Recommended Posts

Publicado:

Errado e Errado. Lindernia rotundifolia. Reparem na enervação da folha, 5 nervuras paralelas, tipico do genero. Outra potencial concorrente seria a Lysimachia numularia que tem uma aparencia semelhante, mas uma enervação diferente.

Publicado:

Errado e Errado. Lindernia rotundifolia. Reparem na enervação da folha, 5 nervuras paralelas, tipico do genero. Outra potencial concorrente seria a Lysimachia numularia que tem uma aparencia semelhante, mas uma enervação diferente.

:naughty:

Referes-te ao 1.º e 2.º palpites..., certo? Falta referires o 3.º :tapfoot:

:rolleyes:

Brincadeirinha :sorry:

Abraço,

Publicado:

Lindernia rotundifolia, talvez...

mas acho as folhas mais parecidas com a bacopa rotundifolia na forma não emersa.

talvez com outra imagem se veja melhor. repara que os traços na folha da lindernia são mais destacados e claros.

Publicado:

As folhas são semelhantes sim, mas as bacopas têm uma nervura central apenas. Quando queremos identificar plantas não podemos usar semelhanças... Em algumas situações funciona, mas noutras dá aso a más identifcações. Essa é a razão pela qual vês tanta má identifcação até no comercio...Quem vende não só não sabe nada de plantas, como não têm qualquer noção das diferenças entre os diferentes generos e especies.

Outro prego no caixão da hipotese da bacopa, é o aspecto do espaço entrenodal, e do caule em si. A planta tem um caule demasiado fino para ser uma bacopa, é também demasiado flexivel a meu ver, nas bacopas, mesmo em estado emerso reparas na grossura do caule. Já o espaço entrenodal das bacopas é mais reduzido, tanto em estado emerso como em estado submerso. Outra coisa que deves também reparar é na ausencia de penugem tipica de muitas das bacopas em estado emerso. Mas é que nem vale a pena ir por estas caracteristicas, a enervação é muito tipica do genero que referi anteriormente. Mantenho a minha identificação. Lindernia rotundifolia, as 5 nervuras paralelas não enganam ninguém.