Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas, preciso de ajuda com um ramirezi que esta num aquário comunitário de 60 litros.

Apareceu umas pintas brancas pelo corpo todo e uma mancha maior na barbatana dorsal e esta um pouco em baixo no fundo do aquario, antes de ter reparado nas pintas ele roçava se nas pedras e no tronco. Fui a uma loja e a rapariga disse o que eu achava, que era icitio, e comprei sera med protazol.

Para ficar mais descansado gostava de saber se é mesmo icitio, porque nao vi em nenhum caso uma mancha na barbatana dorsal. Se for, este tratamento é bem feito durante 6 dias?

-1 ml de Sera Protazol por 20 litros,

-meter a agua a 31 graus,

-tirar o carvão e ceramica

-desligar a luz (led)

Se me poderem ajudar agradeço queria ver se consegui salvar o ramirazi... cumps

IMG_20130825_181451.jpg

Editado por Zurba
Publicado:

Sim. Tudo indica que é ictio. Segue as indicações da blua e reduz a exposição à luz, aumenta a oxigenação se possível. Não te preocupes de nos 1ºs dias as pintas aumentarem, a subida de temp serve para desenvolver mais rápido a bactéria para ela largar o peixe e aí sim entra em acção a medicação.

Estranho ver esse tipo de doença agora no verão, mas acontece. Isso deve-se a "danças" de temp. Futuramente tenta manter uma temp estável.

Boa sorte!

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

Publicado:

Sim. Tudo indica que é ictio. Segue as indicações da blua e reduz a exposição à luz, aumenta a oxigenação se possível. Não te preocupes de nos 1ºs dias as pintas aumentarem, a subida de temp serve para desenvolver mais rápido a bactéria para ela largar o peixe e aí sim entra em acção a medicação.

Estranho ver esse tipo de doença agora no verão, mas acontece. Isso deve-se a "danças" de temp. Futuramente tenta manter uma temp estável.

Boa sorte!

obrigado pela resposta... eu ja meti o filtro a descarregar por cima da agua para a fazer mover a agua, mas posso comprar uma bomba de ar se for preciso.

Publicado:

Ahhhhhhhhhhhh só mais um pormenor que ia escapando. Tens carvão no filtro? Caso tenhas, retira-o senão vai absorver a medicação toda!

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

Publicado:

Ahhhhhhhhhhhh só mais um pormenor que ia escapando. Tens carvão no filtro? Caso tenhas, retira-o senão vai absorver a medicação toda!

Sim, eu ja o tinha retirado...

Publicado:

Infelizmente acabou por morrer. Tinha comprado este casal a 5 dias, secalhar ele ja vinha doente... :(

Sabem me dizer qual é a espécie deste ramirezi, para agora arranjar um macho igual para a fêmea que ficou viuvá?

Publicado:

eu vou acabar o tratamento, so que gostava de acender a luz por causa das plantas... o que dizem?