lucatoni Publicado Agosto 26, 2013 Publicado Agosto 26, 2013 (editado) Boas a todos, Chamo-me Luís, sou do Porto e decidi neste período de Verão (re)começar um projecto de aquariofilia. Quando entrei pela primeira vez neste mundo dos peixes ainda era novito, foi por volta de 2005 se não me engano, sendo que nem sequer tinha conhecimento deste fórum (se é que ele existia nessa altura). Ao ler os guias que circulam por aqui, apercebi-me de muita coisa que não me recordo de ter dado atenção na altura em que tive o meu aquário a funcionar, pelo que a sua leitura provou-se muito útil e informativa. Parece-me que desta vez a coisa vai correr *melhor*. De qualquer maneira, gostava de apresentar o material que tenho disponível e de esclarecer algumas dúvidas que me têm surgido, uma vez que pretendo montar o aquário brevemente (idealmente durante esta semana). O problema é que algum do material que veio com o aquário foi desta para melhor, não sei onde está e como tal precisava de dicas sobre o equipamento mais adequado a adequirir antes de me aventurar novamente nisto MaterialAquário Aquatlantis AquaDream 60 cm * 30 cm * 30 cm - 54LFiltro interno tipo Biobox (embora não tenha marca) com bomba de água submersível e esponja filtrante Bomba submersível Hydor Pico 300 L/H Esponja azul filtrante Iluminação - Sylvania standard F15W/154 - T8 Daylight Ao nível do termostato, penso que um de 50W seria suficiente, mas posso ter um negócio num de 75W da eheim... Relativamente ao filtro, vou retirar a biobox e passar a outro tipo de filtragem. A tampa do aquário não permite (de momento) aplicar um filtro externo, porque não tem por onde passar as tubagens. Ainda vou estudar melhor esta parte, mas posso estar limitado a um filtro interno (gostava de opiniões sobre filtros internos para o caso de não ter escolha). HardscapeComo a iluminação não permite plantas muito exigentes, vou optar por aquelas que teria mais facilidade em manter ex. anubias, fetos, musgos, etc.. Tudo indica que irei comprar o JBL Manado para o meu aqua, mas tenho uma dúvida sobre este: já me disseram que é um substrato bastante "leve", será difícil manter o declive do substrato no fundo do aquário (sobretudo quando tiver as corydoras)? Tenho um tronco grande que oferece alguns esconderijos, sendo também excelente para algumas plantas que quero instalar. Daqui a uns dias vou até ao Gerês e vou recolher por lá uns pedregulhos para completar a decoração do aquário.Parâmetros Relativamente à água, não vos posso dar informação relativamente à que sai da torneira pois ainda não comprei os testes (mais uma coisa que se perdeu com o tempo..), no entanto tenho os valores da companhia relativamente ao abastecimento predial, o que me assustou um pouco mas digam-me se acham normal: Amónia (NH4) - 0,50 mg/LNitratos (NO3) - 50 mg/L (este valor apresenta uma nota: Dispensa/reducao de controlo de acordo com o artigo 11o do Decreto-Lei no306/2007 )Nitritos (NO2) - 0,5 mg/LFosfatos (PO4) - sem valor paramétrico definidopH - 7,71 (este valor foi o resultado do teste efetuado à agua de abastecimento ao meu prédio realizado pela companhia este ano) GH (média) - 5,6º dH Kh - não medido Plantas Também neste aspeto os guias sao bastante informativos. De acordo com eles, as plantas aconselhadas para as minhas condições são "Por exemplo, Feto de Java, Anubias, Cryptocorynes, Ceraropteris e Musgo de Java...". Também vi alguns layouts interessantes para um aquário do género do meu na tropica, que usam algumas outras espécies - http://www.tropica.com/en/layouts/layout-33-(54l)/description.aspx -, este exemplo até usa iluminação de 15W :D Ainda não decidi exatamente que plantas vou comprar, mas gostava de montar uma paisagem deste género - aceito sugestões!Peixes Aqui é o básico, atendendo a que o aquário nao permite grande confusão: 3 a 4 corydoras pra animar o fundo um ancistrus ou