Francisco310 Publicado Agosto 23, 2013 Publicado Agosto 23, 2013 Boa tarde, Iniciei-me a cerca de 6 meses no mundo da aquariofilia com um aquario de 150L. Recentemente surgiu a oportunidade de montar um novo aquário também com cerca de 150/200L que me foi oferecido já com bomba e todo o equipamento. Passando as questões, eu gostava de realizar uma montagem com plantas desta vez, mas surgiram-me algumas duvidas que quero esclarecer e requisitar a vossa ajuda e experiência pois bem os problemas são os seguintes: não sei bem que plantas devo colocar? se devo colocar substrato fértil? Injecção de CO2? Material: Aquário 100 cm de comprimento * 40 cm de largura * 50 cm de altura Filtro externo Hidro Prime 30 200l/h Termostato 250W 28º Hardscape: Substrato Areão de Rio 5/10mm Troncos de Videira Pedras de Ardozia Ph: 6.2 (parâmetro do aquário antigo) Peixes: (estes são os peixes que eu tinha pensado colocar no novo aquario) 1 escalar 4 tetra neons 9 nariz de bêbado verdadeiro 1 Comedor de algas siamês 1 Espada 1 Platy 2 Corydoras Desde já obrigado pela ajuda. Acrescento que o fundo de maneio não é dos melhores pelo que pretendo fazer despender o mínimo possível ou seja obter a melhor relação qualidade preço. Até me sinto mal por colocar este tipo de pergunta pois acredito que seja muito fácil de resolver para vocês, mas como não tenho nenhuma experiência não queria cometer nenhuma asneira Citar
JPGM22 Publicado: Agosto 23, 2013 Publicado: Agosto 23, 2013 qualquer plantado precisará de substrato fertil e CO2 Citar
Paulo SS Conceição Publicado: Agosto 23, 2013 Publicado: Agosto 23, 2013 Boa noite Francisco e bem vindo. Fazes muito bem perguntar antes de fazeres alguma coisa pelo menos enquanto te estás a iniciar. Passando a responder ás tuas perguntas. As 3 primeiras estão interligadas, vais ter de decidir que tipo de plantas queres e só depois sabes se vale a pena colocar substrato fertil e CO2, já agora que iluminação tens? o filtro é um Hydor prime 30 certo? não Hidro correcto? não debita 200L/H ele é para aquas de 200L a 600L ele debita 900L/H se fosse só 200L/H era muito pouco. termostato 250W parece-me bem porquê colocas 28º? a temperatura vai depender das especies e essas não precisam de tantos graus, o resto parece-me bem ( mas eu enchia isso de camarões, lol mas isso sou eu que sou maluquinho por camarões )devias de ter mais coridoras visto serem de cardume, assim como para teres algum realce nos neons, deverias de ter mais. Mais dúvidas já sabes ... Não te esqueças de colocares a iluminação aqui para te puder ajudar mais. Citar Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua
Francisco310 Publicado: Agosto 23, 2013 Autor Publicado: Agosto 23, 2013 (editado) Olá São Paulo, Desde já obrigado pela ajuda, Tem razão ao corrigir o filtro e mesmo hydor prime 30 e sim 900L/H não sei onde fui buscar os 200 Em relação a iluminação tenho uma lâmpada t8 25watt aqua-globe Relativamente as plantas não queria ter um aquario plantado puro apenas gostava de ter algumas plantas de forma a que o aquário tive-se um ar mais natural. O problema é mesmo a escolha das plantas gostaria de ter algumas plantas altas e umas baixas que pode-se colocar perto dos troncos e pedras tais como Anubias nana não tenciono formar nenhum jardim!!! Pois não despendo de grande tempo para a manutenção. Aceito sujestões para plantas de bom grado... Em relação a temperatura coloquei 28 graus pois é a temperatura que penso ser apropriada para os peixes que quero por Em relação aos peixes de limpeza não sei bem se tenho a quantidade correcta acha que um Comedor de algas siames e suficiente. Não queria colocar Ottos pois pelo que li alimentam-se do muco dos escalares correcto? Desde já obrigado Editado Agosto 23, 2013 por Francisco310 Citar
JPGM22 Publicado: Agosto 23, 2013 Publicado: Agosto 23, 2013 tens as anubias, valisnerias, fetos, musgos, equinodorus, cryptocorynas.... nada mais simples que pesquisar aki --> http://www.tropica.com/en/plants.aspx Citar
Paulo SS Conceição Publicado: Agosto 23, 2013 Publicado: Agosto 23, 2013 Em relação aos 25W acho pouco para esse aqua, não adianta colocares substrato fértil e co2, se não mudares ou acrescentar mais watts aí. Plantas não sou o melhor para te ajudar, pois eu como shrimpmaniac , só gosto de musgos e fetos, mas a anubia não precisa de substrato fértil pois não podes enterrar o rizoma no areão tens de a agarrar a uma pedra ou tronco, mas pesquisa primeiro o que gostavas de ter e depois fazes uma triagem, do que queres ou podes ter, ou consegues arranjar. Em relação ao comedor de algas estás a referir-te ao Crossocheilus siamensis? Se sim acho que deves no mínimo colocar dois não gostam de ser o único da espécie num aqua. Epá em relação ao Otto e ao escalar nunca tive junto, mas pode ser que alguém com experiência nisso diga Citar Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua
Francisco310 Publicado: Agosto 24, 2013 Autor Publicado: Agosto 24, 2013 Boas, Era mesmo esse tipo de site que eu precisava JGPM22. Vou dar uma vista de olhos e escolher algumas plantas fáceis que se adequém a minha montagem e gastos, li algures que devo colocar uma ou outra planta de crescimento rápido para evitar algas como isso funciona? Em relação à iluminação será que se colocar outra T8 de 25w chega? Que lâmpada aconselham? No contexto da montagem quanto tempo demora a introdução de peixes no aquário e como funciona esse processo? Ciclo do Azoto correcto? não é pressa de montar o aquário é só mesmo reunir o maior numero de informação possível... Obrigado .png' alt=':biggn:'> Citar
asol Publicado: Agosto 24, 2013 Publicado: Agosto 24, 2013 Boas Franscisco, em relação a juntar ottos e escalares, pela minha experiência, já tive várias vezes as duas espécies juntas e nunca vi um otto pendurado num escalar. Penso que essa questão do muco se verifica mais com discus, já li algures que os ottos comem o muco dos discus (muco que seria o alimento inicial dos alevins). A temperatura a 28ºC só seria necessário para o escalar mas caso fosse para fazer reprodução, de resto ele dá-se bem a 25ºC (apenas cresce mais lentamente). Para a maioria das plantas o ideal é mesmo os 25ºC. De plantas, gosto particularmente das cryptocorynes, fetos e anubias (plantas de baixa manutenção, que permitem fazer layout's engraçados). Os musgos são muito importantes nos aquários de criação, mas agarram-se facilmente às outras plantas e até ao substrato caso não seja podado regularmente de forma a controlar a sua expansão. Quanto à fauna, acho que esse aquário com apenas um escalar ficará um pouco monótono metia pelo menos dois. O mesmo acontecerá em relação aos platy's e espadas. Eu, ou retirava as duas espécies (visto já ter dois cardumes para dar cor ao aquário) ou optava por uma e colocava mais exemplares (podem ser só machos caso não se queira reproduzir e assim perder o controlo da população do aquário). Os neons também podiam ser mais alguns. As corydoras metia um cardume maiorzito (pelo menos 4 ou 5). Como já disseram anteriormente, pesquisa bem antes de começar a montagem de forma a conciliar melhor o orçamento com o resultado pretendido. Citar CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
kevin 69 Publicado: Agosto 24, 2013 Publicado: Agosto 24, 2013 Boas Francisco! A iluminação que tens neste momento é mesmo muito baixa....poucas plantas conseguirão "sobreviver" sob tais condições....O ideal seria optares por juntar mais uma lâmpada de 25W. Quanto ao substrato, podes optar por um substrato fertil revestido por uma camada de 5 cm de areão inerte (pouca granulometria), ou então, se tiveres mais uns trocos optas por um substrato completo, que acredita, te facilitará imenso a vida. O CO2, para um iniciado com 6 meses de aquariofilia, penso que trará mais desvantagens que benefícios, por isso penso que seja melhor deixares para mais tarde. cumprimentos kévin silva Citar
Francisco310 Publicado: Outubro 31, 2013 Autor Publicado: Outubro 31, 2013 Boa tarde, Não me senti bem sem partilhar convosco o resultado da montagem final. Hardscape: Substrato Areão de Rio 5/10mm Sera floreground Troncos de Videira Pedras de Ardozia Ph: 7.0 Fauna: 2 escalar 9 nariz de bêbado verdadeiro 1 Comedor de algas siamês 1 Espada fêmea 4 guppys (1 macho/ 3 fêmeas) 3 Corydoras 1 ramirezi Flora: Anubia Criptocurines cabomba Material: Aquário 100 cm de comprimento * 40 cm de largura * 50 cm de altura Filtro externo Hidro Prime 30 900l/h Termostato 250W 28º(temperatura) 2 lampadas de 25Watt aqua globe. Já agora retiro algumas duvidas que me surgiram os guppys não dexem da superficie ja estam no aqua a cerca de 2 semana o mesmo tempo para os restantes peixes. Porque será? O meu escalar mais pequeno também me dá ideia de ter parasitas internos alguem me pode dar certezas? De resto acho que não está mais nada mal mas voces são mais experientes se repararem algo ou tiverem sugestões são sempre bem vindas... Peço desculpa pela qualidade das fotos mas nao tenho camara so telemóvel: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=gallery&album=3962 Citar
Recommended Posts