recommended Posts