um pleco de espécies que não cresçam muito (tipo ancistrus claro ou um Hypostomus mutucae) para limpa vidros, senão uns ottos tb iam 3 guppies, 3 barbos, talvez uns neonzitos... Queria era deixar espaço para um casal de peixes mais complexos, tipo ramirezis ou gouramis. Fertilização Sendo pouco exigentes as plantas que quero introduzir, não irei usar fertilizantes para já (por recomendação). Se estão a ler isto, é porque tiveram paciência para ler o meu gigante post. Peço desculpa, mas comigo o entusiasmo dá nisto - perguntas perguntas perguntas O essencial a que eu preciso de opiniões é na parte do equipamento do aquário e relativamente às plantas, para ver se ainda esta semana monto o aquário. Agradeço desde já o vosso tempo Editado Agosto 30, 2013 por lucatoni Citar
Tozé Nunes Publicado: Agosto 26, 2013 Publicado: Agosto 26, 2013 Boas, sê bem vindo, é um prazer ler tópicos destes antes das coisas estarem montadas e pensadas. E ainda por cima num português correto, acredita que não é regra geral. Boas a todos, Chamo-me Luís, sou do Porto e decidi neste período de Verão (re)começar um projecto de aquariofilia. Quando entrei pela primeira vez neste mundo dos peixes ainda era novito, foi por volta de 2005 se não me engano, sendo que nem sequer tinha conhecimento deste fórum (se é que ele existia nessa altura). Ao ler os guias que circulam por aqui, apercebi-me de muita coisa que não me recordo de ter dado atenção na altura em que tive o meu aquário a funcionar, pelo que a sua leitura provou-se muito útil e informativa. Parece-me que desta vez a coisa vai correr *melhor*. De qualquer maneira, gostava de apresentar o material que tenho disponível e de esclarecer algumas dúvidas que me têm surgido, uma vez que pretendo montar o aquário brevemente (idealmente durante esta semana). O problema é que algum do material que veio com o aquário foi desta para melhor, não sei onde está e como tal precisava de dicas sobre o equipamento mais adequado a adequirir antes de me aventurar novamente nisto MaterialAquário Aquatlantis AquaDream 60 cm * 30 cm * 40 cm - senão me engano 54 L - brutos são 72L Filtro interno tipo Biobox (embora não tenha marca) com bomba de água submersível e esponja filtrante Bomba submersível Hydor Pico 300 L/H Esponja azul filtrante Aqui aconselho-te a remover a biobox pois rouba muita litragem e não faz um trabalho igual a um filtro externo. Podes procurar por filtros externos em 2ªmão aqui nos classificados com valores em conta. Tem em conta que façam para cima de 5x a litragem do aquário e menos de 10x , portanto um filtro entre os 400 e os 700L é o indicado. Com o filtro assegura-te que vem não só as esponjas para uma filtragem mecânica mas sobretudo matérias porosas que fazem filtragem biológica. Não vais necessitar de usar a bomba de agua a não ser que depois de tudo montado descubras que algumas areas não tem corrente. Para já põe de parte. Iluminação - Sylvania standard F15W/154 - T8 Daylight Fraquinho para plantas, o ideal seria pelo menos duas lâmpadas dessas ou preferencialmente uma calha com 2x 24W T5, assim podias aspirar a mais escolhas ao nível de plantas. Como podem ver, há aqui material crítico em falta, nomeadamente um termostáto. Gostaria de saber o que me recomendam em termos de marcas/modelos/potência (uma vez que moro no Porto e a divisão onde o aquário vai ficar pode arrefecer um bocado - creio que não desce abaixo de 15º C -, penso que o ideal seria 1W/L, talvez um pouco mais?) Um termostato de 75W chega. Atenção que quanto mais W de potencia tem maiores são os bichos e depois aparecem um mamarracho dentro do aquário. Para já- verão - não precisas de um, gasta o teu dinheiro nas outras coisas mais urgentes e depois quando vier o frio compras o aquecedor. Relativamente ao filtro, uma vez que possuo apenas uma esponja, sendo que me parece ser de poros bastante largos, aconselham-me