Recommended Posts

Publicado

Boas.

Tenho um aquário de 60x30x30 plantado com plantas pouco exigentes e peixes como corydoras, rasboras arlequins, neons e otocinclus, sem qualquer tipo de substrato fértil.

Todos os parâmetros se encontram dentro dos conformes, com xcepção do pH que quero descer um pouco, devido às espécies que tenho. O pH da minha água ronda os 7.5, e quero baixá-lo para 6.5 - 7. Comprei Sera Super Peat mas estou com receio de utilizar a turfa sem me informar um pouco primeiro.

O meu filtro é interno e não posso colocá-la lá dentro.

- Como posso utilizar a turfa?

- Que quantidade devo colocar?

- Como/com que frequência devo verificar os parâmetros e evolução de descida do pH?

Ou isto é tudo uma questão de tentativa/erro?

Obrigado.

Publicado:

Como o aquário não é muito grande, coloca a turfa com água num garrafão grande e mede os parametros em que estabilizou. Depois todas as semanas vais fazendo pequenas mudas com essa água (1,5l) e controlando os valores da água do aquário.

Assim vais alterando gradualmente os valores, sem grande stress para os peixes.

Se colocares logo a turfa dentro do aquário, vai-te alterar toda a água do aquario rapidamente. Vai haver um descida muito brusca do ph e kh e maioria dos peixes não gosta muito de grandes variações.

Mede também o kh para ver se vale a pena andares com tanto trabalho ou se um simples tronco dentro do aquário te resolve a questão.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:

Obrigado pela dica!

O meu kH anda entre os 6º e os 10º. Já tenho um tronco no aquário. Mas o tronco o que faz?

Publicado:

É um bocado alto, para funcionar só com um tronco.

Os troncos naturais, devido á decomposição que ocorre dentro de água, vão largando acidos que fazem as durezas da água baixar. Mas no teu caso o problema vai voltar, porque a água das trocas tem um valor demasiado alto para os valores que queres.

Quanta água costumas trocar e de quanto em quanto tempo?

Já agora, só para tirar uma dúvida, que areão e decorações é que tens no aquário?

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:

Exacto, com as trocas de água o problema volta. Visto que a água da torneira aqui tem valores de pH nos 7.5 e kH entre 6-10.

O meu aquário tem 28 dias (comecei a 1 de Agosto) e tenho feito TPAs semanais de 20% (cerca de 10L).

Como substrato tenho pequenos seixos do rio apanhados há 20 anos. Como decorações tenho um tronco tipo raíz e de madeira de cor clara que entretanto escureceu (está cheio de algas castanhas coladas que saem facilmente se passar o dedo - são diátomos?) e tenho 3 rochas vulcânicas avermelhadas e porosas e algumas rochas preto-acinzentadas que não sei de que tipo são.

Espero ter sido explícito.

Publicado:

Tirando algum seixo que seja calcário, o resto das coisas não te altera os parametros para esses valores.

Com a água das mudas nesses valores é normal que nunca consigas baixar os do aquário.

Tens de tratar a água antes de ela entrar no aquário ou usar uma água com uns parametros identicos aos que queres manter e ir fazendo trocas pequenas regularmente, para os parametros se irem acertando.

O aquário ainda tem pouco tempo, para a quantidade de peixes que já lá tens, por isso é que te estão a aparecer essas algas. Não te preocupes que vão acabar por desaparecer. Quando fizeres a TPA, tenta aspirar o máximo das algas que conseguires.

Publicado: (editado)

Tens de tratar a água antes de ela entrar no aquário ou usar uma água com uns parametros identicos aos que queres manter e ir fazendo trocas pequenas regularmente, para os parametros se irem acertando.

Tenho uma fonte perto de casa. Vou tentar medir o pH dessa água. Se não der, vou mesmo colocar a turfa no filtro, à experiência. Pouco de cada vez.

O aquário ainda tem pouco tempo, para a quantidade de peixes que já lá tens, por isso é que te estão a aparecer essas algas. Não te preocupes que vão acabar por desaparecer. Quando fizeres a TPA, tenta aspirar o máximo das algas que conseguires.

As algas apareceram quase todas no período inicial, quando ainda não tiniha nenhum peixe no aquário. Elas saem muito bem, até quando as corys se metem a raspar o tronco. Ficam logo soltas na água porque elas não as comem. Só não as retiro porque supostamente os otos comem-nas. E eu ainda estou à espera da minha frota de otos :P Editado por AsGSnak
Publicado:

Atenção à água da fonte... Pode ter o ph e o kh certos para o que queres, mas ter outros parametros que te podem vir a dar outro problemas.

Compra antes um garrafão de água que tenha os parametros que queres ou se tiveres algum amigo que tenha um aquário de água salgada, pede-lhe uns garrafões de água de osmose.

É que se quiseres mesmo usar a água da fonte, vais ter de fazer o maximo de testes que puderes, desde nitratos, fosfatos, silicatos, etc. Isto para garantires que não vais resolver um problema para depois criar outro.

• Votar + 1