Recommended Posts

Publicado

Boas,

 

Gostava de saber algumas opiniões à cerca da utilização de um filtro externo num aquário salgado...

O que estava a pensar era colocar umas cerâmicas da JBL, resinas da seachem e zeolite.

O aquário tem 115L, vai ter poucos peixes e corais moles. Talvez arranje um skimmer depois.

Acham que com manutenção regular a coisa vai la? Para não virar fábrica de nitritos :chair:

Cumps.

Publicado: (editado)

É melhor que nada... claro que nunca irá substituir o escumador... nem de perto nem de longe.

 

Em relação aos nitritos... é mau tê-los e nunca deverá ser adicionado nenhum peixe enquanto não zerar... em relação aos nitratos, vai virar fábrica...

Editado por pedrolena
Posted Image
Publicado:

Boas... como disse anteriormente dar, dá.

 

O problema é que muito material orgânico ficará no aquário, assim como a oxigenação será deficiente por falta de escumador.

 

Com as bombas de circulação tenta fazer boa circulação na superfície da água e TPAs semanais rigorosas... aconselhava pelo menos 25%.

Posted Image
Publicado: (editado)

Isso é bastante superficial... :ph34r:

 

Se os nitratos e a oxigenação fossem o grande problema... o problema maior serão os fosfatos, depois os nitratos. Consegues remover ambas as questões com persistência. Na verdade muita gente acaba por ter que usar ou filtros externo com seachem phosguard, um reactor de CFO ou filtro de algas. Pois os fosfatos acabam por se acumular em aquários maduros. E se forem a ver é a grande questão de muitos aquaristas marinhos.

 

Como adquirir isto... mas não duvido que dentro de pouco tempo, como se tem visto ao longo dos anos, estes materiais vais estar mais disponiveis e faceis de adquirir.

 

 

Ceramicas, para peixes dá bem... mas corais é arriscado. O ideal é usar a fauna da rocha e areia, os proprios corais e animais filtrantes adquirirem esses alimentos que sobram na coluna de água, logo tornando o sistema mais eficiente.

 

TPAs de 25% se calhar não ias longe...

Editado por Quo
Publicado:

Boas,

 

Irei adicionar depois um escumador...

Com manutenção semanal não achas que se "aguentava"?

Andei a pesquisar e vi este:

http://www.youtube.com/watch?v=dNFjh7WoMP0

 

Cumps.

Aí podes ler:

 

. Have a Remora protein skimmer

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Publicado: (editado)

Boas,

 

O que pretendo é um casal de palhaços, um goby ou salária e uma ou outra donzela 1-2.

Não é muito...

 

 

se vais só para esses peixes, um filtro é viavel se usares as materias filtrantes certas. Pratica de água doce não é bom.

 

Deves usar denitrificação no filtro (seachem Matrix), correr phosguard de vez em quando, também podes usar purigen. tudo isso poe-se no filtro. Para peixes, mesmo sem escumador, é viavel. Mesmo assim eu colocaria rocha para tornar o sistema mais eficiente e estavel.

 

matérias filtrantes problematicas, como ceramicas e esponjas, é de evitar ou terem que ser lavadas com frequencia alta. Mas precisas de uma base estavel para as bacterias nitrificadoras, e a base eficiente é a rocha viva, em frente a bomba de circulação.

 

Corais (corais moles, SPS, LPS, zoantideos, anémonas, coralimorfes) é que a historia requer ainda um pouco mais de cuidado.

Editado por Quo
Publicado:

ceramicas normais em água salgada? com peixes é possivel... mas não vejo necessidade.

Publicado:

Serve para substituir a rocha viva.

 

Com os tempos modernos e com o uso, cada vez mais, de layouts mais cleans e básicos o pessoal anda a usar as cerâmicas para alojamento de bactérias.

 

São já muitos casos em Portugal... no recife.pt existem tópicos sobre isso.

Posted Image
Publicado:

pois... é algo possivel mesmo.

 

há muita gente a querer ir para água salgada. Ainda na outra semana, uma francesa da minha familia ao ver os meus peixes, começou a gritar "nemo... nemo..." o peixe é um fenómeno global.