a comprar uma segunda esponja mais fina para colocar em série com a anterior? Além disso, devo comprar argolas de cerâmica para assegurar um bom filtro biológico, ou as 2 esponjas seriam suficientes (os guias deram-me a entender que as colónias de bactérias podiam formar-se nas esponjas também, corrijam-me se estiver errado). Outro problema passa pela bomba de água. Ontem pu-la a trabalhar numa caneca larga e fui mudando a água à medida que iam saindo umas escassas impurezas. Quando a agua se manteve limpa deixei-a a trabalhar a noite toda, e hoje de manha testei-a quanto ao caudal (a caneca é graduada, por isso cronometrei o tempo que a bomba demorava a bombar meio litro de água - 10 segundos -, o que significa que a bomba está efetivamente a bombar 180L/H e nao os 300 indicados. Apesar de ainda se encontrar dentro do limite aceitavel, gostava que me aconselhassem se devo mudar de bomba, ou eventualmente comprar outra e por as duas a funcionar, e que modelos seriam recomendados para o meu aquário. Finalmente, um eventual problema passa pela iluminação, visto que quero manter plantas no aquário. Já vi que em casos como o meu, têm recomendado o uso de plantas que requerem fraca iluminação. De qualquer forma, mesmo que não seja estritamente necessário, era útil ter uma opiniao quanto à iluminação uma vez que se os preços não forem muito descabidos (atendendo ao resto que o aquário precisa mesmo), poderá ser possível substituir a lâmpada aquando da montagem. Respondido acima HardscapeRelativamente a isto, tenho várias dúvidas. Na minha aventura anterior, a única coisa que usei foi um areão grosso misturado com um fertilizante em sticks da Tetra (acho eu), e que me lembre nunca tive grandes problemas com as plantas. Agora ao ler os guias vi que falam sobre substrato especificos para plantas e fico um bocado confuso. Recomendam misturar substrato com areão? Colocar os dois em estratos diferentes (substrato por cima ou por baixo do areão?) Usar só um deles? Outra questão é sobre a altura e granulometria de areão a colocar, pois já vi versões muito diferentes: granulometria ideal = 3 mm? (já vi que os valores recomendados podem variar entre 2 e 6 mm); e quanto à altura, embora saiba que depende do tipo de plantas que introduzir no aquario, que dizem a uma média de 5 cm? Tipo 6 cm atrás, em declive até 4 cm à frente...Aqui tens várias opções, podes usar apenas um areão neutro e fertilizar via líquidos, podes colocar um substrato fértil por baixo do areão ou podes usar um substrato especial que não sendo "fértil" o é na medida que acondiciona os parâmetros da agua. Aqui o meu conselho é que compres o melhor que a tua carteira deixar , depois de o colocares não convém andar a mudar.Parâmetros Relativamente à água, não vos posso dar informação relativamente à que sai da torneira pois ainda não comprei os testes (mais uma coisa que se perdeu com o tempo..), no entanto tenho os valores da companhia relativamente ao abastecimento predial, o que me assustou um pouco mas digam-me se acham normal: Amónia (NH4) - 0,50 mg/LNitratos (NO3) - 50 mg/L (este valor apresenta uma nota: Dispensa/reducao de controlo de acordo com o artigo 11o do Decreto-Lei no306/2007 )Nitritos (NO2) - 0,5 mg/LFosfatos (PO4) - sem valor paramétrico definidopH - 7,71 (este valor foi o resultado do teste efetuado à agua de abastecimento ao meu prédio realizado pela companhia este ano) GH (média) - 5,6º dH Kh - não medido Tens que comprar os testes e medir a agua que sai da torneira, esses valores são sempre relativos, no entanto estranho os valores de amónia - o que estará a provocá-los? Plantas Também neste aspeto os guias sao bastante informativos. De acordo com eles, as plantas aconselhadas para as minhas condições são "Por exemplo, Feto de Java, Anubias, Cryptocorynes, Ceraropteris e Musgo de Java...". Também vi alguns layouts interessantes