AsGSnak Publicado Agosto 27, 2013 Publicado Agosto 27, 2013 Boas. Tenho um aquário de 60x30x30 plantado com plantas pouco exigentes e peixes como corydoras, rasboras arlequins, neons e otocinclus, sem qualquer tipo de substrato fértil. Todos os parâmetros se encontram dentro dos conformes, com xcepção do pH que quero descer um pouco, devido às espécies que tenho. O pH da minha água ronda os 7.5, e quero baixá-lo para 6.5 - 7. Comprei Sera Super Peat mas estou com receio de utilizar a turfa sem me informar um pouco primeiro. O meu filtro é interno e não posso colocá-la lá dentro. - Como posso utilizar a turfa? - Que quantidade devo colocar? - Como/com que frequência devo verificar os parâmetros e evolução de descida do pH? Ou isto é tudo uma questão de tentativa/erro? Obrigado.
João Abóbora Publicado: Agosto 28, 2013 Publicado: Agosto 28, 2013 Como o aquário não é muito grande, coloca a turfa com água num garrafão grande e mede os parametros em que estabilizou. Depois todas as semanas vais fazendo pequenas mudas com essa água (1,5l) e controlando os valores da água do aquário. Assim vais alterando gradualmente os valores, sem grande stress para os peixes. Se colocares logo a turfa dentro do aquário, vai-te alterar toda a água do aquario rapidamente. Vai haver um descida muito brusca do ph e kh e maioria dos peixes não gosta muito de grandes variações. Mede também o kh para ver se vale a pena andares com tanto trabalho ou se um simples tronco dentro do aquário te resolve a questão. "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
AsGSnak Publicado: Agosto 28, 2013 Autor Publicado: Agosto 28, 2013 Obrigado pela dica! O meu kH anda entre os 6º e os 10º. Já tenho um tronco no aquário. Mas o tronco o que faz?
João Abóbora Publicado: Agosto 28, 2013 Publicado: Agosto 28, 2013 É um bocado alto, para funcionar só com um tronco. Os troncos naturais, devido á decomposição que ocorre dentro de água, vão largando acidos que fazem as durezas da água baixar. Mas no teu caso o problema vai voltar, porque a água das trocas tem um valor demasiado alto para os valores que queres. Quanta água costumas trocar e de quanto em quanto tempo? Já agora, só para tirar uma dúvida, que areão e decorações é que tens no aquário? "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
AsGSnak Publicado: Agosto 28, 2013 Autor Publicado: Agosto 28, 2013 Exacto, com as trocas de água o problema volta. Visto que a água da torneira aqui tem valores de pH nos 7.5 e kH entre 6-10. O meu aquário tem 28 dias (comecei a 1 de Agosto) e tenho feito TPAs semanais de 20% (cerca de 10L). Como substrato tenho pequenos seixos do rio apanhados há 20 anos. Como decorações tenho um tronco tipo raíz e de madeira de cor clara que entretanto escureceu (está cheio de algas castanhas coladas que saem facilmente se passar o dedo - são diátomos?) e tenho 3 rochas vulcânicas avermelhadas e porosas e algumas rochas preto-acinzentadas que não sei de que tipo são. Espero ter sido explícito.
João Abóbora Publicado: Agosto 31, 2013 Publicado: Agosto 31, 2013 Tirando algum seixo que seja calcário, o resto das coisas não te altera os parametros para esses valores. Com a água das mudas nesses valores é normal que nunca consigas baixar os do aquário. Tens de tratar a água antes de ela entrar no aquário ou usar uma água com uns parametros identicos aos que queres manter e ir fazendo trocas pequenas regularmente, para os parametros se irem acertando. O aquário ainda tem pouco tempo, para a quantidade de peixes que já lá tens, por isso é que te estão a aparecer essas algas. Não te preocupes que vão acabar por desaparecer. Quando fizeres a TPA, tenta aspirar o máximo das algas que conseguires. "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
AsGSnak Publicado: Agosto 31, 2013 Autor Publicado: Agosto 31, 2013 (editado) Tens de tratar a água antes de ela entrar no aquário ou usar uma água com uns parametros identicos aos que queres manter e ir fazendo trocas pequenas regularmente, para os parametros se irem acertando.Tenho uma fonte perto de casa. Vou tentar medir o pH dessa água. Se não der, vou mesmo colocar a turfa no filtro, à experiência. Pouco de cada vez. O aquário ainda tem pouco tempo, para a quantidade de peixes que já lá tens, por isso é que te estão a aparecer essas algas. Não te preocupes que vão acabar por desaparecer. Quando fizeres a TPA, tenta aspirar o máximo das algas que conseguires.As algas apareceram quase todas no período inicial, quando ainda não tiniha nenhum peixe no aquário. Elas saem muito bem, até quando as corys se metem a raspar o tronco. Ficam logo soltas na água porque elas não as comem. Só não as retiro porque supostamente os otos comem-nas. E eu ainda estou à espera da minha frota de otos Editado Agosto 31, 2013 por AsGSnak
João Abóbora Publicado: Agosto 31, 2013 Publicado: Agosto 31, 2013 Atenção à água da fonte... Pode ter o ph e o kh certos para o que queres, mas ter outros parametros que te podem vir a dar outro problemas. Compra antes um garrafão de água que tenha os parametros que queres ou se tiveres algum amigo que tenha um aquário de água salgada, pede-lhe uns garrafões de água de osmose. É que se quiseres mesmo usar a água da fonte, vais ter de fazer o maximo de testes que puderes, desde nitratos, fosfatos, silicatos, etc. Isto para garantires que não vais resolver um problema para depois criar outro. 1 "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
AsGSnak Publicado: Agosto 31, 2013 Autor Publicado: Agosto 31, 2013 Bem visto. É melhor ficar pelos garrafões.
Recommended Posts