Octavio1969 Publicado Agosto 25, 2013 Publicado Agosto 25, 2013 Boas tardes a todos os amantes da Aquariofilia. Sou o Octavio 45 anos de Abrunheira Sintra. Depois de 27 anos sem ter um único aquário por falta de tempo e espaço, volto agora a entrar neste mundo. Estou com alguns problemas em conseguir um aguarão com a água com qualidade de modo a poder manter os peixes com boa saúde. Os equipamentos de hoje já nada tem a ver com os de alguns anos atrás! Pois há 27 anos atrás era um puto e não havia Net! Mas os aquários eram uma maravilha sem qualquer problema. Bom para já ajudem se poderem. Fiz hoje o teste da agua e deu me este lindo resultado. PH- 6.8 KH -3D GH >6ºD - NO2 20 – NO3 250 Aquário Montado de 95Litros Filtro Eheim 2041 (cascata) Temperatura 27ª Citar
Paulo SS Conceição Publicado: Agosto 25, 2013 Publicado: Agosto 25, 2013 dá-nos o setup do teu aqua tudo aquilo que está ligado ou dentro do aqua, se já estás há muito tempo montado se fizeste o ciclo do azoto, em suma diz o que já fizeste, para podermos ter bases para puder-te explicar. Citar Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua
Octavio1969 Publicado: Agosto 25, 2013 Autor Publicado: Agosto 25, 2013 Obrigado Paulo. Está montado há 33 dias tem 2 escalares médios e tinha 3 casais de Guppys (agora só 1 Casal) e 5 alevins na maternidade com 4 dias (os outros foram papados!) e um Platy fêmea. Resistência de 100W difusor de bolhas e o filtro de cascata (Eheime2041) Areão medio e 3 pés de plantas e uma rocha vulcânica. Citar
Paulo SS Conceição Publicado: Agosto 25, 2013 Publicado: Agosto 25, 2013 tens de fazer tpa's para os valores de nitratos diminuir e mais umas quantas plantitas não faziam mal nenhum. Citar Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua
Paulo SS Conceição Publicado: Agosto 25, 2013 Publicado: Agosto 25, 2013 vi agora que o aqua é de 95L o filtro de mochila é pouco devias de ter um externo com mais espaço para matérias filtrantes. Citar Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua
Octavio1969 Publicado: Agosto 25, 2013 Autor Publicado: Agosto 25, 2013 Tenho um tronco já tratado com uns 17cm altura e 11cm de largo fará mal se o meter no aquario o pelo contrario pode ajudar? Fiz troca de uns 30% da agua hoje de tarde e apliquei Biotopol da JBL fiz mal o bem? E se aplicar um filtro Interno, ajuda? Como devo de aplicar o material filtrante no Eheim? O carvão activo é para lá estar? Citar
Paulo SS Conceição Publicado: Agosto 25, 2013 Publicado: Agosto 25, 2013 tronco desde que bem tratado não faz mal baixa o ph e torna a água mais macia , mas também te vai amarelar um pouco a água Mal não faz, vê depois de novo os valores de NO2 e NO3 filtro interno também tem pouco espaço para matérias filtrantes. Pois o problema dos filtros de mochila é esse quase não cabe nada, mas há por aqui no forum salvo erro nos DIY alguém que transformou o eihem de mochila de maneira a caber lá materias filtrantes. o carvão só utilizo para retirar algum medicamento de resto nunca uso. Citar Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua
Octavio1969 Publicado: Agosto 25, 2013 Autor Publicado: Agosto 25, 2013 Amigo Paulo, estava a pensar em manter o Eheim mais o interno até poder investir noutra solução. Quer dizer que devo retirar o carvão activado e em vez dele por cerâmica? Citar
Paulo SS Conceição Publicado: Agosto 25, 2013 Publicado: Agosto 25, 2013 só estava a dizer que para investires mais valia logo no exterior, senão ainda ias gastar mais, a não ser que tenhas aí por casa algum, aí nesse caso mais um não faz mal e ajuda sempre. Eu na minha humilde opinião era o que faria. Citar Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua
Octavio1969 Publicado: Agosto 25, 2013 Autor Publicado: Agosto 25, 2013 Desculpa não me expliquei bem. Eu tenho por cá 2 interiores não vou comprar se não seria como dizes! Posso tirar o carvão e meter mais cerâmica? Que dizes? Um grande obrigado Citar
Paulo SS Conceição Publicado: Agosto 25, 2013 Publicado: Agosto 25, 2013 Sim força nisso por agora Citar Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua
João Abóbora Publicado: Agosto 26, 2013 Publicado: Agosto 26, 2013 O NO2 devia estar a 0. Isso é sinal que o aquário ainda não maturou o suficiente para aguentar com a carga organica que já tens no aquário. Tira 5 litros de água 2 vezes por semana e não introduzas mais peixes. Coloca a filtro interno cheio de ceramicas. Daqui a um mês +/-, já deves ter isso estabilizado. Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