para um aquário do género do meu na tropica, que usam algumas outras espécies - http://www.tropica.com/en/layouts/layout-33-(54l)/description.aspx -, este exemplo até usa iluminação de 15W :D Ainda não decidi exatamente que plantas vou comprar, mas gostava de montar uma paisagem deste género - aceito sugestões! Do layout apresentado duvido que as pogostemon helferi sobrevivam sem boa iluminação e sem co2, o resto são plantas de rizoma e musgos que não são exigentes.Peixes Aqui é o básico, atendendo a que o aquário nao permite grande confusão: 3 a 4 corydoras pra animar o fundo um ancistrus ou um pleco de espécies que não cresçam muito (tipo ancistrus claro ou um Hypostomus mutucae) para limpa vidros, senão uns ottos tb iam 3 guppies, 3 barbos, talvez uns neonzitos... Queria era deixar espaço para um casal de peixes mais complexos, tipo ramirezis ou gouramis. No geral, o que eu pretendia era introduzir espécies capazes de se reproduzirem no aquário, ou seja criar grupos funcionais de espécies (casais, cardumes com proporção apropriada de machos e femeas, etc)... Por isso esta parte ainda está sujeita a MUITA pesquisa e será algo a longo prazo Primeiro tens que criar as condições para a fauna, lê tudo o que precisas neste forum sobre ciclo do azoto, parâmetros e compatibilidade de espécies. No entanto esquece a reprodução em aquários comunitários. Fertilização As dúvidas que tenho neste aspecto já foram referidas, não vale a pena repetir. Faltou falar na fertilização liquida - macronutrientes e micronutrientes - e na adição de Co2 mas isso fica par depois Se estão a ler isto, é porque tiveram paciência para ler o meu gigante post. Peço desculpa, mas comigo o entusiasmo dá nisto - perguntas perguntas perguntas O essencial a que eu preciso de opiniões é na parte do equipamento do aquário e relativamente às plantas, para ver se ainda esta semana monto o aquário. Finalmente, se me pudessem indicar boas lojas onde comprar o material necessário na zona do Porto tb me ajudavam imenso. Vai à área de patrocinadores aqui do forum, tens lá pelo menos 2 lojas de referencia na tua zona. Agradeço desde já o vosso tempo Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
lucatoni Publicado: Agosto 26, 2013 Autor Publicado: Agosto 26, 2013 (editado) Obrigado pela pronta resposta Tenho que pedir desculpa por ter-te induzido em erro ao nível das medidas do aquário. Chamou-me à atenção o volume que me indicaste para o aquário, foi um erro de escrita e a altura efectivamente é 30 cm... quer dizer, verdadeiramente tem 34 cm mas infelizmente não se enche um aquário até cima xD Relativamente à biobox, estou consciente da litragem de água que lá fica aprisionada, é realmente um desperdício. Contudo, a razão pela qual o meu plano inicialmente era usá-la como filtro do aqua deve-se a 2 fatores: primeiro, numa tentativa de manter os custos ao mínimo e segundo, porque a biobox está colada com silicone ao vidro de trás do aquário Apercebi-me que não o referi no post de abertura, mas a minha ideia era reavivar este aquário e mais tarde, talvez lá para fevereiro-julho, montar um aqua maior com uns 200 L, e depois manter este como aquário de quarentena ou de reprodução. Por isso, acho que para já seria um bocado exagerado um filtro externo, pela real litragem do aquário (mais uma vez, desculpa o erro), pelo preço deles (falo dos Eheim) e também porque não me parece que as tubagens passariam pelas aberturas disponíveis na tampa, pois só dão para tubos com 1cm de diâmetro máximo (a tampa também seria para manter). Será possível remover a biobox? Há alguma forma de "amolecer" a pasta de silicone que a está a colar ao vidro? Se isso for possível até estaria disposto a trocá-la por outro tipo de filtro, mas não acham um externo demais para isto? Estou a ver agora estes filtros eheim http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-internos/eheim-aquaball.html