Publicado:

Serve para substituir a rocha viva.

 

Com os tempos modernos e com o uso, cada vez mais, de layouts mais cleans e básicos o pessoal anda a usar as cerâmicas para alojamento de bactérias.

 

São já muitos casos em Portugal... no recife.pt existem tópicos sobre isso.

 

Olá boa tarde,

 

O Siporax (as cerâmicas em causa), serve para substituir rocha viva, mas sobretudo para desnitrificação e normalmente é usado em sacos, em zonas com movimentação de água relativamente reduzida (com pouco oxigénio - para desnitrificar) e nunca dentro de filtros externos.

 

O uso de massas filtrantes cerâmicas dentro de filtros externos (uso comum/útil em água doce), tem como objectivo transformar a amónia em nitritos e depois em nitratos.

 

Este produto final deste tipo de filtração, não é interessante na água salgada sobretudo quando se pretende manter qualquer tipo de coral; para além disso e tal como já foi referido por alguém, este tipo de filtros exigem muita manutenção porque acumulam muito lixo e por essa via produzem também muitos fosfatos e ainda mais nitratos.

 

Na minha opinião, maneira mais certa de fazer, é com escumador, alguma rocha viva, ou morta e algumas bactérias para acelerar o ciclo.

 

Grandes poupanças de equipamento na montagem do aquário, só resultam em mais trabalho (algas) e mais custos, meses mais tarde.

 

Abraço e espero ter ajudado

Publicado:

Boas,

 

O que tinha pensado colocar no filtro era JBL Micromec, 2kg zeólite e 250ml de Phosguard.

Devo usar quantos quilos de rocha viva?

Que circulação devo colocar? O aquário tem uma zona normal (70x27x45cm) e depois tem uma zona panorâmica que se prolonga mais 13cm.

O filtro é de 700l/h, o retorno tenho a flauta ou o bico de pato, uma bomba de 3000l/h serve?

 

Cumps.

Publicado: (editado)

Se vais usar bomba de circulação wavemaker não precisas da flauta para nada. circulação deve ser 20 x em média, depende do teu objectivo. E só peixes que vais manter? Rocha podes comprar a maioria morta que sai mais barato e a rocha viva vem muitas vezes semi-morta. se a tua filtragem tem denitrificação podes ter menos rocha que a necessária.

 

Pelo que vi dessa materia é semelhante ao matrix, ao dentritrate e ao syporax, podes usar no filtro, atenção que nem todas as materias denitrificantes pode-se usar em qualquer filtro, depende da potencia do filtro, pois o objectivo é que não haja oxigenio a atingir as bacterias denitrificadoras. Gostei da descrição dessa matéria! :smile2:

 

Não necessitas obrigatoriamente de escumador para manter peixes, mas precisas de muitos mais conhecimentos para fazer o mesmo com corais. Um escumador é sempre uma ajuda em casos de emergencia, caso necessites de usar red sea nopox ou vodka de emergencia.

 

 

mete também carvao activado em bolinhas ou tronquinhos em vez de zeolita, é barato e é excelente para água salgada.

 

Há um coral mole que se dá muito bem em aguas sujas, as xénias pulsantes, é muito castiça. Morre em sistemas limpos. logo aproveita. Mas depende do teu uso do phosguard. O melhor é comprar barato na net do que gastar uma pipa de massa e morrer depois.

Editado por Quo
Publicado:

Boas,

 

O escumador/filtro que tenho é um niagra mas se calhar vendo-o e compro outro mais potente.

Tinha um Compact 300 mas vendi pois ia desistir do projecto...

No caso da zeólite tenho de trocar de tempos em tempos como o carvão?

 

Cumps.

Publicado:

Boas,

 

Arranjei um TMC Compact 500.

Acham necessário o filtro externo, estou a perguntar pois tenho o UV para adaptar, se o vender ganho uns trocos para investir mas fico sem maneira de montar o Uv...

Tenho um Liberty 200 parado, a funcionar com as resinas e a zéolite acham viável? Partindo do principio que o externo e uv são para vender.

 

Cumps.