A. Ferreira Publicado: Agosto 26, 2013 Publicado: Agosto 26, 2013 Bom para já ajudem se poderem. Fiz hoje o teste da agua e deu me este lindo resultado. PH- 6.8 KH -3D GH >6ºD - NO2 20 – NO3 250 Aquário Montado de 95Litros Filtro Eheim 2041 (cascata) Temperatura 27ª Boas, Esse valor de Nitratos é mesmo real? Nem sabia que havia testes que liam isso... A água sai da torneira com que valor de Nitratos? Sobre os Nitritos o João disse tudo. Cumps, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Octavio1969 Publicado: Agosto 26, 2013 Autor Publicado: Agosto 26, 2013 Obrigado pelas ajudas. João já estou a fazer as trocas de agua hoje fiz de manha 10litros e de tarde mais 5litros. Ferreira Não me tinha lembrado de ver como sai a agua da torneira mas foi medir agora e é NO3 10 e NO2 0 Ph 7.2 Estranho mas os escalares que são 2 estão muito porreiros o Platy que é um pois o macho não aguentou está + ou – os guppys é que mal se alimentam os alevins que são 5 estão a aguentar bem mas tenho a maternidade mesmo junto da saida de agua do filtro Citar
Octavio1969 Publicado: Setembro 3, 2013 Autor Publicado: Setembro 3, 2013 Boas, final mente já ando com valores bons para aguentar os peixes, PH 6.8 NO3 25 NO2 0 KH 6D. Agora se não for pedir muito os meus amigos gostava de saber como o porque que o PH está baixo quero ter Guppys e com este PH não é muito bom!? A água também tem ficado com um tom para o acastanhado, serás por ter tirado o carvão? Como posso tornar cristalina? Um grande obrigado Citar
Octavio1969 Publicado: Setembro 3, 2013 Autor Publicado: Setembro 3, 2013 foto do meu aquario. http://imageshack.us/photo/my-images/838/ivke.jpg/ Citar
spotys1 Publicado: Setembro 3, 2013 Publicado: Setembro 3, 2013 boa noite octavio, aquilo que te posso dizer é que o tom que tens na água provavelmente ainda é do tronco, não te deves preocupar, só mesmo se não gostares de ver assim a água mas acaba por ir ao sitio, quanto aos resultados, o teu ph não me preocupa e de certo que não preocupa aos guppys, tenho o meu a 7 com guppys e não tenho problemas nenhuns, desde de que não tenhas oscilações na água é mais facil os peixes habituarem se aos teus valores do que o contrario, já agora podias dizer como estás a fazer a manutenção do aquário e que material tens, para uma ajuda melhor? abraço spotys1 Citar
Octavio1969 Publicado: Setembro 3, 2013 Autor Publicado: Setembro 3, 2013 Boas, amigo spotys1. Agora estou a trabalhar com um filtro cascata Eheim 2041 (cascata) e um interior mas sem carvão só cerâmica e esponjas. E estou a fazer tpas de + - 20% de 5 em 5 dias até manter os valores bem, depois vou tentar de 8 em 8 dias. Limpo diariamente os vidros do aquário para evitar as algas. Citar
spotys1 Publicado: Setembro 4, 2013 Publicado: Setembro 4, 2013 Isso de limpar o vidro diariamente não faz sentido, qual é a potência da tua luz? Usas co2? Para já continuava com as trocas semanais, as algas só aparecem se houver desequilíbrio no ecossistema. Citar
Octavio1969 Publicado: Setembro 4, 2013 Autor Publicado: Setembro 4, 2013 Boas. Limpo os vidros diariamente para prevenir as algas, não por ter algas mas talvez não tenha sentido. Não uso co2 e na luz é uma lâmpada de 18W T8 mas onde o aquário está tem muita luz do dia. Quanto a fazer a agua mais cristalina adicionei carvão activado no filtro interior será que ajuda? Citar
spotys1 Publicado: Setembro 5, 2013 Publicado: Setembro 5, 2013 bom dia octavio, a luz do dia bate diretamente no aquário? se sim é mau porque vais ter algas de certeza, se não quantas horas estás com a luz ligada? em relação ao carvão ativado, se leres vais ver que há muitas opiniões, mas a meu ver mal não faz. em relação ao filtro, se fores vendo nos classificados ás vezes aparecem bons negócios e eu no teu lugar apostava num filtro externo a fazer uma boa filtragem biologica, mas é só a minha opinião. abraço spotys1 Citar
Octavio1969 Publicado: Setembro 5, 2013 Autor Publicado: Setembro 5, 2013 Boa tarde. A luz do dia não entra direto o aquário. A luz está ligada das 11h até ás 22h Quanto a questão do filtro vou tentar ver se posso e se encontro um filtro externo como dizes pois se é mais eficiente vou tentar. Citar
Paulo SS Conceição Publicado: Setembro 5, 2013 Publicado: Setembro 5, 2013 olá Octavio, isso é muito tempo ligado umas 7/ 8 horas é mais que suficiente , 11 horas é muito tempo Citar Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua
Recommended Posts