e http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-internos/eheim-biopower.html, um destes seria suficiente não? Quanto à iluminação, é como eu pensava. De qualquer forma a ideia é manter a tampa de origem, quanto muito a opção seria mudar a lampada por uma com mais kelvins para tentar dar às plantas mais qualquer coisa. Termostato - efetivamente não parece necessário enquanto estiver assim calor, a esta altura a sala onde está o aquário está confortavelmente nos 26.4º C Quanto ao solo, vejo que há muito por onde escolher xD O que me recomendas? Pessoalmente, estou mais inclinado para areão neutro + fertilizantes liquidos, eventualmente misturar uma parte do areao com um fertilizante sólido, vale a pena? Já agora, se bem percebi os fertilizantes liquidos fornecem sobretudo ferro certo? É que a água da companhia tem um pormenor interessante, 200 microgramas/L de ferro. Amanhã devo ir comprar um test kit e mais um material que está a fazer falta (balde, acondicionador da água e nitrivec, areão e talvez umas pedritas e outro ramo...) e assim já posso começar a preparar o aquário para receber a água. Editado Agosto 26, 2013 por lucatoni Citar
Tozé Nunes Publicado: Agosto 30, 2013 Publicado: Agosto 30, 2013 Tenho que pedir desculpa por ter-te induzido em erro ao nível das medidas do aquário. Chamou-me à atenção o volume que me indicaste para o aquário, foi um erro de escrita e a altura efectivamente é 30 cm... quer dizer, verdadeiramente tem 34 cm mas infelizmente não se enche um aquário até cima xD Ou seja brutos tens 61,2 L, reais muito menos ainda por cima com a biobox! Será possível remover a biobox? Há alguma forma de "amolecer" a pasta de silicone que a está a colar ao vidro? http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=105199 Por isso, acho que para já seria um bocado exagerado um filtro externo, pela real litragem do aquário (mais uma vez, desculpa o erro), pelo preço deles (falo dos Eheim) e também porque não me parece que as tubagens passariam pelas aberturas disponíveis na tampa, pois só dão para tubos com 1cm de diâmetro máximo (a tampa também seria para manter). Eu no meu nano de 30L tenho um 2213! Arranjas-os baratos nos classificados. Os tubos medem de diametro 12mm Muito melhor que qualquer filtro interno. Quanto à iluminação, é como eu pensava. De qualquer forma a ideia é manter a tampa de origem, quanto muito a opção seria mudar a lampada por uma com mais kelvins para tentar dar às plantas mais qualquer coisa. Para as plantas mais ou menos kelvins é igual. Se não pretendes um upgrade terás que ficar pelos fetos, musgos, etc, etc. Quanto ao solo, vejo que há muito por onde escolher xD O que me recomendas? Pessoalmente, estou mais inclinado para areão neutro + fertilizantes liquidos, eventualmente misturar uma parte do areao com um fertilizante sólido, vale a pena? Já agora, se bem percebi os fertilizantes liquidos fornecem sobretudo ferro certo? É que a água da companhia tem um pormenor interessante, 200 microgramas/L de ferro. Errado, os fertilizantes líquidos fornecem muito mais nutrientes além do ferro. Tens os que fornecem micros e alguns que fornecem também macros. Aqui podes ver a composição de alguns deles: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=links&gotolink=41 Se pretendes manter com pouca luz - plantas pouco exigentes - não necessitas de substratos férteis nem de fertilização liquida já agora. Se vais colocar coridoras aconselho-te um substrato mais macio, de origem argilosa, tipo akadama ou manado. Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
