Recommended Posts

Publicado

Boa tarde,

Em primeiro lugar quero pedir desculpa se existir outro tópico relativo à minha questão, mas não encontrei.

Estou a planear a aquisição de um novo aquário para fazer companhia ao que tenho de 60L.

Estou indeciso relativamente ao tamanho, entre 180 ou 240 litros. Tenho espaço suficiente mas estou preocupado principalmente com os custos de manutenção (água e electricidade), já que me parece que as diferenças relativamente aos outros pontos como filtro, CO2, plantas, etc seja residual.

O que me aconselham?

obrigado

Publicado:

O de 240 litros sem duvida! A diferença nao deve ser assim tao grande em termos de gastos, e terás um sistema maior! Eu tbm tenho um de 60litros e já o sinto pequeno demais para tudo aquilo que me apetece ter!

A quimica da agua torna-se mais facil de gerir, visto a quantidade de agua ser muito grande.

Acho que não te arrependes de comprar o maior. Já agora de que marcas estas a pensar comprar?

Publicado:

Pois não sei...

Fazer TPA's de 30% semanais entre 180l e 240l são quase 1.000 litros de diferença ao fim do ano.

E o aquecedor e as lâmpadas irão gastar mais...

Gostava de saber se alguém terá um valor de custo de manutenção de um aquário por litro, se é que isso faz sentido :smile2:

Relativamente ao aquário ando a ver preços. Mas para já, ou mando fazer à medida que fica muito mais em conta ou compro o Juwel Rio 240 (o que é uma pena porque vou pagar o filtro e não o vou usar).

Publicado:

Pois não sei...

Fazer TPA's de 30% semanais entre 180l e 240l são quase 1.000 litros de diferença ao fim do ano.

Gostava de saber se alguém terá um valor de custo de manutenção de um aquário por litro, se é que isso faz sentido :smile2:

Relativamente ao aquário ando a ver preços. Mas para já, ou mando fazer à medida que fica muito mais em conta ou compro o Juwel Rio 240 (o que é uma pena porque vou pagar o filtro e não o vou usar).

Boas,

Esquece o custo da água, a diferença é mínima. O meu sistema todo tem 600L, deve levar alguns 400L de Tpa por més, e não noto diferença nenhuma na água. A electricidade é outra história.. no inverno o consumo dispara, mas não deve ser por mais 60L que faz a diferença.

Preocupa-te com o consumo do aquecedor e iluminação, de resto, é praticamente zero. Eu ia para o maior, mas também depende do que queres fazer.

Afonso Cunha

Publicado:

Quanto à água e o aquecedor não me parece que seja por aí que há sarilhos.

Relativamente à iluminação, só sabendo mesmo o que pretendes colocar. Se comprares um kit, já dá para saber com o que contas. Se for feito à medida, a luminária é a teu gosto, logo é subjetivo.

Se queres saber custos por alto, sempre podes fazer uma simulação (que não deves encarar como taxativa): dizes que tens um aquário de 60 litros, certo? Quanto gastas com ele? É que é a diferença que estás a falar...

Cumprimentos,

João Ribeiro

Publicado:

A diferença é muito menos do que o que gastas com o aquário de 60L. As perdas de temperatura em grande parte são proporcionais à area de vidro do aquário, não ao volume. E tu não vais aumentar a área de vidro assim tanto, apenas o volume.

Eu apostava em mais 10% de custos, se tiveres uma iluminação forte, senão.. menos até. Mas isto é o meu palpite.

Afonso Cunha

Publicado:

A diferença é muito menos do que o que gastas com o aquário de 60L. As perdas de temperatura em grande parte são proporcionais à area de vidro do aquário, não ao volume. E tu não vais aumentar a área de vidro assim tanto, apenas o volume.

Eu apostava em mais 10% de custos, se tiveres uma iluminação forte, senão.. menos até. Mas isto é o meu palpite.

Eu que também ambiciono ter o mesmo aquario (240l) este topico está a ser mt interessante.

check it : http://www.juwel-aquarium.de/en/Products/Aquariums/Rio-Line/Rio-125-black.html?force_sid=gtbipvjt2hrvpbil80qim9s2j0#!juwel-000000000000003300

Publicado:

Eu que também ambiciono ter o mesmo aquario (240l) este topico está a ser mt interessante.

check it : http://www.juwel-aquarium.de/en/Products/Aquariums/Rio-Line/Rio-125-black.html?force_sid=gtbipvjt2hrvpbil80qim9s2j0#!juwel-000000000000003300

Acho o filtro curto. Tanto em caudal, como volume. E é interno.. Também não gosto muito do móvel, mas isso são opiniões.

As medidas são engraçadas, quanto custa um kit desses?

Afonso Cunha

Publicado: (editado)

400euros na Ornimundo, so o aquario!! ja enviei e-mail para a Juwel a perguntar se dá para comprar uma bomba deles, mais potente e usar nessa mesma caixa de filtro. a ver o que respondem.

Ja agora uma duvida que sempre tive, quais a diferenças, vantag e desvantg de filtro int/ext???

Editado por JPGM22
Publicado:

A ideia é trocar o filtro interno por um externo Eheim Pro 3 lá para o Natal. Mas até lá fica o interno...

Estive a avaliar os custos de fazer um por encomenda (+-200â¬) ou comprar o Juwel (400â¬) e parece-me que vai dar quase ao mesmo. O filtro é para trocar mas a iluminação mantenho o que, a comprar à parte, já sei que me ia esticar e gastar o mesmo. Além disso tenho um aquário de uma marca reputada e que é conhecida pela qualidade dos seus produtos.

Relativamente ao tamanho, penso que vou optar pelo 240. Só me custa saber que na Aquartistic custa menos 100⬠do que na Ornimundo e não encontro no Porto em mais nenhuma loja.

Publicado:

Relativamente ao tamanho, penso que vou optar pelo 240. Só me custa saber que na Aquartistic custa menos 100⬠do que na Ornimundo e não encontro no Porto em mais nenhuma loja.

Estas a dizer que nessa "aquaristic" tbm vendem aquarios da Juwel?? Só encontras juwel na ornimundo do Porto?

Publicado:

Sim, vendem, mas não indicam os custos de transporte antes de se efetuar a compra. No Porto, só encontrei na ornimundo. Talvez se encontrem noutras lojas, mas nem o Google sabe quais...

Enviado do meu GT-I9300 utilizando Tapatalk 4

Publicado:

realmente muito mais barato!! se os custos de transporte nao forem muito elevados, compra!! está uma pechincha!!

• 4 semanas depois...
Publicado: (editado)

Feito. Comprei o Rio 240.

Agora as próximas duas semanas serão para planear e preparar o layout.

Alguém me sabe dizer se a iluminação que vem de origem no aquário (2*54w T8) permite ter plantas de médio grau de dificuldade?

Enviado do meu GT-I9300 utilizando Tapatalk 4

Editado por rmgbatista
Publicado:

Boa tarde!

(...)

(...)

Esta estimativa de custo de manutenção por litro era interessante saber! Alguém tem uma ideia destes custos, ainda que aproximados?

Cumprimentos,

Rui

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!