Recommended Posts

Publicado

Boas noites,

o meu nome é Eliana e sou nova por estas bandas e ainda um pouco experiente em aquariofilia.

Neste momento, tenho um aquário de 20L com caracóis Anentome Helena e camarões Red Cherry apenas, já que os Helena já deram cabo de outros caracóis praga que existiam. O problema é que desde à um tempo de vez em quando desaparecem camarões do aquário, bébes e adultos. Andei a pesquisar na internet e em grande parte dos fóruns o pessoal diz que não há qualquer problema em ter estas duas espécies juntas, mas...encontrei no youtube um caracol Helena a comer um Red Cherry quando este estava a efectuar a muda de pele. :unsure:

Fica então a questão, é compatível ter os dois ou não? :unsure:

Atenciosamente

Eliana

Publicado:

Boas,

Por regra as helenas não atacam camarões, até porque eles são bastante rápidos.

No entanto, são predadores e há casos documentados de helenas a atacar camarões principalmente quando estão mais debilitados, como é o caso das mudas de casca.

Se são compatíveis ou não é uma questão pessoal. Se não te importas que um ou outro seja comido de vez em quando (ató porque os red's reproduzem o suficiente para colmatar essas baixas), deixa-os juntos. Se quiseres ter a certeza que não tens baixas, separa-os. :rolleyes:

Cumps.

• Votar + 1

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Publicado:

Boa noite,

Obrigada pela resposta. :)

Acho que os vou separar, pelo menos durante um tempinho até ter mais camarões, já que tenho uma fêmea super grávida. xD

Atenciosamente

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas pessoal,

Eliana desculpa o aproveitamento de tópico mas era para não estar abrir outro.

Será que as Helenas comem este tipo de bichos Freshwater Limpet - Acroloxus lacustris http://www.planetinverts.com/what_is_that_bug_in_my_aquarium.html

É que tenho lá uns quantos e já li por aqui forma de me ver livre deles mas não consigo, eles parecem umas lapas minusculas.

Obrigado

Daniel Pedro

Publicado:

Viva,

Pela minha experiência, as helenas dão cabo das acroloxus lacustris, mas ao mesmo tempo mataram-me uns CRS na altura. Apesar de serem lentos, são espertos. Atacavam no momento da mudança de exo-esqueleto :(

cumps, David

Publicado:

Estou tentado a comprar uma ou mais Helenas para me acabar com aquela praga.

Daniel Pedro

Publicado:

Será que as Helenas comem este tipo de bichos Freshwater Limpet - Acroloxus lacustris http://www.planetinverts.com/what_is_that_bug_in_my_aquarium.html

É que tenho lá uns quantos e já li por aqui forma de me ver livre deles mas não consigo, eles parecem umas lapas minusculas.

Boas,

Reduz a alimentação e faz TPA's regulares que eles desaparecem.

Além disso são inofensivos. Não aconselho colocar helenas só por causa deles. :sorry:

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip