Pedro Alves Publicado Novembro 16, 2003 Publicado Novembro 16, 2003 Boas a todos... É o seguinte : Fiz uma limpeza ao meu fluval ontem à noite , e qual foi o meu stress quando encontrei entre a porosidade da cerâmica uns pequenos "seres" gelatinosos transparentes enfiados na porosidade da cerâmica (cerafoam) variando o seu tamanho entre os 2milimetros e 1 cm aproximadamente. Outros "seres" que encontrei foram , pequenos casulos com uma medida média de 3 a 4 milimetros de comprimento e prá aí 1 milimetro de diâmetro de aspecto branco. Até na areia Phosphex tinha este sereszinhos metidos por entre as areias. Depois de me deparar com estes seres procedi a uma limpeza minuciosa à cerâmica com a ajuda de uma pinça. Logo depois deitei toda essa areia Phosphex foranão querendo correr o risco de estarem alojados , mais "seres" minusculos em estado latente de desenvolvimento. Depois desta "odisseia" de limpeza ao fluval , lavei o fluval tôdo com àgua quente do cilindro (Àgua doce) Sinceramente não sei se fiz bem ou mal , porque não consigo defenir um nome a estes seres para eventual pesquisa sobre esta matéria . Peço-vos a vossa ajuda para tentar encontrar o nome cientifico destes seres e possiveis consequencias da sua estadia no fluval , visto que dentro do aquário não consigo detectar nenhum , tendo mesmo levantado as rochas menos iluminadas . Quanto à sump , não encontrei nada nela "agarrado" nem mesmo na lã de vidro , será pelo facto ~de conter mais oxigénio , visto o escumador estar logo na primeira secção de filtragem e só depois a lã de vidro ? Ou será pelo facto do fluval sêr completamente "estanque" à luz ? Cumprimentos e larguras a todos ....
Marco Madeira Publicado: Novembro 17, 2003 Publicado: Novembro 17, 2003 Oi Pedro... Mais uma das desvantagens dos filtros externos em Reefs.... ainda agora estava a responder a uma pergunta sobre os filtros externos e a sua relação com os nitratos e outra das desvantagens é também esta.... esses bichos que mencionas não é mais do que zooplanton (um pouco grande, mas pode ser considerado zooplantom) e devem ser copopedes, gastropodes esponjas serpulideos e outros.... acabam por se formar aos montes geralmente nos refugios e sumps e são uma fonte de alimentação para peixes e corais... o facto é que toda essa vida acaba por ser retida em filtros externos e secos humidos nas suas camadas filtrantes... o uso destes em Reef foi retirado á anos internacionalmente, não só pelo problema com os nitratos mas também pela propria filtragem mecanica que está inerente... mas aqui em Portugal continuam a passar a "receita" dos doces para os salgados... quando não tem nada a ver... Abraço...
Pedro Alves Publicado: Novembro 17, 2003 Autor Publicado: Novembro 17, 2003 Ó Marco ... Então diz-me uma coisa .... Se eu retirei grande parte deles , então fiz uma grande asneira ? Parte deles devem têr ficado na porosidade mais pequena da cerâmica...
Marco Madeira Publicado: Novembro 19, 2003 Publicado: Novembro 19, 2003 Oi... podias ter aproveitado o que encontraste e posto no aquario.... de resto nada de mal, visto que do filtro também não sairiam para o aquario... ainda bem que reparaste nesses bichos... todos eles contribuem para a alimentação, equilibrio e manutenção do aqua, principalmente em um aquario de Reef... e é precisamente esse tipo de bichos e outros é que se encontram num bom refugio. Se puderes monta um e retira o filtro externo... Abraço...
Pedro Alves Publicado: Novembro 19, 2003 Autor Publicado: Novembro 19, 2003 Marco : Em seguimento à tua mensagem ... Eu passo horas a "estudar os peixes , corais e vendo alterações que o aquário sofre , quando faço "limpeza" costumo sêr minucioso. Já agora aproveito para te perguntar o seguinte: Tenho um Apogon com os olhos muito grandes , inflamados branco foscos e inchados , o bicho já se vê à nora para se alimentar , presumo que faça a sua busca de comida , através do "olfacto" , muitos podem-se rir de eu dizer isto , mas é verdade , os peixes possuem "olfacto". Seguindo o olfacto o Apogon alimenta-se na mesma , às vezes dá uma dentada em falso , em nada lol... Quanto ao seu estado físico , não sofreu nenhuma perda de peso , pelo menos visivel . Queres dar a tua opinião ? Já agora , a saida do escumador na minha sump , está directamente "virada" para a cerâmica , será que a oxigenação que sai através do escumador afecta o processo da cerâmica ? Parece aqueles classificados da "Maria" Cumprimentos e larguras....
