Recommended Posts

Publicado (editado)

Viva!

Tenho um projeto para um lago num canteiro, mas ando com algums problemas:

- Devo escolher cimento ou tela ?

- Onde posso comprar o cimento/ a tela em Gaia ?

- Vou poder pôr um peixe-gato de cauda vermelha lá ?

Ajudem sff.

Umas fotos de como está agora, não liguem ao pequeno lago que tenho lá, foi só uma experiência.

5ua7.jpg

Fica aqui um desenho do projeto:

Editado por André7474

Com os Melhores Cumprimentos!

André Ribeiro

Publicado:

Eu acho que tela é melhor...

Qual é a litragem do lago? E a profundidade?

Publicado:

Boas Marco

Ainda não calculei a litragem, mas na parte mais funda tem um metro de profundidade.

Abraço

André Ribeiro

Publicado:

boa tardem tenhoa mesma duvida que o amigo andre,posso fazer o lago so como cimento?logo directamente em cima de um plastico?(esse para cobrir o contacto directo com a terra)

o cimento com o tempo nao vai rachar e fazer com que a agua saia?

As minhas desculpas ao Andre por uzar o topico dele mas penso que a duvida e mais ou menos a mesma!

abraco

Publicado:

boa tardem tenhoa mesma duvida que o amigo andre,posso fazer o lago so como cimento?logo directamente em cima de um plastico?(esse para cobrir o contacto directo com a terra)

o cimento com o tempo nao vai rachar e fazer com que a agua saia?

As minhas desculpas ao Andre por uzar o topico dele mas penso que a duvida e mais ou menos a mesma!

abraco

Boas

Tudo bem, não faz mal, isto dos lagos é mais dificil do que parece... ;)

Abraço

André Ribeiro

Publicado: (editado)

Viva!

Este tópico não anda muito visitado, e acho que sei porquê...

Acho que partilhei muito pouca informação sobre o lago, portanto aqui fica :

Medidas - 1m larg. x 1m prof. x 3,30 m de comp.

Fauna - carpas Koi, cometas, shubunkins, e possivelmente um rtc

Flora - nenúfares, papiros, elodea e outras que ainda não decidi

Filtragem - NENHUMA, o lago vai ser o mais natural possivel

Decoração - pequeno filtro com repuxo ( eu sei que disse que não havia filtros, mas é só por causa do repuxo), areão (aquelas pedrinhas grandes), pedras ( granito ou outo tipo) e holofotes e é claro as plantas

Construção - tela de PVC preta de 1,5 mm (penso eu) por cima de cimento, eu explico por camadas da mais funda para a mais "saliente" não arranjei outra palavra!) Terra - Brita - Cimento - Tela

Perguntas:

_ Posso pôr um rtc ?

_ A única tela que arranjei aqui por perto foi uma de 1,5mm por 16 euros um bocado de tela com 4m x 1, acho um bocado caro, existe alguma loja que tenha tela mais barata em Gaia? ou existe algum site que teha telas boas com bons preços para mandar vir ?

_ Posso pôr anubias e esperar que elas se aguentem com parte fora de água ?

_ Que ciclideos ou peixes gatos é que podia juntar com as Kois, cometas e shubunkin cá fora em água fria ?

Agradecia que respondessem ás minhas perguntas, isto se souberem a/as resposta/respostas biggrin.png' alt=':biggn:'>

Abraço

André

Editado por André7474

André Ribeiro

Publicado:

existem lojas online que vendem tela. Não encontras tela boa cá a menos de 7€ o m2. procura por tela firestone ou giscosa(acho que se escreve assim)

o que é:um rtc???

Peixes gatos nunca tive nem sei o que crescem mas não subrepovoes o lago ainda mais se não lhe pões filtro e se apanhar muito sol vai ser uma sopa verde.

Vivendo e aprendendo

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

1º Não aconselho nada, os rtc (red tailed catfish) são peixes de águas tropicais e não iriam aguentar o nosso Inverno...

3º Tal como os rtc, as anubias não aguentariam as temperaturas de 2º e 3º que a água irá ter no Inverno.

4º Ciclideos que provavelmente aguentarão as temperaturas de Inverno serão os Gimnogeophagus meridionalis e os Australoheros facetus. Peixes gato existem os Ameirus melas e as Corydoras paleatus.

Cumps

Editado por marco_nsa
  • 2 semanas depois...
Publicado:

Olá. Se o lago fosse um paralelepípedo, o que não deverá ser, teria 3300 litros. Esta litragem não é suficiente para manter nenhuns dos peixes que queres sem teres filtragem, o que não queres. Aconselho-te uma leitura atenta deste tópico:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=217812

Eu, com um lago com esse volume manteria peixes mais interessantes (Na minha opinião, não pretendo ofender ninguém) que carpas koi e peixes vermelhos, poderias manter ciclídeos e outras coisas interessantes.

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Publicado:

Viva!

Estou de volta!

Agradeço bastante as vossas opiniões, mas continuo com algumas perguntas:

_ Posso juntar algum ciclideo de água fria com corys paleatus?

_ Onde é que posso arranjar ciclideos de água fria em V.N.Gaia ou no Porto?

_ Existe algum tópico com os ciclideos que aguentam temperaturas baixas?

Desculpem lá estar a "massar-vos " com estas perguntas, mas sei lá sou um principante nisto dos lagos...

E logo que compre a tela, já ponho mais fotos.

Abraço

André Ribeiro

Publicado:

Olá. Penso que as paleatus não terão problemas com meridionalis, quanto a arranjá-los nessa zona não sei, aqui sei de pessoas que os têm. No tópico do link que pus no post anterior fala um pouco de alguns ciclídeos, e de resto o google é o nosso melhor amigo ;) .

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Publicado:

Boas

Já estive a ver os ciclideos "de água fria", mas parecem-me todos pequenos comparados com os cometas e as kois, sem contar com o achigã, mas se tiver um todos os outros tem que ser tão grandes ou maior que ele para não serem comidos.

O que acham dos chanchitos ? Eu tive á procura e não encontrei grande coisa acerca do tamanho deles.

Secalhar ainda volto aos cometas, ás kois e as orandas. :confused4:

André Ribeiro

Publicado:

Os meridionalis têm entre 12 a 14 cm e os chancitos julgo que atingem facilmente os 15 cm. Não percebo uma coisa, queres as kois, os cometas e os orandas com os ciclídeos? Outra coisa, um de todos os outros referes-te às kois e etc ou aos ciclideos?

Publicado:

Não, ainda não decidi se quero ou só ciclideos ou só os cometas, kois e orandas.

Eu estava a dizer que se tivesse um achigâ todos os outros peixes do lago teriam que ser do mesmo tamanho ou maiores que ele.

André Ribeiro

Publicado:

Olá Hugo

Tive a pesquisar sobre esse peixe e parece muito porreiro, talvez ainda traga um para cá.

Abraço

André Ribeiro

No parque da cidade do Porto há bastantes, até me atrevo a dizer que há milhares, com uma rede normal dos aquários que tenha uma largura de 15cm ou assim consegues pescar facilmente, primeiro bates com a mão na água, depois atiras pão e quando vires algum que gostes é só ter movimentos rápidos.

Editado por Hugo Santos Costa

Cumprimentos, Hugo Santos Costa, se quiseres dá uma vista de olhos ao meu aquário -> http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220921

Isso não deve ser permitido :tapfoot:

Mas com muito cuidado :naughty:

Vou tentar!

Editado por André7474

André Ribeiro

Publicado:

existem lojas online que vendem tela. Não encontras tela boa cá a menos de 7€ o m2. procura por tela firestone ou giscosa(acho que se escreve assim)

o que é:um rtc???

Peixes gatos nunca tive nem sei o que crescem mas não subrepovoes o lago ainda mais se não lhe pões filtro e se apanhar muito sol vai ser uma sopa verde.

Olá

Já tive à procura dessas telas, e estou interessado na Firestone, eu já estive no site da Siro. Só não sei é se eles só vendem a empresas ou também a particulares, se alguém souber agradecia que partilhasse.

Abraço

André Ribeiro

Publicado:

Obvio que não é permitido ;)

No parque da cidade também tem (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] nos lagos mais pequenos.

Cumprimentos, Hugo Santos Costa, se quiseres dá uma vista de olhos ao meu aquário -> http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220921

Publicado:

Boas

Ainda agora estive no parque da cidade, e só vi pássaros e gambu.zias, isso sim, agora ameirus melas não encontri nenhum. Aonde é que costumam estar?, eu tive no lago maior e não encontrei.

André Ribeiro