IAPLC 2013 # 562 - Under a Root Tree


Francisco Matos

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

 

Faz hoje um ano que montei o Under a Root Tree. Nunca tive um layout montado durante tanto tempo.

 

Foi este o Layout que mandei em meu nome para o IAPLC 2013 tendo ficado no lugar 562.

 

Ainda não o tinha postado em nenhum fórum, até hoje, por isso ... aqui fica

 

Aquário: ADA 90P - 90x45x45

Plantas: Eleocharis Parvula, anubias barteri var nana "petit", Fisidens Fontanus; utricularia Graminifolia; Hemianthus micranthemoides, bolbitis heudelotii, Hottonia Palustris, staurogyne repens, ludwigia sp., rotala indica, echinodurus tenellus, ammania gracillis.

Fauna: amano shrimp, Otocinclus, hemigrammus armstrongi

 

A fotografia enviada (28.05.2013)

 

IK6A3246_zpse3923c04.jpg

 

 

Deixo-vos algumas fotografias que tirei durante o ano...

 

1. Layout (16.08.2013)

 

FranciscoMatos-ForestcaveLayout_zpsa93a0

 

Já tinha postado esta ...

 

IK6A0674_zps2d33a660.jpg

 

 

Fotografia de Março de 2013, quando montei o Back to Otemanu (Está ao lado)

 

IK6A1974_zps981819a4.jpg

 

Utricularia na forma emersa

 

IK6A3942_zpsd7c00f40.jpg

 

 

Ammania Gracilis a sair do aquário

 

IK6A1675_zps4b840cfb.jpg

 

Depois de três semanas de férias ficou assim ...

 

IK6A3938_zps7bbd15cb.jpg

 

Com a sua flor ...

 

IK6A3950_zpsdeea6dc1.jpg

 

HM na forma emersa (parece HC)

 

IK6A1670_zpsb8aedf92.jpg

 

Os habitantes ...

 

hemigrammus armstrongi

 

IK6A2007_zps0f67af9a.jpg

 

 

Apistogramma macmasteri red mask

 

IK6A3975_zps11f5e1ed.jpg

 

Este aquário irá ser desmontado em Novembro, a pensar no IAPLC 2014.

 

Até lá, vou postando novidades e, tentativamente, um video.

 

Comentem à vontade!

 

Abraço a todos,

Francisco

Editado por Francisco Matos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi tantos em lugares muito melhores e que me parecem a mim, muito piores que esse.

A parte da frente está absolutamente brutal e com uma qualidade assinalável.

Na outra parte tb conseguiste uma razoável sensação de profundidade.

 

O que será que eles NÃO viram no aquário?

 

A dificuldade de prenderes esses troncos deve ter sido grande, não? :)

Plantaste HM em cima dos troncos?

 

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também não percebo mesmo....vi aquarios que a meu ver eram bem piores que esse ,mesmo no top 200....Talvez a fauna não estivesse á altura do aquario...de resto

Editado por kevin 69
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Aqua está muito bom, acho conseguias ter dado um pouco mais de profundidade trabalhando mais o fundo.

A foto só com o hardscape está muito louco, o tronco da esquerda se estivesse mais perto do "rio" acho que teria sido mais fácil para trabalhar a profundidade, mas agora não importa, venha daí a nova montagem que é o que interessa.

 

Muitos parabéns e fico à espera, pois as tuas montagens são sempre 5*.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi tantos em lugares muito melhores e que me parecem a mim, muito piores que esse.

A parte da frente está absolutamente brutal e com uma qualidade assinalável.

Na outra parte tb conseguiste uma razoável sensação de profundidade.

 

O que será que eles NÃO viram no aquário?

 

A dificuldade de prenderes esses troncos deve ter sido grande, não? :)

Plantaste HM em cima dos troncos?

 

 

Pedro.

Pedro,

 

Obrigado pelas tuas palavras. Este layout tem um valor sentimental porque me acompanhou no pior e melhor de 2012.

 

Estava á espera de um resultado melhor, mas pronto.. É assim. Gostava de saber quais criticas e penalizações, mas deles nunca saberei.. Resta-me a auto crítica e os comentários da Malta do fórum.

 

Não foi complicado juntar os troncos. Estes troncos são maleáveis e então debaixo água então, mais maleáveis. Juntei os troncos com presilhas.

 

Nos troncos coloquei rede com willow moss e prendi na rede, no meio do musgo, Hemianthus. O musgo ajudou a HM a enraizar.

 

Também não percebo mesmo....vi aquarios que a meu ver eram bem piores que esse ,mesmo no top 200....Talvez a fauna não estivesse á altura do aquario...de resto

Obrigado, Kevin.

 

De facto, podia ter colocado um fauna que se destacasse mais. Mas tenho estes Tetras há dois anos e só tenho dois aquários.

 

O Aqua está muito bom, acho conseguias ter dado um pouco mais de profundidade trabalhando mais o fundo.

A foto só com o hardscape está muito louco, o tronco da esquerda se estivesse mais perto do "rio" acho que teria sido mais fácil para trabalhar a profundidade, mas agora não importa, venha daí a nova montagem que é o que interessa.

 

Muitos parabéns e fico à espera, pois as tuas montagens são sempre 5*.

 

Abraço

João,

 

Depois de olhar para a foto, podia ter posto mais profundidade, mas agora já está. Ainda vou mandar este aquário para o AGA e depois ... Nova montagem.

 

Não te esqueças de mandar o teu. Está bem bom.

 

Abraço para todos,

Francisco

Editado por Francisco Matos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande partilha, Francisco!

 

Muito bom layout!

No entanto, parece-me que tornaste o meio plano e fundo ligeiramente confuso e pobre em detalhe de hardscape que te permitia ganhar mais profundidade e claro, mais pontos na sua avaliação.

Poderias ter organizado um pouco mais o cardume e seria mais uns pontos.

Isso e trabalhar um pouco mais a iluminação traseira. ;)

 

Parabéns e venha a próxima!

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente mostraste o teu ada90P, esta cena dos concursos e seu sigilo prejudicam a malta que gosta de ver estas preciosidades. Mais te digo que se tivesses postado esta montagem com os nossos palpites tinhas ganho à Margarida :P

Do que vi e fazendo a minha avaliação da foto a concurso diria que àquela planta que tens no tronco ao lado do fissidens- HM? lhe faltou uma poda. Depois dizer que o ponto de fuga - o interior do arco - ficou mesmo ao centro, deveria ser um pouco mais descentrado.

Aquele molho de staurogyne ao centro não gosto. E finalmente, apesar de teres colocado muitas plantas difíceis o que dá uma nota técnica muito boa esqueceste da nota artística :P pois o hardscape desapareceu debaixo de tanto verde e isso é muito importante quando se está a avaliar 2164 aquários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João,

 

Depois de olhar para a foto, podia ter posto mais profundidade, mas agora já está. Ainda vou mandar este aquário para o AGA e depois ... Nova montagem.

 

Não te esqueças de mandar o teu. Está bem bom.

 

Abraço para todos,

Francisco

 

É isso mesmo, foca-te na próxima, esta já está.

 

O meu anda com bastantes remodelações neste momento, tenho lá uns sacanas armados em mineiros eheh e estou a mudar o lado esquerdo. E como é quase tudo plantas de crescimento lento tem que ser com calma, quem sabe para o ano, mas talvez com o mais pequenote.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei quanto "vale" os peixes em cardume (sem que é avaliado) mas não me parece que esteja muito mal. Eles estão todos no "buraco" (apesar de alguns em direções opostas). Melhor era difícil!

Só mesmo os meus "Embers amestrados" é que são bem comportados :)

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande partilha, Francisco!

 

Muito bom layout!

No entanto, parece-me que tornaste o meio plano e fundo ligeiramente confuso e pobre em detalhe de hardscape que te permitia ganhar mais profundidade e claro, mais pontos na sua avaliação.

Poderias ter organizado um pouco mais o cardume e seria mais uns pontos.

Isso e trabalhar um pouco mais a iluminação traseira. ;)

 

Parabéns e venha a próxima!

 

 

Abraço

 

Obrigado, Miguel.

 

Eu iluminei a traseira, mas não o suficiente. Paciência.

 

Também podia ter explorado melhor a profundidade. Tenho cerca de 10 cm de substrato para explorar atrás.