yen Publicado: Novembro 20, 2003 Publicado: Novembro 20, 2003 epah tou farto de ouvir falar em sumps over canister etc, mas na realidade, nao metem ah mesma materias filtrantes em sumps??? As famosas bioballs q nos quarios de aqua salgada aumentam os nitritos, encontram-se em quase todas as sumps!!! as esponjas tb!! será do processo de oxigenacao q eh diferente?? já o nosso amigo Pedro Alves encontrou colonias de zooplancton nos tubos de cerâmica do filtro externo dele, não haverá tb a possibilidade de isso aparecer nos sumps?? É q eu ja vi um aquario de agua salgada numa loja sem sump e q tinha o balde GIGA da Eheim a fazer filtraçao, e ah parte disso tinha o skimmer e powerheads, e acreditem q o aquario estava lindo!!! Sinceramente, o uso de sumps na minha opiniao ( eu tb sou inexperiente nisto ) apenas desperta o lado criativo e original em cada um de nos, ficamos horas a tentar perceber como funciona, tentamos montar um sozinho e eh aquele "feeling" de q vai ficar lindo! lol Será q tudo se resolverá melhor com uma bomba com ultravioletas, um bom skimmer, boas powerheads, rocha viva e plantas?? abraço
Hugo RSF Publicado: Novembro 20, 2003 Publicado: Novembro 20, 2003 Começando pelo fim: Será q tudo se resolverá melhor com uma bomba com ultravioletas, um bom skimmer, boas powerheads, rocha viva e plantas??A resposta dita desta forma é sim, embora o "se resolverá" seja relativo... As vantagens da sumps/refugios: - Aumentam o volume de água, logo mais estabilidade. Existem mesmo imensos aquarios de água salgada que têm mais litragem na sump que no próprio aquário. - A manutenção é bem mais simples. Abre-se a porta do armário e está logo tudo ali. Até para as trocas parciais dá muito mais jeito. - Se a ideia é colocar materias filtrantes, e já foi debatido a sua desvantagem em salgados, uma sump tem muito mais capacidade que qualquer filtro. - Em salgados, a sump pode levar rocha viva, e outras coisas, que num filtro não se consegue... - Aumentam muito mais a oxigenação que qualquer filtro, mesmo seco/húmido. - Podem-se usar as sumps para manter culturas de zooplacton e/ou outros alimentos vivos. - E outras que agora não me recordo epah tou farto de ouvir falar em sumps over canister etc, mas na realidade, nao metem ah mesma materias filtrantes em sumps??? Em salgados não se deve colocar qualquer materia filtrante. já o nosso amigo Pedro Alves encontrou colonias de zooplancton nos tubos de cerâmica do filtro externo dele, não haverá tb a possibilidade de isso aparecer nos sumps?? Haverá pois, e é precisamente por isso que não se deve usar qualquer materia filtrante. Precisamente para essas culturas irem parar ao aquário e alimentarem peixes, corais e afins... De qualquer maneira, julgo que se poderá colocar materias filtrantes, numa sump, logo quando a água cai nesta, para depois passar pela cultura/refugio/seja-lá-o-que-for e ir para o aquário novamente. Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Marco Madeira Publicado: Novembro 20, 2003 Publicado: Novembro 20, 2003 Oi... Pedro.... o bicho já se vê à nora para se alimentar , presumo que faça a sua busca de comida , através do "olfacto" , muitos podem-se rir de eu dizer isto , mas é verdade , os peixes possuem "olfacto". exacto, eles possuem mesmo olfacto e muito apurado. Existe uma comida de grande sucesso de momento para alimentar peixes que têem dificuldade em comer quando entram no aquario, e tem um cheiro muito forte o que os atrai para comer... a comida é um pouco cara, mas realmente funciona...Quanto ao apogon, deve ser um tipo de fungo que ataca o globo ocular... se estiver a comer e o teu aquario tiver um bom redox mais dia menos dia deve passar... Quanto á saida do escumador ... não tem problema...!! Yen,... É q eu ja vi um aquario de agua salgada numa loja sem sump e q tinha o balde GIGA da Eheim a fazer filtraçao, e ah parte disso tinha o skimmer e powerheads, e acreditem q o aquario estava lindo!!! já vi aquarios com filtro externo bonitos... nunca aqui ninguem disse que não funciona, apenas referimos que não é o mais indicado... Por outro lado, para quem quer montar aquarios salgados apenas de peixes pode-se montar com filtros externos e com muito bom resultado... mais, o problema dos filtros externos em reef só se revelam a medio longo prazo... assim o aquario nos primeiros tempos até se revelam estaveis e bonitos, mas alguns deles passado alguns meses acabam por gerar muitos problemas.... As famosas bioballs q nos quarios de aqua salgada aumentam os nitritos, encontram-se em quase todas as sumps!!!não causam nitritos, causam nitratos... Será q tudo se resolverá melhor com uma bomba com ultravioletas, um bom skimmer, boas powerheads, rocha viva e plantas?? Sim... excepto ultra-violetas !! mais um aparelho para gastar dinheiro !! Abraço...
Pedro Alves Publicado: Novembro 20, 2003 Autor Publicado: Novembro 20, 2003 Já agora para complementar a comida que uso para "cativar" o olfacto do peixe é o Sera Krill , diga-se de passagem , não é nada caro . Já agora , o refúgio recebe a àgua directamente do aquário e depois volta para a sump , ou é feita uma canalização da sump para refugio e do refugio novamente para a sump ? ` É que estou mesmo a pensar montar um refúgio de 30 litros para aproveitar um aquário que tenho...
Marco Madeira Publicado: Novembro 21, 2003 Publicado: Novembro 21, 2003 Oi... dá dessas duas maneiras. Outra maneira, é pores o refugio por cima do aquario... assim mandas a água para cima por bomba e retorna por gravidade para o aquario, minimizando perdas de seres por causa das bombas... Abraço...
Recommended Posts