Luis Manuel Publicado Agosto 20, 2013 Publicado Agosto 20, 2013 Boa tarde. A minha platy está sempre a nadar à superfície e as suas guelras estão inchadas. Além disso já não se alimenta e tem vindo a emagrecer. É o único peixe do aquário que está assim. Alguém sabe o que pode estar a causar isso e como é que a trato?
Kelpado Publicado: Agosto 20, 2013 Publicado: Agosto 20, 2013 Boas, nadar à superficie e a tentar respirar? Podes mandar foto do platy e os parametros do aquario?
Luis Manuel Publicado: Agosto 20, 2013 Autor Publicado: Agosto 20, 2013 O pH é de 6.5. Infelizmente não tenho os outros testes. Outro problema é que não consigo descer a temperatura da água que está em 28 graus. Já desliguei o aquecimento do aquario mas a temperatura não desce.
Kelpado Publicado: Agosto 21, 2013 Publicado: Agosto 21, 2013 (editado) O pH é de 6.5. Infelizmente não tenho os outros testes. Outro problema é que não consigo descer a temperatura da água que está em 28 graus. Já desliguei o aquecimento do aquario mas a temperatura não desce. Qualquer peixe que esteja como mostras o platy nas tres primeiras fotos, quer dizer que procura oxigénio. Por vezes é normal esse acontecimento, tenho guppies e espadas no meu aquario que fazem isso. Quanto ao baixares a temperatura se desligas o aquecimento e fica com a mesma temperatura, das duas uma, ou o local onde tens o aquario é bastante quente (espero que não esteja exposto ao solo) ou sem dúvida que tens o termometro estragado ou em mau funcionamento Editado Agosto 21, 2013 por Kelpado
Luis Manuel Publicado: Agosto 21, 2013 Autor Publicado: Agosto 21, 2013 O aquário não está exposto ao sol. Quanto ao oxigénio o aquário tem uma bomba com uma pedra difusora para oxigenar a água.
Kelpado Publicado: Agosto 21, 2013 Publicado: Agosto 21, 2013 Pronto tal como te disse, ele vir à superficie e respirar é um procedimento normal.Mas teres a água com a temperatura a 28º (mesmo desligando o termostato) não é normal e é uma temperatura alta para o teu platy. Para os platies a temperatura ideal é de 22 para 27 °C. Qual a população do teu aqua?Costumas fazer TPA's? Como anteriormente disse, os outros parametros ajudariam um pouco mais para te ajudar
Luis Manuel Publicado: Agosto 21, 2013 Autor Publicado: Agosto 21, 2013 Tenho 1 casal de platys ( a fêmea está doente) e os seus 4 filhos que ainda são pequenos, mas quando crescerem entrego-os na loja de animais próxima de minha casa. 8 guppies, 2 corydoras albinas ( 1 macho e uma fêmea), 1 ancistru albino que não sei se é macho ou fêmea e 3 mollys-balão ( 1 macho e 2 fêmeas). O aquário é o aquantlantis 50 ( de cerca de 35l) e o filtro é o sera fil 60 com 3 compartimentos. Sei que tenho peixes a mais mas montei o aquário no principio do ano e como é o primeiro aquário que tenho não sabia bem a quantidade de peixes que podia ter. Por isso sifono o fundo do aquário todas as semanas, tiro 10 litros e ponho 10 litros de água limpa (adicionando sera aquatan e sera bionitrivec) e limpo o compartimento do filtro que tem a lã 2 vezes por semana.
Kelpado Publicado: Agosto 22, 2013 Publicado: Agosto 22, 2013 (editado) Tenho 1 casal de platys ( a fêmea está doente) e os seus 4 filhos que ainda são pequenos, mas quando crescerem entrego-os na loja de animais próxima de minha casa. 8 guppies, 2 corydoras albinas ( 1 macho e uma fêmea), 1 ancistru albino que não sei se é macho ou fêmea e 3 mollys-balão ( 1 macho e 2 fêmeas). O aquário é o aquantlantis 50 ( de cerca de 35l) e o filtro é o sera fil 60 com 3 compartimentos. Sei que tenho peixes a mais mas montei o aquário no principio do ano e como é o primeiro aquário que tenho não sabia bem a quantidade de peixes que podia ter. Por isso sifono o fundo do aquário todas as semanas, tiro 10 litros e ponho 10 litros de água limpa (adicionando sera aquatan e sera bionitrivec) e limpo o compartimento do filtro que tem a lã 2 vezes por semana. Esses 28º graus para os platies e guppies é muito alto. Falo por experiencia, visto ter guppies. Pelo que li fazes tudo correctamente. Não sei como está o teu PH da água, mas as guelras inchadas do teu platy pode derivar de uma má alimentação também. Deixo aqui o que encontrei: "AVITAMINOSE E HIPOVITAMINOSES: são causadas pela falta total ou deficiência de vitaminas. Aparecem furos sobre os opérculos, guelras inflamadas, feridas avermelhadas pelo corpo, lábios feridos e em geral atacados por fungos. É causada por uma alimentação deficiente e pouco variada, utilize sempre os melhores alimentos e varie o cardápio, oferecendo também alimentos vivos. Administre um complexo vitamínico usado para pássaros, embebendo a comida em flocos nele ou então utilize artêmias previamente alimentadas com o produto" Pelo que me disseste, sem os outros testes claro. Não sei dizer mais nada, sendo assim dificil de apurar Editado Agosto 22, 2013 por Kelpado
Luis Manuel Publicado: Agosto 22, 2013 Autor Publicado: Agosto 22, 2013 Penso que a comida não é o problema. Alimento-os 2 vezes por dia, com flora, vipan, larvas vermelhas de mosquito, wels-chips e vipanchips, tudo da Sera. 2 vezes por semana dou-lhes artémia congelada. No entanto a platy que está doente já não come. O pH é de 6.5
Kelpado Publicado: Agosto 22, 2013 Publicado: Agosto 22, 2013 Penso que a comida não é o problema. Alimento-os 2 vezes por dia, com flora, vipan, larvas vermelhas de mosquito, wels-chips e vipanchips, tudo da Sera. 2 vezes por semana dou-lhes artémia congelada. No entanto a platy que está doente já não come. O pH é de 6.5 Então pela comida não é, como indicaste é variada. O PH ideal seria 7.5 isto para platys e guppies, mas pronto. Cá para mim o teu macho nao anda a fazer o trabalho de casa e ela está em greve de fome, no gozo xD Quando deixam de comer, perdem apatia, não andam a nadar de um lado para o outro tempo depois acaba-se por dar com o peixe morto. Já me aconteceu com guppies :\. Amigo tenta falar com alguem onde compras os peixes, penso que te deem ajuda imediata. Não posso ver mais nenhuma alternativa.
Luis Manuel Publicado: Agosto 22, 2013 Autor Publicado: Agosto 22, 2013 Já experimentei. Disseram-me que o baktopur, da sera, é o mais indicado. Eu experimentei mas não teve efeito. Obrigado pela ajuda.
Recommended Posts