lucatoni Publicado: Agosto 30, 2013 Autor Publicado: Agosto 30, 2013 (editado) Ou seja brutos tens 61,2 L, reais muito menos ainda por cima com a biobox! http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=105199 Eu no meu nano de 30L tenho um 2213! Arranjas-os baratos nos classificados. Os tubos medem de diametro 12mm Muito melhor que qualquer filtro interno. Para as plantas mais ou menos kelvins é igual. Se não pretendes um upgrade terás que ficar pelos fetos, musgos, etc, etc. Errado, os fertilizantes líquidos fornecem muito mais nutrientes além do ferro. Tens os que fornecem micros e alguns que fornecem também macros. Aqui podes ver a composição de alguns deles: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=links&gotolink=41 Se pretendes manter com pouca luz - plantas pouco exigentes - não necessitas de substratos férteis nem de fertilização liquida já agora. Se vais colocar coridoras aconselho-te um substrato mais macio, de origem argilosa, tipo akadama ou manado. Mais uma vez, obrigado pelas respostas! Andei a investigar lojas de aquariofilia aqui no porto, e ultimamente tenho andado a visitar algumas. Encontrei uma relativamente perto da minha residência, muito prestáveis e conhecedores, fiz lá um pedido de orçamento para o material que preciso e ainda se ofereceram para tirar a biobox do meu aquário se eu não conseguisse. Quanto ao filtro externo, eu percebo que seja muito superior aos outros, eu queria mesmo um xD Mas já andei a ver e não tenho como aplicá-lo no meu aquário com a tampa atual. Esta só tem ranhuras que dão para cabos de ligar à tomada e tubo de ar para pedra difusora (a qual não vou usar nesta instalação). Até tenho uma pessoa que me vendia um 2213 mas sem fazer modificações à tampa não tinha como passar o inflow e outflow para dentro do aquario* Quanto às plantas, sim considero colocar apenas plantas pouco exigentes. Então vou deixar os fertilizantes fora da lista de material.. O substrato que escolhi para o aqua foi o Manado já agora mas fiquei na dúvida se iria ser difícil manter o declive do fundo uma vez que me disseram que o manado é bastante "leve" e fácil de remexer mesmo com a água. Na próxima semana vou ao gerês e aproveito para trazer umas pedras para decoração do aquário. *Aqui estão as fotos: Ainda tem mais uma ranhura na parte de trás, a meio da tampa, por onde passava o cabo da bomba de água da biobox (e bastante espaço à volta). Como podem ver, são ranhuras bastante pequenas para as tubagens do eheim. Contudo, têm espaço para alargar para cima e para os lados, agora falta saber é como fazê-lo... será que com uma broca dava? Tipo passá-la pela ranhura e empurrá-la contra as bordas de forma a lascar o suficiente para aquilo ficar maior? Precisava de opinião de alguém com experiência nestas situações Editado Agosto 30, 2013 por lucatoni Citar
Miguel Reis Publicado: Agosto 30, 2013 Publicado: Agosto 30, 2013 A tampa é plástica, não é? E que tal cortar com uma faca aquecida? Como fica para trás e não é um corte muito grande não deve ficar feio se tiveres jeito para a coisa. Cumps Citar
lucatoni Publicado: Agosto 30, 2013 Autor Publicado: Agosto 30, 2013 A tampa é plástica, não é? E que tal cortar com uma faca aquecida? Como fica para trás e não é um corte muito grande não deve ficar feio se tiveres jeito para a coisa. Cumps Exato, é de plástico. Acabei de falar com o meu pai sobre o assunto, e ele sugeriu basicamente o mesmo: uma serra pequena para fazer os cortes. Depois podia passar uma lima para arredondar melhor aquilo, acho que não ficaria mal. Parece que afinal sempre é capaz de dar para um externo, vai é precisar de mão de obra! xD Citar
lucatoni Publicado: Agosto 31, 2013 Autor Publicado: Agosto 31, 2013 Pessoal, relativamente ao filtro externo, acham que um JBL cristalprofi e701 faria demasiada agitação da água do aquário? Teria quase obrigatoriamente que usar flauta mas queria saber se não deitará a agua toda para fora xD Eu sei que a capacidade de filtragem está bem acima do óptimo para o aquário mas como tenho ideia de montar um maior para o ano já ficava com um excelente filtro. Que acham? Citar
Recommended Posts