 

 

Finalmente mostraste o teu ada90P, esta cena dos concursos e seu sigilo prejudicam a malta que gosta de ver estas preciosidades. Mais te digo que se tivesses postado esta montagem com os nossos palpites tinhas ganho à Margarida :P

Do que vi e fazendo a minha avaliação da foto a concurso diria que àquela planta que tens no tronco ao lado do fissidens- HM? lhe faltou uma poda. Depois dizer que o ponto de fuga - o interior do arco - ficou mesmo ao centro, deveria ser um pouco mais descentrado.

Aquele molho de staurogyne ao centro não gosto. E finalmente, apesar de teres colocado muitas plantas difíceis o que dá uma nota técnica muito boa esqueceste da nota artística :P pois o hardscape desapareceu debaixo de tanto verde e isso é muito importante quando se está a avaliar 2164 aquários.

Olá António,

 

Tens razão. Faltou-me o tempo para o trabalho de tesoura e o hardscape perdeu-se. Acho que usei plantas a mais.

 

Os posts do António e do Miguel focam dois aspectos fundamentais na avaliação do IAPLC - profundidade e hardscape. Se complementar-mos com uma boa escolha de fauna (como o Kevin) referiu e inovação, temos a recita para um bom resultado.

 

Abraço

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei quanto "vale" os peixes em cardume (sem que é avaliado) mas não me parece que esteja muito mal. Eles estão todos no "buraco" (apesar de alguns em direções opostas). Melhor era difícil!

Só mesmo os meus "Embers amestrados" é que são bem comportados :)

É muito difícil .. Não me obedecem nem por nada. Foi a melhor posição que arranjei.

 

Agora junto um cardume de Embers (que estavam no 60p) para lhes ensinarem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso mesmo, foca-te na próxima, esta já está.

 

O meu anda com bastantes remodelações neste momento, tenho lá uns sacanas armados em mineiros eheh e estou a mudar o lado esquerdo. E como é quase tudo plantas de crescimento lento tem que ser com calma, quem sabe para o ano, mas talvez com o mais pequenote.

 

Abraço.

João,

 

Manda um aquário. A vantagem do AGA é receber os comentários de Júri.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João,

 

Manda um aquário. A vantagem do AGA é receber os comentários de Júri.

 

Abraço

 

Exato! Eu ando a tentar ver se vamos para lá uns 15 :)

Creio que, se continuar a chatear o pessoal, chegamos lá.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também podia ter explorado melhor a profundidade. Tenho cerca de 10 cm de substrato para explorar atrás.

 

Tanto espaço para brincar um pouco e acrescentar algo. :)

 

 

É muito difícil .. Não me obedecem nem por nada. Foi a melhor posição que arranjei.

 

Agora junto um cardume de Embers (que estavam no 60p) para lhes ensinarem

 

O pior é depois para os tirar depois! Vais sofrer um pouco..

 

Há uns dias troquei o meu cardume de Embers por Rasboras Espei e só eu sei os calores que me deu para tentar apanhar apenas 8 Embers em 20L. :shocked028:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no meu aqua de 60 tenho os os armstrongi e só vejo peixes se estiver relativamente longe do aqua, mal me chego perto eles escondem-se logo e já cá estão á uns 4 anos.

Por isso se os teus forem como os meus, deves ter ficado um tempinho á espera que eles aparecessem lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É curioso como adoro a primeira foto sem as plantas. Mas depois de plantado parece que há algo que se perde. Seja como for em março tava lindo.

Editado por Axebitten
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fazes testes a este aquario? podes por aqui os resultados?

 

já agora, qual o regime de fertilização que utilizas?

Boas,

 

Nunca fiz testes a este aquário. Apenas testei um dia o ph por piada (6.8)

 

A fertilização é ADA/Equo:

Dia sim / Dia não : 5 ml step2

Dia não / Dia sim : 5 ml lights

Todos os dias: 5 ml brigthy K

Depois do tpa: 20 ml de Equo Ferro & Mg e uma tampa de acondicionador Rio Base

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Pois.. Poderá ter faltado trabalho de tesoura

Só uma pergunta amigo

que dizes dos hemigrammus armstrongi? são apelativos? nunca vi nenhum ao vivo, mas pelas fotos parecem porreiros

no entanto, será que o reflexo tipo prata e das fotos?

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais